24/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Fábio Dantas assumirá o governo do RN por sete dias
O vice-governador, Fábio Dantas, assume o Governo do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (24). A transmissão do cargo acorre devido à viagem do governador Robinson Faria à Bogotá, capital da Colômbia. Fábio Dantas será Governador em exercício até a próxima terça-feira, 1º de março. Esta será a segunda vez que o Vice-Governador ocupará a gestão estadual. A primeira interinidade foi em junho de 2015, quando Robinson viajou para a Argentina.
O sorteio do concurso 1.793 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 35 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quarta-feira (24). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em Caxias do Sul (RS). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 221,5 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 43 imóveis no valor de R$ 800 mil cada, ou comprar mais de 50 carros esportivos de luxo.

Foto: Danilo Evaristo
O jucurutuense Alisson Oliveira do Amaral saiu na manhã de ontem (23) de Jucurutu em sua caminhonete S-10 preta, de placas PEE-2747, com destino a Caicó e não deu mais notícias e seu celular encontra-se desligado.
A família do jovem comerciante – que também é conhecido como irmão Alisson por ser evangélico – está angustiada e pede a quem viu Alisson entrar em contato com a polícia, através do 190 ou ligar para (84) 9 9976 – 4213. Alisson é casado com Gerlane Amaral com quem tem duas filhas, é filho do ex-vereador Juarez Garcia e irmão do atual vereador Alan Amaral.

Terceiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado em Jucurutu
Após realizar os dois primeiros mutirões nos bairros, Novo Horizonte e Novo Rumo, a prefeitura municipal, junto à secretaria de Saúde de Jucurutu, dentro das ações previamente elaboradas visando o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika -, mobilizou na manhã desta terça-feira (23) agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e outros profissionais do setor para a realização do terceiro mutirão visitando o bairro Santa Isabel.
“E o dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti para a população do bairro Santa Isabel ocorreu nesta terça-feira, com a participação de vários profissionais da saúde, apoiados por adolescentes e jovens do Polícia Mirim! A nossa luta contra o mosquito deve continuar, inclusive realizando outros mutirões visitando todos os bairros e conscientizando as pessoas sobre a importância da prevenção”, comenta o prefeito George Queiroz. Entre as atividades realizadas nos mutirões, as equipes fazem a distribuição de panfletos com textos orientando a população como proceder na eliminação de criadouros do mosquito.
23/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu no início da tarde desta terça-feira (23) um homem de 56 anos suspeito de abusar sexualmente de pelo menos dez meninas em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com o chefe de investigações da delegacia da cidade, Marcelo Fernandes, o suspeito foi preso em casa após a Justiça expedir um mandado de prisão preventiva. Ele nega o crime. Segundo Fernandes, o homem dava aulas de reforço em casa a crianças da cidade. Aproveitando-se dos momentos à sós com as alunas, de faixa-etária entre 7 e 13 anos, para cometer os abusos.
Ainda de acordo com Fernandes, um inquérito foi instaurado para investigar o caso quando as mães das meninas foram até a delegacia prestar queixa contra o professor, em abril de 2015. “Elas [as mães] disseram que as crianças estavam com um comportamento estranho e que quando perguntaram o que aconteceu, as crianças relataram os abusos. Algumas crianças relataram que o suspeito as chamava para o quarto. Outras, que ele mandava que elas tirassem a roupa porque a aula era sobre corpo humano”, disse Fernandes. Ainda de acordo com o chefe de investigação, há indícios de que o suspeito também tenha abusado de outras vítimas.
“Ele também tinha outros alunos, de forma que pode ter abusado de mais crianças. No entanto, como o caso envolve uma temática muito delicada, acreditamos que alguns pais estejam com receio de tornar o caso público e trazê-lo para a polícia”, disse. Após a prisão, o homem foi conduzido à delegacia de Ceará-Mirim, onde prestou depoimento negando todos os crimes. O suspeito foi conduzido até o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para realização de exame de corpo de delito e será encaminhado a Delegacia de Plantão da Zona Norte, de onde deve ser encaminhado até um centro de triagem da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Educação abre ano letivo com jornada pedagógica em Jucurutu
Com o tema “Formação do professor: O saber e o fazer docente no processo de ensino e aprendizagem”, a secretaria municipal de Educação e Cultura de Jucurutu abriu o ano letivo do município com a abertura da jornada pedagógica nesta terça-feira (23), com presença maciça de professores e demais profissionais da rede municipal de ensino. A programação do evento realizado na quadra da Escola Joel Lopes Galvão, contou com ministração de duas palestras proferidas por Suenyra Soares (mestra em estudos da linguagem) de Caicó e Nanael Simão (mestre) de Jucurutu.
Na ocasião a secretária Maria Luciete afirmou que a educação será trabalhada com ações visando o sadio aprendizado das crianças e jovens do município. “Nada impedirá o avanço da nossa vontade de trabalhar e honrar as boas ações pela sadia educação das crianças e jovens neste município”, afirmou Maria Luciete. Breno Tavares, secretário municipal de Articulação Política representou o prefeito George Queiroz (PMDB), no encontro. Após a abertura realizada hoje (23), as Escolas seguirão com suas próprias atividades em suas sedes dentro da continuidade da semana pedagógica.
23/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasComo forma de assegurar a excelência dos serviços prestados pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor do Legislativo Estadual, o órgão promove constantes pesquisas de avaliação da satisfação dos usuários. Em seu mais recente estudo, feito com 284 consumidores atendidos pelo Procon, o órgão registrou que 93% dos usuários avaliaram positivamente a entidade.
De acordo com Dary Dantas Filho, coordenador do Procon da Assembleia, o alto índice é reflexo do contínuo processo de capacitação dos servidores e a democratização dos canais de atendimento. “O trabalho do Procon do Legislativo é referência e a nossa equipe passa por constante capacitação. Estamos interligados a um colegiado amplo e representativo”, afirma. Das 284 pessoas que responderam ao questionário, 233 atribuíram a nota máxima quanto ao grau de satisfação com o atendimento e serviços prestados, enquanto 32 consumidores deram nota 9. Os outros pesquisados sinalizaram com outras respostas.
O número de atendimentos no primeiro mês de 2016 também foi comemorado. Segundo Dary, o órgão praticamente duplicou em janeiro a demanda em relação ao ano anterior. A reclamação contra instituições de ensino contribuiu para o aumento. “Em janeiro de 2015 registramos 238 atendimentos. Esse ano foram 444, sobretudo relacionadas às matrículas, mensalidades e listas de material escolar”, destacou ele ressaltando que as reclamações contra as operadoras de telefonia móvel, eletroeletrônicos, planos de saúde e transações financeiras continuam liderando as queixas registradas.
O coordenador explica que o Procon da Assembleia atua com foco na resolução dos conflitos por meio de conciliação entre as partes. Segundo ele, o acordo tem prevalecido na maioria dos casos. A atuação do órgão também tem contribuído para desafogar o Poder Judiciário, evitando que os processos solucionados pelo Procon cheguem aos tribunais especiais. O Procon do Legislativo funciona na Rua Jundiaí, 481, Tirol, Natal/RN, de segunda à sexta, das 8 às 15 horas. Telefones: (84) 3615-9000 ou (84) 3232-2706.

Ministro do turismo prorroga prazo para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro
O Ministério do Turismo estendeu para 30 de abril o prazo para que representantes dos estados indiquem as regiões turísticas e municípios que farão parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro. A extensão do prazo, que anteriormente finalizaria em 15 de março, foi uma solicitação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
“Essa será a quinta edição do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que define o escopo de atuação das políticas a serem desenvolvidas e implementadas pelo Ministério do Turismo”, explicou o ministro Henrique Eduardo Alves. Para a composição do mapa, MTur e órgãos estaduais de turismo estabeleceram requisitos mínimos, a serem atendidos por regiões turísticas e municípios, a partir do preenchimento de um sistema desenvolvido pela Diretoria de Gestão e Planejamento Estratégico do ministério. A edição atual do Mapa do Turismo Brasileiro, de 2013, contempla 3.345 municípios e 303 regiões turísticas. A ação faz parte do Programa de Regionalização do Turismo implementado desde 2004 para apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo no País.

Governo discute reestruturação das Centrais do Cidadão
Uma reunião liderada pelo governador Robinson Faria com secretários e técnicos do Governo, na tarde desta segunda-feira (22) abordou a reestruturação das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte. Pontos como agendamento dos atendimentos e a perfilização das unidades foram alguns dos assuntos abordados na pauta. A reunião contou com a secretária de Estado da Habitação, do Trabalho e da Assistência Social, Julianne Faria, e representantes da Seplan, Sejuc, Procuradoria Geral do Estado, Detran, Sine e Caern.
Ao todo, o estado possui 20 unidades da Central do Cidadão, que passarão por um processo de compartilhamento de custos com os órgãos prestadores de serviço para auxiliar no custeio e manutenção de cada estrutura. Outra decisão é que cada prédio terá o aluguel redefinido e será implantando um sistema de agendamento eletrônico nos moldes do Detran de forma a evitar filas.
Segundo o governador Robinson Faria, as medidas têm um objetivo comum a todos os órgãos que integram as Centrais. “ O que estamos discutindo é a questão da qualidade da prestação dos serviços e a comodidade que queremos oferecer a todos os que procuram atendimento. Vamos trabalhar para oferecer uma melhor estrutura aos potiguares em um curto espaço de tempo”, disse.
A secretária Julianne Faria declarou que a perfilização dos prédios compõe uma das medidas para reestruturação das unidades. “Queremos oferecer um serviço de padrão e qualidade independente de onde a Central esteja instalada. Para isso, vamos classificar as 20 unidades em pequenas, médias e grandes nessa nova fase e com custos de manutenção compartilhados”, completou a titular. Participaram da reunião também o procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, e da Sejuc, Cristiano Feitosa, e o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.
Agência Brasil – Em 2015, o Brasil voltou a se mostrar um dos países mais perigosos para o exercício da atividade jornalística, com o registro de oito mortes de profissionais no exercício da profissão, segundo relatório sobre a liberdade de imprensa divulgado hoje (22) pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). De acordo com levantamento mantido pela Press Emblem Campaign (PEC), organização não governamental mantida por jornalistas com sede na Suíça, o Brasil subiu cinco posições em relação à ultima pesquisa, e ocupa agora a 5ª colocação como país mais letal para os jornalistas, à frente de nações em guerra como Líbia, Iêmen e Sudão do Sul.
Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em agosto do ano passado. O radialista Gleydson Carvalho apresentava seu programa quando homens armados invadiram o estúdio da rádio em que ele trabalhava, em Camocim (CE), e o alvejaram ao vivo. O jornalista morreu minutos depois, a caminho do hospital. Ficou também batizado por organizações internacionais que monitoram a atividade jornalística como “novembro negro” no Brasil o mês em que três execuções ocorreram em 11 dias: de um radialista em Pernambuco e de dois blogueiros independentes no Maranhão. Os números de 2015 demonstram uma tendência de alta no país em comparação às pesquisas divulgadas em 2013/2012 (5) e 2014/2013 (7), que mediram a violência contra jornalistas entre outubro de um ano e outubro do ano seguinte. Agora as pesquisas são feitas de janeiro a dezembro de um mesmo ano.