A partir de 1º de janeiro de 2016, todos os candidatos que forem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, terá que fazer aulas no simulador de direção veicular, antes de iniciar as aulas práticas com o carro. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e as autoescolas terão até o dia 31 de dezembro para se adaptar. Em Mossoró, algumas autoescolas já possuem o equipamento.
O diretor de uma autoescola da cidade, Wellington Alves, fala que alguns proprietários já locaram o equipamento com uma empresa que atua com o sistema de comodato em Mossoró, visto que o custo do simulador é muito elevado. Na empresa dele o equipamento já está instalado e pronto para funcionar. “Falta apenas a integração com o sistema do Detran”, afirma. Ainda de acordo com Wellington, as aulas no simulador serão obrigatórias para os alunos que iniciarem o processo a partir de 1º de janeiro. O diretor de autoescola fala também que o custo para tirar a habilitação irá aumentar, mas não muito. “São apenas sete aulas no simulador e diminui 50% das aulas noturnas”, fala.
A assessoria do Departamento Nacional de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN) explica que a exigência é uma resolução nacional para os candidatos que pretendem tirar a CNH, categoria B. Àqueles que derem entrada no processo até 31 de dezembro não terão necessidade de fazer aulas no simulador, já para que os iniciarem o processo após essa data, o número de aulas no equipamento será exigido, assim como são os demais exames para obtenção da licença para dirigir. Há cerca de dois anos a exigência do simulador é determinada e depois prorrogada. Por causa disso, pode ser que até o último dia do mês haja nova mudança na decisão por parte do Contran.
Tribuna do Norte – O Brasil derrotou o Canadá, por 3 a 1, na noite desse domingo (20), na Arena das Dunas e conquistou o hexacampeonato do Torneio Internacional de Futebol Feminino. Os gols, todos marcados no segundo tempo, foram de Andressa Alves e Mônica, duas vezes, para as brasileiras, enquanto Beckie anotou o gol canadense. O detalhe da partida foi que o Canadá abriu o placar e a seleção brasileira teve que virar o marcador para ser campeã. Foram quatro jogos em Natal e quatro vitórias da seleção verde e amarela.
Agora, as comandadas do técnico Vadão já começam a se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro e o Brasil vai em busca da tão sonhada medalha de ouro. A empresa organizadora do torneio vem negociando para que em 2016 a competição volte a ser disputada em Natal, na Arena das Dunas. Mas, dessa vez, a disputa seria divida com a Paraíba, com as partidas acontecendo nos dois Estados, mas nada ainda foi confirmado.
POR O GLOBO – A reprovação do governo Dilma Rousseff caiu nos últimos quatro meses. Após atingir 71% em agosto, o índice de desaprovação caiu por dois meses seguidos e chegou a 65% em dezembro, segundo pesquisa Datafolha que será divulgada na edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo. Já a porcentagem dos que consideram o governo Dilma ótimo ou bom passou de 8%, em agosto, para 12% em dezembro.
Também caiu, segundo o Datafolha, o índice das pessoas que acham que a presidente da República deve renunciar ao mandato conquistado nas últimas eleições. Em novembro, 62% dos entrevistados achavam que ela deveria deixar o cargo. Um mês depois, o número caiu para 56%. Quando os eleitores foram perguntados se os deputados devem voltar pelo impeachment de Dilma, 60% deles responderam que sim. Em novembro, 65% das pessoas achavam que o Congresso deveria abrir processo para afastar a presidente. A pesquisa mostrou, ainda, que 87% dos entrevistados acreditam que “o Brasil tem jeito”.
Barcelona bate River e fatura seu 3° Mundial de Clubes
Redação PLACAR – O River Plate vem que tentou, mas não conseguiu superar a força do Barcelona. Jogando no estádio Nacional de Yokohama, o time espanhol venceu o argentino por 3 x 0. Messi abriu o placar para o Barcelona aos 36 da primeira etapa, após o River conseguir equilibrar de alguma forma a partida no começo de jogo.
Com quatro minutos da segunda etapa, um banho de água fria para o River. Luis Suárez recebeu na frente de Barovero e marcou o segundo do Barça. Novamente, Suárez, aos 23 da segunda etapa marcou o terceiro do Barcelona e o quinto gol dele no Mundial, em que foi artilheiro. O Barcelona venceu os títulos do Mundial em 2009, 2011 e agora em 2015, pela terceira vez em sua história.
Com informações: RN TV – O município de Santana do Seridó, na região Seridoense do Estado, foi atingido por queda de granizo na noite desta sexta-feira (19). O fenômeno raro chamou a atenção dos seus 2.600 moradores. A chuva forte aliada a força do vento provocou alagamentos em vários pontos da cidade. O muro do balneário público municipal não suportou aos fortes ventos e acabou sendo destruído.
Segundo dados dos moradores, choveu cerca de 98 milímetros na zona rural do município, durante a tarde e noite de ontem. Em fevereiro deste ano, a chuva de granizo também atingiu a cidade. Vários moradores registraram em fotos as pedras de gelo que caíram durante o temporal.
Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas.
Do UOL, no Rio de Janeiro – Após quase um ano de novela, o Flamengo enfim oficializou a venda do zagueiro Samir para o futebol italiano. Por quatro milhões de euros, o jogador formado na Gávea irá para a Udinese. Depois de acertar salários, o jogador embarca para a Europa nos próximos dias para a realização dos exames médicos e assinatura do contrato.
