17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Casa do Empresário homenageia parceiros durante confraternização
A classe empresarial caicoense promoveu na noite de ontem (16) uma confraternização natalina, com homenagens a personalidades que foram parceiras da Casa do Empresário durante 2015. Os presidentes das entidades empresariais – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó (ACISC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista – prestaram contas das atividades desenvolvidas durante o ano e conduziram a entrega de comendas.
Foram homenageados o prefeito de Caicó, Roberto Germano, o gerente do Sebrae em Caicó, Pedro Medeiros, o diretor do SENAI de Caicó, Francinaldo dos Santos, e o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. “Desenvolvemos um calendário intenso em 2015, com cursos e palestras voltados para os empresários e colaboradores. Participamos de debates importantes para a classe empresarial e contribuímos com a divulgação da marca Caicó, a partir de eventos”, destacou Cleide Nogueira, presidente do Sindcomércio.
Erick Gomes, presidente da CDL, observou a retomada da realização de campanhas educativas e promocionais, incentivando o consumo no comércio local durante 2015. Por sua vez, a nova presidente da Associação Comercial, Islânia Melo, enfatizou a importância do entrosamento da classe empresarial para superar os desafios do novo ano. O evento aconteceu no Clube dos Oficiais do Exército, e também foi prestigiado por Jeane Amaral, diretora regional do SESC RN, e por Fernando Virgílio, diretor regional do SENAC RN.
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
CaicóAo defender a realização do Carnaval de Caicó em 2016, o prefeito Roberto Germano usou a contribuição que a festa dá no aquecimento da economia, através da circulação de recursos no município. “Todos ganham com o Carnaval de Caicó. Desde o ambulante, ao taxista”.
O prefeito confirmou que o município fará apenas os investimentos básicos, como limpeza, por exemplo na festa do próximo ano. As ajudas aos blocos Treme-treme e Ala Ursa do Magão estão suspensas, e a realização do Carnaval de Rua dependerá da iniciativa privada e do comércio local. “É necessária a permanência do Carnaval de Caicó. se você acabar o Carnaval um ano você não forma mais. Não fazer o Carnaval de Caicó é enfrentar uma nova seca”, finalizou.
Blog do Marcos Dantas
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO ministro Henrique Eduardo Alves defendeu junto aos ministros da Agricultura, Kátia Abreu, e da Fazenda, Joaquim Levy, o adiamento dos compromissos dos produtores rurais nordestinos com vencimento até 31 de dezembro deste ano. Ele argumentou com os colegas da esplanada que a economia rural está quebrada em decorrência da seca prolongada na região. “Sem prorrogação não haverá condições de pagamento das dívidas atuais. É melhor uma solução negociada, com o adiamento da dívida, que não receber nada, pois a situação no campo é muito mais grave que qualquer outra crise atual da economia brasileira”, disse Alves.
A proposta de renegociação das dívidas do setor rural do Nordeste, estimada entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões, já foi apresentada aos ministros da Agricultura e Fazenda pelas lideranças do campo. O ministro do Turismo acompanha de perto o projeto que será analisado pela equipe econômica para uma posterior negociação do governo com o Congresso Nacional no próximo ano. De imediato, os produtores, endividados, pediram a prorrogação de todas as execuções judiciais, cobranças da dívida ativa e dívidas bancárias que vencem este mês. A proposta de renegociação prevê o parcelamento da dívida em 10 anos a partir de 2016.
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasPoder Judiciário – O processo que bloqueou o WhasApp por 48 horas investiga um homem que foi preso pela Polícia Civil de São Paulo em 2013, acusado de latrocínio, tráfico de drogas e associação ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Em novembro deste ano, ele foi solto pelo Supremo Tribunal Federal, em Habeas Corpus, por excesso de prazo. A decisão que determinou sua soltura observa que ele deveria permanecer no endereço indicado ao juízo, informando eventual transferência e atendendo aos chamamentos judiciais.
E foi em investigações envolvendo esse homem que a Justiça solicitou ao Facebook, que é dono do WhatsApp, informações e dados de usuários do aplicativo. Como a empresa não atendeu aos pedidos, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou que as operadoras de telecomunicações bloqueiem os serviços do aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas.
A operadora de telecomunicações Oi impetrou, na noite desta quarta-feira (16/12), um Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para tentar suspender a decisão que determinou o bloqueio dos serviços do aplicativo. As demais operadoras avisaram que vão cumprir a ordem judicial. Em nota, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg lamentou o bloqueio e disse que está “trabalhando duro para reverter a situação”.
Fonte: matéria Conjur
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Emanuel Amaral
Quase um terço dos municípios potiguares já registrou casos de violação a caixas eletrônicos este ano. Ao todo, 50 cidades do Rio Grande do Norte – o estado tem 167 municípios – foram atingidas por tal prática criminosa. Foram 76 ocorrências em 2015, sendo 48 bem sucedidas e 28 tentativas frustradas. Números que superam os do ano passado. Em 2014, 63 caixas foram alvo de bandidos, uma média mensal de seis casos.
Utilizar explosivos é o modo mais comum para roubar dinheiro dos terminais eletrônicos. Os criminosos empregaram essa ferramenta em 48 dos casos (sendo 34 consumados e 14 fracassados). Em 19 oportunidades, o maçarico foi a opção usada (em 10 casos deu certo) e em outras 9 foram escolhidas outras formas para atuar, como furadeira (por duas vezes, não funcionou), serra (deu certo) e marreta (também não funcionou).
A capital do estado é a cidade onde mais ocorreu o referido crime. Em Natal, 15 terminais foram violados em 2015. Por oito vezes, os criminosos utilizaram um maçarico (em metade dos casos, a ação deu certo e os bandidos conseguiram fugir com o dinheiro); explosivos foram usados em cinco oportunidades (sendo três delas bem sucedidas); e a ferramenta escolhida em duas ocasiões frustradas foi a furadeira.
Parnamirim teve quatro casos, todos com êxito para os criminosos. Em Ipanguaçu, Macaíba, Monte Alegre, Pedro Velho, Poço Branco, São Tomé, Vera Cruz e Tangará os bandidos agiram por duas vezes. Os caixas eletrônicos do Bradesco parecem ser os preferidos dos criminosos. Dos 76 casos, 43 ocorreram em agências do grupo (29 consumados; 14 frustrados). Além deles, 28 terminais do Banco do Brasil (15 consumados; 13 frustrados), três da Caixa Econômica Federal (todos bem sucedidos), um do BNB e um 24 horas também foram alvo esse ano.
A madrugada é o período de maior atuação dos criminosos, mas caixas eletrônicos também são violados de manhã, de tarde e de noite. Em Jardim de Piranhas, por exemplo, uma tentativa de arrombamento ocorreu às 12h30, no mês de junho. Um ‘chupa-cabra’ foi utilizado na ocasião. Também há casos em que caixas são explodidos às 5h da manhã, como ocorreu em Pendências, em maio deste ano. Mas o maior índice é registrado entre 2h e 3h da manhã. Foram 44 casos nesse mesmo horário.
Fevereiro, apesar de ser o menor mês do ano, foi o que apresentou o maior número de casos, 10. Em janeiro foram oito; em março, três; abril, três; maio, oito; junho, quatro; julho, cinco; agosto, cinco; setembro, sete; outubro, nove; novembro, também nove; e, até o momento, cinco ocorrências foram registradas em dezembro – a última, até o fechamento dessa matéria, ocorreu em Governador Dix-Sept Rosado, cidade distante 320 quilômetros de Natal, nesta quarta-feira (16).
Já em relação aos dias da semana em que os crimes ocorrem, há um equilíbrio. Foram realizadas 10 violações em segundas-feiras; 11 em terças; 10 em quartas; 13 em quintas; 14 em sextas; oito em sábados; e 10 em domingos. Também esse ano, a Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor), da Policia Civil, desarticulou 11 quadrilhas e prendeu 56 envolvidos com a prática de tais crimes.
Tribuna do Norte
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasBombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), que atuam integrados aos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), permanecerão atuando no litoral potiguar até o dia 21 de março de 2016. A prorrogação da permanência da Força Nacional no RN foi publicada em portaria, no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (14), pelo Ministério da Justiça (MJ). A atuação dos bombeiros da Força Nacional nas operações no litoral potiguar foi garantida graças a um Convênio de Corporação firmado entre os Governos Federal e Estadual, desde o período da Copa do Mundo da FIFA em 2014.
17/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Nelter
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) utilizou suas redes sociais, nesta quarta-feira (16), para comunicar que deu entrada, na Assembleia Legislativa, em requerimento solicitando ao diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Marcelo Toscano, a suspensão da conta mensal d’água das residências localizadas em Jucurutu e demais municípios potiguares que não estão recebendo água, devido ao colapso hídrico causado pela seca que atinge o RN desde 2012. “Espero que nossa solicitação seja acatada, pois a cobrança no momento é injusta, e a população não pode ser obrigada a pagar por um serviço que não está sendo realizado pela CAERN”, destacou o deputado.
16/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasSegundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de infectados pelo vírus HIV no Brasil é de aproximadamente 530 mil pessoas. No Rio Grande do Norte, atualmente, existem 5 mil pessoas diagnosticadas com Aids. A luta contra a doença foi lembrada na Assembleia na manhã desta quarta-feira (16) em sessão solene proposta pelo deputado estadual Kelps Lima (SDD) em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. “Que essa homenagem possa servir de combustível para as entidades que lutam contra essa doença. Nós precisamos de maneira forte, intensa e cotidiana reafirmar a nossa posição pela luta contra o HIV”, disse o deputado.
Durante o evento, entidades e pessoas que integram a luta contra a AIDS foram homenageadas: os médicos Antônio Araújo, Jair Figueiredo, Taís Souto e Tereza Dantas, o fisioterapeuta Rômulo Brito Galvão, a coordenadora do DST/AIDS, Sônia Lins da Silva, o representante da Articulação AIDS no RN, Sérgio Cabral e as instituições AHVA – Associação Homossexual do vale do Assu, o Centro Noir Medeiros, a ANAIDS – Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS e a Liga Norte-riograndense de apoio e combate a AIDS. Ainda estavam presentes na sessão solene, a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Jales e o pró-reitor de extensão da UFRN, Breno Cabral e a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB). O coral Vozes da Vida, do Hospital Giselda Trigueiro, se apresentou na abertura da solenidade.
O sorteio do concurso 1.770 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (16), poderá pagar o prêmio de R$ 175 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), em Tarumirim (MG). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 1 milhão por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 43 imóveis de R$ 4 milhões cada, ou ainda comprar 29 iates de luxo.
16/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Robinson recebe Seleção Brasileira Feminina de Futebol
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol foi recebida ontem (15) no auditório da Governadoria pelo governador Robinson Faria, que fez questão de entregar uma placa de homenagem à artilheira Marta Vieira, pelos seus feitos no futebol brasileiro e por ter no jogo entre Brasil e Trinidad e Tobago se tornado a jogadora que mais fez gols vestindo a camisa amarela, superando até mesmo o rei Pelé. “É uma honra poder receber vocês aqui. Há muitos anos venho acompanhando o futebol feminino e fico muito feliz de Marta ter se tornado a maior artilheira da história do futebol aqui em terras potiguares”, disse o governador, que quebrou o protocolo e pediu para dar um abraço na jogadora Formiga, que está há 20 anos na seleção brasileira, a quem ele admira muito pelo futebol praticado.
Na oportunidade, a secretária Julianne Farias presenteou a todas as jogadoras e Marta entregou ao governador a camisa 10 da Seleção autografada por todas as jogadoras. Acompanharam o governador na solenidade, o secretário estadual de Esportes, George Câmara; a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria e o secretário de Turismo, Ruy Gaspar. “Dados mostram que 46% da população brasileira não pratica esportes sequer uma vez por semana. Mas esses mesmos dados mostram que quanto mais cedo se começa a praticar esportes, cada vez mais tarde as pessoas deixam de ter alguma atividade física. A presença do talento do futebol brasileiro feminino é exemplo para todos os brasileiros e reforça nosso desafio em transformar cada vez mais o esporte como política pública”, disse George Câmara. A seleção feminina é líder na competição com seis pontos, seguida pelo Canadá. Amanhã (16) elas enfrentam a segunda colocada e a grande final será no próximo domingo (20).