
A prefeitura municipal de Jucurutu, por meio da secretaria de Educação e Cultura, comunica aos pais e responsáveis pelos estudantes que as matrículas para o ano letivo de 2016 da rede municipal de ensino já estão abertas.
Iniciadas nesta segunda-feira (01), as matrículas podem ser realizadas pela manhã e no horário da tarde nas seguintes localidades:
– Centro Municipal de Ensino Rural – Escolas do Campo
– Escola Municipal Joel Lopes Galvão – Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
– Escola Municipal Santo Alexandre – Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano
– Escola Municipal Valdemir Fernandes – Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
– Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros – Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e EJA vespertino
– Universidade Infantil Rita Medeiros – Educação Infantil
02/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
RN: Governador dá posse a novo secretário dos Esportes
O governador Robinson Faria empossou Francisco Canindé de França como novo secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Natal, no início da tarde desta segunda-feira (1º). Canindé já atuava na pasta como adjunto, e assume o lugar deixado por George Câmara.
Durante a solenidade, o novo titular da pasta comparou o trabalho de um gestor a uma corrida de bastão e se comprometeu a continuar o trabalho do seu antecessor para chegar ao êxito. “É um momento de felicidade, de alegria e de absoluta convicção de que precisamos cuidar bem do povo. E o esporte é um bom caminho neste sentido”, assinalou Canindé, que é pedagogo e tem longa experiência na gestão pública.
O governador Robinson desejou ao recém-empossado que ele continue a fazer do esporte uma pasta de destaque do governo. “Canindé traz uma grande bagagem, além de uma visão solidária, visão humana e do espírito de otimismo que é uma marca de nossa gestão”, acrescentou
O Governo do Estado antecipou em um dia a data de pagamento do funcionalismo estadual referente ao mês de janeiro, que estava previsto para os dias 4 e 5 deste mês. Agora, os servidores aposentados e pensionistas terão os vencimentos depositados no dia 3 e os ativos terão os salários creditados no dia 4.
O pagamento dos servidores no mês subsequente foi adotado em virtude da forte frustração de receitas federais nos repasses da União para o Rio Grande do Norte, devido à crise econômica que afeta o país. No entanto, o governador tem determinado à equipe econômica todos os esforços para que os pagamentos possam ocorrer no melhor prazo possível dentro do previsto na legislação.
O Governo do Estado por intermédio do Detran/RN divulgou na manhã desta terça-feira (02) os números referentes ao projeto piloto de Agendamento de Vistoria Veicular implantado no mês de janeiro na sede administrativa do Órgão, situada no bairro de Cidade da Esperança, na capital. De acordo com levantamento realizado pelo setor de Informática, foram agendadas no período de 11 a 31 de janeiro 1.217 vistorias. O processo visa conceder maior comodidade e agilidade ao usuário que necessita executar esse tipo de serviço.
Levando em consideração apenas os 15 dias úteis referentes ao período de agendamento, o serviço vem sendo procurado por uma média de 81 pessoas por dia, porém foi detectado pela equipe de informática do Detran, que alguns usuários estão marcando a data e horário da vistoria e não estão comparecendo para a realização do serviço. Essa prática é responsável pelo adiamento dos serviços daqueles usuários que têm realmente a necessidade de efetuar a vistoria, já que vagas são ocupadas por usuários faltosos.
Para o atendimento de vistoria veicular agendada, a Direção-Geral do Detran realizou adaptações na área de pista de veículos vistoriados. Nesse sentido foi disponibilizado vistoriador e boxes exclusivos para atender a demanda dos agendamentos. O setor também foi sinalizado indicando o local e o estacionamento dos usuários que têm horário marcado para o procedimento.
O processo para efetivar o agendamento é simples bastando que o interessado acesse o site do Detran (www.detran.rn.gov.br) e logo em seguida clique no ícone com figuras de carrinho e calendário (agendamento de vistoria) existente no meio da página principal do portal. Na tela seguinte, o usuário preenche os dados do automóvel (se o veículo for usado, digita o número da placa e do Renavam; se for 0km, o número do chassi) e CPF do proprietário.
Cumprida essa etapa, é disponibilizado um calendário onde o interessado pode agendar dia e hora para realizar o serviço. Quando o processo for concluído é importante que o usuário imprima o documento de agendamento para apresentação no momento da vistoria. A princípio, o intervalo de atendimento entre agendamentos é de 20 minutos.
Logo após a vistoria veicular, o usuário valida o documento de vistoria no setor competente e segue o trâmite normal do serviço, que requer passagem pela conferência de documentos, expedição de guias de pagamento, quitação dos valores devidos, e, por fim, pela emissão e recebimento dos novos documentos obrigatórios referentes ao veículo vistoriado. Todo o processo é finalizado no mesmo dia. O Agendamento de Vistoria Veicular implantado pelo Detran se encontra em fase experimental e tão logo que seja avaliado e realizado possíveis ajustes, deve ser expandido para outras unidades do Departamento situadas em outros municípios.
A realidade já é outra. Não mais aquela que respirava tristeza, mas essa que tira o jucurutuense de casa para ver de perto a beleza das águas que chegaram ao Rio Piranhas no último fim de semana em Jucurutu, trazendo de volta o tradicional banho e a velha pescaria.
Assim o belo Rio Piranhas recebe grande volume de água após as recentes precipitações registradas no estado da Paraíba e no Rio Grande do Norte. Nas redes sociais, a cheia do Rio era o assunto mais comentado. Como resultado da chegada das novas águas ao manancial, a CAERN já abastece a cidade pelo sistema original captando água no seu poço natural no leito do Rio Piranhas. As imagens foram registradas na manhã de ontem (01), pelo Blog do Danilo Evaristo.


02/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NatalO site da agência de viagem online Hotel Urbano aponta Natal na segunda posição entre as cidades brasileiras mais buscadas para reservas de carnaval. A capital potiguar vem depois de Porto Seguro, e Maceió está em terceiro lugar entre as preferidas para o feriado. O buscador de hotéis Trivago informa que Natal aparece na terceira colocação, duas posições à frente da que estava no carnaval de 2015. Os destinos mais buscados pelos brasileiros para o carnaval, segundo o Trivago, são Rio de Janeiro e Florianópolis.
O carnaval é um dos feriados que mais movimentam o turismo no país. No ano passado, 6,8 milhões de turistas saíram de suas casas para curtir a festa em outro local, segundo projeção do Ministério do Turismo. “Os destinos devem aproveitar, cada vez mais, os eventos culturais como o carnaval e o São João para atraírem turistas, promoverem os seus atrativos e movimentarem as respectivas economias”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, citando o sucesso do Natal em Natal como exemplo.
Outro buscador, o Skyscanner, ferramenta global de busca de viagens, realizou levantamento sobre as cidades brasileiras mais procuradas pelos turistas estrangeiros para o Carnaval. Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Fortaleza seguem como os destinos preferidos para curtir a folia. Além disso, em parceria com o Hostelworld, foram mapeadas as nacionalidades que mais procuraram o Brasil para curtir o Carnaval. Os brasileiros ocupam o primeiro lugar, seguidos dos ingleses, americanos, argentinos, alemães e australianos.
Vindo de Fortaleza (CE) com destino a Recife (PE), o Porto de Natal recebeu ontem (31) o último cruzeiro de janeiro de 2016, totalizando quatro somente no primeiro mês do ano, e já superando o mesmo período do ano passado, quando nenhum cruzeiro atracou no Porto de Natal nos 30 primeiros dias de 2015.
O Cruzeiro Silver Spirit foi o maior cruzeiro da atual temporada que passou pelo Porto de Natal, com 36.000 toneladas transportando até 540 passageiros e 376 tripulantes com acesso a seis excelentes restaurantes incluindo um restaurante japonês e o inovador Star Supper Club, que oferece música ao vivo onde se pode dançar. O navio dispõe ainda de spa e academia de ginástica de 770 m².
Na temporada de 2016, que teve início em novembro de 2015, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), responsável pela administração do Porto de Natal, tem uma previsão de receber até 15 Cruzeiros, superando os 10 recebidos na temporada anterior.

Frankie Marcone/Nominuto
Rafael Araújo, Nominuto – O ABC venceu o América por 2 a 0 na noite de hoje (31), na Arena das Dunas, em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Cidade do Natal, primeiro turno do Campeonato Potiguar. Os gols alvinegros foram marcados por Nando e Jones. O Clássico Rei foi marcado por muitas faltas e lances polêmicos. O América renegou os árbitros do Rio Grande do Norte e solicitou arbitragem de fora, mas saiu de campo derrotado num confronto com pelo menos dois lances cruciais e discutíveis.
Na primeira etapa, após cruzamento de Alex Cazumba, Luiz Eduardo mandou a bola para o fundo das redes, mas, em um lance contestado pelos americanos – a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol alvirrubro. Já na etapa complementar, Flávio Boaventura derrubou Jones fora da área, mas o árbitro Flávio Gomes Barroca acabou marcando pênalti, que foi convertido pelo atacante que sofreu a falta.
Com o resultado, o América saiu da liderança da competição – e agora ocupa a 3ª colocação, com 6 pontos. Já o ABC sai da 5ª para a 4ª posição na tabela, também com 6 pontos, mas com um saldo de gol inferior ao do rival. Enquanto isso, a liderança do estadual fica com o Potiguar de Mossoró, que venceu o Baraúnas e chegou aos 7 pontos na tabela. O vice-líder é o Globo, que venceu o Assu fora de casa e também chegou aos 7 pontos. Na próxima quarta-feira (3) as duas equipes voltam a campo pelo estadual. Às 18h45, no estádio Nazarenão, o América enfrenta o Palmeira. Um pouco mais tarde, às 21h, o ABC recebe o Alecrim, no Frasqueirão.

“Viagens nacionais são uma grande aposta do Turismo brasileiro” afirma ministro Henrique Alves
Após a divulgação da redução dos gastos de brasileiros no exterior pelo Banco Central, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, afirmou que o recuo de 32% do montante gasto por turistas do Brasil em outros países era esperado, uma vez que o aumento do dólar e a melhoria da competitividade dos destinos brasileiros vêm mudando o comportamento dos viajantes e o turismo doméstico ganhou força no país.
“Temos verificado mês a mês que a intenção de viagens ao exterior tem recuado e que os brasileiros vêm optando cada vez mais por destinos nacionais. Acredito que essa mudança tenha inúmeras razões, mas sem dúvida a alta do dólar e a melhoria na infraestrutura e na oferta de nossas cidades contribuíram para isso. Temos variadas opções dentro do Brasil, para quem quer curtir destinos de praia, culturais, gastronômicos, para quem quer vivenciar novas experiências e apreciar nossa rica biodiversidade”, afirmou.
Para Henrique Eduardo Alves, o que deixou de ser gasto lá fora pode impactar positivamente na economia do país. “A diferença entre o que foi gasto em 2015 e 2014 é de mais de US$ 8 bilhões. No câmbio atual, são mais de R$ 32 bilhões e uma parte desse valor pode ficar no país e movimentar a economia turística doméstica. É uma oportunidade de atrair e cativar um público diferenciado para todos que trabalham no setor”.
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.785 da Mega-Sena, realizado neste sábado (30) na cidade de Leopoldina (MG). O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado na próxima terça (2), é de R$ 30 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 05 – 11 – 27 – 41 – 42 – 54. A quina teve 91 apostas ganhadoras, que levarão R$ 29.194,90 cada uma. Outras 6.410 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 592,09 cada uma. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.