06/03/2016
Por Danilo Evaristo em Natal

Natal recebe reunião do revezamento da Tocha Olímpica nesta segunda-feira (7/03)‏

O ministro do Esporte, George Hilton, participa da reunião preparatória para o revezamento da Tocha Olímpica nesta segunda-feira (07.03), em Natal, no Rio Grande do Norte. O encontro será a partir das 16h, no Centro Administrativo do Governo, e além do representante do esporte estão confirmadas as presenças de autoridades dos ministérios do Turismo, Cultura, Defesa, Justiça e Secretaria de Governo da Presidência da República, do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, além do governador Robinson Faria, e prefeitos municipais.

A reunião de revezamento já foi realizada em diversas capitais brasileiras e tem como objetivo alinhar questões referentes ao planejamento, segurança e divulgação da passagem da Tocha Olímpica, e que servirá como um “esquenta” para os Jogos Olímpicos Rio 2016, programados para o período de 05 a 21 de agosto. No final do mês de fevereiro, o comitê Rio2016 divulgou o roteiro oficial do revezamento da Tocha no Brasil. Com início em 3 de maio, em Brasília, o percurso terá 95 dias de duração e passará por 329 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras, num total de mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores. No Rio Grande do Norte, a  passagem da tocha começa no 4 de junho, com roteiro pelas cidades de São José de Mipibu, Parnamirim, Natal, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.

06/03/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Aposta do Paraná leva R$ 23,8 milhões da Mega-Sena

Uma aposta de Curitiba, no Paraná, acertou as seis dezenas do concurso 1.796 da Mega-Sena e levou R$ 23.818.040,93 no sorteio deste sábado (5), realizado em Caxias do Sul (RS). Veja as dezenas sorteadas: 22 – 23 – 34 – 48 – 53 – 54.  A quina teve 48 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 58.387,61 cada. Outras 4783 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 837,07 cada.

06/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

SEEL promove ação no Dia de Combate ao Sedentarismo

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) vai celebrar o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo com a ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo”. O evento será realizado no dia 10 de março, a partir das 8h, no Centro Administrativo, em frente ao prédio da Governadoria, com a realização de avaliação física, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca, aferição da pressão arterial, teste de glicose e orientações de atividades físicas para os funcionários do Centro Administrativo.

De acordo com secretário adjunto da SEEL, João Pessoa, a ação visa alertar os problemas de saúde causados pelo sedentarismo aos trabalhadores e população em geral. “Esta data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e conseqüências causadas pela falta de exercícios físicos e por meio da ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo”, queremos avisar aos funcionários do Centro Administrativo e o público em geral que o sedentarismo é um problema de saúde muito sério e que pode ser contornado através da atividade física”, revelou.

Como profissional de educação física, João Pessoa, numerou uma série de benefícios ocasionados pela prática de exercícios físicos regularmente. “A atividade física aumenta a capacidade de trabalho mental, melhora o raciocínio, diminui a pressão sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, ajudando a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo, mantendo o peso em níveis adequados, sem falar na melhora da auto-estima”, explicou o secretário.

A ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo” vai contar com o apoio dos alunos do curso de Educação Física da UNP. No ano passado, o Ministério do Esporte realizou o Diagnóstico Nacional do Esporte, um estudo que apontou que 45,9% dos brasileiros não realizam atividade física. Segundo o secretário João Pessoa, os dados servem para reforçar a importância das políticas públicas do Governo do Estado voltadas para a prática esportiva no Rio Grande do Norte. “O Governo do Estado, através da SEEL vem fazendo a sua parte desde 2015, hoje temos calendário anual de eventos esportivos que atendem da criança ao idoso”, comunicou.

06/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo convoca 113 aprovados em concurso do Detran

detran

Governo do Estado convoca 113 aprovados em concurso do Detran

O Governo do Rio Grande do Norte nomeou neste sábado (05) mais 113 servidores concursados para o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Deste total, 20 são para cargos de nível superior e 93 para funções de nível médio. Os convocados irão assumir as vagas de candidatos anteriormente nomeados e que não tomaram posse, ou se apresentaram e posteriormente solicitaram exoneração do cargo.

Os aprovados têm agora até 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício. Os concursados irão suprir o déficit de pessoal das unidades do Detran/RN localizadas em Natal e nos municípios de Mossoró, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Ceará Mirim, Pau dos Ferros, Assu, Nova Cruz, São José do Mipibu, Apodi, Patu, Angicos e São Miguel. Nesse momento serão 14 cidades contempladas com a ampliação de pessoal, sendo que ainda no mês de novembro do ano passado o Governo do Estado já havia convocado mais 47 servidores efetivos que foram distribuídos para 12 municípios.

O concurso do Detran foi realizado em dezembro de 2010 e só homologado em maio de 2012. Foram oferecidas 285 vagas e convocados 582 aprovados, porém desse total 314 não chegaram a assumir e outros 76 pediram exoneração, o que resultou num quadro de cargos vagos de aproximadamente 116 servidores. O processo seletivo foi dividido em vagas de níveis médio e superior com provimentos dirigidos aos cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte.

Anteriormente, o último processo seletivo público para preenchimento de cargos de provimento efetivo no Detran aconteceu em 1977. O ato de nomeação do Governo Estadual levou em consideração a necessidade de pessoal do Órgão, como também a decisão proferida pelo Juíz de Direito da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal/RN, no processo n.º 0115248-96.2011.8.20.0001, e tendo em vista o que consta do processo n° 135526/2014-1. A lista completa dos nomeados está disponível no portal do Detran/RN na aba “Concurso”.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Em nota, Moro defende ação contra Lula, mas diz que ‘não antecipa culpa’

moro

Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo

UOL – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, divulgou uma nota oficial neste sábado (05) em que defende a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na última sexta-feira (04), mas diz que a medida não significa uma “antecipação de culpa”. Após a deflagração da 24ª fase da Lava Jato, na última sexta-feira, Moro foi duramente criticado por Lula, militantes do PT e até pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello.

A nota começa com Moro justificando as medidas autorizadas por ele e solicitadas pelo MPF (Ministério Público Federal). “Essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente”, disse Moro. O juiz federal disse lamentar os episódios de manifestações e confrontos ocorridos ao longo de toda a sexta-feira após o ex-presidente Lula ter sido conduzido pela PF ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde ele prestou depoimento.

“Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”, continua a nota.  Ainda de acordo com a nota, Sérgio Moro criticou atos de violência registrados sobretudo em São Paulo, após a deflagração da operação contra Lula.

“Repudia este julgador, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa”, disse Moro.

A condução coercitiva contra o ex-presidente Lula foi alvo de críticas de apoiadores do ex-presidente, cientistas políticos, juristas e do ministro do STF Marco Aurélio Mello. Para o ministro, a medida foi desnecessária porque Lula não havia sido intimado a depor. “Só se conduz coercitivamente, ou como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão que resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirmou ao jornal “Folha de S.Paulo”.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Política

Rui Falcão diz que Lula poderá ser candidato em 2018

lula-ao-lado-de-rui-falcao

Rui Falcão diz em vídeo que Lula pode ser candidato

Estadão Conteúdo – O presidente do PT, Rui Falcão, gravou um vídeo em que anuncia o começo de “um processo eleitoral”, e que, “se for necessário”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato da legenda nas eleições presidenciais de 2018. O vídeo foi divulgado na página do partido no Facebook neste sábado. “Nós vamos entrar também num processo eleitoral. E tivemos ontem a boa notícia de que o presidente Lula, se for necessário, estará em 2018. Brasil urgente, Lula presidente”, afirma Falcão. Segundo ele, Lula iniciará uma agenda de viagens pelo país a partir de abril.

Sobre o cumprimento do mandado de condução coercitiva do petista ontem, pela Polícia Federal, durante a nova fase da Operação Lava Jato, Falcão diz que o ex-presidente foi “praticamente sequestrado”. “Um presidente que nunca se recusou a prestar esclarecimentos à Justiça e que foi praticamente sequestrado numa violência que mobilizou todo o país.” No vídeo, Falcão agradece à militância pela mobilização ocorrida ontem nas ruas do País e convoca os petistas para novas manifestações. “Quero conclamar que vocês permaneçam mobilizados em vigília, e que participem dos eventos que estão programados”. Segundo ele, haverá manifestações no próximo dia 8 de março, no dia 18 e no dia 31. “Uma mobilização em defesa da democracia, contra o impeachment e por mudanças na política econômica”, defende.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Vídeo: “Eles que enfiem no c* todo o processo”, diz Lula

Veja.com – A deputada comunista Jandira Feghali (PCdoB-RJ), linha auxiliar do PT, gravou um vídeo na sexta-feira durante encontro com Lula na intenção de mandar um recado à militância, mas acabou expondo involuntariamente o palavreado do ex-presidente contra as investigações de que é alvo.

Logo no começo do vídeo, é possível ver e ouvir Lula ao fundo, em conversa por telefone (ele tem celular?) com a suposta presidente Dilma Rousseff, conforme a própria Jandira informa olhando para a câmera. “Eles que enfiem no cu todo o processo”, esbraveja Lula, em mais uma prova de que se acha acima da lei e despreza as instituições democráticas. A coisa é ainda mais tragicômica, porque, sem se dar conta do destempero do ex-presidente, Jandira prossegue:  “Nós estamos aqui com ele, ele está muito tranquilo…”

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Prefeitura vai oferecer cursinho no município

George Queiroz

Prefeitura de Jucurutu vai oferecer cursinho no município

Atento à crescente demanda de jovens interessados em aperfeiçoar os estudos, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB) comunicou na última quinta-feira (03), na Rádio Cidade FM local, que a prefeitura está estruturando o projeto do Cursinho Municipal Preparatório do Enem para ser criado em breve.

George detalhou a ação: “Temos uma quantidade significativa de estudantes que costumam se deslocar até Caicó para assistir aulas em cursinhos. Para dar mais segurança, comodidade e praticidade aos nossos alunos, estamos concluindo a formatação de um cursinho municipal, preparatório para o Enem, que será ofertado pela prefeitura e manterá aulas regulares para os estudantes em nossa própria cidade”, disse o gestor.

O Cursinho Municipal deverá ser implantado em pouco tempo, contando com o suporte de profissionais qualificados, que lecionarão sobre todas as matérias exigidas pelo Enem, e que contarão com todo o suporte da prefeitura para oferecer um serviço de qualidade à classe estudantil, com vistas a proporcionar um nível de estudo mais satisfatório e adequado aos jovens de Jucurutu.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Se quiserem me derrotar, vão ter de me enfrentar nas ruas, diz Lula

lula

Foto: FD/São Paulo

Agência Brasil – Em discurso para a militância petista, na quadra do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, o ex-presidente Lula disse que não irá se calar mesmo ameaçado por perseguição política e denúncias infundadas. E que para derrotá-lo, os opositores terão de enfrentá-lo nas ruas. Lula falou em ato organizado pelo PT, sindicatos e movimentos sociais sobre a situação política após ter sido conduzido pela Polícia Federal ao Aeroporto de Congonhas para depor nas investigações da Operação Lava Jato.

“Eu vim aqui para dizer o seguinte: eu não sei se vou ser candidato, mas eu queria dizer a todos que me ofenderam hoje pela manhã que foi uma ofensa; um ex-presidente que fez por esse país o que eu fiz, não merecia receber o que eu recebi hoje de manhã. Mas sem mágoa. Quero dizer para você aqui, se eles tiverem que me derrotar, eles vão ter que me enfrentar nas ruas deste país”, disse o ex-presidente.

Lula disse que não pretendia se candidatar nas próximas eleições presidenciais, mas diante da atual conjuntura, colocou-se à disposição da militância para a candidatura de 2018. “Eu estava quieto no meu canto. Estava na expectativa que vocês escolhessem alguém para disputar 2018. Cutucaram o vulcão com vara curta. Portanto quero me oferecer a vocês, esse jovem de 70 anos de idade com tesão de um jovem de 30, com corpo de atleta de 20. Não tenho preguiça de acordar as 6 horas. E não tenho problema de dormir às dez”.

05/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Delcídio do Amaral tira mais 15 dias de licença médica

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) apresentou novo pedido de afastamento por licença médica à Mesa Diretora do Senado. Delcídio, que já está afastando para fazer exames, pediu mais 15 dias, contados a partir de terça-feira (8), quando venceria a licença atual. O parlamentar ficou quase 90 dias e foi solto no último dia 18, sob condição de fazer recolhimento domiciliar, podendo sair de casa apenas para trabalhar no Senado. Delcídio nem chegou a retornar à Casa legislativa, porque apresentou o pedido de licença médica logo em seguida.

Agora, a expectativa é que Delcídio do Amaral retorne ao Senado a partir do dia 23 deste mês. Enquanto isso, corre contra ele o processo de análise de uma representação no Conselho de Ética da Casa, que pode resultar na abertura de processo de cassação de seu mandato. Nesta sexta-feira, após tomar conhecimento de notícias de que o senador teria fechado acordo de delação premiada com a justiça, o advogado Gilson Dipp, que era um dos responsáveis pela defesa de Delcídio no conselho, deixou a causa. Delcídio do Amaral foi preso sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Ele ofereceu R$ 50 mil por mês e um plano de fuga para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de colaboração com o Ministério Público. O filho de Cerveró gravou a conversa e entregou o áudio à Justiça, o que resultou na prisão em flagrante do senador.

Agência Brasil


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros