A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN), divulgou na última quarta-feira (03) boletim epidemiológico com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte. No Rio Grande do Norte, foram notificados até o momento 231 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Desses, 194 são de nascimentos ocorridos em 2015, 33 são de nascimentos ocorridos até 30 de janeiro deste ano, 2 foram abortos e 2 intraútero. Do total de notificações, 62 foram confirmados, 15 foram descartados e 154 estão sob investigação.
Dos 62 casos confirmados, 58 foram baseados em critério clínico-radiológico, por apresentar resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, como dilatação dos ventrículos cerebrais, calcificações intracranianas, entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem. Quatro casos foram confirmados por critérios clínico-laboratoriais e com a identificação do vírus Zika a partir de amostras provenientes de dois casos de aborto e de dois recém-nascidos. Os 15 casos foram descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos. Os casos notificados estão distribuídos em 55 municípios do RN, situados nas oito regiões de saúde do estado. Do total de casos notificados, 14 evoluíram para óbito, após o parto ou durante a gestação (aborto espontâneo ou natimorto).
Duas apostas de São Paulo acertaram as seis dezenas do concurso 1.787 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (4). O sorteio ocorreu no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). Uma das apostas é da cidade de Jundiaí (SP) e a outra é da cidade de São Caetano do Sul (SP).
Cada uma vai levar R$ 17.008.680,52. Veja as dezenas sorteadas: 01 – 05 – 13 – 25 – 26 – 29. A quina teve 167 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 14.880,66 cada uma. Outras 8.897 apostas acertaram a quadra e vão ganham R$ 399,02 cada. O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado na sábado (6), é de R$ 3 milhões.
O promotor substituto da Comarca de Jucurutu, Carlos Henrique concedeu, nesta sexta-feira (05) uma entrevista ao Blog do Danilo Evaristo, na qual ele traz algumas orientações para quem vai brincar o Carnaval 2016 no município. Na primeira orientação, Dr. Carlos Henrique, destaca a preocupação do Ministério Público para a combinação de direção de veículos e álcool: “É muito importante que quem beber não dirija, quem dirija não vá beber! A gente acredita que está vindo um suporte (polícia de trânsito) de Natal, pelo menos é a ideia que a gente teve, vai conseguir ter mais forte lá em Caicó, mas talvez consiga ter alguma cobertura aqui pra evitar acidentes”, informou.
Carlos Henrique falou também como deve ser o comportamento dos pais no cuidado com os menores de idade e ainda lembrou que é proibida a venda de bebida alcoólica a crianças e adolescentes. “Em relação às crianças e os adolescentes é lembrar para o comerciante, é proibida a venda da bebida pra menores de idade e que os menores, os pais têm que fiscalizar também o consumo de bebida alcoólica por parte dos menores”. O promotor também voltou suas palavras para limitação de som.
“Existe limitação de som e o nosso direito acaba onde começa o direito do outro! Então às vezes você quer brincar, você quer estender, você quer colocar uma caixa de som, mas você também tem que entender que às vezes, vizinho tem o idoso, tem uma criança de colo, aí que você tem que brincar, mas você também não pode invadir e desrespeitar o direito alheio!”, comentou o promotor desejando um feliz carnaval a todos: “Quero desejar um feliz carnaval pra todos, que brinquem, que se divirtam com responsabilidade e que aproveitem, é o nosso desejo”.
Corte de terras continua sendo realizado na zona rural em Jucurutu
O corte de terras continua atendendo os agricultores nas comunidades rurais de Jucurutu. Com a chegada das chuvas neste início de ano o corte de terra deixa o solo pronto para as plantações dos agricultores, que solicitam o serviço na secretaria de Agricultura. A ação é um auxílio realizado anualmente no município, em apoio ao homem do campo pela prefeitura municipal. “O prefeito George Queiroz autorizou e no mês passado começamos atender aos agricultores do município”, conta o secretário de Agricultura Marcelo Vitor Lopes de Oliveira, informando que Santa Rita, Cachoeira, Boi Selado, Bela Vista, Barra de Santana, Acampamento, Aroeira, Lagoa e Angicos, foram as mais recentes comunidades rurais atendidas com o serviço.
O carnaval 2016 de Jucurutu começa nesta sexta-feira (05), na Status Dance, com a escolha da Rainha, a partir das 22 horas. “Após diálogo com comerciantes locais, decidimos por fazermos o carnaval de Rua em Jucurutu”, conta Zorro Produções, integrante da comissão organizadora do evento. A festa hoje será animada pelas atrações: Bom a Bessa, Deninho Souza & Gustavo dos Teclados.
O evento carnavalesco será realizado todas as noites até dia 09 de fevereiro, terça-feira. E a partir do sábado (06) a festa começará sempre às 18 horas com arrastões de blocos, animados por bandas locais no trio elétrico e paredões de som, saindo de frente ao posto de combustíveis Santa Isabel, no bairro Novo Horizonte, seguindo até o Centro de Eventos Autran Lopes, onde terá outra atração musical para encerrar a noite de festa.
No sábado (06), a atração do trio será Juninho e Banda, e a do palco no Centro de Eventos, Arrocha Nó. No domingo (07), a atração no trio será Curtição de Playboy, já no palco – Centro de Eventos – Pé de Ferro animará a segunda parte da festa. Na segunda, dia 08, no trio tem Kiko Almeida e na sequência no palco tem a banda Kuarto de Sacanagem. E na terça-feira (09), data do encerramento do carnaval, no trio a animação ficará por conta do grupo Só Vivo e no palco do Centro de Eventos Autran Lopes, tem Pura Simpatia.
A presidenta Dilma Rousseff convocou na noite desta quarta-feira (03) toda população brasileira a se unir no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite o zika vírus e pode causar microcefalia. Dilma garantiu que o governo federal fará absolutamente tudo o que for necessário para apoiar as crianças atingidas pela microcefalia e suas famílias.
“Quero transmitir uma palavra especial de conforto às mulheres brasileiras, principalmente às mães e às futuras mamães. Faremos tudo, absolutamente tudo, que estiver ao nosso alcance para protegê-las”, disse a presidenta, em rede nacional de rádio e TV. Em novembro passado, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia.
No pronunciamento desta noite, a presidenta ressaltou também que no dia 13 de fevereiro será iniciada uma megaoperação envolvendo 220 mil militares das Forças Armadas em ações de combate ao mosquito. “Vamos visitar o máximo possível de casas, para destruir os criadouros do mosquito”, afirmou Dilma.
Estadão Conteúdo – O Campeonato Brasileiro deste ano deverá ser o primeiro da história a contar com o auxílio do vídeo para corrigir erros de arbitragem que não envolvam interpretação. A CBF espera uma autorização da International Football Association Board (IFAB), entidade que rege as regras do futebol, para implantar um sistema próprio. A ideia é ter um árbitro em uma cabine com poder de reverter marcações no campo que forem notoriamente equivocadas.
“Se possível, vamos implantar no Brasil a partir da Série A, em maio”, afirmou Sergio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. “Vamos iniciar na A, a não ser que a Fifa determine que não seja na principal divisão. Mas a nossa vontade, o nosso pleito, é na Série A.” A definição sairá no próximo encontro da IFAB, nos dias 4 e 5 do próximo mês. “Em março haverá a reunião definitiva, e acredito que teremos a aprovação pelo menos do experimento no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e alguns outros países que pediram para realizar”, explicou Corrêa.
Quem comanda o projeto do Árbitro de Vídeo – nome dado ao sistema que vem sendo desenvolvido na CBF – é Manoel Serapião Filho, ex-juiz de futebol e atual diretor técnico da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF). “Há determinados erros de arbitragem que fogem da capacidade humana de percepção e isso pode subverter o resultado de um jogo”, defende. Pelo projeto de Serapião, a ideia é que árbitros e até mesmo ex-árbitros atuem cuidando do vídeo. “Eles teriam que ser bem treinados para isso”, considera Serapião. O árbitro de vídeo ficaria em uma cabine e teria poder de alterar a decisão do juiz de campo nos erros que não tivessem a ver com a interpretação – como uma saída de bola não marcada ou um pênalti assinalado cuja falta ocorrera fora da área.
Nesta segunda-feira, Serapião apresentou o projeto do Árbitro de Vídeo na sede da CBF, durante seminário que reúne chefes das comissões de arbitragem das federações. O evento acontece desde o domingo e se estende até quarta-feira. Os encontros contam com palestras e debates e têm como objetivo realizar um planejamento para aprimoramento do quadro de árbitros do País para os próximos quatro anos. Um dos principais palestrantes é o espanhol José Maria Garcia-Aranda, ex-chefe do departamento de arbitragem da Fifa.
Congresso em Foco – Na primeira sessão deliberativa o ano, os senadores aprovaram, por unanimidade, o projeto do Estatuto da Primeira Infância, que determina um conjunto de ações para o início da vida, de zero a seis anos de idade. Uma das novidades está na ampliação da licença-paternidade em mais 15 dias. Hoje o pai tem direito de se afastar do trabalho por até cinco dias. Como já foi aprovada pela Câmara, a proposta seguirá para sanção presidencial. Caso esse trecho não seja vetado pela presidente Dilma, a licença-paternidade poderá chegar a 20 dias.
A prorrogação da licença para os pais, no entanto, não será automática. Seguirá os mesmos moldes da concessão da licença-maternidade de 180 dias, ou seja, estará sujeita à adesão da empresa. Além disso, para ter mais tempo para ficar com o bebê, o homem terá de participar de cursos sobre paternidade responsável. A licença-maternidade de 180 dias é garantida às servidoras públicas federais desde 2010. Alguns estados também ampliaram o benefício. Na iniciativa privada, a minoria aderiu ao programa que aumentou para seis meses o afastamento remunerado. A maioria continua a conceder 120 dias.
O texto aprovado também garante ao pai o direito de não comparecer ao serviço, sem perdas no salário, para acompanhar a gestante nas consultas de pré-natal e pediátricas. Ele terá até dois dias para acompanhar a mulher em consultas médicas durante a gravidez e um dia para levar o filho de até seis anos ao médico. “É uma legislação muito avançada. Estende o olhar sobre todos os direitos da criança na primeira infância e na sua relação com a família. Alguém já disse que se pode reconhecer o valor de um país pelo modo como trata suas crianças, portanto, é disso que trata o projeto de lei”, defendeu a relatora do projeto, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).
Estadão Conteúdo – Em Pernambuco, Estado com maior número de notificações de microcefalia, muitas mães têm sido abandonadas pelos companheiros após descobrir que o filho do casal é portador da má-formação. Médicos ouvidos pela reportagem relatam que os casos são cada vez mais frequentes e afetam principalmente jovens em relações instáveis.
Médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia contam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho. “Eu me surpreendi com a quantidade de mães que estão cuidando do filho sozinhas, porque o pai simplesmente resolveu largar a família”, conta uma pediatra que não quis se identificar. O rompimento também atinge relações mais duradouras.
Após dois anos de namoro e nove de casamento, a promotora de eventos Carla Silva, de 32 anos, foi abandonada pelo pai dos seus três filhos quando ainda estava internada na maternidade. O motivo, conta, era a condição da caçula, Nivea Heloise, que nasceu com menos de 28 centímetros de perímetro cefálico. O casal se conheceu após ele começar a frequentar a mesma igreja evangélica que ela, em uma periferia do Recife. Carla havia acabado de sair de um relacionamento longo e até resistiu às investidas dele por quatro meses. Depois, começaram a namorar, se casaram e tiveram dois meninos, hoje com 3 e 5 anos. Durante a gravidez da caçula, porém, a relação já estava abalada.
Açude na fazenda Descanso em Jucurutu transbordou em janeiro – Foto: Jackson Douglas
O mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). E o resultado é que quase metade dos reservatórios potiguares recebeu recarga de água. Só a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento de 34 cidades, recebeu 3,5 milhões de metros cúbicos (m³) e subiu 10 cm de lâmina. Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), 21 receberam recargas que variam de 1% a 20% de suas capacidades.
O açude Beldroega em Paraú, que iria entrar no volume morto já no próximo mês, teve um aumento no volume de água em 20% (1,6 milhão de m³). Diante do aumento, mesmo que as chuvas cessem, o reservatório ainda terá água até o mês de setembro. Pequenos reservatórios transbordaram. Em Jucurutu, os açudes das comunidades de Riachão e Boi Selado atingiram seu volume máximo e já estão desaguando em direção à Armando Ribeiro, que está atualmente com 20,40% de sua capacidade (489,5 milhões de m³).
O mesmo acontece com o acúmulo de água na obra da barragem de Oiticica, hoje com 3 milhões de m³, que está atingindo um braço do Rio Piranhas e contribuindo para a cheia do maior reservatório do estado. Alguns reservatórios que entrariam em volume morto até junho deste ano, só chegarão a volume morto em dezembro. Isto significa que receberam recarga para durar mais 6 meses.
ACUMULADO
No acumulado de 2016, onde mais choveu no estado foram Apodi e Olho D’água dos Borges. Nas duas cidades o índice pluviométrico superou a marca dos 300 mm, atingindo respectivamente 304 mm e 318 mm. Em seguida, Portalegre (268 mm), Riacho da Cruz (238 mm) e Caraúbas (236 mm). Em São Rafael, onde já foram registrados 234 mm de chuva neste ano, chegou a cair granizo no ultimo final de semana.
“O sistema meteorológico responsável por estas chuvas é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que deve continuar nos próximos dias provocando chuva no litoral, mas principalmente no interior”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. No período de Carnaval, entretanto, o volume maior de chuvas deve acontecer na faixa litorânea do estado. Os valores acumulados entre 3 e 10 de janeiro, segundo a precisão da Emparn, devem atingir cerca de 30 mm no Agreste e Litoral Sul, 40 mm na Região de Mossoró e acima de 60 mm nas regiões Central, Seridó, Alto Oeste, Litoral Nordeste e Grande Natal.