09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Governo do Estado homologa resultado final de concurso da Educação

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), homologou nesta terça-feira (08/03) o resultado final do concurso público para provimento de cargos efetivos de professor e especialistas em Educação do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). A publicação está no Diário Oficial do Estado, disponível em http://www.diariooficial.rn.gov.br.

Foi divulgado tanto a relação dos candidatos aprovados nas vagas, como também a relação complementar com o nome dos candidatos reserva, aprovados além do limite de seis vezes o número de vagas para cada cargo/disciplina em cada Polo/DIREC, em atendimento ao subitem 7.1 do Edital nº. 001/2015 – SEARH – SEEC/RN, de 3 de novembro de 2015. O processo do concurso teve início no mês de novembro de 2015, quando foi publicado o edital com 1.400 vagas, sendo 1.226 das vagas para professor de diversas áreas e 174 para suporte pedagógico.

As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro de 2016, em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros. O certame foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

Um total de 48.787 candidatos se inscreveu no concurso. A jornada de trabalho dos aprovados será de 30 horas semanais e o salário é de R$ 2.013,39 para as seguintes oportunidades: Suporte Pedagógico e professor de Arte; Arte – Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; LIBRAS – intérprete/tradutor; LIBRAS – professor; Pedagogia – Educação Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Passageiros elegem Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves entre os melhores do Brasil

vencedores-1

D

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves recebeu, nesta quarta-feira (09), dois títulos das 11 categorias premiadas pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O terminal de Natal (São Gonçalo do Amarante) foi o escolhido para os troféus de Aeroporto + Confortável e Check-in + Rápido. O título de Aeroporto + Brasil, principal categoria do prêmio realizado anualmente foi para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR). Além de conquistar o título principal, o Afonso Pena foi o melhor aeroporto em outras três categorias, segundo a opinião dos passageiros: Restituição de bagagem + eficiente, Aeroporto + cordial e Raio-x + eficiente.

Viracopos, em Campinas (SP), levou o primeiro lugar nas categorias Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + limpo. Completa a lista de vencedores o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), com o prêmio de Serviço Público + Eficiente. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância dos aeroportos para o desenvolvimento do turismo. “São equipamentos fundamentais de infraestrutura turística e o reconhecimento da qualidade dos serviços do Aeroporto Governador Aluízio Alves e demais terminais avaliados pelos passageiros é um exemplo dessa transformação que estamos presenciando no setor aéreo em benefício do turismo e da aviação brasileira”, afirmou.

O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, disse que o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos é uma vitória coletiva do setor de aviação civil. “No ano de 2015 alcançamos a maior nota de satisfação do passageiro nos 15 principais terminais do País. A percepção do passageiro, além de funcionar como uma ferramenta de gestão, reforça que estamos no caminho certo”. Uma das novidades desta edição é que pela primeira vez a Secretaria incluiu duas categorias para reconhecer o desempenho das companhias aéreas. Na categoria Check-in + Rápido a vencedora foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras; o troféu Restituição de bagagem + Eficiente ficou com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Para chegar às 11 categorias, a Secretaria agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens de infraestrutura, atendimento e gestão que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo. O resultado é fruto da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, instrumento de política e gestão que ouviu 52.412 viajantes de voos domésticos e internacionais ao longo de 2015. As entrevistas são realizadas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no País.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Parceria inédita: Prefeitura de Jucurutu viabiliza descontos para servidores e dependentes junto às universidades

clube de vantagens Jucurutu

Prefeitura de Jucurutu-RN viabiliza descontos para servidores e dependentes junto às universidades

De forma pioneira e visando privilegiar os servidores municipais, o prefeito George Queiroz (PMDB), deu início ao Clube de Vantagens do Servidor de Jucurutu, que consiste numa parceria com empresas privadas de vários segmentos entre universidades, lojas, farmácias, clínicas, supermercados, entre outros, em que o servidor de Jucurutu passa a ter descontos especiais na compra de produtos das empresas parceiras.

Com o intuito de privilegiar áreas de grande impacto na vida dos funcionários, o prefeito iniciou o processo de parcerias com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI – RN), que congrega a antiga Faculdade FARN, as escolas Henrique Castriciano e Doméstica, em que os servidores municipais e seus dependentes (filhos e/ou cônjuges), a partir de agora, terão descontos que variam de 15% a 30% nessas instituições do complexo UNI – RN.

O convênio, pioneiro na região, foi celebrado ontem à tarde, na sede do UNI – RN, entre o prefeito George e o reitor da instituição, o professor Daladier da Cunha Lima, e comemorado pelo Chefe do Executivo Municipal: “Diante do atual cenário de crise, estamos criando o Clube de Vantagens do Servidor para ajudá-los a fazer o dinheiro render mais, a partir dos descontos que eles terão em supermercados, farmácias, etc. Nesse sentido, o convênio com o UNI – RN inaugura em alto nível as parcerias que estamos buscando para nossos funcionários”, detalhou o prefeito. Nas próximas semanas, a prefeitura estará ampliando a lista de parceiros e fará plena divulgação aos servidores para que eles possam usufruir dessa rede de descontos no âmbito do município e também em outras localidades como Natal, Caicó, Assú e Currais Novos.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sancionada: Lei amplia licença-paternidade para 20 dias

O governo federal sancionou a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e estabelece marco regulatório com uma série de direitos voltados para crianças de até 6 anos de idade. O texto, aprovado no início do mês passado pelo Senado Federal, foi sancionado sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (8). O principal avanço da legislação é o aumento da licença-paternidade dos atuais cinco dias para 20 dias.

Por enquanto, o aumento da licença não será obrigatório para todos, mas apenas para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses. A licença-paternidade de 20 dias também valerá para adoção. O marco legal também prevê identificação e prevenção dos casos de violência contra gestantes ou crianças, em mecanismo semelhante aos já adotados em outros países, por meio do sistema de saúde.

Agência Brasil

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Denúncia de agressão contra mulher poderá justificar pedido de cirurgia plástica

Agência Brasil – O governo federal regulamentou ontem (8) a lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a promover cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por violência contra a mulher. As mudanças permitirão ampliar o atendimento das mulheres vítimas de agressões, de modo que possam reconstruir partes do corpo mutiladas ou fraturadas. A partir desta terça-feira, as mulheres violentadas podem utilizar o registro de suas denúncias pelo Disque 180 para solicitar o atendimento em qualquer unidade básica de saúde. O governo também estabeleceu parceria com uma rede de aproximadamente 400 hospitais do Brasil, todos referência em cirurgia plástica.

Além de cirurgias reparadoras e reconstrutivas, passam a fazer parte dos procedimentos o tratamento de queimaduras, as cirurgias de pele, sistema nervoso, vias aéreas superiores, face, aparelho da visão, cabeça, pescoço e mama, entre outros. A regulamentação ocorreu por meio da assinatura de uma portaria interministerial, que também estabelece a criação de um código para registar as cirurgias plásticas reparadoras, feitas especificamente para esse fim. Com isso, explicou o governo, será mais fácil sistematizar as estatísticas sobre atendimentos realizados por conta da violência contra a mulher, doméstica ou não.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, além do registro no Disque 180 e do próprio boletim de ocorrência, caso haja, as vítimas poderão apresentar o prontuário médico do atendimento feito após a agressão sofrida, a fim de solicitar a cirurgia reparadora. “Esta mulher será atendida em todo SUS e será informada pelo serviço Disque 180 de todo o processo para o serviço. A declaração oficial [por meio do Disque 180] significa que não necessariamente precisa ser declaração policial”, esclareceu Menicucci.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Quarta-feira será de sol em Natal, mas terá chuvas em Mossoró e Caicó

A quarta-feira (9) será de sol entre nuvens em Natal, no entanto, segundo a Climatempo, sem possibilidade de chuvas na capital potiguar, que contará com temperatura mínima de 24°C e máxima de 32°C. Apesar não existir previsão de chuva para a Cidade do Sol, as precipitações devem atingir os municípios de Mossoró e Caicó.

Na capital do Oeste, as chuvas podem atingir 10 mm, já em Caicó, as o índice pluviométrico deve chegar aos 8 mm. Em Mossoró, o dia terá sol e aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Além de temperaturas que variam de 25°C a 37°C. O mesmo ocorre em Caicó, contudo, na terra de Santana, a temperatura mínima será de 24°C, com máxima também chegando aos 37°C.

Nominuto

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta as 6 dezenas e Mega-Sena acumula

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.797, o primeiro sorteio da Mega Semana da Mulher, realizado nesta terça-feira (8) no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. Veja as dezenas sorteadas: 02 – 13 – 14 – 35 – 54 – 57. A quina teve 32 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 27.759,94. A quadra teve 2.516 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 504,38. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 3,5 milhões. Nesta semana, a Caixa Econômica Federal vai realizar três sorteios: hoje, quinta (10) e sábado (12). Todos serão às 20h (horário de Brasília) no Terminal Rodoviário Tietê.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Meteorologista da EMPARN ministra palestra sobre as chuvas 2016 em Jardim do Seridó

Acontecerá nesta quinta-feira, dia 10 de março, no Auditório Mestre Galinho, anexo da Câmara Municipal de Vereadores em Jardim do Seridó, a partir das 9 horas da manhã, uma importante palestra com a presença do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot. Saber como serão as chuvas? De que modo elas ocorrerão? Quanto irá chover? Ter essas respostas com confiabilidade é ter uma possibilidade de planejar as atividades e maiores chances de êxitos.

É com esse objetivo que, conjuntamente, a coordenação do evento e com apoio dos seus parceiros, convida toda a população seridoense para a palestra: “Condições de Chuvas para 2016 no Seridó Potiguar” – Ano VIII. O encontro está sendo organizado pelo vereador, José da Noite de Medeiros. Na oportunidade, o representante da EMPARN, Gilmar Bristot mostrará um estudo baseado nas condições meteorológicas momentâneas que buscam antecipar, com alguma certeza, as condições de chuvas futuras em curto prazo e informações sobre previsão do tempo.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Turismo

Cresce entre as mulheres a intenção de viajar sozinhas

08_03_2016_BlogNósnoMundo_divulgação

Cresce entre as mulheres a intenção de viajar sozinhas

Sozinhas, acompanhadas da família ou amigos, as viajantes não perdem a oportunidade de desbravar destinos e se jogar em novas aventuras.  No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de Março, a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo,  mostra que, entre as entrevistadas em fevereiro, 17%  afirmaram que pretendem fazer as próximas viagens  sozinhas, número superior  ao verificado entre os homens, de 13,5%.

As belezas brasileiras devem atrair 62% das turistas, sendo que 71% delas deverão investir em viagens interestaduais. O avião é o meio de transporte preferido das viajantes, devendo ser a escolha para 64,6% das entrevistadas. Seguido pelo carro 20,9% e pelo ônibus 7,2%.  Na hora de definir a forma de hospedagem, a maioria – 56,1% – deve optar por hotéis e pousadas, seguido da preferência pela cada de parentes e amigos, 30%. “As mulheres são figura central no desenvolvimento e fortalecimento do turismo, além de participarem ativamente da construção diária do nosso País. É preciso garantir que a mulher viaje cada vez mais,  seja acompanhada ou sozinha”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

09/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sessão Solene na AL homenageia mulheres potiguares

alrn

Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia mulheres potiguares

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta terça-feira (8) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em sessão solene no plenário Clóvis Motta, a Casa prestou homenagem às potiguares Sheila Freitas, diretora de Polícia Civil da Grande Natal, e à promotora de justiça Érica Verícia. A solenidade foi proposta pelas deputadas Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSB).

“O oito de março não é uma data simplesmente comemorativa. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, tornar o preconceito e a desvalorização da mulher em manchas do passado”, disse Cristiane Dantas. A parlamentar fez uma abordagem sobre a data e enalteceu as conquistas femininas ao longo da história, destacando o direito ao voto e de ser votada, a Lei Maria da Penha e a recente Lei do Feminicídio.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros