18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Turismo

Ministro Henrique Alves prepara Calendário Nacional de Eventos Turísticos

calendario_eventos

Ministro Henrique Alves prepara Calendário Nacional de Eventos Turísticos

Para conhecer e ajudar a divulgar os eventos turísticos do Brasil, o Ministério do Turismo já iniciou o processo de cadastramento de informações para atualização do Calendário Nacional de Eventos Turísticos. As ações deverão ser inseridas no formulário eletrônico disponibilizado na página do ministério, localizado no menu horizontal, na aba “Eventos”. “O Brasil oferece uma grande variedade de atrações de norte a sul do país todos os meses do ano e para todos os gostos. A iniciativa do calendário possibilitará que o Ministério do Turismo tenha um panorama nacional que permita a adoção de ações voltadas para a promoção do turismo de eventos”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Ainda segundo o ministro, além de movimentar a economia local, o calendário fornecerá aos turistas que desejam planejar as suas viagens, informações de qualidade e integradas sobre os eventos. A ideia é que as secretarias municipais e estaduais do Turismo e os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com o preenchimento do formulário. Deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas.

Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica. Para o ministro Henrique Alves, a divulgação de eventos é fundamental para incentivar o fluxo turístico, principalmente, em períodos de baixa temporada, pois frequentemente eles são uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros. O calendário será constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros e secretarias estaduais e municipais. O conteúdo cadastrado via formulário passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser publicado no calendário.

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz garante apoio à luta da Comissão Estadual do Endividamento Rural

12729285_1008512199235999_5561407416125391767_n

Nelter Queiroz garante apoio à luta da Comissão Estadual do Endividamento Rural

Na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa (AL), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve reunido com a Comissão Estadual do Endividamento Rural. O encontro foi agendado por Queiroz e contou com a participação da coordenadora estadual do Grito da Seca, a acariense Joana D’arc Pires; de representantes da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) e da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), além de outros deputados.

O grupo buscou o apoio dos parlamentares na luta para a revisão da Medida Provisória (MP) 707, que está em vigor desde 31 de dezembro de 2015, e que suspende o prazo para cobrança de dívida de produtor rural do Nordeste, mas que não contempla grande parte dos produtores potiguares. “Encamparei junto à Bancada Federal do nosso estado a luta para que ocorra a revisão desta MP, já que 95% dos produtores rurais do nosso estado contraíram financiamento no ano de 2006 e não são beneficiados pela MP 707”, frisou.

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Cipam apreende 1100 arribaçãs transportadas em ônibus intermunicipal

noticia

Fotos: Divulgação/PM

Nominuto – Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) apreenderam na tarde desta quarta-feira (17) em um ônibus intermunicipal que faz a linha Caicó/Natal, cerca de 1100 arribaçãs, o que é considerado em todo o país um crime ambiental, punido com multa por unidade apreendida e possível pena de prisão.

Segundo a polícia, as aves foram encontradas após duas caixas, que guardavam o material, caírem na estrada, com a abertura do porta mala, no momento em que o veículo realizou uma curva fechada, no trecho entre Caicó e Jardim do Seridó.

Ao ser informado da queda da carga, o motorista percebeu que se tratava de um produto ilícito. Populares acionaram a Polícia Militar que foi ao local e realizou a apreensão. O proprietário do material não foi identificado. A Polícia Civil irá investigar o caso.

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Economia

Banco Central: Atividade econômica tem queda de 4,08%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 4,08% em 2015. De acordo com dados divulgados hoje pelo BC, no último trimestre do ano – comparado com o terceiro trimestre – houve redução de 1,87%, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Em relação ao quarto trimestre de 2014, a queda foi maior: 6,34% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em dezembro, o IBC-Br também registrou retração de 0,52 %, na comparação com novembro. Comparado a igual mês de 2014, o recuo ficou em 6,51%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 3 de março, o IBGE vai divulgar o resultado do PIB de 2015.

