04/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Danilo Evaristo
Assessoria Emparn – As boas chuvas ocorridas durante o mês de janeiro, ocasionadas pela presença de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior de longa duração, fizeram do primeiro mês de 2016 o mais chuvoso desde 2011. As informações detalhadas foram levantadas pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
Segundo os dados colhidos, “o monitoramento diário e mensal das principais variáveis oceânicas/atmosféricas que influenciam na ocorrência das chuvas no Nordeste tem mostrado uma evolução favorável. Isso fica evidente no comportamento do Oceano Atlântico, onde as águas superficiais do setor norte tem se apresentado mais frias do que o normal, e o setor sul continua com águas mais aquecidas”.
Também foi observado que no Oceano Pacífico o fenômeno El Niño, que durante os meses de outubro e novembro de 2015 se destacava como um dos mais intensos dos últimos 30 anos (similar ao episódio de 1997/98), atualmente se apresenta na condição de fenômeno moderado, mantendo a tendência de normalidade a partir do próximo mês de maio.
Os Centros de Alta Pressão sobre o Hemisfério Norte fortalecem os ventos, tanto sobre o oceano Pacífico, mantendo a tendência de resfriamento das águas superficiais na região do El Niño, como sobre o Atlântico Norte, fortalecendo os ventos Alísios de Nordeste e ajudando na descida da Zona de Convergência Intertropical.
TENDÊNCIA
Para o período atual, entre 3 e 10 de fevereiro, a previsão é de ocorrência de chuvas para os próximos dias. Os valores acumulados devem variar entre 30 mm no Agreste e Litoral Sul, 40 mm na Região de Mossoró e acima de 60mm nas regiões Central, Seridó, Alto Oeste, Litoral Nordeste e Grande Natal.
O sorteio do concurso 1.787 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quinta-feira (4). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no Espaço CAIXA Loterias, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).
O sorteio extra faz parte do especial “Mega Semana de Carnaval” e altera o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.786 foi realizado na terça-feira (2) e o 1.788 será no sábado (6). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 208,7 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 20 imóveis no valor de R$ 1,6 milhão cada, ou 5 helicópteros.

Prefeitura de Jucurutu realiza mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti
A prefeitura municipal de Jucurutu, através da secretaria de Saúde, promoveu durante a manhã desta terça-feira (02), nos bairros Novo Horizonte e Severina Lopes, o primeiro mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Esta ação está atrelada ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Objetiva-se reduzir o índice de infestação para menos de 1% nos municípios brasileiros até o final de junho de 2016”, destacou a secretária de Saúde, Liane Araújo Alves.
O mutirão mobilizou agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, vigilância sanitária, servidores da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, jovens da Polícia Mirim e outros profissionais da saúde do município. Estes foram articulados para prestar orientação à população e reforçar o controle do vetor nas residências. Assim sendo, utilizando equipamentos de proteção individual, casas e terrenos baldios foram inspecionados. A secretária de Saúde reforça “que envolver a sociedade incentivando a participação nas atividades de prevenção e eliminação do vetor é fundamental”.
03/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), decidiu enviar nesta segunda-feira (01/02) ofício a todos os portos do Brasil e entidades representativas do setor portuário pedindo maior rigor no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya, entre outras.
O ministro Helder Barbalho inicia na próxima segunda-feira, dia 15/02, um tour pelos portos brasileiros para acompanhar pessoalmente as ações de combate à propagação do mosquito. O primeiro porto a receber a visita de Helder Barbalho será o do Rio de Janeiro, na segunda-feira, dia 15/02. O segundo porto será o de Belém, no dia 16/02.
O ministro supervisionará ações de limpeza do terreno e de esclarecimentos sobre o ciclo reprodutivo do Aedes Aegypti, bem como as doenças que ele causa aos trabalhadores e servidores portuários. Nessa atividade a Secretaria de Portos contará com a ajuda de vários ministérios. O combate ao mosquito já é uma ação feita rotineiramente nos portos brasileiros, inclusive, nos Portos do Rio Grande do Norte, quando constantemente fiscais da Anvisa são acionados para realizar inspeções, além da Coordenadoria de Meio Ambiente da própria Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) realizar um programa de controle e monitoramento de vetores, com aplicação de inseticidas em prédios e áreas adjacentes.

Central do Cidadão e Restaurante Popular são pleitos de Nelter Queiroz em prol de Jucurutu
Na manhã desta terça-feira (02), após abertura dos trabalhos do Legislativo Potiguar, na Assembleia Legislativa (AL), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) recebeu a garantia do governador Robinson Faria (PSD) e da secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, que seus pleitos, protocolados na AL, em novembro de 2015, seriam atendidos brevemente e que o município de Jucurutu passará a contar com os serviços de uma Central do Cidadão e um Restaurante Popular. “Esses dois empreendimentos são de grande importância e valia para os munícipes, já que Jucurutu destaca-se por ser a cidade que mais se desenvolve nas regiões do Seridó e Vale do Assú. Ficou acertado que no fim de Fevereiro o prefeito George Queiroz, a secretária Julianne Faria e eu, nos reuniremos para realizarmos um planejamento estratégico com o intuito de que as obras sejam viabilizadas”, disse Nelter.
03/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasMais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm créditos a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). Os números foram divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU), após uma auditoria que identificou falhas na comunicação a esses trabalhadores. Quem contribuiu com os programas até o ano de 1988 tem direito ao recebimento anual do rendimento de suas cotas, além de poder sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos. No caso de o trabalhador já ter falecido, seus herdeiros diretos podem requerer o benefício.
O benefício do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. De acordo com Antônio Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da CGU, até o ano de 1988, os programas PIS/Pasep eram geridos por um fundo de participação. A partir de 1988, o fundo parou com a arrecadação para contas individuais e os recursos provenientes das contribuições passaram a ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do seguro-desemprego, do abono salarial e do financiamento de programas de capacitação.Segundo a Agência Brasil, a auditoria realizada pela CGU analisou o período de julho de 2013 a junho de 2014, assim como dados de 31 milhões de cotistas. No período avaliado, o Fundo de Participação do PIS/Pasep, que tinha as contribuições feitas até 1988, contava com aproximadamente 31 milhões de cotistas, sendo 26 milhões do PIS e 5 milhões do Pasep. Os valores chegavam a R$ 37,5 bilhões.
03/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA presidenta Dilma Rousseff apresentou nesta terça-feira sua mensagem anual ao Congresso Nacional na cerimônia de abertura do ano legislativo. Na mensagem, Dilma defendeu um pacto por medidas que restabeleçam a estabilidade e o crescimento da economia e também o apoio dos parlamentares nas políticas e ações de combate à epidemia do vírus zika, que desde o fim do ano passado ocorre no País.
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.786 da Mega- Sena, realizado na noite desta terça-feira (2) em São Paulo (SP). O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado na quinta-feira (4), é de R$ 33 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 02 – 06 – 08 – 21 – 25 – 34. A quina teve 76 apostas ganhadoras, que levarão R$ 22.419,77 cada. Outras 5.065 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 480,58 cada.
Mega Semana de Carnaval
Este sorteio extra faz parte do especial “Mega Semana de Carnaval” e altera o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.787 será realizado na quinta-feira (4) e o 1.788 no sábado (6).

Voleibol é outra modalidade disputada dentro da Copa Carnavalesca de Jucurutu
Dentro da Copa Carnavalesca de Jucurutu, além do futsal masculino e do feminino, o voleibol também teve seu espaço com disputas na quadra da Escola Municipal Joel Lopes Galvão no último final de semana. As partidas foram disputadas pelas equipes formadas por quartetos mistos – cada equipe era composta por três homens e uma mulher.
O time de Lucas foi o grande campeão, após vencer seu adversário – equipe de Virginio -, por dois sets a zero na final. “Parabéns ao secretário Pablo Cassiano, a toda equipe e ao prefeito George Queiroz, por manter essa tradição”, comentou Andinho Alvares, atleta do time campeão. A competição foi realizada pela prefeitura municipal, através da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.
02/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
Na leitura da mensagem do segundo ano de sua gestão à frente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa, o governador Robinson Faria anunciou as metas para o ano de 2016 e prestou contas sobre as realizações da gestão em 2015. “Anuncio neste momento a redução de R$ 20 milhões da folha de pagamento dos servidores como resultado da auditoria e do censo do servidor que corrigiu distorções e privilégios indevidos. Significa uma queda no comprometimento da despesa de pessoal com a Receita Corrente Líquida do Estado, de 2,54%, passando de 53,11% para 51,57%. É o início da colheita de resultados”, afirmou o governador no plenário do Poder Legislativo.
O governador disse que hoje “Estamos diante do maior projeto de modernização da administração pública no RN. A Governança Inovadora implantada a partir de 1º de janeiro de 2015 adotou novos paradigmas que dotou o Estado de planejamento estratégico, oferecendo mais e melhores serviços à população. Estamos substituindo um Estado que sempre gastou errado, por outro que oferece mais e melhores serviços”. Explicando os novos paradigmas, o governador exemplificou com medidas como a renúncia à residência oficial, corte no custeio em mais de R$ 200 milhões, realização do censo previdenciário e dos servidores ativos para corrigir possíveis distorções e privilégios no quadro de pessoal.
“Agradeço o espírito republicano de todos desta Casa Legislativa, a liderança forte, serena e tranquila do presidente Ezequiel Ferreira de Souza, que permitiu a aprovação do realinhamento tributário para garantir aporte de R$ 220 milhões até dezembro e qualificação dos gastos para chegar ao equilíbrio fiscal numa mentalidade estratégica que não se limita ao curto prazo, tudo discutido previamente com a sociedade. Essa é a nova forma de governar”, registrou. O governador se referiu à participação social na administração: “Pela primeira vez um governo montou equipe técnica, que dialoga com a sociedade civil organizada. Nunca isso aconteceu no RN, inclusive com a sociedade participando diretamente do governo, sem leilão partidário, quebramos paradigmas e demos vez à sociedade civil participar da construção do novo modelo de governança para o RN”.