
.
Realizado há mais de 40 anos, o tradicional Natal promovido pela prefeitura municipal de Jucurutu ocorre neste ano, dentro de uma programação envolvendo inaugurações de obras, Natal das Crianças, shows dançantes com artistas da terra e atrações de destaque da música brasileira. Tudo isso torna este período um momento de encontro, de união entre as famílias e, também, época de intensa injeção de dinheiro no comércio da cidade, nos últimos dias que antecedem o final do ano.
O prefeito George Queiroz (PMDB) enfatiza a importância desse evento para o município, mesmo diante das adversidades enfrentadas: “O Natal de Jucurutu é um momento marcante e simbólico para todos nós. Além desse aspecto, ele faz circular quase R$ 2 milhões em poucos dias dentro do município. Só isso já evidencia a relevância dessa data. Então, todos os esforços são válidos para realizamos essa festa grandiosa”, concluiu o prefeito.
Durante as festividades, cerca de 40 mil pessoas passam pela cidade, deixando aproximadamente R$ 2 milhões de reais no comércio local, sendo responsável por garantir a geração de dezenas de empregos temporários no município. Os valores são tão altos que, em apenas três dias, movimenta-se o equivalente ao montante recebido pela prefeitura em um mês inteiro como cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Neste ano, além de contar com a maior estrutura e programação dos últimos anos, o Natal de Jucurutu passou a fazer parte do calendário de eventos do Ministério do Turismo, graças à atuação da prefeitura, com o deputado estadual Nelter Queiroz, junto ao Ministro Henrique Alves, como explica o prefeito George: “Neste ano, pela primeira vez, conseguimos colocar Jucurutu no calendário do Ministério do Turismo, com o apoio do deputado Nelter e a parceria do Ministro Henrique. Isso viabilizou a vinda de recursos para contratação de grandes atrações para o nosso Natal”, finalizou George.

Prefeitura realizou o III Natal das Crianças em Jucurutu
A terceira edição do Natal das Crianças de Jucurutu, realizado nesta quarta-feira (23), pela prefeitura municipal, através da secretaria de assistência social, em parceria com as demais pastas da administração, atraiu centenas de crianças a Praça Januncio Afonso de Medeiros para uma tarde especial com muitas brincadeiras, distribuição de brinquedos, picolés e pipoca.
O Papai Noel, além de palhaços, malabarista, e outros personagens, fizeram a alegria da garotada. O prefeito George Queiroz (PMDB), prestigiou o evento infantil, acompanhado da primeira dama Carolina Sindeaux Queiroz, da vice-prefeita Paula Lopes e dos secretários municipais. “O Natal é uma festa muito linda! É uma data importantíssima, pois recordamos o nascimento de Jesus Cristo. E com muita honra estamos pelo terceiro ano consecutivo em praça pública, prestigiando as nossas crianças com uma bela festa, feita exclusivamente para elas”, comentou o prefeito.
Duas apostas acertaram os seis números do concurso 1.772 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (22), no Terminal Rodoviário Tietê (SP). O prêmio total é de cerca de R$ 197 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 12 – 19 – 27 – 39 – 41 – 45. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), as apostas que acertaram os seis números são de Santos (SP) e de Campos Belos (GO). Cada uma receberá R$ 98.688.974,76. Outras 244 apostas acertaram cinco dezenas e vão levar, cada uma, R$ 21.377,77. Além disso, 13.112 apostas acertaram a quadra. Cada bilhete vai receber R$ 568,30.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasEm virtude das datas comemorativas do Natal e do fim de ano, o governador Robinson Faria decretou ponto facultativo nos órgão e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional nos dias 24 de dezembro, véspera do Natal e 31, último dia do ano. O decreto foi publicado no diário oficial desta terça-feira (22). Estão excluídas do ponto facultativo as atividades consideradas essenciais.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – O fenômeno climático El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento da temperatura das águas superficiais da costa do Oceano Pacífico, deve levar ao aumento dos preços de alimentos in natura, com desdobramentos sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A avaliação consta do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (23) pelo Banco Central (BC).
