O prazo para alistamento militar obrigatório de jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 30 de junho. Para fazer o alistamento, os jovens devem se apresentar às Juntas de Serviço Militar (JSM) de suas cidades, munidos de certidão de nascimento ou documento equivalente, como carteiras de identidade, de motorista, e uma foto 3×4 recente. O serviço também estará disponível pela internet em nove estados. Neste caso, o prazo de inscrição começa no dia 1º de janeiro.
Após a inscrição, o jovem será informado sobre a data de comparecimento à instalação da força militar escolhida (Exército, Marinha ou Aeronáutica) para participar da seleção geral ou ser dispensado. Quem não fizer o alistamento, deverá pagar multa, de acordo com a quantidade de dias que deixou de comparecer, e ficará impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em universidades públicas.
Internet
Jovens de oito estados poderão, a partir de 1º de janeiro, fazer o alistamento pela internet. O serviço estará disponível no Amapá, na Bahia, no Maranhão, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Pará, no Paraná, em Santa Catarina e em Sergipe. Neste caso, o prazo para a inscrição também termina no dia 30 de junho.
Quem mora no exterior deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil para se alistar. Neste caso, o alistamento pela internet vale somente para jovens que residem em cidades atendidas pelos consulados de Hartford (Estados Unidos), Munique (Alemanha), Hamamatsu (Japão) e Porto (Portugal). De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 2 milhões de jovens se alistam todos os anos, sendo que 600 deles participam da seleção geral e 200 são incorporados às Forças Armadas.
Diante de centenas de apelos de estudantes feitos pelas redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) comunicou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão sair no dia 8 de janeiro.”Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do #Enem2015 !”, diz um “post presente” do MEC publicado nas páginas do ministério no Facebook e no Twitter. “Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali”.
Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio. Agência Brasil
Agência Brasil – O nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira teve elevação, hoje (25), ao passar de 27,5%, ontem, para 27,7%, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, no mês, choveu 214,9 milímetros (mm) no Cantareira, o que equivale a 97,9% da média histórica do reservatório (219,4 mm).
O índice considera o volume acumulado em relação ao volume útil. Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira. O segundo considera a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira, e era de 21,4%. O terceiro, conta com o volume armazenado, menos o volume da reserva técnica pelo volume útil, e era de -1,6%.
Segundo previsões da Sabesp, anunciadas nesta semana, o Cantareira, assim como os outros reservatórios do estado, devem sair da reserva técnica até o final do ano, caso as chuvas continuem. “Ao todo, temos hoje 36% do estoque máximo em todas as reservas. No Cantareira, temos 266 milhões de metros cúbicos, sendo que a capacidade total é de 982 milhões, o que nos remete a 27% da capacidade. Contando com a reserva técnica, temos hoje 21% da capacidade armazenada”. O sistema abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo e vive uma crise hídrica há dois anos.
Nelter prestigiou a tradicional festa de Natal em Jucurutu
O deputado estadual Nelter Queiroz participou mais uma vez da tradicional festa de natal em sua cidade de origem, realizada ontem (24) pela prefeitura de Jucurutu. “Passei a noite de natal ao lado de familiares, amigos e conterrâneos jucurutuenses. Antes da festa para comemorar o maior e mais tradicional natal do estado, houve a celebração conduzida pelo administrador paroquial, padre Luiz Carlos”, afirmou Nelter.
O parlamentar destacou em suas redes sociais nesta sexta-feira (25) que rogou a Deus por um ano de bom inverno: “A missa foi linda e eu aproveitei para agradecer a Deus pelo grande ano que está se encerrando, pedi muitas chuvas para 2016, coragem, determinação, força e sabedoria para lutar pelo meu povo e por um RN cada vez melhor. Agradeço cada pessoa que nos prestigiou. O Natal de Jucurutu já está no calendário de eventos dos norte-rio-grandenses. Para quem não pôde participar, o convite fica aberto para o próximo ano”, concluiu.
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, acredita que a conta de luz vai ficar mais barata para o consumidor final, ao longo de 2016. Segundo ele, as medidas do chamado “realismo tarifário”, que incluíram a criação de programas como as bandeiras tarifárias, que repassam o custo da energia para a conta do consumidor, conforme aumenta o acionamento das térmicas não devem pesar tanto no bolso do consumidor como se viu em 2015. “A pressão do realismo tarifário passou. Agora teremos um passo a passo seguro, de certo modo conservador, mas com viés de baixa”, disse Braga, em entrevista ao ‘Estado’. “Teremos declínio tanto no custo de geração de energia quanto na tarifa de energia elétrica. Não será uma redução abrupta, mas sim planejada e constante”, comentou.
