19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Pesquisa revela que mais de 60% dos potiguares está otimista com o futuro
O governador Robinson Faria recebeu nesta quinta-feira (18) o resultado da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte”, coordenada pelo projeto Governança Inovadora. A pesquisa foi acessada via internet por moradores de todas as regiões do território potiguar. Mais de 60% dos entrevistados se disseram otimistas em relação ao futuro do RN. Em curso desde agosto do ano passado, o Governança Inovadora é o maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Estado.
Durante a entrega do material, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira atualizou o governador em relação ao andamento do Governança Inovadora e enalteceu, sobretudo, a participação da sociedade civil organizada na construção do Mapa Estratégico do Rio Grande do Norte. Mais de 65 instituições públicas e privadas contribuíram com a formulação de uma nova visão estratégica para o Estado.
Ao todo, 105 servidores públicos estão sendo capacitados para multiplicar as diretrizes e ações do Governança Inovadora em seus locais de trabalho. O governador Robinson Faria ressaltou a importância da pesquisa e afirmou que o Governo levará em conta as contribuições da população. “Fiquei muito feliz em saber que mais de 60% dos potiguares estão otimistas em relação ao futuro do nosso Estado. Vamos continuar dialogando com a sociedade, ouvindo todos que quiserem contribuir com o nosso Estado”, afirmou. A íntegra da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte” estará disponível a partir desta sexta-feira (19) no portal do projeto: www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br.
19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Mobilização: Ministro do Turismo participa de mobilização contra o Aedes aegypti
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve nesta sexta-feira (19) em Recife (PE) para participar da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero em toda a rede escolar, envolvendo a educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior. A ação, que reuniu autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, além de militares das Forças Armadas, percorreu as capitais brasileiras e 115 municípios considerados prioritários no combate ao mosquito aedes aegypti. A iniciativa faz parte do esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento ao vetor e na conscientização da população e será uma estratégia continuada na rede escolar.
Na capital pernambucana, o ministro visitou a Escola Estadual Professor Fernando Mota onde falou para os estudantes sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito e orientou sobre as medidas simples de combate ao inseto. Henrique Eduardo Alves ouviu dos jovens uma apresentação sobre o trabalho de combate ao mosquito feito pelos estudantes. “Com a educação, com o estudante, que tem muito cuidado e preocupação com isso, ele pode dar uma grande contribuição. Na hora que aprende na escola, levar pra casa, pra ensinar seus pais, pra advertir os seus pais, os seus coleguinhas de rua. Então, esse trabalho na escola, é fundamental essa parceria. Esperamos que nos próximos meses, com cada um fazendo o seu dever de casa, com o governo, de forma exemplar e consistente, e o cidadão, de forma consciente, nós possamos debelar esse mal muito rapidamente”.
19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasVitor Abdala, Agência Brasil – O Brasil perdeu 533 mil postos de trabalho entre novembro de 2015 e novembro de 2014. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ocupada passou de 92,706 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro de 2014 para 92,173 milhões de pessoas no mesmo período do ano seguinte.
No mesmo período, a população desocupada cresceu em 2,68 milhões de pessoas, chegando a 9,13 milhões. Além da perda de postos de trabalho, houve um crescimento no número de pessoas que antes não trabalhavam e passaram a procurar emprego. A força de trabalho brasileira (soma de pessoas ocupadas e desocupadas) cresceu de 99,2 milhões para 101,3 milhões em um ano.
Baixas
A maior perda absoluta de postos de trabalho ocorreu na indústria. Em novembro de 2015, havia 12,6 milhões de pessoas empregadas no setor, 821 mil a menos do que em novembro do ano anterior, ou seja, uma queda de 6,1%. Já a maior queda percentual da população ocupada foi observada no segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (-6,3%). O setor teve um recuo de 668 mil postos de trabalho, passando a empregar 9,9 milhões de pessoas.
Também tiveram perdas de postos de trabalho os segmentos da agricultura e pecuária (menos 179 mil pessoas) e outros serviços (menos 140 mil). Ao mesmo tempo, seis setores tiveram aumento da população ocupada e, em parte, compensaram as perdas naqueles quatro segmentos. Os maiores aumentos foram observados na administração pública, educação, saúde humana e serviços sociais (com mais 332 mil pessoas) e serviços domésticos (mais 315 mil).
19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governador Robinson Faria confirma Parque Tecnológico no RN
O governador Robinson Faria participou na tarde de quarta-feira (17) de um workshop realizado no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que celebrou o Acordo de Cooperação Bilateral entre Governo Brasileiro e Comissão Europeia. O evento, encerrado hoje, teve o objetivo de produzir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta para o desenvolvimento de aplicativos inteligentes, FIWARE.
O evento teve a presença do diretor geral da Comissão Europeia de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologia, Jesus Villasante. Natal foi escolhida para sediar o evento em virtude do know-how científico local e pelo ecossistema de inovação existente propícios a continuar desenvolver uma estratégia de liderança no domínio da transformação das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil.
As Cidades têm por conceito a hiperconectividade, integrando todas as soluções disponíveis para melhorias dos serviços nos órgãos públicos, e utilizando a informação para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos. No evento, o governador declarou a importância da cooperação entre Rio Grande do Norte e a comunidade europeia, e ressaltou a parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN e a UFRN, via Metrópole Digital, para fomentar a produção científica e a aplicabilidade de conceitos.
“Logo no início do nosso governo, reuni os quatro reitores das universidades públicas do RN para que indicassem pessoas da academia para agregar várias inteligências à nossa gestão. Fizemos investimentos na Fapern para propiciar um ambiente ideal para a criação, para a pesquisa, com resultados satisfatórios. Vamos continuar olhando para frente porque quem não investe em pesquisa e em tecnologia fica para trás”, declarou o chefe do Executivo estadual.
19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Proadi: Nelter Queiroz quer urgência na liberação dos recursos
Durante entrevista concedida às jornalistas Anna Ruth Dantas e Virginia Coelli, na Rádio Rural de Natal, na noite desta quarta-feira (17), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) cobrou ao Governo do Estado a liberação de recursos – para os municípios – provenientes de empresas beneficiárias do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) do Rio Grande do Norte.
“Quero convocar todos os prefeitos do estado para somarem esforços, pois existe a quantia de R$ 8 milhões referentes ao Proadi, que estão disponíveis desde agosto de 2012, numa conta do Governo do Estado, e que serão destinados aos municípios de acordo com a lei de Proporcionalidade de distribuição do ICMS, existente na Secretaria de Tributação do Estado”, disse.
Durante a entrevista o deputado também mostrou que a demora na repartição desse valor se deu por motivos burocráticos. “Apesar do Governo Estado ter adiado esta liberação através de decreto, o maior empecilho para esta distribuição foi a regulamentação do Proadi, mas esta foi aprovada pela AL em dezembro de 2015”, frisou.
Ainda de acordo Queiroz, a lei já foi sancionada e esses valores precisam ser repassados urgentemente, pois os municípios estão precisando destes R$ 8 milhões para amenizar os efeitos da crise financeira. “Falei diretamente com o governador Robinson Faria e ele se comprometeu em liberar estes recursos mediante uma solenidade com os prefeitos”, destacou.
19/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Nesta semana, a agência de classificação de risco internacional Standard & Poor’s rebaixou novamente a nota de investimento do Brasil, por considerar que o período de ajuste da economia será prolongado. Além disso, o índice de atividade econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB do país, fechou 2015 com uma queda de 4,08%. De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), esses fatores indicam que o Brasil está no pior momento dos últimos 25 anos. Para o parlamentar, a atual situação econômica do país é tão grave que o Fundo Monetário Internacional (FMI) já prevê que a economia brasileira terá o segundo pior desempenho do mundo, atrás apenas da Venezuela.
“O povo brasileiro que será penalizado, porque isso cai diretamente sobre ele, assim como todo um desenlace de fatores que farão com que investidores internacionais tirem recursos do Brasil para investir em outros países. E isso, claro, vai gerar ainda mais desemprego. Estou lamentando, não como integrante de um partido de oposição, porque entre fazer um discurso contrário e aplaudir um governo que está gerando emprego, eu fico com a geração de emprego. Eu prefiro que o pai e a mãe de família cheguem em casa com dinheiro no bolso a vir aqui fazer um discurso e cumprir o meu papel de oposição”, disse o parlamentar, em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (18).
Em setembro do ano passado, essa mesma agência de classificação de risco já havia retirado o selo de bom pagador do país. Com isso, o Brasil passou a integrar o grupo de países com economia mais frágil, como Costa Rica, Paraguai, Bolívia e Guatemala. Segundo Felipe Maia, com os sucessivos rebaixamentos, as empresas internacionais deixam de colocar recursos no país e o governo deixa de ter acesso ao crédito internacional. O resultado é o aumento nas taxas de juros, aumento do dólar e menor investimento.

Mecânico de Refrigeração Automotivo é mais um curso profissionalizante ministrado em Jucurutu
Além da ministração do curso de Padeiro – iniciado na última segunda-feira (15), com aulas aplicadas na Unidade Móvel Panificação do SENAI, instalada em frente à Escola Municipal Joel Lopes Galvão -, Mecânico de Refrigeração Automotivo (ministrada na ACAJU) é outra capacitação ministrada em Jucurutu com carga horária de 200 horas para 20 alunos.
“O curso de Mecânico de Refrigeração Automotivo, além de ser gratuito, oferta uma bolsa ao aluno (auxílio financeiro) e assim como o curso de Padeiro, ele está sendo aplicado pelo SENAI (PRONATEC) em Jucurutu”, disse o prefeito George Queiroz (PMDB). As referidas capacitações são mais duas das inúmeras que já foram ofertadas a população via parceria entre prefeitura municipal, por meio da secretaria de Assistência Social e SENAI.
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
V
Passagens aéreas para Buenos Aires em voos diretos saindo do Recife já podem ser adquiridas no site da Gol Linhas Aéreas. A empresa havia anunciado no fim de 2015 que o voo direto seria operado a partir de 24 de janeiro, porém mudou a data para 26 de março.
O menor preço de cada trecho disponível, para a data inicial de operação, fica por R$ 550,92. Ao incluir as taxas, o valor total, ida e volta, fica por R$ 1.502,88. Os voos de ida serão operados aos sábados, com saída às 18h34. A chegada ao aeroporto de Ezeiza é às 23h45, totalizando 5h11 de voo. Na volta, em Buenos Aires, a partida é às 0h50, e a chegada ao Recife, às 5h30.
Diario de Pernambuco
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Caminhão carregado com tora de madeira tombou em cima de carro (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária)
Do G1 Sorocaba e Jundiaí – Uma mulher escapou com vida de um acidente impressionante na manhã desta quinta-feira (18), em Itu (SP). Uma carreta que transportava toras de madeira tombou e esmagou o veículo que ela dirigia na Estrada do Taperinha, que dá acesso à Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79). Apesar do carro ficar totalmente destruído, a vítima de 31 anos teve apenas ferimentos leves. O acidente foi em um trecho de subida, com curva. Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista da carreta afirmou que o veículo perdeu força e começou a voltar de ré.
Ele jogou o veículo para o acostamento para dar passagem ao carro que vinha atrás, mas a carreta tombou justamente quando a vítima fazia a ultrapassagem. Ainda segundo os bombeiros, a pista precisou ser interditada para o atendimento da ocorrência. O resgate foi complicado e levou mais de uma hora, já que havia risco das toras de madeiras se desprenderem totalmente. Os bombeiros retiraram o veículo debaixo da carga de madeira. A foto mostra que, apesar de ser quase que totalmente esmagado pelas toras de madeira, o local onde a vítima estava ficou preservado. A motorista foi levada ao hospital São Camilo com ferimentos na mão e em estado de choque, mas foi medicada e liberada.
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Estado – O horário de verão termina no Brasil à meia-noite da passagem deste sábado, 20, para domingo, 21. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados. A medida teve início no dia 18 de outubro de 2015. Pela legislação, prevista no decreto nº 6.558/2008, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Tiveram mudança de horário os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O decreto fixa a duração de quatro meses, a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do País
O horário de verão é mais eficaz nos Estados mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade durante a estação. Por isso, a medida não é mais aplicada nas regiões Norte e Nordeste do País. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança de horário reduzirá a demanda em aproximadamente 2.610 megawatts (MW).