
MEC autoriza abertura do processo licitatório do campus de Medicina da Ufersa, em Mossoró e Assu
As populações dos municípios de Mossoró e Assu, no Rio Grande do Norte, poderão em breve realizar o tão acalentado sonho de contar com cursos de Medicina na região. Em audiência com a senadora Fátima Bezerra e o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José de Arimatea de Matos, o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, autorizou a abertura do processo licitatório para início das obras dos campi de Medicina de Mossoró e de Assu. Em Mossoró, a Ufersa já contratou professores contratados e selecionou alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O início das aulas será no 2º semestre deste ano.
Já o campus de Assu depende de um replanejamento do MEC. A previsão do início do curso é para o próximo ano. Segundo a senadora, essas iniciativas vêm não só fortalecer a educação, mas a saúde e a cidadania de todo a população potiguar. “ A interiorização do curso de Medicina, por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, está possibilitando avanços extraordinários na democratização do curso de Medicina em todo o país. O sonho da juventude de Assu está se realizando: cada um desses jovens terá a chance de se tornar doutor”, destacou a senadora. Para Fátima, ações como essa vão contribuir para melhorar a assistência à saúde da população. “São passos importantes em prol da cidadania do povo de Mossoró, de Assu, enfim, de todo a população potiguar”, adianta.

Prefeito George Queiroz faz leitura anual na Câmara Municipal de Jucurutu
O prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB) fez na tarde de hoje (16) a leitura de sua mensagem anual com referências aos projetos segundo sua gestão pretende realizar no ano de 2016 no município. A leitura ocorreu dentro da sessão ordinária que abriu os trabalhos legislativos do corrente ano, na presença dos legisladores do município.
Na mensagem, George Queiroz presta contas dos serviços prestados à população no passado 2015, enfatizando o que sua gestão pretende realizar neste ano em Jucurutu nas áreas da educação, saúde, assistência social, agricultura, esporte, infraestrutura, entre outras. “Mesmo diante dos obstáculos que se apresentam, buscaremos promover diversas ações em todas as áreas da gestão com vistas a promovermos o bem estar social e o lazer irrestrito ao nosso povo”, informou Queiroz.
Confira a seguir na íntegra a mensagem anual do prefeito George Queiroz:
Excelentíssimo Senhor Presidente desta Augusta Casa Legislativa, vereador Rubens Araújo.
Demais componentes do Poder Legislativo Municipal,
Autoridades presentes,
População em geral da nossa Jucurutu,
Compareço a esta Casa pelo dever constitucional de apresentar as ações realizadas, planejadas e em curso da administração municipal.
Nobres vereadores,
Tivemos em 2015 um ano de fortes problemas financeiros em todo o Brasil. Conduzimos nossa gestão com forte perda de rendimentos. Estamos diante de um novo cenário na economia que nos impediu de promover investimentos em todas as áreas da forma como gostaríamos de fazer.
Estamos, com muito empenho, enfrentando os problemas gerados pela dificuldade financeira, e isso nos tem feito estabelecer prioridades na hora da tomada das decisões administrativas que nos competem.
Graças a Deus, com o apoio da nossa equipe de servidores, temos conseguido administrar dentro da realidade que o momento financeiro nos impõe. Nesse sentido, não medimos esforços para honrar com nossas obrigações ao longo do ano e sempre perseguiremos esse objetivo.
De um modo geral, as áreas constitucionais prioritárias da administração municipal, como os casos da saúde, da educação, da assistência social, da agricultura, do esporte e da infraestrutura, funcionário plenamente, sempre contando com o suporte e o apoio necessários.
Ao fim do ano, conseguimos atravessar um conturbado período administrativo com a plena e precisa consciência do desafio que se avinhava para 2016. E justamente precisamos, por dever de justiça, dividir com todo nosso corpo de profissionais o mérito do trabalho até aqui desempenhado por todos nós.
Temos a comemorar diversas conquistas alcançadas ao longo do ano, sem esquecer de todo o esforço envidado para diminuir o impacto causado pela outra perversa crise que assola o semiárido, que é a crise hídrica. E nesse particular, temos a clareza de que haveremos de trabalhar bastante ao longo deste novo ano para fazer chegar ainda mais benefícios ao povo da nossa Jucurutu.
Aliás, para 2016, esperamos, como já apontam as projeções da economia, um ano duro, de recessão, e que exigirá grandes esforços, dedicação e união por parte de todos nós Jucurutuenses.
Os primeiros repasses recebidos, que representaram uma queda superior a 12% nesse início de ano, já apontam para o tamanho de desafio a vencer. E haveremos, com a ajuda de Deus e total empenho nosso, de vencer essa batalha ao final do ano.
Como momentos de crise exigem criatividade e eficiência no gerenciamento administrativo, nós lançaremos mão de todos os expedientes legais que estiverem ao nosso alcance para manter o equilíbrio entre receitas e despesas no âmbito do município.
Mesmo diante dos obstáculos que se apresentam, buscaremos promover diversas ações em todas as áreas da gestão com vistas a promovermos o bem estar social e o lazer irrestrito ao nosso povo.
SAÚDE
Assim, na saúde fomentaremos parcerias administrativas e/ou políticas junto aos nossos parlamentares para viabilizarmos a promoção de vários tipos de benefícios que atualmente Jucurutu, mesmo não tendo obrigação legal, tem oferecido sistematicamente À população.
EDUCAÇÃO
Na área da educação, nosso maior objetivo será ofertar um ensino de qualidade nas diversas unidades escolares, a partir do investimento acima do que somos obrigados por lei a destinar à área. Faremos o possível para atingir 30% de investimento.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Como forma de tentar diminuir o impacto da crise econômica na vida do povo da nossa Jucurutu, daremos especial atenção á oferta de cursos profissionalizantes que permitam às pessoas colocarem-se de forma qualificada no mercado de trabalho local e regional.
AGRICULTURA
Com a permissão de Deus, neste ano, diante do cenário que parece apontar para um inverno satisfatório ao homem do campo, nós buscaremos potencializar o cultivo agropecuário oferecendo tudo o que a prefeitura dispõe em termos de estrutura e, além disso, reuniremos esforços conjuntos com a classe política para conseguirmos implantar projetos governamentais aqui em Jucurutu.
ESPORTE
Nosso esporte tem sido amplamente difundido por toda parte do município e ele representa uma poderosa ferramenta de lazer e transformação social a qual damos e continuaremos a dar massivo apoio à prática e realização de eventos em diversas modalidades esportivas. Se Deus quiser, nossas equipes terão um ano com calendário cheio e de muitas conquistas para Jucurutu.
INFRAESTRUTURA
Jucurutu hoje é referência e polo na região, de maneira que para dar escoamento ao desenvolvimento que vem sendo experimentado pelo município, é preciso fomentar a geração de emprego, especialmente na construção civil e no comércio. Para isso, nos dedicaremos a buscar novas obras e ações que nos permitam ampliar a infraestrutura predial municipal e aquecer a economia local.
GESTÃO
No âmbito puramente administrativo, 2016 requer a tomada de decisões e medidas que busquem tornar a máquina pública cada dia mais eficiente no que tange ao uso dos recursos públicos. Nesse sentido, adotaremos todos os procedimentos que forem necessários para que, ao final de mais um ano, tenhamos conseguido garantir o pleno e satisfatório funcionamento e atendimento na gestão municipal.
RELAÇÃO ENTRE OS PODERES
Cabe aqui destacar o papel de protagonismo desta augusta casa no processo de condução dos destinos do nosso povo, razão porque o diálogo franco, plural e maduro deve nortear os trabalho e a relação entre os poderes Executivo e Legislativo municipal. E, com isso em mente, da nossa parte, estaremos pronto para discutir e debater tudo aquilo que for prioritariamente benefício ao povo da nossa Jucurutu.
Com o espírito renovado para lutar pelo contínuo progresso e desenvolvimento de Jucurutu, conclamo todos a olharmos juntos para o futuro, de mãos dados, sem amarras políticas. É assim que faremos da nossa Jucurutu o município do agora e do amanhã.
Obrigado a todos e que Deus nos conceda a sabedoria necessária e nos ilumine em mais essa jornada!
Cordialmente,
GEORGE RETLEN COSTA QUEIROZ
PREFEITO DO JUCURUTU
16 de Fevereiro de 2016
16/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Assú
Nelter solicita melhorias para hospital regional de Assu
Devido às dificuldades de funcionamento do hospital regional de Assu, o deputado Nélter Queiroz (PMDB) solicitou à secretaria de Saúde do Estado que fossem implementadas melhorias naquela unidade. Nélter sugeriu que fosse feita a transferência de equipamentos, como carros de anestesia e bisturis elétricos do hospital Santa Catarina para aquela unidade.
“Faço essa solicitação para que o Governo tenha atenção com esta importante unidade de saúde. O hospital de Assu atende a própria cidade e é referência para outros municípios da região”, disse Nélter, durante a sessão plenária desta terça-feira (16). O parlamentar também fez um apelo à desembargadora Maria Zeneide Bezerra, presidente do TRE-RN, solicitando a manutenção e permanência das sessões eleitorais nas comunidades rurais Olho D’água do Piató, Areia Branca, Banguê e Porto Piató, em Assú. Segundo o deputado, caso haja fechamento das sessões, a medida trará dificuldades para a população: “Isso trará um prejuízo enorme, principalmente à democracia. Então faço esse apelo para que se evite o fechamento dessas sessões eleitorais nas comunidades rurais”, afirmou.
A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte vai apresentar o calendário de 2016 na próxima quinta-feira (18), às 9h, no auditório da SEEL, localizado no bairro da Candelária, em Natal. Para este ano estão programados competições escolares em 18 regionais do estado envolvendo mais de 5.700 atletas e 273 escolas de 167 municípios potiguares. Também será apresentado os novos campeonatos como a Copa Escolar de Futebol Garota Boa de Bola, os Jogos Rurais e os Festivais Esportivos no Litoral com a realização do Circuito Escolar de Surf, Beach Soccer e Trekking de Orientação.
O secretário Canindé de França revela que o calendário 2016 da SEEL está bastante amplo, atingindo a maioria dos municípios potiguares, assegurando esporte e lazer para todas as faixas etárias. “O calendário da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte expressa o compromisso do governo com uma política pública centrada numa visão de inclusão e participação descentralizada de todas as regiões e municípios do estado, contribuindo cada vez mais para a prática esportiva e de lazer para o cidadão potiguar de qualquer idade”, revelou Canindé. A primeira atividade da SEEL em 2016 começa com a realização do Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores da área do esporte do lazer de todo o estado do Rio Grande do Norte (FESMEL) neste mês.
16/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/Urs Schmidli
Da AFP, Em Buenos Aires – A venda de sapos e rãs está de vento em popa na Argentina na medida em que crescem os alertas pelos vírus da dengue e da zika, e enquanto o governo admite que o mosquito desenvolveu resistência à pulverização. Sites de venda online oferecem rãs e sapos a 100 pesos (cerca de R$ 27) como alternativa a repelentes e inseticidas, produtos que estão em falta e muitos locais e cujo preço chega até R$ 40.
“Vendo sapos e rãs para combater dengue e zika” diz o aviso em um popular site de venda online. O governo promoveu uma remarcação de preços dos repelentes de até 36% há algumas semanas, mas variedades que oferecem uma proteção mais duradoura estão esgotadas ou são vendidas por até o triplo do valor normal.
O ministro da Saúde, Jorge Lemus, admitiu que o mosquito Aedes aegyptisobrevive às pulverizações que estão sendo feitas em áreas sensíveis. “Está sendo feito um trabalho duro de pulverização, mas os mosquitos já estão resistentes a produtos químicos, por isso teríamos que mudar a substância”, disse.
Lemus lembrou, porém, que “a pulverização é um método complementar que só ataca o mosquito adulto, mas não mata os ovos ou larvas”. O governo mantém uma campanha de prevenção pedindo à população para remover os recipientes onde a água possa se acumular e se torne propícia para reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Prefeitura de Jucurutu realiza novo mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti
Dentro das ações planejadas pela prefeitura municipal, junto à secretaria de Saúde, para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, ocorreu na manhã desta terça-feira (16) no bairro Novo Rumo, com a participação de agentes de saúde e de endemias, além de outros profissionais da saúde do município, o segundo mutirão com orientações e recolhimento de materiais descartáveis.
“A nossa equipe realizou hoje um novo mutirão – desta vez no bairro Novo Rumo – objetivando especialmente orientar a população quanto à eliminação de locais aonde o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, se reproduz causando grandes problemas de saúde nas pessoas”, comenta Liane Araújo, secretária municipal de Saúde. O próximo mutirão será realizado terça-feira (23), no bairro Santa Isabel.
O prefeito George Queiroz (PMDB) enfatiza que a luta contra o Aedes aegypti deve ser contínua, principalmente nessa época do ano, momento em que naturalmente chove mais e aumenta os riscos de procriação do mosquito. “Esse foi apenas o segundo de vários outros mutirões que ainda serão realizados pela prefeitura, com apoio de profissionais da saúde e de outros setores. A população tem sua enorme parcela de importância – que, aliás, está participando de forma excelente – contribuindo conosco nessa guerra contra esse mosquito causador de tantas coisas ruins a saúde do povo”, disse o prefeito.
16/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO Tribunal de Justiça do RN, por meio do seu Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (Naps), deverá oficializar mais de dois mil casamentos civis este ano em celebrações comunitárias, em parceria com cartórios extrajudiciais. No ano passado, foram celebrados 1.390 casamentos pelo Naps, número recorde. Os casamentos comunitários do programa Justiça na Praça são um momento de promoção da cidadania, facilitando o acesso àquelas pessoas que não têm condições de custear o processo de casamento.
No dia 14 de abril será realizada a primeira cerimônia do ano, em São José de Mipibu, município da Grande Natal. A celebração oficial destina 150 vagas e as inscrições podem ser feitas no 2º Ofício de Notas daquele município até o dia 30 de março. A cerimônia é gratuita para aqueles que ganham até 2 salários mínimos. Para garantir sua vaga, o casal deve comparecer ao cartório com os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência, cópia da identidade e CPF.
Em Natal, estão previstas duas celebrações este ano: a primeira no dia 6 de maio, no Centro Educacional Dom Bosco, bairro Gramoré, Zona Norte de Natal. Cerca de 200 vagas serão disponibilizadas. Já no dia 4 de julho, acontecerá o casamento com maior número de participantes: 300 casais deverão participar da celebração no Centro de Natal, marcando o aniversário de 125 do Tribunal de Justiça do RN. Outros 11 eventos deverão ocorrer ao longo do ano, nos seguintes municípios: Extremoz, Serra de São Bento, Ceará-Mirim, Macaíba, Maxaranguape, Nísia Floresta, Arez, Goianinha e uma edição reunindo pessoas de Monte Alegre, Brejinho e Vera Cruz.
15/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasG1 RN – O fim de semana foi de chuva em 15 cidades potiguares. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre as 7h da sexta-feira (12) e 7h desta segunda (15) foram registradas precipitações acima dos 50 milímetros em quatro municípios da região Seridó. Em Cruzeta, onde mais choveu, o índice pluviométrico chegou a 95,8 milímetros.
Em Equador (com 71,3mm), São José do Seridó (60mm) e Parelhas (53mm) as chuvas também levaram alívio para o homem do campo. Na região Oeste, onde também foram registradas precipitações, o município de Serra do Mel foi onde mais choveu: 15mm. Na Grande Natal, choveu muito pouco: 0,4 milímetros em Ceará-Mirim. O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada. Atualmente, 19 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d’água e outras 72 em sistema de rodízio.