Agência Senado – Convocado para depor nesta quarta-feira (02) na CPI do Futebol, o presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antonio Carlos Nunes Lima, não compareceu ao Senado. O presidente da CPI, senador Romário (PSB-RJ), informou que pedirá colaboração da área criminal do Poder Judiciário dos estados do Rio de Janeiro e do Pará para conduzir o convocado para depor como testemunha em reunião agendada para 16 de março.
A assessoria da CPI sequer conseguiu se comunicar com o convocado por telefone, informou Romário. Na opinião do senador, Nunes Lima está fugindo da CPI. Além de presidente interino da CBF, que tem sede no Rio de Janeiro, Lima é presidente licenciado da Federação Paraense de Futebol.
— Em atitude bem ao feito do ‘grupo do 7 a 1’, que se apoderou da CBF e só pensa em ganhar salários milionários, sem qualquer contrapartida relevante para o futebol brasileiro, o coronel, sorrateiramente, fugiu da convocação. Desde segunda-feira, o secretário da CPI telefona para a sede da CBF e sequer uma ligação foi atendida pelos empregados da CBF. Essa é a transparência do coronel e do seu chefe, Marco Polo Del Nero, perseguido internacionalmente pela Justiça dos Estados Unidos da América — afirmou Romário. O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) declarou total apoio a Romário. A próxima reunião da CPI do Futebol está agendada para a próxima quarta-feira (9) e será destinada à votação de requerimentos.
O deputado Nelter Queiroz (PMDB), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), solicitou do Governo do Estado que conceda ajuda aos associados da Colônia de Pescadores de Acari, que tiveram os seguros-desempregos suspensos desde janeiro último. “Recebi o presidente da Câmara de Acari, Leonardo Ferreira (PR), que me relatou a situação dos pescadores que estão passando por dificuldade. Estamos encaminhando o pleito à Secretaria de Agricultura, para que o Governo assuma pelo menos uma cesta básica. Todos os pescadores da região Seridó estão passando por dificuldades por causa do corte da ajuda federal”, disse o parlamentar.
Outro assunto que considerou importante para a Região é o das facções – pequenas empresas que trabalham para as grandes do ramo das confecções, que estão deixando de trabalhar pela falta da matéria prima. “Vamos falar com representantes da Hering e da Guararapes para que não deixem faltar a matéria prima para que essas pequenas empresas continuem trabalhando e até proporcionando a ampliação de empregos em Acari, Jucurutu, São Vicente, Currais Novos, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó, entre outros. Sem o material para o trabalho, algumas dessas empresas podem até fechar”, reforçou Nelter. Ao final do seu pronunciamento, o deputado Nelter Queiroz falou que o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, vai receber uma comissão para tratar da situação do hospital regional de Acari.
UOL – Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.795 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (02), em Caxias do Sul (RS). Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa é pagar R$ 24 milhões no próximo concurso, pelo prêmio principal. Confira os números sorteados: 30 – 42 – 47 – 50 – 55 – 58
Foram 48 apostas ganhadoras da quina da Mega-Sena, com prêmio de R$ 45.797,11 cada uma. A quadra vai pagar R$ 1.232,00 para 2.549 apostas. O próximo concurso da Mega-Sena, o 1.796, será realizado no sábado (05). A aposta mínima custa R$ 3,50 e pode ser feita até às 19h do dia do sorteio nas mais de 13 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil. A chance de acertar as seis dezenas da Mega é de uma em 50 milhões, segundo a Caixa.
O SINE-RN oferece nesta quinta-feira (03/03), mais de 38 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Parnamirim. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior. Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
Coordenadores da bancada do Nordeste tratam das dívidas rurais
Os coordenadores de bancada do Nordeste se reuniram com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel, nesta quarta-feira (02), para tratar da renegociação das dívidas dos produtores rurais. Os deputados da região levaram ao Ministério as emendas apresentadas pelos parlamentares à medida provisória (MP) 707/2015, que trata do assunto, para buscar alternativas para o endividamento dos produtores brasileiros.
De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, os parlamentares mostraram as emendas em busca de providências do governo federal para apoiar os produtores rurais, que sofrem as consequências da seca que atinge a região há anos. Uma das emendas apresentadas é de autoria do democrata, que visa beneficiar mais produtores, criando um bônus de adimplência, ampliando o valor para a renegociação e o número de municípios alcançados. “Ouvimos do secretário que o Ministério vai analisar tecnicamente cada sugestão, junto com o Tesouro Nacional, e garantiu o empenho da pasta na busca de alternativas para os produtores. É fundamental que haja um esforço coletivo para encontrarmos soluções definitivas para aqueles produtores que não conseguem honrar seus débitos pela dificuldade de obter renda por causa da seca persistente”, destacou o potiguar.
Henrique destaca o Brasil na maior feira de Turismo de Portugal
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quarta-feira (02) da abertura da BTL, a principal feira de Turismo de Portugal. A 28ª edição do evento será realizada até domingo (06) e a expectativa é que mais de 70 mil visitantes passem pelos mais de 35 mil m² de feira, realizada no Parque das Nações, em Lisboa. O Brasil é o país convidado desta edição, com espaço dedicado para vários estados, suas belezas naturais, gastronomia e a diversidade cultural. No stand do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves esteve com empresários do estado e dirigentes do turismo potiguar, entre eles, o secretário Ruy Gaspar e a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa.
“Esse é um grande evento de negócios, onde temos que aproveitar a oportunidade e mostrar o Brasil – tanto para os mais de mil expositores que aqui estão, como também para os turistas, uma vez que a feira também será aberta ao público final”, afirmou o ministro do Turismo. Durante a visita à feira, Henrique Eduardo Alves se encontrou com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o convidou para os Jogos Olímpicos que serão realizados no país, a partir de 5 de agosto. A presença do ministro no stand do Brasil atraiu representantes do setor, que parabenizaram Henrique Alves pela articulação junto ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil para reduzir de 25% para 6% a alíquota para remessas ao exterior. “Nós persistimos, insistimos, e finalmente conseguimos. Agradeço à presidenta Dilma, ao ministro Jaques Wagner e à área da Fazenda, que foram sensíveis a essa causa justa do turismo brasileiro, que não podia, nesse momento, arcar com esse imposto. É hora de investir e acreditar no turismo, para o setor mostrar o que pode fazer pelo Brasil”, comemorou o ministro.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN), divulgou nesta quarta-feira (02) boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte. Até o momento o estado conta com 383 casos suspeitos da malformação relacionados às infecções congênitas. Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte ocupa a 4ª posição em número de notificações de casos no país.
O primeiro lugar permanece com Pernambuco (1.672), seguido dos estados da Bahia (817) e Paraíba (810). Entre os casos notificados, 306 são de nascimentos ocorridos em 2015, 66 são de nascimentos ocorridos até 27 de fevereiro deste ano, 2 foram abortos, 8 intraútero e 1 em 2014. Do total de notificações, 77 foram confirmados, 281 estão sob investigação e 25 foram descartados, por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos. Os casos notificados estão distribuídos em 75 municípios do RN, situados nas oito regiões de saúde do estado. Do total de casos notificados, 16 evoluíram para óbito, após o parto ou durante a gestação (aborto espontâneo ou natimorto).
Até as 17h de hoje (2), 532.676 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, divulgou a Receita Federal. O prazo de entrega da declaração começou ontem (1º) e termina em 29 de abril. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. A Receita liberou para download um “perguntão” elaborado para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.
O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para o Google Play também foi liberado na loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para a Apple e aguarda autorização. Quem perder o prazo estará sujeito a multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%. Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado. As informações são da Agência Brasil.
Agência Brasil – O consumo de energia elétrica no país caiu 5,9% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, foram consumidos, em média, 38,2 mil gigawatts-hora (GWh).
A baixa foi influenciada principalmente pelo recuo do consumo industrial, que teve queda de 9,3% – a maior desde 2010. Entre os motivos para a queda do consumo de eletricidade nas indústrias é a retração da produção em ramos como extração de minerais metálicos, que teve o desempenho afetado pelo desastre ambiental de novembro em Mariana (MG), pelos baixos preços do minério no mercado internacional e pela própria redução da atividade de setores que usam o minério como matéria-prima.
Outras atividades industriais que tiveram queda na produção e, consequentemente, no consumo de energia foram o setor automobilístico, a indústria de aço, fabricação de papel e celulose, fabricação de produtos minerais não metálicos e construção civil. Houve quedas também no consumo residencial (-5,4%) e comercial (-3,7%). No acumulado de 12 meses, a queda do consumo de energia elétrica no país chega a 2,7%.
Cavalaria da Polícia Militar do RN completa 20 anos
Um dos mais tradicionais setores da Polícia Militar do Rio Grande do Norte – e de várias forças policiais e militares de todo o mundo – completou no fim desse mês de fevereiro duas décadas de sua reativação. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PM-RN chegou aos 20 anos de funcionamento ininterrupto, no dia 29 de fevereiro, com mais de 140 policiais militares especializados nas patrulhas montadas e mais de 100 cavalos de alto nível, divididos em quatro núcleos espalhados pelo estado (Natal/Região Metropolitana, Mossoró, Caicó e Nova Cruz). Historicamente, a cavalaria é a arma mais móvel dos exércitos e a segunda mais antiga, ficando atrás apenas da infantaria.
A Cavalaria da Polícia Militar potiguar nasceu há mais de um século como um esquadrão, que equivale a uma companhia de polícia, e desde 2010 virou um regimento, que tem o mesmo peso de um batalhão. O uso de cavalos e éguas no policiamento no RN remonta ao ano de 1914, quando soldados montados reforçavam o então Batalhão de Segurança. À época, o Esquadrão de Cavalaria, sem autonomia organizacional e baseado na área onde hoje funcionam a Escola Doméstica e o Colégio Henrique Castriciano em Natal, fora comandado pelo 1º Tenente PM João Fernandes de Almeida, o “Joca do Pará”, mas acabou sendo desativado.