O sorteio 1790 da Mega-Sena da noite deste sábado liberou as dezenas 11 – 13 – 26 – 27 – 28 – 50, mas ninguém acertou e o prêmio acumulou. O sorteio que acontecerá na próxima quarta-feira, 17, pode pagar R$ 24 milhões. A aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser efetuada em qualquer lotérica do País até 19h30 do dia do sorteio, no horário de Brasília.
14/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Governo do estado realiza combate ao Aedes aegypti
O governador Robinson Faria percorreu várias ruas e travessas do bairro Lagoa Azul na zona norte de Natal, neste sábado (13) quando se realiza a segunda edição do “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Rio Grande do Norte. No lançamento da programação, no pátio do Ginásio Nélio Dias, Robinson Faria conclamou todos os segmentos da sociedade a se somarem no esforço do Governo do Estado para evitar a proliferação do mosquito.
“Hoje é mais um dia “D”. Há um mês levamos esta programação ao Bairro Planalto, na zona oeste de Natal. Esta luta contra o mosquito é uma parceria que deve envolver todos nós, poderes públicos e sociedade, neste momento de perplexidade não só no nosso estado e no nosso país, mas em todo o mundo, diante do risco de uma epidemia. Portanto, conclamo a todos para o combate ao mosquito. O nosso governo está trabalhando em todas as frentes possíveis, mas é preciso colaboração e o compromisso de todos”, afirmou.
Também participaram do evento os comandantes da Forças Armadas no RN, general Jayme, da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o vice-almirante Afrânio Junior, do 3º Distrito Naval, coronel Santoro, comandante da Base Aérea. Ainda o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Paulo Coutinho, o presidente da FIERN, Amaro Sales, a senadora Fátima Bezerra, deputados estaduais Fernando Mineiro, Cristiane Dantas e José Adécio, vereador em Natal Fernando Lucena, representantes da prefeitura de Natal e líderes comunitários.
14/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasPortal Brasil – Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de terça-feira (16). O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.
Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. Correntistas recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 17 para trabalhadores nascidos em maio e junho. O mês de março será o último do calendário deste exercício, mas os trabalhadores poderão retirar o recurso até 30 de junho. Os valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O que é
O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2014. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.
13/02/2016
Por Danilo Evaristo em
SaúdeG1 RN – A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (12) que 3.310 casos de dengue foram notificados no estado até o dia 6 de fevereiro. O número representa um aumento de 84,2% no número de casos se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela secretaria foram retirados do boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD).
De acordo com o boletim, do total de casos notificados, apenas 264 casos foram confirmados até o momento. Segundo a secretaria, os demais casos estão em processo de investigação. O boletim também registrou um aumento no número de cidades com alta incidência da doença no estado. De acordo com os dados, 12 municípios potiguares tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
Em comparação ao último boletim, publicado na semana passada, três cidades entraram na lista. Com relação à notificação de Chikungunya, foram notificados 13 casos suspeitos nesse mesmo período analisado e todos estão em investigação. Quanto aos casos de Zika, foram notificados 365 casos e destes cinco foram confirmados. Em 2015 apenas um caso foi notificado.
O sorteio do concurso 1.790 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 18 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (13). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da Caixa, na Praça da Glória, em Fortaleza. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 114 mil por mês em rendimentos, o equivalente a R$ 3,8 mil por dia. Caso prefira, poderá adquirir 30 imóveis no valor de R$ 600 mil cada, ou 120 carros de luxo.

Semarh, PGE e TJ se unem para acelerar processos de desapropriação em Oiticica
O secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, se reuniu na manhã de hoje (12), em seu gabinete, com o Procurador Francisco Sales, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com o Dr. Herval Sampaio, novo juiz titular do Centro Judiciário de soluções de Conflitos e cidadania, do Tribunal de Justiça do RN, para tratarem da condução do processo de desapropriação e reassentamento dos moradores atingidos pela construção da Barragem de Oiticica.
O objetivo principal do encontro foi apresentar, ao novo titular do núcleo, o volume de trabalho e a dinâmica usada pela Semarh e PGE, na condução dos processos de indenização às famílias de Barra de Santana. De acordo com Mairton, o encontro foi muito positivo porque ficou claro a intenção do tribunal de Justiça de atuar de forma mais ágil na homologação dos processos negociados e de uma forma mais próxima à população atingida. “Estamos confiantes que a partir de agora a dinâmica do trabalho terá muito mais celeridade e que a proximidade do Dr. Herval com a população de Barra de Santana vai trazer ainda mais segurança aos proprietários a serem indenizados” disse o secretário.
Para o juiz Herval Sampaio, a prioridade nesse momento é dar continuidade às homologações dos processos que já foram negociados e firmados o consenso, através da PGE. “Queremos finalizar todos os acordos relacionados à parte rural e começar a segunda fase que são os acordos da parte urbana”. Ele disse ainda que pretende conduzir o processo, próximo à população, conversando e interagindo com os envolvidos. “Em situações de relevância social, como esta, trabalhamos com a ideia de evitar processos litigiosos. Nossa interação com os moradores facilita a atuação na hora de homologar os acordos” frisou Herval.
“É muito salutar que o TJ também atue no amparo sobre a parte legal desse processo. Ficamos satisfeitos de ver que a dinâmica do Dr. Herval é compatível com a nossa e que ele está disposto a participar das audiências de negociação, lá no local” disse Francisco Sales. O secretário Mairton França ressaltou ainda que uma agenda de visitas está sendo montada e será definida em conjunto com os representantes dos três órgãos. “Estamos vendo a possibilidade do primeiro contato do Dr. Herval com os moradores de Barra de Santana e é possível que aconteça ainda esse mês”. De acordo com o secretário, ao todo são 389 processos, o que envolve 782 famílias. Dos 389, 317 já foram negociados e 246 já foram ajuizados, ou seja, depositados em juízo e à disposição dos proprietários. “Até a semana que vem, mais 21 processos serão ajuizados” finaliza.
13/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasNo âmbito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, os militares estaduais com atuação nas rodovias e vias estaduais fiscalizaram um total de 3.379 veículos, realizando 1.281 testes de etilômetros, onde 41 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e 69 foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil por negarem-se a realizar o teste de alcoolemia.
Ainda no âmbito do policiamento rodoviário, o CPRE removeu ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) 64 veículos por apresentarem irregularidades, além de registrar a apreensão de 54 Carteiras Nacional de Habilitação e a notificação de 729 condutores por infrações no trânsito. Apesar do registro de 42 acidentes de trânsito, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual considerou o período da festa de Momo tranquilo, com a redução em 26% nos acidentes se comparado ao mesmo período em 2015.
13/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte instituiu neste carnaval a doutrina do “Tolerância Zero” contra a criminalidade, empregando diariamente 1.598 policiais militares no policiamento preventivo, ostensivo e de trânsito rodoviário. Como resultado das intensificações de policiamento e da ação fiscalizatória da Polícia Militar durante o período carnavalesco, a PMRN contabilizou a apreensão de 29 armas de fogo e 143 munições de diversos calibres em todo o Estado.
Desse total, 20 armas e 108 munições foram apreendidas na Região Metropolitana, enquanto 9 armas e 35 munições foram retiradas de circulação nas diversas cidades do interior do Estado. Além das armas e munições, a Polícia Militar retirou mais de 5 kg de entorpecentes que seriam comercializados durante a festividade momesca e recuperou 26 veículos que possuíam registro de roubo/furto. Desses veículos recuperados, seis foram na Região Metropolitana e vinte no interior. A intensificação do policiamento da Polícia Militar ainda registrou a recondução de 12 foragidos da Justiça ao sistema prisional do Estado para o cumprimento de suas respectivas penas privativas de liberdade, sendo oito deles capturados na Região Metropolitana e quatro no interior.
13/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) realizou 249 perícias, identificações criminais, necropsias e exames de traumatologia durante o período carnavalesco nas três regionais: Natal, Mossoró e Caicó. A contabilidade das estatísticas do órgão compreende o período de 0h do sábado (06) às 12h da quarta-feira (10). Nos cinco dias de folia, os peritos do Instituto analisaram 33 locais de crime em todo o estado, 19 deles relacionados a mortes violentas por uso de arma de fogo. Natal concentrou o maior número de atendimentos de perícias, foram 28.
“Tivemos acionamentos das equipes de criminalística das três unidades nesse período. O perito da Subcoordenadoria de Caicó, por exemplo, que não tem habitualmente e nós escalamos para diminuir o tempo de resposta durante a operação “Carnaval Mais Seguro 2016”, foi até o município de São Vicente, onde uma criança de oito anos foi encontrada morta dentro de um açude”, disse o diretor geral do ITEP, Odair Júnior.
Os atendimentos no setor de traumatologia – exames de corpo delito, conjunção carnal, lesão corporal, e outros – aumentaram mais de 15%, saltando de 130, em 2015, para 151 esse ano. Além da realização de outros 13 testes feitos pelo Laboratório Forense, em substâncias entorpecentes, apreendidas pelas polícias Civil e Militar.Este ano, o número de identificações criminais feitas de suspeitos flagranteados, que não possuíam documentos de identidade, totalizou 12, o equivalente ao triplo das feitas no Carnaval passado. Durante o Carnaval, o ITEP contou com quase 180 servidores para atender a demanda de exames e perícias nas três unidades do Instituto.
13/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Balanço foi apresentado em coletiva realizada nesta sexta-feira (12)
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou na manhã desta sexta-feira (12) o balanço da Operação Carnaval 2016, no auditório da governadoria, no Centro Administrativo, em Natal. Durante a coletiva foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem a pasta (Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) na Região Metropolitana e no interior do estado. Os dados apresentados foram levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e correspondem ao período das 20h da sexta-feira (5) até às 6h da quarta-feira (10).
Com o planejamento operacional integrado e as ações de policiamento preventivo e ostensivo não foram registrados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nas áreas de eventos carnavalescos, nem casos que tenham relação direta ao evento momesco. Diferentemente do ano passado, quando seis crimes violentos letais tiveram ligação com a folia, neste ano as áreas carnavalescas foram consideradas mais seguras, sem nenhum registro de CVLI. A Sesed registrou, neste período, 23 assassinatos, ou seja, cinco a mais do que em 2015 quando aconteceram 18 casos. Do total de CVLIs registrados nove ocorreram na capital. Além disso, a Sesed identificou uma redução no número de furtos no Rio Grande do Norte. O número foi 17% menor do que o de 2015, quando foram registradas 84 ocorrências, contra 70 deste ano. Também foi registrada uma queda no número de ocorrências de lesões corporais. O número é 19% menor que em 2015, quando apresentou 21 ocorrências. Este ano, foram 17.