18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeitura injeta R$ 335 mil na economia com o 13º dos servidores em Jucurutu

IMG_5599

George – Foto: Danilo Evaristo

“Todos os servidores municipais de Jucurutu estarão recebendo em suas contas, o valor total referente ao pagamento do 13º neste sábado (19), com exceção dos efetivos, que já vem recebendo desde janeiro, no mês de seus aniversários”, anunciou nesta sexta-feira (18) o prefeito George Queiroz (PMDB).

“Os trabalhadores recém-contratados, através do último concurso público, também recebem amanhã, esses receberão o décimo terceiro no mês de aniversário, a partir do próximo ano”, diz o prefeito, destacando que o pagamento da gratificação de Natal, paga aos servidores representa uma injeção de R$ 335 mil reais na economia do município: “Estamos finalizando o ano, honrando esse importante compromisso junto aos trabalhadores, que tanto contribuem para o crescimento de nossa Jucurutu”, concluiu Queiroz.

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Emparn registra chuvas em mais de 10 municípios do RN

01 - Cópia

Registro de chuva em Jucurutu ontem a tarde – Foto: Danilo Evaristo

G1 RN – Em meio a maior seca que o Rio Grande d Norte já enfrentou em 100 anos, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou chuvas no estado nesta quinta (17) e sexta-feira (18). Choveu em mais de dez municípios do interior, além da capital potiguar.

O maior índice foi registrado no município deCampo Grande, na região Oeste do estado, com 48,2 milímetros. Felipe Guerra também registrou um alto índice, com 45 milímetros. Umarizal, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Lucrécia,  São Rafael, Pau dos Ferros, Viçosa, Apodi e Patu também registraram chuvas, de acordo com o boletim da Emparn. Moradores relataram que choveu em Parelhas nesta quinta-feira. Já nesta sexta, Natal registrou chuva.

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Em Jucurutu, ladrões entram em casas e levam celulares

O Blog PM Jucurutu informa que na madrugada desta sexta-feira, 18, a Polícia Militar de Jucurutu recebeu uma denúncia de populares dando conta de que três pessoas teriam entrado em suas residências e furtado três aparelhos celulares. Segundo as vítimas, os ladrões conseguiram entrar na casa, enquanto todos dormiam, mas uma criança acabou acordando, fazendo com que eles empreendessem fuga.

A Polícia Militar empreendeu diligências e acabou localizando uma adolescente, que estava de posse de um dos aparelhos celulares. O Celular foi apreendido, e a adolescente entregue ao Conselho Tutelar, que a devolveu à família. Segundo o que nos informou o Cabo Marcelo, a Polícia tem notícias de que populares conseguiram, agora pela manhã, recuperar com os outros dois celulares, com os demais ladrões. Essa informação ainda está para ser confirmada.

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter pretende homenagear Sérgio Moro e Newton Ishii com título de cidadão do RN‏

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) propôs na tarde desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa, título de cidadão Norte-Rio-Grandense ao juiz federal Sérgio Moro, e ao agente chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal de Curitiba, Newton Ishii, pelo combate a corrupção no país,  principalmente, devido atuação de ambos na Operação Lava Jato.

https://youtu.be/k22-khTXjYk

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

STJ: Ribeiro Dantas deixa relatoria do casos da Lava Jato

15245303

Foto: Geraldo Magela

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas deixou a relatoria dos casos relacionados à Operação Lava Jato que tramitam na Corte. O relator desses processos passará a ser o ministro Felix Fischer, de acordo com o Tribunal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, durante a sessão da Quinta Turma, que é presidida por Fischer e tem Ribeiro Dantas como integrantes.

Ribeiro Dantas pediu a palavra para explicar que não estava desistindo da função, apenas respeitando uma interpretação do Regimento Interno do STJ. “Já saíram notícias de que eu estaria desistindo, como se juiz pudesse desistir. Temos que julgar os que nos são distribuídos. Não há nenhum interesse da minha parte em ficar com os processos nem de vossa excelência de querer ou deixar de querer assumir os processos”, afirmou Ribeiro Dantas, dirigindo-se a Fischer.

Pela regra, quando o parecer do relator é vencido pelos votos dos demais integrantes do colegiado, a relatoria passa ao ministro que deu o primeiro voto divergente. O artigo do regimento citado na sessão, porém, não especifica quantas derrotas do relator são suficientes para a substituição. Desde que chegou ao STJ, Ribeiro Dantas ocupou a relatoria em 18 casos da Lava Jato e saiu derrotado em boa parte deles.

