05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Política

José Dias é o novo representante do PSDB na ALRN

Jose Dias

José Dias é o novo representante do PSDB na ALRN

O PSDB do Rio Grande do Norte volta a ter representação na Assembleia Legislativa do Estado. Nesta sexta-feira (04), o deputado estadual José Dias assinou ficha de filiação ao partido, em solenidade realizada no Hotel Holiday Inn. O evento também contou com a filiação de vários pré-candidatos a prefeito e a vereador na região. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e o presidente de honra do partido no Estado, deputado federal Rogério Marinho, prestigiaram o evento.

Em seu discurso, José Dias relembrou um pouco de sua trajetória política, disse que sempre votou nos candidatos do PSDB nas disputas presidenciais e que, agora, fazia a escolha certa para o seu futuro político. “Vamos reconstruir o nosso país”, disse o parlamentar, em referência as recentes denúncias envolvendo o governo do PT. Para Rogério Marinho, o deputado representa a “cara que o PSDB gostaria de ter na Assembleia Legislativa”. Segundo o presidente tucano, a vinda de José Dias representa o fortalecimento da legenda no Estado, diante da grande quantidade de filiações registradas nos últimos meses.

O pré-candidato a prefeito de Caicó, vereador Batata, representando todos os potenciais candidatos a cargos majoritários, teve sua ficha de filiação ao PSDB abonada pelo próprio Antonio Imbassahy. O evento em Natal contou com as presenças do presidente estadual do PSDB, Valério Marinho, o deputado federal Rafael Motta (PSB), os vereadores de Natal Dickson Nasser (PSDB), Aroldo Alves (PSDB) e Chagas Catarino (Pros), os deputados estaduais Kelps Lima (SDD), Ricardo Motta (Pros) e Carlos Augusto Maia (PTdoB), além de diversas lideranças do Estado, entre prefeitos, vereadores e pré-candidatos, que também estiveram se filiando ao partido.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

AL: Solenidade homenageará Dia Internacional da Mulher

A Assembleia Legislativa vai promover no dia 8 de março, às 09h30, uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, proposta pelas deputadas Márcia Maia (PSB) e Cristiane Dantas (PCdoB), serão homenageadas duas potiguares com destacados serviços prestados ao Estado em defesa dos direitos das mulheres: a promotora de justiça Érica Verícia e a delegada Sheila Freitas.

Érica é promotora de Justiça do Ministério Público do RN, onde coordena o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público (NAMVID), integrando ainda outros comitês em defesa das mulheres. A delegada Sheila Freitas é diretora de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), tendo atuado também na Divisão Especializada em Investigação ao Crime Organizado (DEICOR), Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEIFUR), dentre outras. De acordo com as parlamentares, a homenagem é uma forma de valorizar a atuação dessas profissionais e estimular o debate na Casa Legislativa de temas relacionados aos direitos das mulheres, sobretudo com a oferta de oportunidades de trabalho e inclusão social.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em oito de março de 1975 para homenagear as trabalhadoras norte-americanas que em 1857 foram queimadas dentro de uma fábrica, após dias de greve por melhores condições de trabalho, melhores salários e redução da jornada de trabalho. A data simboliza todas as formas de luta e resistência das mulheres ao longo dos tempos. É um momento para reflexão sobre os papéis sexuais, suas diferenças e dificuldades no espaço público e privado. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar erradicar o preconceito e a desvalorização da mulher.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Turismo

Henrique busca investimentos franceses​ para o Brasil

image1

Henrique Alves busca investimentos franceses​ para o turismo no Brasil‏

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou de um encontro com empresários franceses das áreas de hotelaria e aviação nesta sexta-feira (4), em Paris. Organizado pelo embaixador do Brasil na França, Paulo de Oliveira Campos, o encontro teve como objetivo mostrar o potencial do Brasil para novos investimentos no setor do Turismo.

O país está se preparando para realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a intenção é que o evento mostre ao mundo que o Brasil está preparado para receber bem os turistas. Durante a Copa do Mundo, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com turistas estrangeiros revelou que 95,3% tinham intenção de voltar ao Brasil, sendo 65% para a Olimpíada. Os franceses avaliaram positivamente o país naquele momento, sendo que 83,7% avaliaram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas.

“Esse é um momento muito oportuno para investir no Brasil. Com o câmbio favorável, nossa intenção é atrair não só mais turistas, mas também investimentos ao nosso país. A França é um bom exemplo de que, quando o Turismo é levado a sério, com investimentos para promoção do país interna e externamente, nosso setor pode ser uma alavanca para a economia”, afirmou Henrique Alves aos empresários.

O ministro lembrou que, nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff editou uma Medida Provisória que permite que o capital estrangeiro nas empresas aéreas, até então limitado a 20%, passe para 49%. “A conectividade aérea é um fator importante na decisão do turista em viajar ao Brasil. Essa medida dará mais competitividade ao setor e trará mais possibilidades para o pais se desenvolver nessa área”, avaliou.

Os empresários registraram que, além da barreira da conectividade, o Brasil precisa avançar na questão tributária, que acaba afastando investidores. Henrique Alves reforçou que essa é uma preocupação em sua gestão e que está finalizando um projeto de Áreas Especiais de Interesse Turístico para enviar ao Congresso Nacional, criando zonas com tratamento fiscal, tributário e ambiental facilitados para atrair investidores brasileiros e internacionais.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Cruzeiro Seabourn Quest retorna à Natal segunda-feira

z

Foto: Canindé Soares

O Cruzeiro Seabourn Quest, do grupo Carnival, que já esteve em Natal no dia 17 de novembro de 2015, retornará à Capital do Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (07), com previsão de atracação no Porto às 07h. O navio partiu dos Estados Unidos, passou pela Argentina e vem percorrendo a Costa Brasileira. De Natal, a embarcação de luxo de 32.000 toneladas cúbicas de espaço, distribuídas por 198m de comprimento e 28m de largura, em 15 decks de acesso público, retornará ao país de origem.

Os passageiros estão distribuídos em 225 amplas suítes de luxo, das quais 202 têm varanda e sete têm acesso facilitado para cadeiras de rodas. O navio dispõe de seis bares e salões para serem aproveitados a bordo, assim como um centro de fitness, salão de shows, piscinas, saunas, e uma marina retrátil que permite os hóspedes nadarem, praticarem o snorkel, windsurf, caiaque, ou ski aquático, sem terem que se ausentar do navio. A previsão da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é receber 15 cruzeiros na nova temporada, que se iniciou em novembro de 2015 e se estenderá até abril de 2016, com expectativa de receber 9 mil turistas e movimentar até R$ 4 milhões na economia do Estado.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões neste sábado (05)

O sorteio do concurso 1.796 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (05). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em Caxias do Sul (RS). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 151,5 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 20 imóveis no valor de R$ 1,2 milhão cada, ou comprar 36 carros esportivos de luxo.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Dilma vai a São Paulo para encontro com Lula

A presidenta Dilma Rousseff embarcou na manhã de hoje (5) para São Paulo onde irá se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, Dilma deve chegar a São Paulo no final da manhã e se encontrará com Lula no apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo.

Ontem (04), a presidenta telefonou para Lula e disse estar solidária com o ex-presidente, que foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na Polícia Federal no âmbito da 24ª fase da Operação Lava Jato. Em nota divulgada, Dilma disse estar inconformada com a condução coercitiva do ex-presidente. “Manifesto meu integral inconformismo com o fato de um ex-presidente da República que, por várias vezes, compareceu voluntariamente para prestar esclarecimentos perante as autoridades competentes, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar um depoimento”, diz a nota. Mais tarde, a presidenta fez um pronunciamento em que reafirmou o teor da nota. Segundo a assessoria, após o encontro, Dilma embarca para Porto Alegre onde deve descansar no final de semana.

Agência Brasil

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Semarh e PGE se reúnem com MPF para nivelar informações sobre Oiticica

O secretario Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França se reuniu, na última quarta-feira (02), na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Caicó, com o Dr. Bruno Lamenha, Procurador da República que atua na região Seridó, com o Procurador da PGE, Francisco Sales e com representantes do Movimento dos Atingidos pela Construção da Barragem de Oiticica, para tratar de assuntos relacionados às obras sociais envolvidas na construção do reservatório. O objetivo principal do encontro, convocado pela Semarh, foi o nivelamento de informações sobre as medidas que estão sendo adotadas pela secretaria para atender as recomendações do MPF sobre algumas questões relacionadas à desapropriação, reassentamento das famílias e o andamento das obras sociais.

Sobre os prazos estabelecidos no termo de compromisso, assinado pelo Governo do Estado, em fevereiro de 2015, e que ainda não foram cumpridos, Mairton França explicou que os repasses financeiros advindos do Ministério da Integração (MI) foram muito aquém do que era necessário. “Existe uma dinâmica de repasse de recurso, por parte do MI, porém a quantia é muito inferior à nossa real necessidade: Precisamos de R$ 15 milhões mensais e só estamos recebendo R$ 6 milhões”.

Mairton explicou ainda que no termo de convênio original para a construção da barragem não estavam previstas nenhuma das obras sociais envolvidas no processo, como construção da nova comunidade de Barra de Santana, a construção do novo cemitério, os estudos sismológicos e os estudos para construção da derivação que receberá as águas do São Francisco, através da transposição. De acordo com ele, recentemente, a Semarh requereu ao MI um aditivo que eleva o aporte orçamentário de R$ 311 milhões para R$ 419 milhões. “Com o aumento do repasse as obras sociais serão plenamente atendidas”.

Outro assunto discutido no encontro foi sobre a possibilidade de assinatura de um novo termo de compromisso entre o Governo e o Movimento, onde sejam fixados novos prazos relacionados ao andamento das obras destinadas ao reassentamento das famílias de Barra de Santana. O secretário da Semarh frisou que estará em Brasília, no próximo de 08, para discutir um novo cronograma e a oportunidade do Ministério da Integração também a assinar o documento. “Como 96% recursos são advindos do Governo Federal, achamos prudente que os prazos sejam fixados com o aval do MI e que o documento com as obrigações pactuadas também seja assinado pelo órgão”, frisa. “O Governo do Estado, executa, presta contas, acompanha as questões sociais e não tem nenhuma dívida de contrapartida”, acrescentou Mairton.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Trânsito

Contran adia para maio prazo para tirar habilitação para ‘cinquentinha’

G1 – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o próximo dia 31 de maio o prazo para quem conduzir as chamadas motos “cinquentinhas” obter a habilitação. A decisão foi publicada na quinta-feira (03), no Diário Oficial da União, 4 dias depois de o prazo anterior vencer. Assim, a multa para infratores começará a ser aplicada a partir de junho. Conduzir um veículo sem habilitação é considerado infração gravíssima, com o valor de R$ 191,54 multiplicado por 3, totalizando R$ 574,62. Além disso, a punição inclui 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.

04/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Cabo Edivaldo assumirá destacamento da PM de Florânia

IMG_20160303_101044138

Cabo Edivaldo assumirá destacamento da PM de Florânia

O comandante da 3ª CPM/6º BPM – Jucurutu/RN, capitão Alexsandro Fagundes, confirmou ao Blog do Tonny Washington que o Cabo Edivaldo de Lima, atual comandante do Grupo Tático Operacional (GTO), responderá cumulativamente pelo destacamento Policial Militar de Florânia.

Edivaldo Lima, que também é Coordenador do Programa Polícia Mirim, substituirá o Sargento Agenor Batista, que passará a comandar o Destacamento Policial Militar de São Rafael/RN, na região do Vale do Açu, que passou a pertencer a 3ª CPM/6º BPM. As posses do cabo Edivaldo Lima e sargento Agenor Batista, respectivamente em Florânia e São Rafael, aguardam apenas as publicações no Boletim da PM.

04/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Para Instituto Lula, ação da PF foi violenta e agrediu Estado de Direito

Para o Instituto Lula, a ação da Polícia Federal deflagrada hoje (4) foi uma ação “violenta”, com o objetivo de provocar “constrangimento público” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, a Operação Aletheia cumpriu mandado de condução coercitiva para Lula, que presta depoimento, desde às 8h da manhã, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“A violência praticada hoje contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da extensa nota. “É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história”, diz a nota do instituto.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros