
Fornecido por Estadão
Estadão – A pedido do Estado, a Fifa confirmou em documento oficial a polêmica sobre a conquista do Palmeiras do Mundial de Clubes da Fifa, em 1951, como o presidente Joseph Blatter havia garantido para a CBF e para a própria diretoria do clube durante a Copa do Mundo de 2014. Em inglês, o texto enviado por um porta-voz da entidade diz o seguinte: “At its meeting in Sao Paulo on 7 June 2014 the FIFA Executive Committee agreed to the request presented by CBF to acknowledge the 1951 tournament between European and South American clubs as the first worldwide club competition and Palmeiras as its winner”.
A Fifa diz que “em reunião realizada em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio disputado em 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição interclubes e o Palmeiras como o seu vencedor”. Pouco antes do início da Copa do Mundo, a direção do Palmeiras e o então ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, fizeram lobby. “O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano”, declarou Nobre na época.
HISTÓRIA ANTIGA
Em 2006, durante a gestão do ex-presidente Affonso della Monica, o Palmeiras produziu dossiê completo sobre o torneio de 1951. Com reportagens da época, o documento comprova o caráter internacional da competição, disputada por oito clubes – Áustria Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal), Vasco e Palmeiras (Brasil). O Palmeiras decidiu o título contra a Juventus. Na primeira partida, no Pacaembu, venceu por 1 a 0. No segundo jogo, com mais de 150 mil torcedores no Maracanã, o Palmeiras segurou empate por 2 a 2 e sagrou-se campeão do torneio.
Vitor Hugo e Dudu fazem festa no Maracanã: atacante abre placar e zagueiro define a vitória palmeirense sobre o Flamengo por 2 a 1. Em maio de 2007, o Palmeiras chegou a celebrar a homologação da conquista – o clube havia recebido um fax da Fifa com a informação, em documento assinado por Urs Linsi, ex-secretário-geral da entidade. Contudo, na época a Fifa protelou a decisão e informou que o clube ainda não poderia se considerar como campeão do mundo.
O Palmeiras não se deu por vencido. Como parte das celebrações do centenário do clube, comemorado em 26 de agosto de 2014, a diretoria pediu a ajuda para Marco Polo Del Nero, então presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Del Nero, que assumiu a CBF em 2015 e está afastado do cargo para se defender das acusações de corrupção, é amigo pessoal de Paulo Nobre, presidente do Palmeiras. Ele intercedeu diretamente aos principais executivos da Fifa para que o comitê executivo da entidade reconsiderasse o caso, reexaminasse o dossiê e desse, enfim, a honraria ao clube, anunciada há um ano e meio e confirmada agora pela entidade que rege o futebol.
LANCE! – A noite de terça-feira do Flamengo serviu para um desenho do panorama financeiro do clube em 2016. O Conselho de Administração se reuniu e aprovou, por unanimidade, o orçamento do próximo ano. Mesmo com a crise que o Brasil passa, o Rubro-Negro projeta ter disponível R$ 20 milhões para contratações no futebol, o dobro do estimado para este ano, além da verba de venda de atletas.
No departamento de futebol (com todas as categorias e despesas), o Flamengo espera gastar na próxima temporada R$ 182 milhões, com uma folha salarial no profissional de R$ 100 milhões. Neste ano, o Fla teve um gasto de R$ 155 milhões na área (com folha salarial de R$ 86 milhões). Internamente, o Rubro-Negro credita o aumento ao trabalho de reestruturação feito nos últimos três anos, o que fez sobrar dinheiro em caixa na Gávea.
Em relação aos patrocínios, o clube manteve o valor deste ano – R$ 95 milhões. A cúpula rubro-negra segue em trabalho de negociação com a Caixa, Jeep, Viton 44 e Tim – atuais patrocinadores que têm contrato com o clube chegando ao fim nas próximas semanas. Com exceção da Viton 44, que continua em atraso no repasse das verbas ao Rubro-Negro, o Fla acredita que pode manter as empresas. O único vínculo longo é o da Adidas. Na mesma reunião, por conta deste atraso de repasse da Viton 44, o Conselho de Administração aprovou um empréstimo de R$ 14 milhões para conseguir honrar os pagamentos e fechar o caixa de 2015.

Nelter cobra liberação de recursos para as obras de reforma e ampliação do Hospital de Jucurutu
Acompanhado do prefeito de Jucurutu, George Queiroz, o deputado estadual Nelter Queiroz, destacou em suas redes sociais que reforçou nesta sexta-feira (18), durante conversa com o ministro da saúde, Marcelo Castro, a importância da liberação dos recursos para as obras de reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos, em Jucurutu.
“Ao lado do prefeito George Queiroz, aproveitamos a visita do ministro da saúde, Marcelo Castro, nesta sexta-feira (18), em Natal, para reforçar a importância da liberação dos recursos para a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos, em Jucurutu”, comentou o deputado estadual Nelter Queiroz.
A obra já está licitada e poderá ter início em janeiro de 2016. O investimento está orçado em mais de R$ 2 milhões, e terá uma considerável contrapartida da Prefeitura Municipal de Jucurutu. A reforma e ampliação do Hospital é um pleito muito importante que melhorará – e muito – os serviços de saúde prestados à população municipal. O ministro Henrique Alves (Turismo), o deputado federal Walter Alves e o senador Garibaldi Alves, participaram da conversa.
19/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasPortal no Ar – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (17), por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) que obriga o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) a justificar suas decisões sobre multas de trânsito aplicadas no âmbito do Estado.
Atualmente, apesar de os condutores terem direito de recorrer das multas, o Detran/RN simplesmente comunica se o recurso foi deferido ou não, sem apresentar a justificativa que o levou a tomar aquela decisão. Com a nova Lei, os cidadãos receberão o fundamento usado para chegar à decisão. “Esta Lei é um apelo dos potiguares, que pedem mais transparência no serviço público. Não só na execução do orçamento, mas em todas as decisões, como o julgamento das multas. Os condutores têm o direito de saber o porquê de o argumento utilizado por ele ter sido deferido ou não. É uma questão de transparência”, ressaltou Gustavo Fernandes. O Projeto de Lei segue agora para a sanção do governador Robinson Faria (PSD).
19/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Bíblia teve pequeno dano na capa – Foto: Reprodução / TV TEM
Um quarto de um hotel desativado na Zona Oeste de Marília (SP) pegou fogo na noite de quinta-feira (17). Os bombeiros foram acionados para conter as chamas e tudo foi queimado, menos um exemplar de uma Bíblia que teve apenas um pequeno dano na capa. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar dos estragos, as chamas atingiram somente um dos cômodos do estabelecimento e ninguém ficou ferido. Ainda segundo os bombeiros, as primeiras hipóteses apontam que as chamas tenham começado após uma pane na parte elétrica do hotel. Três viaturas dos bombeiros foram mobilizadas para o atendimento do incêndio, que foi controlado rapidamente.
G1
19/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Natal
Henrique participa de Inauguração de hospital de Natal e visita Varela Santiago com ministro da Saúde
Os ministros Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e Marcelo Castro, da Saúde, participaram nesta sexta-feira (18), em Natal, da inauguração do Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo. O novo hospital entregue pelo prefeito Carlos Eduardo foi instalado no prédio do antigo Hospital Médico Cirúrgico, na Rua Coronel Joaquim Manoel, 654, em Petrópolis.
O Hospital Newton Azevedo tem 80 leitos, sendo 10 de UTI. Com capacidade para 500 internações e 23 mil atendimentos por mês, o custo mensal da manutenção será de R$ 1 milhão. O custeio foi um dos pleitos apresentados pelo prefeito Carlos Eduardo ao ministro Henrique Alves e encaminhado ao ministro da Saúde. Carlos Eduardo agradeceu o empenho do ministro do Turismo em ajudá-lo na realização do sonho de um hospital municipal para Natal.
Marcelo Castro anunciou o cadastramento do novo hospital ao SUS para que o repasse mensal seja feito para a prefeitura de Natal. Ele ressaltou o apelo feito por Henrique Alves, ao lado do prefeito, para ajudar o novo hospital com recursos do Ministério da Saúde. “Tenho muito orgulho de ter ajudo o prefeito de Natal nas conversas com o ministro Marcelo Castro para que esse hospital se tonasse realidade”, disse Alves.
Ainda em Natal, os ministros Henrique Alves e Marcelo Castro visitaram o Hospital Infantil Varela Santiago. O hospital é totalmente custeado pelo SUS e doações voluntarias de empresas e pessoas que ajudam na manutenção da instituição filantrópica. “Essa não é uma visita qualquer. Pela primeira vez, em 98 anos, um ministro da Saúde vem conhecer esse trabalho maravilhoso realizado no hospital Varela Santiago que tenho o prazer de ajudar”, afirmou Henrique Alves.
INTERIOR – Além da preocupação de Henrique Alves com a saúde em Natal, o ministro Marcelo Castro destacou o empenho do ministro do Turismo para conseguir recursos para a atenção básica da população nas cidades do interior do Rio Grande do Norte. “Ele sempre vai no meu gabinete levando prefeitos e projetos em busca de unidades de saúde, equipamentos hospitalares e reforma de hospitais”, ressaltou Castro.
