21/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasCandidatos terão que fazer aula em simulador de trânsito
A partir de 1º de janeiro de 2016, todos os candidatos que forem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, terá que fazer aulas no simulador de direção veicular, antes de iniciar as aulas práticas com o carro. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e as autoescolas terão até o dia 31 de dezembro para se adaptar. Em Mossoró, algumas autoescolas já possuem o equipamento.
O diretor de uma autoescola da cidade, Wellington Alves, fala que alguns proprietários já locaram o equipamento com uma empresa que atua com o sistema de comodato em Mossoró, visto que o custo do simulador é muito elevado. Na empresa dele o equipamento já está instalado e pronto para funcionar. “Falta apenas a integração com o sistema do Detran”, afirma. Ainda de acordo com Wellington, as aulas no simulador serão obrigatórias para os alunos que iniciarem o processo a partir de 1º de janeiro. O diretor de autoescola fala também que o custo para tirar a habilitação irá aumentar, mas não muito. “São apenas sete aulas no simulador e diminui 50% das aulas noturnas”, fala.
A assessoria do Departamento Nacional de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN) explica que a exigência é uma resolução nacional para os candidatos que pretendem tirar a CNH, categoria B. Àqueles que derem entrada no processo até 31 de dezembro não terão necessidade de fazer aulas no simulador, já para que os iniciarem o processo após essa data, o número de aulas no equipamento será exigido, assim como são os demais exames para obtenção da licença para dirigir. Há cerca de dois anos a exigência do simulador é determinada e depois prorrogada. Por causa disso, pode ser que até o último dia do mês haja nova mudança na decisão por parte do Contran.
Via Gazeta do Oeste
0 Comentários