Do montante de quatro milhões de euros, o Rubro-negro terá direito a 50% – 2 milhões de euros (R$ 8,66 milhões). Segundo a diretoria, todo este valor será utilizado para reforçar a equipe na próxima temporada. Além disso, o clube já tinha uma previsão de mais R$ 20 milhões aprovadas pelo Conselho de Administração para a montagem do elenco – totalizando R$ 28,6 milhões. Ainda sobre a venda, o banco BMG ficará com 30% do valor total pago pela Udinese, o Audax receberá 10% do acordo e o próprio Samir terá os 10% restantes da negociação.
Nos primeiros seis meses, Samir será emprestado pela Udinese para o Granada, da Espanha, time controlado pelo mesmo empresário do clube italiano. Com 21 anos, Samir ajuda o Flamengo a praticamente fechar uma previsão orçamentária que previa cerca de mais R$ 10 milhões em arrecadação com vendas de atletas em 2015. Apontado como grande promessa quando surgiu no Rubro-negro, Samir deixa a Gávea com 92 jogos, quatro gols e dois títulos – Copa do Brasil 2013 e Estadual do Rio 2014.
São Braz vence, elimina o São Bento e é finalista do Jucurutuzão 2015
O confronto (semifinal) entre as equipes das comunidades rurais São Braz e São Bento, detentoras das mais apaixonadas torcidas que assistem o Campeonato de Futebol Masculino de Jucurutu, ocorreu na tarde de ontem (19) no campo do bairro Santa Isabel, dentro da mais amistosa tranquilidade.
Ao final do jogo, a alegria ficou toda para os torcedores do São Braz, que venceu a partida pelo placar de 2 a 1, eliminando o São Bento da competição e conquistando vaga na grande final do Jucurutuzão 2015, promovido pelo governo municipal, sob a administração do prefeito George Queiroz, junto a Secretaria de Esporte.
Didi da Barra e Bangalô marcaram para o São Braz, enquanto Bodinho descontou para o São Bento. O time de Didi aguarda a definição do duelo entre Fluminense e Queijeira Santa Rita, que ocorrerá neste domingo (20), ás 15h30, para conhecer seu próximo adversário para realização do último jogo do certame, previsto para acontecer no dia 27 deste mês.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte ofereceu ao Tribunal de Justiça denúncia contra o prefeito de Mossoró, Francisco José Lima Silveira Júnior, sob acusação de desvio de recursos da chamada “verba de manutenção de gabinete” quando este, à época, exercia o mandato de vereador na Câmara Municipal de Mossoró. O documento aponta que ele está incurso 23 vezes no artigo 312 combinado com o artigo 69, ambos do Código Penal. Segundo a denúncia, entre janeiro de 2005 a julho de 2007, o denunciado desviou, em proveito próprio, recursos financeiros liberados mensalmente aos parlamentares da Casa Legislativa a título de “verba de gabinete”, destinando, para si, dinheiro público reservado ao custeio das despesas necessárias ao funcionamento do gabinete parlamentar.
O montante desviado foi de R$ 75.924,67 que, atualizado monetariamente até dezembro de 2015, totalizam R$ 155.100,15. De acordo com o documento entregue ao TJRN, os valores eram repassados ao gabinete do então vereador por meio de cheques nominais a um familiar que ocupava o cargo de chefe de gabinete e era o indicado para retirar os cheques mensais relativos à verba de gabinete durante os exercícios de 2005 a 2007. Os cheques em questão eram liberados para o gabinete do então vereador Silveira Júnior e foram sacados na “boca do caixa” pelo chefe de gabinete e, nas operações bancárias seguintes, desviados para ele para as contas pessoais do atual prefeito de Mossoró, onde se misturavam aos salários e demais créditos, dentre outros recursos do denunciado.
Ainda dentro da operação bancária, os cheques eram liquidados no caixa e, em seguida, na mesma sessão de atendimento, o chefe de gabinete realizava o depósito na conta-corrente do denunciado. Além disso, alguns dos cheques eram depositados diretamente na conta pessoal do prefeito. Já dentro da conta do denunciado, os valores passavam a cobrir os gastos pessoais de Silveira Júnior. Neste aspecto, a verba de gabinete serviu como complemento financeiro aos vencimentos do cargo de vereador. A denúncia aponta ainda que houve meses em que as verbas de gabinete foram recebidas em duplicidade. Com a denúncia oferecida, o prefeito de Mossoró terá prazo de 15 dias para apresentar resposta à Justiça, a partir do momento que for notificado pelo Judiciário.
Em meio a uma sessão solene histórica para celebrar os 180 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Márcia Maia foi homenageada pelos feitos alcançados no Legislativo, ao lado de outros colegas e ex-colegas do parlamento no final da manhã desta sexta-feira (18), no plenário da Casa Legislativa.
Após um discurso em que destacou a grandeza da história do parlamento potiguar, o presidente Ezequiel Ferreira deu início às homenagens. Primeira mulher a assumir as presidências da própria Assembleia Legislativa e da Comissão de Constituição e Justiça, Márcia recebeu a placa das mãos do seu pai e do ex-governador e ex-deputado estadual Lavoisier Maia.
“É uma honra sem igual fazer parte desta história. Representar não apenas as mulheres, mas o povo potiguar num momento de revolução do Legislativo em que as mulheres passam a ocupar, ano após ano, posições de destaque. A nossa luta, pautada sempre no respeito e compromisso com a função, buscar a representação popular legítima e defender a igualdade de oportunidades, independente do gênero”, destacou a parlamentar.