Prefeitura realizou uma das maiores festas de Natal da história em Jucurutu
Ao lado da primeira dama Carolina Sindeaux Queiroz; do deputado estadual Nelter Queiroz; da vice-prefeita Paula Lopes, do ex-prefeito Dr. Luciano Lopes; dos secretários municipais e dos vereadores, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz prestigiou na noite de ontem (24) a Missa de Natal – celebrada pelo padre Luiz Carlos, administrador da paróquia de São Sebastião – e a tradicional festa natalina do município, realizada na Praça Januncio Afonso de Medeiros. A festa de natal de Jucurutu, contou com o apoio do Ministério do Turismo e se concretizou como uma das maiores festas, já registradas na praça central da cidade, com grande estrutura de segurança. O espaço que compreende o centro comercial foi ocupado por gente de todas as partes do Rio Grande do Norte e de algumas localidades do país. Isaque Galvão, Bonde do Brasil, Geraldinho Lins, Jonas Esticado, Kiko Almeida e Forró de Mala e Cuia, e Mano Walter, foram os artistas e as atrações responsáveis pela animação do público, que dançou até às 08 horas da manhã desta sexta-feira (25).
“É uma satisfação enorme realizar esse evento, que ultrapassa mais de quatro décadas de existência e pela primeira vez nos registros da festa, a prefeitura do município conseguiu aprovar convênio junto ao Ministério do Turismo, conquistando a liberação de recursos para contratação de atrações conhecidas nacionalmente”, comemorou o prefeito, lembrando que esta é época do ano em que a cidade recebe milhares de visitantes: “É a maior festa do município, por isso todos esperam o ano todo para celebrar, com isso se observa um grande impacto na economia e geração de renda para as famílias”, comentou Queiroz. Mais de 20 câmeras fizeram o monitoramento da festa, auxiliadas por policiais de plantão, na Plataforma Móvel de Observação – uma sala montada dentro de um caminhão, onde um profissional treinado opera o equipamento comandando o movimento das lentes, com imagens reproduzidas em tempo real – da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A presença da Plataforma Móvel de Observação no Natal de Jucurutu foi uma solicitação feita pelo prefeito George Queiroz. O resultado de todo planejamento realizado pelo governo municipal, foi de um evento bem organizado sem registros de ocorrências policiais.
Paraíba Online – As intensas pancadas de chuva que caíram em João Pessoa nesta quinta-feira (24) provocaram vários pontos de alagamentos e estragos em alguns lugares. Foram registrados alagamentos nas proximidades da Estação ferroviária, na Principal dos Bancários e no Bessa. Parte de um muro de um grupo escolar localizado no bairro de Jaguaribe desabou. A previsão é de que mais chuva possa cair nas próximas horas em toda a Paraíba.
Da TV Globo, em Brasília – O governo publicou nesta quinta-feira (24) no “Diário Oficial da União” decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff que concede o chamado indulto natalino, perdão a presos de todo o país que se enquadrem em critérios pré-estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. De acordo com o decreto, quem obtém o indulto fica livre de cumprir o restante da pena e não tem nenhuma restrição, como se apresentar à Justiça periodicamente. O benefício está previsto na Constituição como uma atribuição do presidente da República e, tradicionalmente, é concedido na época do Natal.
O texto é igual ao dos últimos anos e poderá beneficiar com o perdão da pena alguns dos condenados no processo do mensalão do PT, que estão presos desde o fim de 2013, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Também poderão ser beneficiados com o decreto os ex-deputados Valdemar Costa Neto, João Paulo Cunha, Pedro Henry e Roberto Jefferson. Segundo alguns advogados e juízes ouvidos pela TV Globo, eles já preenchem os requisitos para pleitear o indulto.
Isso porque o decreto prevê o perdão para condenados que estejam em regime aberto, cujas penas remanescentes não sejam superiores a oito anos, se não reincidentes, e seis anos, se reincidentes, desde que tenham cumprido um quarto da pena. Dirceu, Delúbio e os ex-deputados condenados no mensalão tiveram penas totais menores do que oito anos, estão em regime aberto e já cumpriram cada um mais de dois anos de pena.