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

Diminui diferença entre jovens ricos e pobres que concluem o ensino médio

Em dez anos, Brasil diminui diferença entre jovens mais ricos e mais pobres que concluem o ensino médio. Em 2005, 18,1% dos jovens de 19 anos entre os 25% mais pobres da população concluiam o ensino médio. Entre os 25% mais ricos, a porcentagem chegava a 80,4%, existindo uma diferença de 62,3 pontos percentuais entre os dois grupos.  Em 2014, último dado disponível, o cenário mudou. Entre os mais pobres, 36,8% concluiam o ensino médio e, entre os mais ricos, 84,9%. A diferença entre os dois grupos ficou em 47,8 pontos percentuais.

Os dados são de levantamento divulgado hoje (18) pela organização não governamental Todos Pela Educação, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa tem como objetivo monitorar a Meta 4 da entidade, que estabelece que 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o ensino médio até 2022. Essa meta também monitora a conclusão do ensino fundamental até os 16 anos, estabelecendo o objetivo de que 95% dos jovens tenham completado este ciclo escolar até 2022. “A perspectiva é redução de desigualdades. Esse dado é positivo. O Brasil está aumentando os índices e reduzindo as desigualdades”, diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra, Meraz Velasco, que pondera que o país ainda apresenta desigualdades que precisam ser enfrentadas.

Agência Brasil

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Vôlei de Praia: Natal sediará etapa do Circuito Brasileiro

Natal volta a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia a partir desta sexta-feira (19), na Arena da Praia do Forte. A capital recebe a sétima etapa do torneio nacional promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Banco do Brasil, com apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

Os primeiros jogos começam às 9h, com duelos tanto do feminino como masculino nas quatro arenas montadas para o circuito. A programação desta fase de grupos se estende até às 19h. No sábado (20), a partir das 10h, a disputa afunila para quartas de final e semifinal, também no feminino e masculino. Fechando a programação no domingo (21) acontecem as decisões a partir das 9h.

Com capacidade para 6 mil expectadores por dia, os jogos são abertos ao público. Serão 16 duplas masculinas e 16 femininas, incluindo os melhores atletas do país e que representarão o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. “Uma nova oportunidade que os natalenses terão de prestigiar mais um grande evento esportivo em Natal, fruto do trabalho da nossa gestão em colocar a cidade no roteiro das principais competições do país”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Machado.

A última vez que a cidade recebeu o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foi em 2014. Somado a ele, Natal já sediou etapas nacionais de vôlei de quadra, UFC e campeonatos brasileiros de diversas modalidades. Além de Natal, Niterói (RJ) e Fortaleza (CE) serão as cidades que sediarão o Circuito Brasileiro no primeiro semestre, e as melhores duplas do ranking ainda participarão do Torneio Superpraia, em João Pessoa (PB).

Via Nominuto

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.791 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (17). O sorteio ocorreu em São Paulo (SP), no Terminal Rodoviário do Tietê. O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (20), é de R$ 30 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 12 – 18 – 46 – 50 – 53 – 55. A quina teve 36 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 71.567,53 cada uma. Outras 3.703 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 993,95 cada uma.

17/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson Faria pede suspensão da devolução ao Fundeb

IMG000000000104938

Robinson Faria pede suspensão da devolução de R$ 79 milhões ao Fundeb

O governador Robinson Faria e uma comissão formada por prefeitos potiguares participaram no final da tarde desta terça-feira (16) de uma reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual solicitou que R$ 79 milhões, referentes ao repasse do Governo Federal via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), frutos de uma divergência na prestação de contas do ano letivo 2014, não fossem devolvidos. Em 2014, a União previu que o Rio Grande do Norte deveria receber complementação para o Fundeb, segundo cálculos realizados à época.

