24/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Emoção marcou encontro entre mãe e filha no CDP – Foto: Renato Vasconcelos/ G1
G1 RN – “Eu tenho 10 anos. Vou fazer 11 anos no dia 30 de dezembro. O presente que eu queria neste Natal era ver a minha mãe e abraçar ela. Só isso que eu queria”. O desejo de Natal de uma menina de 10 anos, escrito em uma carta endereçada a um projeto da Polícia Militar em Goianinha, município distante 54 Km da capital potiguar, comoveu a comissão que apurou os cerca de 150 pedidos enviados a corporação. A comoção se deu pelo fato de que a mãe da menina cumpre pena por tráfico de drogas. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (23) no Centro de Detenção Provisória (CDP) feminino de Parnamirim, na Grande Natal.
O encontro entre mãe e filha durou cerca de uma hora e aconteceu dentro do CDP. A menina foi acompanhada pela madrinha, Luzinete Mendonça, que tem a guarda da menor desde a prisão da mãe, e pelo capitão da Polícia Militar Claudio Henrique de Sá Rodrigues, coordenador do projeto ‘um sonho de Natal’, promovido pela 3ª companhia do 8º Batalhão da PM no estado. Mãe e filha trocaram presentes e se emocionaram durante o reencontro. “Eu vou parar. Eu vou sair daqui e vou fazer tudo certo para cuidar de você”, prometeu a mãe à menina.
De acordo com o capitão da PM, o pedido da menina sensibilizou a todos. “No Brasil inteiro, temos famílias dilaceradas pelas drogas e pelo tráfico, mas o pedido desta criança vai na contramão de tudo de ruim que vemos hoje em dia. Esse desejo tem aquilo do que mais precisamos, que é carinho, afeto, amor. Espero que tenhamos alcançado o objetivo de fazer com que a mãe do amanhã não siga os caminhos escolhidos por esta mãe que está sendo visitada hoje”, concluiu o capitão.
A mãe da menina, Beatriz Mendes da Silva, foi presa em setembro deste ano por tráfico de drogas. Ela e o marido foram detidos em flagrante durante uma operação policial. De acordo com Beatriz, ela apenas consumia droga. “Eu era trabalhadora, trabalhava no roçado, mas consumia droga”, disse. Esta é a segunda passagem de Beatriz no sistema penitenciário do RN por tráfico de drogas.
“Na primeira vez eu tinha apenas a droga que ia usar, mas fui presa por tráfico. Nesta última, um homem apareceu na minha casa e disse para eu guardar um negócio para ele que alguém de Natal viria para buscar, em troca ele me deu um pouco de droga para consumir. No outro dia acordei com a polícia dentro da minha casa. Prenderam até meu marido, que não tinha nada com a história”, relatou Beatriz.
A mulher se emocionou ao saber que o pedido de Natal da filha foi visitá-la na cadeia. De acordo com o diretor do CDP feminino de Parnamirim, Eliélson Dantas, desde que chegou à unidade, Beatriz ainda não havia recebido nenhuma visita. Segundo a mulher, como ela não tem parentes no estado e o marido está preso, não havia ninguém que pudesse fazer o cadastro no CDP para visitá-la. O diretor confirmou que a regulamentação do presídio é de que apenas parentes podem visitar as detentas, no entanto, afirmou que o caso da mulher pode ser enquadrado como uma exceção.
24/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Natal
Foto: Canindé Soares
Cidade do Sol e do Sal; Terra dos Santos Reis; Esquina do Continente; Capital Espacial do Brasil; Trampolim da Vitória ou simplesmente Natal: das dunas, do rio, do mar… É Natal em Natal! Iluminada pelo sol que brilha todos os dias do ano, a capital do Rio Grande do Norte também tem como símbolo a sugestiva estrela de Belém, formato da Fortaleza dos Reis Magos, que “protege” a cidade, banhada pelas águas do Potengi e do Atlântico, e emoldurada de dunas por todos os lados.
A fortaleza de cinco pontas é principal atrativo histórico de Natal. O monumento remete os visitantes ao dia 6 de janeiro de 1598 quando os portugueses ali chegaram e, como que guiados pelos Magos do Oriente, conquistaram o território dos potiguares ou comedores de camarão na língua indígena. Essa história, rica em detalhes, resultou no núcleo urbano, em volta de uma capela, onde, no ano seguinte (1599), a cidade celebrou seu nascimento no dia do Natal. A conquista pôs fim ao cortejo dos franceses pelo território potiguar mas, situada em local estratégico para os colonizadores, Natal caiu no domínio Holandês do Nordeste e, por 21 anos, foi a Nova Amsterdam das Índias Ocidentais.
Entre disputas envolvendo diversas nacionalidades, a localização do forte foi fundamental para a expansão do domínio português além da esquina do continente. Mais tarde, a cidade seria parada obrigatória para os pioneiros da aviação ao cruzarem o Atlântico Sul. Já na 2ª guerra Mundial, Natal foi reconhecida pelos americanos como o Trampolim da Vitória ao se tornar uma das principais bases americanas fora dos Estados Unidos. A cidade ainda abriga o Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. Um Centro de Cultura Espacial, no local, é parada obrigatória para quem se dirige ao sul de Natal pela Rota do Sol, onde estão localizadas algumas das praias mais procuradas neste verão, além do maior cajueiro do mundo.
Mais de quatro séculos depois da fundação, o Natal em Natal é um dos mais festejados do Brasil, graças a extensa programação iniciada em 21 de novembro durante a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, e término somente no dia 6 de janeiro, dedicado aos Santos Reis. Os festejos religiosos são intercalados por eventos já tradicionais do calendário local, entre eles o Carnatal.
Durante o ciclo natalino, a Noiva do Sol se veste de luz. Os turistas brasileiros e estrangeiros (europeus principalmente), se encantam ainda mais com a cidade em festa. Além de dias ensolarados, as noites amenas levam multidões às ruas de Natal. Em torno de uma árvore gigante com mais de cem metros de altura, a praça de Mirassol reúne atrações culturais, oferta de comidas regionais e o melhor do artesanato potiguar. Os moradores e visitantes, embalados pelo clima natalino, participam ativamente dos festejos populares. Shows de MPB com artistas locais e de renome nacional, na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, movimentam a cidade de norte a sul neste fim de ano. Até o fim de dezembro serão dezenas de espetáculos musicais. O Ministério do Turismo é um dos apoiadores do Natal em Natal.
A virada do ano também reserva emoções aos participantes. A chegada do Ano Novo será comemorada na orla, de Ponta Negra à Redinha com muita festa. Antes ou depois do Réveillon você ainda tem como “obrigação” fazer o já tradicional passeio de buggy nas dunas de Genipabu ao norte da cidade. A única opção será escolher, diante da indagação do motorista, se a aventura sobre quatro rodas é “com ou sem emoção”. Cada vez mais o Natal em Natal se consolida como uma excelente opção para os mais diversos públicos.

Nelter
24/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governador recebe visita de representantes de veículos de comunicação do RN
O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quarta-feira (23) a visita de representantes de empresas da área de comunicação do Rio Grande do Norte. O objetivo do encontro foi informar ao governador que os veículos de comunicação do estado estão se unindo para formar um sindicato, dizer que a categoria está aberta ao bom relacionamento institucional com o Governo e desejar boas festas ao chefe do Executivo. Na reunião, também foi conversado sobre a campanha de comunicação do Governo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O grupo comunicou ao governador que está aderindo à campanha e que está disposto a colaborar no que for preciso para somar esforços na luta contra o mosquito. Robinson Faria parabenizou os presentes pela iniciativa de criar o sindicato dos veículos de comunicação do estado e ficou muito satisfeito com a adesão dos veículos à campanha. “A adesão das empresas de comunicação é muito importante e mostra que estamos falando a mesma linguagem. Que nossa relação seja sempre boa e produtiva”. “Todas as empresas se propuseram a ceder espaços para que a campanha seja divulgada intensivamente. Apoiando a campanha também estamos cumprindo nossa função social”, disse o presidente do sindicato e diretor da TV Tropical, Jânio Vidal.
Para o jornalista Diógenes Dantas, do Portal Nominuto, a adesão do sindicato deve servir de exemplo. “É muito importante essa integração do Governo com os veículos de comunicação. Que nossa ação motive outras empresas a ver a função social além da questão comercial e também entrem nessa luta”. Também participaram do encontro Juliska Azevedo, secretária de Comunicação do RN; Eliana Lima, da Revista Bzzz e do Portal Abelhinha; Ricardo Rosado, do Portal No Ar; Fernando Lessa, do Novo Jornal; Augusto Correia Lima, da Band; Daniel Cabral, da TV Ponta Negra; e Felinto Filho, da 96 FM.

Alan de Juarez

Natal das Crianças 2015

Um evento voltado as crianças e as famílias de Jucurutu

As imagens do terceiro “Natal das Crianças” de Jucurutu

Natal das Crianças de Jucurutu foi sucesso

Prefeito George Queiroz e secretários municipais no Evento

O terceiro Natal das Crianças de Jucurutu

Papai Noel, palhaços, malabarista, entre outros personagens no Natal das Crianças

O Natal das Crianças de Jucurutu é um show a parte dentro das festividades natalinas
Confira nas imagens registradas pela assessoria de comunicação da prefeitura de Jucurutu, como aconteceu o terceiro Natal das Crianças do município, promovido ontem (23), na Praça Januncio Afonso de Medeiros, pela administração do prefeito George Queiroz (PMDB). A seguir veja todas as fotos do evento.
24/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – A partir do dia 1º de janeiro, o salário mínimo passa para R$ 871. O reajuste representa um aumento de R$ 83 em relação ao atual valor. Em conversa com investidores nacionais e estrangeiros, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, garantiu que o governo não pretende mudar as regras do salário mínimo no curto prazo. O Congresso Nacional já aprovou a norma que corrige o valor, com base no Índice Nacional do Consumidor Amplo (IPCA) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas pelo país – dos dois anos anteriores. Essa regra vale do ano que vem.
24/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Valéria Lima
Por Cezar Alves – O menino José Eduardo da Silva Rocha tem 8 anos e sempre que um policial se aproxima, seja a pé ou em uma viatura, ele corre desesperadamente, geralmente chorando, para se esconder. Como mora em área periférica, na zona norte de Mossoró, quase sempre se esconde no mato e quando retorna, está todo aranhado. A cena se repete sempre que a viatura policial passa perto de sua casa. “Se aparecer um homem bem vestido usando óculos escuro, a carreira é grande do mesmo jeito. Ele morre de medo da polícia, seja estes homens fardados ou não”, revela a mãe do garoto, a doméstica baraunense Maria Damiana da Silva, de 50 anos.
Damiana tem menos de um metro e 60. É morena e magra. Já foi incrivelmente magra há 6 anos, quando esteve internada com pneumonia e tuberculose no Hospital da Polícia Militar, em Mossoró RN. Damiana conta que foi salva do Hospital da Polícia por um “anjo” branco (técnica de enfermagem), de Areia Branca, de quem não lembra o nome. Disse que perdeu muito peso por que passou 18 dias só tomando sopa uma vez ao dia. “Eu achei que ali seria meu fim. As pessoas ficavam impressionadas com minha magreza, tiravam fotos, mas não me davam comida”.
A técnica de enfermagem a levou para o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, para tratar da tuberculose. “Lá me deram atenção, comida e uns remédios. Fiquei boa e voltei a trabalhar, mas aí não consegui mais emprego nas casas. Como não tenho mais marido, fui juntar latinhas e garrafas plásticas nas casas”, narra Maria Damiana, enquanto José Eduardo sai em disparada mais uma vez para o seu “esconderijo de policiais” preferido: “debaixo dos braços da mãe”.
Era a repórter Valéria Lima que se aproximava de óculos escuro e com máquina fotográfica para registrar a entrevista numa sombra de árvore na Rua Amaro Duarte, no bairro Nova Betânia. Ele já imaginava que era uma policial. Convencido que não se tratava de um policial, Eduardo, meio desconfiado, chegou a trocar algumas palavras com a jornalista, que oferecia ao garoto a possibilidade de ver a fotografia dele na câmera. Ficou sorridente quando viu. Eduardo é o caçula dos seis filhos de Maria Damiana, que ganha a vida com uma espécie de carroça pelas ruas de Mossoró catando latinhas de refrigerante/cerveja e garrafas plásticas para vender após a morte de seu marido. Quando o dia é bom, fatura R$ 8 reais. Às vezes, passa um pouco de dez reais. Soma este valor ao que as pessoas das casas lhe dão todo dia.

AFP PHOTO / Juan Mabromata
UOL – A Conmebol definiu na noite de terça-feira (22) os grupos e os duelos da primeira fase da Libertadores da América de 2016. O São Paulo enfrentará o Cesar Vallejo, do Peru. O São Paulo, único brasileiro ainda não classificado para a fase de grupos, enfrentará o Cesar Vallejo (PER) pela fase pré-Libertadores. O adversário do São Paulo é o time com o pior ranking de acordo com o novo sistema da Conmebol. O Cesar Vallejo está em 152. “Vai ser uma experiência nova, mas é uma equipe que tem méritos de estar lá”, analisou Gustavo de Oliveira, gerente de futebol do São Paulo. “River é o atual campeão. Tem um jogo em La Paz e também a viagem para a Venezuela”, completou.
O Grêmio está no grupo 6, com San Lorenzo, LDU e Toluca, do México. O Palmeiras integra o grupo com Nacional, Rosário Central e o vencedor de River Plate (URU)x Universidad de Chile (CHI). Corinthians está no grupo 8 com Cerro Porteño, Cobresal e o vencedor de Oriente Petrolero (BOL) x Independiente Santa Fé (COL). O Atlético-MG, que também é cabeça de chave, está com Colo Colo, Melgar e o ganhador de Independiente del Valle (EQU) x Guarani (PAR). Caso passe para a segunda fase da competição, o time do Morumbi integrará o grupo 1 com River Plate, The Strongest e Trujillanos.
Confira todos os grupos:
Grupo 1
River Plate
The Strongest
Trujillanos
G6 Cesar Vallejo (PER) x São Paulo
Grupo 2
Nacional (URU)
Palmeiras
Rosario Central
G4 River Plate (URU)x Universidad de Chile (CHI)
Grupo 3
Boca Juniors
Bolívar
Deportivo Cali
G3 Puebla (MEX) x Racing (ARG)
Grupo 4
Peñarol
Atlético Nacional
Sporting Cristal
G2 Huracán (ARG) x Caracas (VEN)
Grupo 5
Atlético-MG
Colo Colo
Melgar
G5 Independiente del Valle (EQU) x Guarani (PAR)
Grupo 6
San Lorenzo
Grêmio
LDU
Toluca
Grupo 7
Olímpia
Emelec
Tachira
Pumas
Grupo 8
Corinthians
Cerro Porteño
Cobresal
G1 Oriente Petrolero (BOL) x Independiente Santa Fé (COL)
Confira as datas da Libertadores de 2016:
Primeira fase:
3 e 10 de fevereiro
Fase de grupos:
17 e 24 de fevereiro
2, 9, 16 de março
6, 13, 20 de abril
Oitavas de final: 27 de abril e 4 de maio
Quartas: 11 e 18 de maio
Parada Copa América Centenário: 3 a 26 de junho
Semifinal: 6 e 13 de julho
Final: 20 e 27 de julho
https://youtu.be/FxDqhGe6LLk
https://youtu.be/lMYZtM3StPs
https://youtu.be/MzCDret2APg
O Rio Grande do Norte celebrará o Natal do ano 2015 na Praça Januncio Afonso de Medeiros, no centro de Jucurutu, na noite desta quinta-feira (24). Esse ano, seis atrações animarão o público na maior festa de natal do interior do potiguar: Mano Walter, Isaque Galvão, Geraldinho Lins, Bonde do Brasil, Kiko Almeida e Forró de Mala e Cuia, além de Jonas Esticado. Uma realização da prefeitura municipal, através da administração do prefeito George Queiroz (PMDB), com apoio do Ministério do Turismo.