O El Niño gera seca ou excesso de chuva nos trópicos e zonas subtropicais. No Brasil, o fenômeno é associado ao aumento das chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “O fenômeno causa alterações no padrão de chuva das distintas regiões, exercendo impacto sobre a inflação, seja pelo aumento de custos na produção de alimentos, seja pela redução nas tarifas de energia elétrica em cenário de aumento do nível dos reservatórios”, diz o relatório.
Segundo o BC, o impacto do El Niño nos alimentos in natura deverá ser mais acentuado no início de 2016. O BC estima que o impacto do aumento desses alimentos para a variação do IPCA em 2016 alcance 0,19 ponto percentual no primeiro trimestre, recuando para 0,13 ponto percentual até o fim do ano.
No caso das tarifas de energia, a eventual troca de bandeira vermelha para amarela reduzirá a inflação em 0,18 ponto percentual. Se houver troca de bandeira de vermelha para verde, a redução na inflação será de 0,36 ponto percentual. Ao unir os dois efeitos sobre o IPCA – preços de alimentos in natura e da energia – o resultado tende a ser neutro, mas, dependendo da evolução das tarifas de energia elétrica, pode ser favorável à trajetória da inflação em 2016.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Com o objetivo de mobilizar o comércio local no período de vendas natalinas, a Casa do Empresário está realizando a campanha “Em compro em Caicó, eu amo esse lugar”, envolvendo 55 empresas.
Os clientes das empresas participantes, a cada R$ 50,00 em compras, ganham um cupom para concorrer no próximo dia 29 a duas motos Traxx e três televisores.
Segundo Misael Neto, secretário da CDL de Caicó, além de uma promoção com sorteio de prêmios para os consumidores, a campanha quer alertar a população sobre a importância de comprar no comércio local.
“Quem compra em Caicó está contribuindo para a geração de emprego e proporcionando que os impostos gerados com as vendas sejam revertidos em serviços públicos no município”, observa Misael. A campanha é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado 6-3193/2015. A ação é uma realização da CDL com apoio do Sindcomércio e da ACISC.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) avança na pós-graduação. Além da aprovação de três cursos de Mestrado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a instituição aprovou também na semana passada dois cursos de Doutorados Interinstitucional (Dinter), nas áreas de Economia e Desenvolvimento Urbano.
O Dinter em Economia é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e tem como instituição promotora a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já o Dinter em Desenvolvimento Urbano é articulado com os docentes do campus da Uern de Pau dos Ferros e tem como instituição promotora a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, afirma que a Uern aguarda ainda a apreciação de mais três propostas que foram encaminhadas pela Instituição. “Encaminhamos oito propostas, até agora foram avaliadas cinco, das quais três foram aprovadas. Acreditamos que em fevereiro, quando a Capes retorna do recesso, as outras três propostas serão apreciadas”, estima João Maria.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO Poder Judiciário do Rio Grande do Norte firmou parceria com a Polícia Militar para investimentos em diversas áreas. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, aproveitou visita do governador Robinson Faria (PSD), na manhã desta quarta-feira (23), para informar medidas que serão tomadas junto à PM, que vão desde investimentos em infraestrutura até o fornecimento de munição para treinamento dos policiais militares. “O Judiciário também é parte do sistema de segurança e continuaremos dando nossa contribuição”, garantiu Cláudio Santos.
Segundo o desembargador, a instalação de tecnologia para videoconferências, com investimentos de R$ 1,5 milhão, evitou que centenas de presos precisassem ser deslocados para os locais de audiências. Além disso, a realização das audiências de custódia foi um ponto fundamental para a segurança no estado porque conseguiu evitar que pelo menos 200 pessoas ficassem custodiadas em delegacias ou unidades prisionais. No entanto, o magistrado disse que ainda falta segurança para todos que atuam nas audiências (Judiciário, MP, advogados e réus). Por isso, propôs que o Governo autorize o uso de parte da estrutura do Batalhão de Choque, na avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova, para realizar audiências.
“Há uma área enorme e que, se pudéssemos utilizar algumas salas, teríamos segurança e conseguiríamos ampliar os atendimentos. Caso seja possível, o Judiciário se compromete a providenciar a reforma de todo o batalhão”, propôs Cláudio Santos. Robinson, por sua vez, disse que a ideia é interessante e vai discutir com a secretária de Segurança, Kalina Leite, sobre o tema. Ainda com relação à PM, Cláudio Santos informou que foi assinado um convênio para que o Judiciário forneça R$ 2,5 milhões para investimentos da PM, principalmente no reforço das unidades onde são guardados armamentos. E para contribuir com o aperfeiçoamento dos policiais, serão custeadas pelo Judiciário munições para o treinamento da tropa. “Vamos disponibilizar 50 cartuchos para que cada policial possa treinar e estar mais preparado para ir às ruas. Sabemos da nossa responsabilidade com a segurança e estamos procurando ajudar a sociedade”, disse Cláudio Santos durante a visita de Robinson.
Via Tribuna do Norte
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
As empresas de turismo terão disponíveis R$ 1,16 bilhão para financiar projetos de expansão, construção, reforma, modernização e aquisição de bens e serviços. A programação de 2016 dos fundos constitucionais (FCO, FNE e FNO) é quase três vezes maior que os R$ 412 milhões emprestados de janeiro a outubro de 2015. O montante disponível pelo FCO, FNE e FNO tem por objetivo estimular o desenvolvimento regional por meio de empreendimentos turísticos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte é 30,6% maior que o disponibilizado em 2015 após a reprogramação, R$ 888 milhões.
As linhas de crédito especiais são fomentadas pela articulação do Ministério do Turismo, por meio do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo – DFPIT, com o Ministério da Integração, SUDECO, SUDENE, SUDAM, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. “Podemos afirmar com tranquilidade que há dinheiro com taxas de juros especiais e prazos estendidos para projetos bem elaborados”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
“Os fundos constitucionais cobram juros a partir de 12% ao ano e o prazo de financiamento chega a 20 anos”, disse Neusvaldo Ferreira Lima da Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo. O turismo do Nordeste deverá ser contemplado com a maior fatia dos recursos: R$ 700 milhões disponíveis no Banco do Nordeste. Os empreendimentos do Centro-Oeste contarão com R$ 317 milhões em linhas operadas pelo Banco do Brasil, enquanto, no Norte, serão R$ 150 milhões no Banco da Amazônia. O valor resulta dos Fundos Constitucionais de Financiamento, que incluem parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Os fundos fomentam o setor privado e seus recursos podem ser aplicados em qualquer segmento do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, eventos, transporte e agências de turismo.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO governador Robinson Faria sancionou na tarde desta terça-feira (22) a Lei Complementar n° 558/2015 que regulamenta o RN Gás+, programa que garante o incentivo às indústrias pelo subsídio do gás natural. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 23.
A Lei Complementar altera a Lei Estadual 272/2004. O RN Gás+ surge em substituição ao programa Progás e seguirá as mesmas determinações da Lei 7.059/97, instituída para o apoio ao desenvolvimento industrial pelo incentivo do gás natural. Atualmente, nove indústrias são beneficiadas com o subsídio do gás natural com desconto de 48,77% em cima de percentuais estabelecidos no regulamento.
O incentivo impacta a geração de 20 mil empregos diretos. “Continuaremos a ser o único estado a fornecer este tipo de subsídio no país. E nossa intenção é melhorar ainda mais as condições para que novas indústrias se instalem, fomentando mais emprego e renda para a população”, destacou o governador Robinson Faria.