Os repasses passaram a ser feitos em 2015. Porém, devido a um novo entendimento, o cálculo de repasse foi refeito e verificado que o RN não teria direito a complementação do Fundo. Pela Lei, o RN teria que ressarcir o montante até abril deste ano.  O ministro da Educação se comprometeu a defender o pleito do Estado para que não houvesse a devolução da complementação do Fundeb, bem como tratará a questão na Comissão Tripartite do Fundeb, formada por secretários estaduais (Cosed) e dirigentes municipais (Undime).

Deverá haver uma reunião do governo com a Secretaria do Tesouro para discutir o assunto.  No estado, o tema deve ser tratado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Estiveram presentes na reunião, além do governador e o ministro Aloízio Mercadante, a senadora Fátima Bezerra, o deputado federal Fábio Faria, os secretários de Estado da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, e da Tributação, André Horta, representantes da Controladoria Geral do Estado, e prefeitos de Lajes, Olho D’água do Borges, Vera Cruz e Campo Grande.

Mais sobre o Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) funciona de forma igualitária nos estados da seguinte forma: com base nas receitas estaduais e nos repasses, é feito um cálculo de investimento por estudante no estado. A partir daí, é calculada uma média nacional.  Caso o estado, observando a possibilidade de custeio, invista no estudante menos que a média nacional, é credenciado a receber a complementação do Fundo. O valor das receitas estaduais (projeção) é computado observando a relação investimento/aluno. Caso a arrecadação seja superior à projeção ao longo do ano, no mês que ultrapassar o nível de investimento/aluno estimado, o Governo Federal interrompe a complementação que faz ao estado.

17/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson apresenta os pleitos prioritários do RN a Dilma

robinson

Robinson Faria se reúne com Dilma e apresenta os pleitos prioritários do RN

O governador Robinson Faria se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16). Na ocasião, apresentou alguns pleitos considerados prioritários para o desenvolvimento socioeconômico e enfrentamento da crise no Rio Grande do Norte. Também estavam presentes no encontro, o deputado federal Fábio Faria, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Entre os assuntos da pauta, o governador tratou do Plano Emergencial de Segurança Hídrica, orçado em R$ 336,191 milhões e que beneficiará quase 2 milhões de pessoas.

O plano inclui perfuração de 35 poços de alta vazão, implantação de 309,02 km de adutoras de montagem rápida e aquisição de equipamentos, entre outros pontos. Ainda acerca da seca que assola o estado, o governador retomou o pedido feito durante a inauguração de canal do eixo norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó, em agosto último. “Eu voltei a pedir a presidente que conclua o trecho de 6km que parte da Barragem de Caiçara a São José de Piranhas, na Paraíba. Tão logo as águas cheguem ao São José de Piranhas, elas perenizarão o Rio Piranhas-Açu, chegando ao RN, pela cidade de Jardim de Piranhas”, explicou o governador.

“A presidente demonstrou boa votante para acelerar essa obra que amenizará bastante a situação do estado”, afirmou Robinson. Também foi solicitada à líder do Executivo nacional agilidade na contratação da operação de crédito de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil. Os recursos serão utilizados para contrapartidas de importantes obras, como as da barragem de oiticica, na melhoria da rede estadual de saúde, e na execução de obras de saneamento, além da construção e restauração de rodovias.

O governo tem autorização da Assembleia Legislativa para o empréstimo desde 21 de janeiro de 2015. Robinson ainda tratou da liberação dos recursos que garantirão as obras de saneamento de Natal, que elevará a cobertura sanitária da cidade à 100% e é orçada em R$ 504 milhões , através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Até o momento, só foi liberada uma parcela referente a 5% dos recursos. A liberação das emendas parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte incluídas no Orçamento Geral da União, cuja maior parte relaciona-se a obras hídricas e de infraestrutura, também foi discutida.

17/02/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena pode pagar R$ 24 milhões nesta quarta-feira

O sorteio do concurso 1.791 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quarta-feira (17). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no Espaço CAIXA Loterias, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 152 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 40 imóveis no valor de R$ 600 mil cada, ou montar uma frota de 160 carros de luxo.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros