
Prefeitura de Jucurutu criará Programa de Estágio
Na tarde desta quinta-feira, 03/03, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB), esteve no IEL/Seridó, em Caicó, para iniciar o processo de formalização do convênio que será celebrado entre a prefeitura e o órgão para implantar em breve o Programa de Estágio (PROESTÁ) do município. O prefeito George encontrou-se com o gerente local do IEL, Marco Antônio dos Santos, e definiram o passo a passo para a assinatura do convênio, conforme detalhou o prefeito: “Tivemos uma reunião bem produtiva e ficou definido que em pouco tempo estaremos com tudo formalizado, o que nos possibilitará a implantação do nosso Programa de Estágios”, concluiu.
O PROESTÁ será um programa municipal que concederá estágios para estudantes de todas as modalidades (ensino médio, técnico e universitário) do município de Jucurutu cumprirem nas unidades administrativas e em projetos desenvolvidos pela prefeitura. George Queiroz explica o objetivo do PROESTÁ: “Nós sabemos o quanto a classe estudantil pode contribuir para o desenvolvimento local. E por se tratar de um projeto que visa atender uma demanda grande que temos de estudantes universitários e em outros segmentos, o PROESTÁ será um projeto de amplo alcance social que ofertará bolsas para que nossos futuros profissionais possam dar sua contribuição para o município”, finalizou o Chefe do Executivo Municipal.
A produção industrial brasileira cresceu 0,4% em janeiro em relação a dezembro de 2015, na série livre de influenciais sazonais, interrompendo um período de sete meses de quedas consecutivas, quando acumulou perdas de 8,7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF), divulgada hoje (4).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados da pesquisa indicam que, quando comparada a janeiro de 2015, a indústria, no entanto, caiu 13,8%, a vigésima terceira taxa negativa consecutiva e a mais intensa desde os -14,1% de abril de 2009.
Já a queda de 9% no resultado acumulado nos últimos doze meses (a taxa anualizada) foi a mais intensa desde novembro de 2009, mantendo uma trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%). Segundo o IBGE, o setor industrial, em janeiro de 2016, “volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só no avanço de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior, que interrompeu sete meses consecutivos de queda, mas também no predomínio de taxas positivas entre as grandes categorias econômicas e as atividades investigadas”.
Agência Brasil
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasNominuto – O dia será de chuva nas principais cidades do Estado. Em Natal, a previsão para está sexta-feira (4) aponta sol com aumento de nuvens ao longo do dia e períodos de nublado com possibilidade de pancadas de chuva que podem chegar aos 15 mm. A temperatura na capital deve variar entre 25°C e 36°C.
Na região Oeste, em Mossoró, o dia será de sol com aumento de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva durante a noite e precipitações de até 15 mm. A temperatura mínima será de 23°C e a máxima chega aos 36°C. Já em Caicó, a sexta-feira também contará com precipitações, contudo, na terra de Santana, as chuvas devem registrar apenas 5 mm. Na capital do Seridó, a temperatura varia entre 25°C e 36°C.
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA Polícia Federal (PF) deflagrou no início da manhã de hoje (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Aletheia. O ex-presidente Lula foi levado antes das 7h em cumprimento a um mandado de condução coercitiva para o aeroporto de Congonhas, onde presta depoimento aos policiais federais, que vieram de Curitiba. A esposa do ex-presidente, dona Marisa, e os filhos do líder petista não estão na condução coercitiva. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também foi conduzido para prestar depoimento sob a força de um mandado.
Segundo a PF, a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o Instituto Lula são alvos da operação. Em nota, a PF informa que cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para a delegacia a fim de prestar depoimento e depois é liberada. As medidas estão sendo cumpridas nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia. A operação também inclui buscas em Guarujá, Diadema, Santo André, Manduri e Atibaia.
O objetivo é dar continuidade às investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras. A operação recebeu o nome de Aletheia em referência a uma expressão grega que significa busca da verdade. A ação foi iniciada um dia após a divulgação da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS). O parlamentar revelou que o ex-presidente Lula teria mandado comprar o silêncio de testemunhas, incluindo o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. A presidente Dilma Rousseff também foi citada pelo senador, acusada de utilizar sua influência para evitar a punição de empreiteiros através da nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro. O ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, decidirá se homologa a delação.
Via Nominuto
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
RN consegue R$ 44 milhões para construção de adutora de engate rápido em Caicó
O município de Caicó receberá uma obra de grande importância para o combate à crise hídrica que atinge aquela cidade com a viabilização da adutora de engate rápido. A iniciativa significa uma resposta à população, uma vez que a falta de abastecimento naquela região seria o quadro mais crítico que o Estado poderia enfrentar. “Optamos pela adutora em Caicó por entendermos que, hoje, essa é a forma que temos de chegar com uma solução emergencial para o maior número de pessoas”, explicou o governador, esclarecendo que os trabalhos em função dos outros municípios continuarão de forma a evitar o estado de colapso.
A obra será viabilizada a partir de um repasse, no valor de R$ 44 milhões, garantido pelo governador Robinson Faria após reunir-se com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, e será feito pelo Ministério da Integração ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, como previsto no Plano Emergencial de Segurança Hídrica. A escolha da obra prioritária ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (03), quando o gestor estadual se reuniu com a chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, com o diretor da Caern, Marcelo Toscano, o coordenador de Defesa Civil Estadual, Cel. Eliseu Dantas e técnicos do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).
Para dar uma maior celeridade, representantes da Defesa Civil, da Caern e da Semarh irão juntos a Brasília, e em audiência com o ministro da Integração Carlos Vieira, nesta sexta-feira (4), discutirão sobre as datas de liberação dos recursos para ser dado inicio ao processo licitatório. “O pré-projeto já está no Ministério da Integração. Como trata-se de uma obra emergencial, nós a faremos a partir do Plano de Trabalho. Agora é saber quando esse repasse será liberado para começarmos a construção da adutora o quanto antes, beneficiando milhares de famílias da região Seridó”, observou o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governador defende cooperação entre Estado, municípios e União
O governador Robinson Faria fez uma prestação de contas das atividades realizadas na visita à Colômbia para conhecer de perto as ações públicas que transformaram aquele país num caso mundial de sucesso no combate à violência e à insegurança e proporcionaram as condições para que, hoje, seja um dos principais polos de atração do turismo na América do Sul. O balanço foi durante entrevista concedida à InterTV Cabugi na manhã desta quinta-feira (03).
“Fui à Colômbia porque o principal clamor da nossa população é em relação à segurança. E a Colômbia é um exemplo bem sucedido de combate à violência” explicou Robinson Faria. Lá, relatou o governador, a segurança pública é feita pelos três níveis da administração pública, o federal, o estadual e o municipal. No Brasil, apesar da Constituição prever a responsabilidade tripartite, o governador ressaltou que a cobrança tem recaído somente sobre o Estado. Robinson Faria destacou que pretende se reunir com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para discutir uma parceria entre Estado e Prefeitura e, especialmente, que ações podem ser desenvolvidas pelo município para contribuir com a melhora da segurança na capital.
Ele também disse que na Colômbia há uma forte utilização da tecnologia e de equipamentos, inclusive do serviço de inteligência. “Só em Medelin são 1.200 câmeras de monitoramento de ruas e locais públicos. Em Natal temos apenas 70”, comparou. Robinson Faria também disse que o programa de maior sucesso lá é o “Quadrantes”, no qual se baseou o Ronda Cidadã, implantado pelo Governo do Estado nas zonas Leste e Oeste em Natal e que será ampliado. O governador ressaltou ainda que, com o anúncio da realização de concurso público para 2 mil vagas na Segurança Pública, haverá efetivo para a ampliação do programa.

O deputado federal Felipe Maia é o parlamentar potiguar melhor avaliado no site www.politicos.org.br. A página faz uma análise da atuação dos deputados e senadores do Brasil. No ranking dos deputados federais, Felipe Maia aparece na 13ª posição.
O site compara a atuação dos parlamentares de todo o Brasil. Todas as informações apresentadas no espaço são de origem oficial pública, sendo a maioria delas originadas do site do Congresso. A produção do ranking leva em consideração os seguintes critérios: qualidade administrativa, gastos, presença nas sessões da Casa e se os parlamentares são “ficha limpa”, por exemplo.
Para Felipe Maia, o resultado é um incentivo para continuar desempenhando seu papel na Câmara com responsabilidade. “Fazer parte desta lista é sinal que estou no rumo certo em defesa do povo do Rio Grande do Norte e do Brasil”, disse o parlamentar.
03/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Carla Belke
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte comemora um aumento de 52,76% na movimentação dos Portos do Estado durante o mês de fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2015. No Porto de Natal, foram movimentadas 138.894 toneladas, o que representa um aumento de 64,34% em relação as 84.516 toneladas do ano passado. Já no Terminal Salineiro de Areia Branca, o aumento foi de 49,14% com as 403.096 toneladas de sal movimentadas, superando consideravelmente as 270.280 toneladas de fevereiro de 2015.
Em se tratando do Porto de Natal, também tem sido intensa e maior a movimentação de cruzeiros. Na temporada de 2016, o aumento será de 50% com os 15 navios turísticos que passarão pelo terminal portuário até o final do próximo mês. Nesta segunda-feira (07), o navio Seabourn Quest que tem partiu dos Estados Unidos, estará atracando no Porto de Natal, após percorrer a costa brasileira vindo da Argentina. Daqui, a embarcação de luxo retornará aos Estados Unidos.
Até o final do ano, a CODERN tem a expectativa de superar a movimentação de 2015 no Porto de Natal e Terminal Salineiro de Areia Branca, que geraram um faturamento de R$ 40 milhões, o que deverá ser maior em 2016. Para o diretor-presidente da CODERN, engenheiro Emerson Fernandes Daniel Júnior, o aumento considerável na movimentação dos Portos do RN se deve, entre tantos fatores, a dedicação de todo o corpo técnico da empresa, inclusive, os operadores portuários: “Nós dividimos esse recorde com todos os nossos servidores, especialmente, os operadores portuários”.

Antônio Jácome destina emenda parlamentar de R$ 300 mil para Jucurutu
O deputado federal Antônio Jácome (PTN), encaminhou ao município de Jucurutu, emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para obras de desenvolvimento urbano. “Queremos desde já agradecer ao deputado Antônio Jácome pela sua atenção com a população de Jucurutu, enviando recursos na ordem de R$ 300 mil, via emenda parlamentar, que serão destinados à construção de obras, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município”, afirma o vereador Alan Amaral. “Quando decidimos por apoiar o deputado Antônio Jácome, firmamos esse compromisso, sintonizados com o prefeito George Queiroz, com a vice-prefeita Paula Lopes e com o deputado estadual deputado Nelter Queiroz”, disse o vereador, destacando que Antônio Jácome, nas eleições de 2014, também teve o apoio de seu pai, o ex-vereador Juarez Garcia e do seu irmão Alisson Amaral.

George Queiroz assina ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital de Jucurutu
O prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB), assinou nesta quinta-feira (03), a ordem de serviço das obras de reforma e ampliação do Hospital municipal Terezinha Lula. A assinatura ocorreu na sede do Hospital na presença dos médicos Pedro Lopes, Jares Queiroz, Luciano Lopes, de vereadores, secretários municipais, além de profissionais da saúde do município, da direção da casa de saúde e de operários da 3R CONSTRUÇÕES LTDA EPP, empresa que edificará as obras.
O convênio para a edificação das obras é celebrado por meio de parceria entre a prefeitura de Jucurutu com o Ministério da Saúde e resultará no investimento total de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1,9 milhão, indicados via emendas parlamentares, enviadas ao município pelo senador Garibaldi Alves e pelo ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. Enquanto o governo municipal entrará com contrapartida no valor de R$ 300 mil.
O prefeito George destacou a importância do momento para a população: “É com imensa alegria que chegamos a este momento, pois é uma das partes mais importantes de todo o projeto! Gostaria de informar que esta luta é muito importante para todos nós, especialmente para a população que terá futuramente um novo Hospital, com uma estrutura completamente moderna. Isso significa a realização de um sonho para Jucurutu, pois após sua construção, o nosso Hospital jamais foi reformado, e com muito trabalho estamos iniciando não só a reforma, mas também a ampliação”, disse.
O ex-prefeito Dr. Luciano Lopes enfatizou que a reforma e ampliação do Hospital darão melhores condições de atendimento a população. “Há 23 anos eu tive a felicidade de entregar esse Hospital como prefeito de Jucurutu e hoje vejo os recursos chegarem, através do Ministério da Saúde, com a contrapartida da prefeitura municipal para ampliar e reformar o Hospital, com isso nós iremos ter um Hospital de ponta para darmos melhores condições de atendimento à população de Jucurutu”. “A obra significará uma grande melhoria para atender não só as pessoas de Jucurutu, como também de cidades vizinhas”, comentou o médico Jares Queiroz. Fotos: Danilo Evaristo.