Ao final da reunião da Turma, a assessoria de imprensa da Corte enviou uma nota oficial em que o agora ex-relator da Lava Jato diz não estar a serviço de ninguém. “Pelo menos vai ficar claro que eu não tinha nem tenho interesse nenhum em “ficar com o processo” porque, ao contrário do que apregoaram, não estou “a serviço” de ninguém nem cumprindo “missão” nenhuma”, informa Ribeiro Dantas, no comunicado.

Via Folha de São Paulo

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Carnaúba dos Dantas sai do colapso de abastecimento

IMG000000000100161

Foto: Demis Roussos

Num momento de intensa crise hídrica, um alento para os moradores de Carnaúba dos Dantas, município do Seridó localizado a 260 km de Natal: após quase três anos em colapso total de abastecimento, a água voltará às torneiras dos moradores da zona urbana. O reabastecimento da cidade e de mais duas comunidades de Parelhas – Juazeiro e Santo Antônio do Cobra –  se dará graças à conclusão do sistema adutor inaugurado pelo governador Robinson Faria na manhã desta quinta-feira, 17. Serão beneficiadas cerca de 9 mil pessoas.

As obras dessa adutora estavam paralisadas desde janeiro de 2013 e foram retomadas no início de julho. Para conclusão da obra, o Ministério da Integração (MI) financiou R$ 1,1 milhão. “Vi de perto o sofrimento destas famílias quando eu ainda estava em campanha. Vi  crianças e idosos carregando baldes de água, e  assumi comigo mesmo o compromisso de fazer o possível pra solucionar esta situação. E mesmo em um momento de crise financeira, aqui estou hoje, com a benção de Deus, entregando uma obra definitiva que vai devolver água ao povo de Carnaúba dos Dantas”, destacou o governador Robinson Faria. A adutora tem 25 km de extensão e utilizará água do açude Boqueirão, um dos poucos reservatórios da região Seridó que ainda tem água.

Para o funcionamento da adutora, será instalado no reservatório do açude Boqueirão, um equipamento tipo flutuante com duas bombas submersas para captação de água que passará por uma estação de tratamento (ETA) e depois para uma estação elevatória de água tratada. Nas comunidades de Juazeiro e Cobra serão utilizados os reservatórios já construídos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico (Semarh), através do Programa de Convivência com o Semiárido (PSP).

Perto do município de Carnaúba dos Dantas, será construída uma estação elevatória que mandará, por gravidade, a água que será distribuída para a cidade. Este complexo instalado permitirá uma oferta de 32 litros de água por segundo. Um detalhe relevante é que o sistema será todo automatizado, aumentando assim sua eficiência. Este sistema adutor foi orçado originalmente em R$ 12 milhões. A obra foi executada pela construtora A.Gaspar S.A e a Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria dos Recursos Hídricos (Semarh) foi a responsável pelo acompanhamento e fiscalização. A operação deste sistema será de competência da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN).

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Sessão Solene homenageia 180 anos do Legislativo Hoje

alrn

ALRN

Os 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão celebrados nesta sexta-feira (18), às 9h, em sessão solene no plenário da Casa Legislativa. A solenidade, proposta pelo presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), vai homenagear personalidades que colaboraram com a construção do Parlamento Norte-riograndense e da história política e cultural do Estado, além de ex-presidentes da Casa. O evento marcará ainda o início do recesso parlamentar.

“O Legislativo Estadual mantém uma relação histórica de democracia com o povo potiguar. Como presidente da Assembleia, cabe a mim, alicerçado pelo apoio dos demais deputados, fortalecer o papel democrático do Parlamento Estadual e aproximar, ainda mais, a Casa Legislativa da sociedade, contribuindo nas relações políticas, econômicas e sociais do nosso Rio Grande do Norte”, afirma Ezequiel.

Durante o evento estão previstas a entrega de medalhas do Mérito Legislativo e Mérito Cultural, descerramento de placa alusiva ao período e ainda o lançamento do selo e carimbo postais comemorativos aos 180 anos da Casa, a serem emitidos pelos Correios em reconhecimento e homenagem aos trabalhos prestados pela Assembleia Legislativa em favor da sociedade e do Estado do Rio Grande do Norte.

Os 180 anos da Assembleia Legislativa foram lembrados ao longo do ano de 2015. Durante o período, a Casa desenvolveu campanhas publicitárias que lembraram o tema e apresentaram a evolução do Legislativo, além de reportagens especiais na Tv e Rádio Assembleia, aplicativo para telefone e ações que destacaram a data.

18/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados votam 19 matérias na última sessão do ano

A última sessão ordinária no ano, realizada nesta quinta-feira (17), foi marcada por deliberações. Os deputados discutiram e aprovaram em votação final 19 Projetos de Lei que já tinham sido analisados nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa, destacando-se entre eles o Estatuto dos Agentes Penitenciários, Plano Estadual de Educação, e Contratação Temporária de Agentes Penitenciários pelo Governo do Estado e o Estatuto dos Agentes Penitenciários

Ainda na área de Segurança Pública, foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado contratar agentes públicos para a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. De acordo com a justificativa da mensagem governamental que encaminhou a matéria ao Legislativo, a calamidade instalada no sistema penitenciário é potencializada pela falta de recursos humanos para realizar o trabalho de vigilância nas guaritas e fiscalização nas unidades prisionais, sendo necessária a utilização de policiais militares e agentes penitenciários para esse trabalho.

Outro Projeto de Lei aprovado pelos deputados foi o do Plano Estadual de Educação. Agora o Rio Grande do Norte se integra aos outros estados que já elaboraram os seus planos. Essa é a primeira vez que o Governo do Estado elabora um Plano de Educação que será executado por um período de 10 anos. O Plano é um instrumento de política educacional que estabelece metas e estratégias no âmbito da educação básica estadual e municipal, educação profissional técnica e educação superior. Na segunda fase da sessão plenária foram discutidos e votados o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento Geral do Estado para o exercício do próximo ano. A sessão contou com a participação de 23 deputados.

17/12/2015
Por Danilo Evaristo em Política

Márcia Maia define futuro político com Wilma em janeiro

A deputada estadual Márcia Maia (PSB) esteve reunida discretamente no Hotel Maine, na noite desta quarta-feira (16), com lideranças filiadas ao partido e que lhe apoiaram em 2014, para ouvir a respeito do seu futuro político, já que o partido passa a ter como líder maior no Rio Grande do Norte, o deputado federal Rafael Motta.

Aos correligionários, Márcia demonstrou insatisfação com a filiação de Motta, mas adiantou que não tem nenhuma posição tomada, nem definida, e que só em janeiro, após o retorno da mãe as atividades políticas, é que definirão o futuro político, não descartando a permanência no PSB.

Rafael apenas se filiou a legenda, após ser expulso do PROS, e sequer discutiu a respeito da Presidência do partido no Estado, até então comandado pela ex-governadora Wilma de Faria, que se recupera de uma cirurgia em São Paulo. Por sinal, ontem (16), foi a vez das inserções do PSB nos meios de comunicação do Estado, onde em uma gravação feita há alguns meses, Wilma já demonstrava preocupação com o cenário econômico e político do Brasil.

Via Heitor Gregório

17/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Vídeo exibe movimento intenso do Porto de Natal no ano

O Porto de Natal já atingiu a expectativa de sua movimentação em 2015. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) comemora os números também do Terminal Salineiro de Areia Branca, e prepara um balanço oficial que será apresentado à imprensa no início de janeiro de 2016. Comemorando os bons frutos de 2015, mesmo diante da grave crise econômica que atinge vários setores no Brasil, a CODERN divulga um vídeo onde exibe a intensa movimentação do Porto de Natal, que chegou a ter três navios de grande porte atracados em um único dia, fora um que estava fundeado aguardando para atracar.

Em 2015, o Porto de Natal que já movimentava frutas, produtos têxteis, minérios, equipamentos de energia eólica e trigo, começou também a movimentar sal, para atender a demanda logística de salinas que estão localizadas próximas a Natal, sem interferir na movimentação do Terminal Salineiro de Areia Branca. O vídeo foi produzido pela empresa Central Criativa, tendo como maior foco de imagem o Cruzeiro Internacional Seabourn Quest, primeiro que atracou no Porto de Natal abrindo a temporada de cruzeiros 2015-2016.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros