02/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasCavalaria da Polícia Militar do estado completa 20 anos

Cavalaria da Polícia Militar do RN completa 20 anos
Um dos mais tradicionais setores da Polícia Militar do Rio Grande do Norte – e de várias forças policiais e militares de todo o mundo – completou no fim desse mês de fevereiro duas décadas de sua reativação. O Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PM-RN chegou aos 20 anos de funcionamento ininterrupto, no dia 29 de fevereiro, com mais de 140 policiais militares especializados nas patrulhas montadas e mais de 100 cavalos de alto nível, divididos em quatro núcleos espalhados pelo estado (Natal/Região Metropolitana, Mossoró, Caicó e Nova Cruz). Historicamente, a cavalaria é a arma mais móvel dos exércitos e a segunda mais antiga, ficando atrás apenas da infantaria.
A Cavalaria da Polícia Militar potiguar nasceu há mais de um século como um esquadrão, que equivale a uma companhia de polícia, e desde 2010 virou um regimento, que tem o mesmo peso de um batalhão. O uso de cavalos e éguas no policiamento no RN remonta ao ano de 1914, quando soldados montados reforçavam o então Batalhão de Segurança. À época, o Esquadrão de Cavalaria, sem autonomia organizacional e baseado na área onde hoje funcionam a Escola Doméstica e o Colégio Henrique Castriciano em Natal, fora comandado pelo 1º Tenente PM João Fernandes de Almeida, o “Joca do Pará”, mas acabou sendo desativado.
0 Comentários