Somente esta semana foram liberados pelo Ministério da Saúde recursos para 17 municípios potiguares. Cada prefeitura vai receber entre R$ 81,6 mil e R$ 500 mil, dependendo da finalidade dos projetos. São eles: Água Nova, Angicos, Jucurutu, Senador Georgino Avelino, Jaçanã, Lajes, Mossoró, Tangará, Timbaúba dos Batistas, Brejinho, Ceará-Mirim, Boa Saúde, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Ouro Branco, Pedro Avelino e Taboleiro Grande. Os recursos são transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde de cada prefeitura.
19/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Natal
Foto: João Maria
Um dia histórico para a população de Natal que ganhou, nesta sexta-feira (18), o seu primeiro hospital municipal. O Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo foi entregue pelo prefeito Carlos Eduardo, em solenidade que contou com a participação, entre outras autoridades, do ministro da Saúde Marcelo Castro. A unidade de saúde tem capacidade para realizar 500 internações e 23 mil atendimentos por mês e está estruturada com 80 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará também com atendimento 24 horas em ortopedia clínica e em pronto atendimento adulto e infantil.
“Hoje, dia 18 de dezembro de 2015, Natal materializa o seu sonho e ganha o seu primeiro Hospital Municipal. Qualquer prefeito que tivesse a oportunidade de inaugurar uma obra como esta estaria emocionado. E é assim que eu me sinto hoje. Porque mesmo com todas as dificuldades financeiras, nós estamos entregando para a população um hospital da melhor qualidade e que não deixa nada a desejar a nenhum outro, seja público ou particular”, disse o prefeito Carlos Eduardo Alves. Para colocar o Hospital Municipal em funcionamento, a Prefeitura reformou o prédio alugado e pertencente ao antigo Hospital Médico Cirúrgico. Nas obras de readequação, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado um investimento de R$ 200 mil, cujo valor será abatido do contrato de aluguel. O custeio da unidade será feito em parceria com o Ministério da Saúde, que repassará R$ 1 milhão por mês. O ministro Marcelo Castro garantiu o repasse dessa verba para o município.
O sorteio do concurso 1.771 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (19), poderá pagar o prêmio de R$ 187 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), em Tarumirim (MG). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 1,1 milhão por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 28 casas de luxo na praia de R$ 6,5 milhões cada, ou ainda comprar uma frota de mais de 370 limusines.

Na Foto a Unidade de Saúde que será inaugurada
Temos a honra de convidar todos os cidadãos jucurutuenses para participarem de uma série de inaugurações que a prefeitura promoverá. Será um momento bem marcante, em que, após muitos esforços conjuntos, estaremos entregando ao nosso povo algumas realizações que levarão mais qualidade de vida e dignidade aos moradores de Jucurutu.
A programação definida trará as inaugurações propriamente ditas, que serão da Unidade Básica de Saúde Francisco Petronilo de Araújo, no bairro Freitas (Abraão Lopes), terça-feira (22), às 17h, seguida pela entrega inaugural da pavimentação de trechos das ruas Manoel Pereira da Silva, Francimar Teixeira de Souza e Manoel Pereira da Cruz no bairro Alto da Bela Vista, às 20h, além da assinatura da ordem de serviço para retomada das obras do Saneamento Básico.
Ao final, haverá show dançante aberto a todo povo da cidade e região com a banda “Brilhantes do Forró”, para festejar a conclusão de mais essas ações em benefício do município. Por isso, contamos com a valorosa participação de todos os cidadãos nesses eventos para, de maneira democrática e transparente, prestarmos conta desse trabalho desenvolvido pela nossa gestão.
Cordialmente,
GEORGE QUEIROZ
Prefeito de Jucurutu
18/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação
Bahia Notícias – Wesley Safadão e o jogador cearense Osvaldo, do Fluminense, promoveram, na noite desta quinta-feira (17), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), uma partida de futebol beneficente, na qual cada ingresso foi vendido por duas latas de leite em pó. Para o ‘Jogo da Amizade’, o cantor recebeu amigos da música e do humor, como MC Gui, Léo Santana, o youtuber Kaio Oliveira, Tiriric, Tirulipa e o jogador Hulk.
A esposa de Safadão, Thyane Dantas, e os filhos do cantor, Ysis e Yhudi, prestigiaram o jogo da arquibancada. No Instagram, o cantor compartilhou alguns vídeos da partida e brincou com um gol feito por ele. “Respeita o Safadão! Uns vão dizer que foi sorte, mas aqui entende de futebol! Foi lá onde a coruja dorme! Rs”, escreveu.
Nos comentários do vídeo, só elogios ao artista. “Tá faltando esse camisa 10 na seleção”, escreveu um fã. Ao site Ego, o cantor falou sobre o evento. “O Jogo da Amizade é um momento de confraternização de grandes amigos da música, da TV e do futebol, que possibilita o exercício da solidariedade. A gente tem por obrigação ajudar uns aos outros, principalmente aqueles que estão precisando ainda mais”, disse.