05/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Rio Grande do Norte realizou 37 transplantes entre janeiro e setembro de 2023

 Foto: Ministério da Saúde

De janeiro a setembro de 2023, o Brasil registrou 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado, por exemplo, segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. Desses, 37 foram realizados no Rio Grande do Norte. Como continuidade às ações de fortalecimento do SUS e melhoria da assistência à população brasileira, a pasta mais que dobrou a autorização de novos serviços de transplante, que passaram de 31 em 2022 para 64 em 2023 – aumento de 106%. Ao todo, o Brasil tem 1.198 serviços credenciados para transplantes.

Quando incluídos os transplantes de córnea e medula óssea, o país avançou 9,5% nos procedimentos realizados entre janeiro e agosto, quando comparado com o mesmo período de 2022. Até agosto deste ano, foram feitos 18.461 transplantes em todo o Brasil, sendo que ano passado o total registrado foi de 16.848 cirurgias.

O Ministério da Saúde também divulgou número recorde de doadores efetivos no primeiro semestre de 2023, com 1,9 mil doadores, o que possibilitou a realização de 4.377 transplantes de órgãos sólidos, número 16,2% maior do que em 2022. Quando somados os meses de julho e agosto de 2023, o total de doadores efetivos salta para 2.435. Com a tendência de aumento já observada até agora, a expectativa é fechar 2023 com um recorde inédito.

Em campanha durante o mês de setembro, com o tema “Doe uma segunda chance, doe órgãos”, a pasta reforça a importância da conscientização sobre o ato de doar. De acordo com o SNT, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Na maioria das vezes, o transplante pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para quem precisa da doação. Atualmente, 40.567 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Dessas, 317 estão no Rio Grande do Norte.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Para doação de órgãos, é fundamental que a pessoa interessada deixe clara para a família a sua vontade de doar, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Legislativo promove instalação de Frente Parlamentar relacionada à Segurança Pública

Foto: João Gilberto

Com o objetivo de elaborar uma pauta comum para que o Parlamento possa contribuir com todos os assuntos inerentes à Segurança Pública, a Assembleia Legislativa do RN promoveu, na tarde desta quarta-feira (4), a instalação da Frente Parlamentar para Garantia da Lei, da Ordem e Promoção da Paz. Além disso, durante o evento foi realizada a entrega de título honorífico de cidadão Norte-Rio-Grandense ao atual Secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Luis Mauro Albuquerque Araújo, que coordenou a força-tarefa de intervenção no presídio de Alcaçuz, após a rebelião iniciada em 14 de janeiro de 2017.

O presidente da nova Frente Parlamentar, deputado Coronel Azevedo (PL), iniciou sua fala prestando homenagem ao senhor Luis Mauro, lembrando que o Brasil passou por momentos difíceis, nos últimos anos, com relação ao seu Sistema Prisional, com centenas de mortes no interior dos presídios.

“Aqui no Estado, em Alcaçuz, nós tivemos a pior repercussão dentre as rebeliões, embora não tenha sido o maior número de mortes. Mas, usando a competência, o conhecimento, a coragem e a determinação de Luís Mauro Albuquerque, nós tivemos o início da reconstrução do Sistema Prisional potiguar. Então, Luis Mauro, esta homenagem não é só minha, mas dos 24 deputados, pelo reconhecimento do seu trabalho, garra e empenho para contribuir com o RN nesse processo de reconstrução. Parabéns, amigo. Esta é uma justa e merecida homenagem”, concluiu.

A vice-presidente da Frente, deputada Cristiane Dantas (SDD), agradeceu o convite para participar de “uma iniciativa tão importante, que será um pilar a mais na Casa”.

“Nós já temos as comissões, mas a Frente será mais uma força, tendo o papel de promover audiências, ouvir a população e fazer a fiscalização das ações de toda a pauta da Segurança Pública. Ademais, para mim, enquanto mulher, estar na vice-presidência de uma Frente tão relevante é um papel significativo e desafiador”, acrescentou.

O homenageado da tarde, Luis Mauro Albuquerque Araújo, externou sua felicidade e gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho.

“Hoje é um momento de alegria, pois é muito difícil combater o crime organizado. O confronto direto é o mais fácil, mas combater os seus tentáculos é muito mais complexo. É o tempo todo sob ataque. Nós não temos um dia de descanso. Por isso, eu quero agradecer a todos os policiais penais do RN. Todo esse mérito e reconhecimento foi construído junto com vocês. Continuem essa batalha, dentro da legalidade, da transparência e do rigor da lei. Nós não podemos ceder ao crime, senão nossos filhos não terão um futuro de paz”, enfatizou.

Luis Mauro se disse feliz, porque na sua caminhada tem feito muitos irmãos com vontade de transformar o mundo e de enfrentar as maiores dificuldades, mesmo sem condições adequadas.

“Quando eu cheguei aqui não havia grades nas celas. Eu tive que fechar as unidades menores, para tirar as grades e conseguir trancar os internos. Então, por onde eu passo, costumo dizer que aqui no RN a gente fazia mágica, pois nós dávamos um jeito com o que não tínhamos. E eu quero agradecer também à Dra. Tatiana. Ela é uma guerreira. A mulher mais corajosa e inteligente que eu já vi na minha vida, pois na época ela foi contra tudo e contra todos para fazer a mudança. Portanto, a senhora para mim é um exemplo. Se mais pessoas deixassem de se lamentar e tomassem metade das atitudes que eu vi a senhora tomando, o mundo seria muito melhor”, afirmou.

Ainda segundo o atual Secretário de Administração Penitenciária do Ceará, a missão não é fácil, pois não é uma profissão comum.

“E eu já passei por diversos cenários. Quando toca o alarme de tentativa de fuga, o policial não corre para fora do presídio, e sim, para cima da ocorrência. Então, eu quero dar os parabéns a todos os policiais do Estado do RN e a esta Casa pela iniciativa. Vocês me deram muita força, porque é difícil, mas recuar nunca foi uma opção para mim. Sempre trabalhei com a cabeça erguida, olhando nos olhos. Portanto, a todos vocês, o meu muito obrigado!”, finalizou.

Na sequência, o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, reafirmou a justa homenagem ao policial Mauro, “pois ele prestou relevantes serviços num momento de grande crise na Segurança Pública e no Sistema Prisional do nosso Estado”.

A respeito da instalação da Frente Parlamentar, o secretário disse que a iniciativa mostra a preocupação da atual Legislatura com a Segurança Pública e o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte.

“A Frente foi iniciada com um número pequeno de deputados inscritos e foi aumentando bastante sua quantidade para defender a nossa Segurança Pública. Então, isso mostra a preocupação e a relevância dada pela Casa ao nosso setor. Ademais, nós estivemos no início da semana, em Brasília, com o Ministro da Justiça, Flávio Dino. Isso aponta que o Governo Federal também está preocupado com o enfrentamento das facções criminosas. E o RN, através deste ato, está dando exemplo de compromisso com a população Norte-Rio-Grandense”, opinou.

Segundo o Comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico, é uma alegria estar presente a um evento de “grande relevância para a Segurança Pública do Estado”.

“Eu fico muito contente com essa iniciativa, porque às vezes a gente recebe requerimentos e contatos de alguns deputados, de maneira individual, mas não se compara à criação desta Frente Parlamentar. Eu a considero como uma fortaleza para todos nós, inclusive para o Comando Geral da PM, porque muitas vezes a gente quer ouvir ou transmitir alguma informação ou resposta, e através da Frente eu tenho certeza que essa comunicação será mais eficaz”, destacou.

Já a Delegada-geral da Polícia Civil do RN, Dra. Ana Cláudia, elogiou o trabalho de Luis Mauro Albuquerque, tanto no RN quanto no Ceará, frisando que a homenagem é mais que merecida.

“O Ceará hoje, com certeza, está em excelentes mãos. Eu tenho acompanhado o seu trabalho educativo e de ressocialização, as salas, toda a qualificação profissional continuada que você tem feito. Você tem mostrado que Segurança é possível com cidadania e respeito aos direitos fundamentais. Então, a você, Luis Mauro, os meus sinceros parabéns!”, enfatizou.

Com relação à instalação da Frente Parlamentar, a delegada parabenizou a Casa Legislativa do RN, destacando que já é feito um trabalho de fiscalização e representação do povo potiguar, mas a Frente terá o mister de acompanhar de perto as ações da Segurança Pública do Estado.

“E esse é um dos papéis do Legislativo, como órgão fiscalizador e que luta pelos direitos e a segurança da população. Portanto, eu parabenizo o deputado Azevedo, a deputada Cristiane e todos os demais pela brilhante e relevante iniciativa”, concluiu.

Em seguida, a presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN), Vilma Batista, agradeceu ao Parlamento por acolher, mais uma vez, os trabalhadores da Segurança Pública do RN.

“Os deputados sabem da importância desta Frente Parlamentar para o Estado. Nós, policiais penais, estamos aqui revivendo uma história. Nós sabemos que o Sistema Prisional é o resultado de uma sociedade falha, de várias políticas públicas que não funcionaram. E hoje, infelizmente, o crime está sendo mais atrativo do que qualquer universidade. Ele está aí, com ações cada vez mais orquestradas contra o Sistema Prisional e a Polícia Penal. Infelizmente, o crime é organizado, mas os estados não são”, apontou.

Segundo Vilma Batista, o Brasil todo está sendo vítima dessas ações orquestradas, mas a dedicação dos policiais é capaz de vencer qualquer dificuldade.

“Eles se falam, se comunicam e usam as mesmas armas e estratégias. Mas eles não contam com o sacrifício e o amor dos policiais pela profissão, que é o caso aqui do RN, onde temos homens e mulheres que se orgulham da farda que vestem e têm coragem de se impor e manter a ordem do Sistema Prisional. E é por isso que estamos aqui hoje, agradecendo a esta Casa pela força que está nos dando com esta Frente, que vai representar nossos policiais penais, civis, militares, enfim, todos os agentes da Segurança Pública. Muito obrigada!”, finalizou.

Por fim, o ex-deputado estadual e atualmente vice-presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), Subtenente Eliabe, fez reflexões sobre a situação da Segurança Pública no País.

“Nós sabemos que a Segurança Pública no Brasil anda muito mal. E aqui no RN não é diferente. Antigamente, era um estado tranquilo, mas recentemente tem se tornado muito violento. Isso acontece devido à omissão e negligência dos sucessivos governos. Infelizmente a realidade é essa. E por mais competentes que sejam os nossos gestores, se eles não tiverem as condições adequadas e a autonomia necessária para operar o sistema, nada vai melhorar. E tudo isso é fruto da lógica de que o bandido é vítima da sociedade. Enquanto tivermos essa mentalidade, a Segurança será assim, pois haverá sempre uma inversão de valores, com iniciativas a nível federal, estadual e municipal que fragilizam o trabalho dos policiais. Portanto, essa é uma questão para se pensar”, questionou.

Ainda de acordo com o Subtenente Eliabe, o atual governo estadual tem a oportunidade de aproveitar os concursos em andamento para convocar tanto os oficiais da Saúde quanto os aprovados no certame de praças da Polícia Militar.

“É muito importante que essas medidas sejam adotadas. Eu tenho a clareza de que só o efetivo não combate os crimes, mas ele é o principal ponto. A presença da polícia inibe a ação delituosa, principalmente a fardada, armada e ostensiva. Portanto, a recomposição do efetivo é muito importante. E eu quero, finalmente, desejar que esta Frente Parlamentar entregue à sociedade aquilo que ela merece e tem direito, que é uma Segurança funcional, efetiva e que dê aos cidadãos a paz e a tranquilidade que eles tanto precisam”, concluiu.

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Loterias

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 33 milhões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2640 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (3), no Espaço da Sorte, em São Paulo.  

Os números sorteados foram 04 – 08 – 10 – 27 – 28 – 32.

Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, nesta quinta-feira (5), está estimado em R$ 33 milhões.

A quina teve 109 apostas ganhadoras. Cada uma vai pagar R$ 21.983,71. Já a quadra registrou 6.453 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 530,47.

As apostas para o concurso 2641 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de amanhã, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples – com seis números marcados – custa R$ 5.

Agência Brasil

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Seridó

MPRN apresenta a prefeitos, secretários e vereadores da região Seridó painel voltado para o aprimoramento da política de arrecadação tributária dos municípios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apresentou nesta quarta-feira (4) para as Prefeituras e Câmaras Municipais da região do Seridó o Painel Arrecada Mais, uma ferramenta de análise de dados que visa fornecer informações quanto à arrecadação dos tributos municipais, com especial enfoque no IPTU, a partir da base de dados disponibilizada pelo Tribunal de Contas do Estado do RN. A apresentação foi feita na sede das Promotorias de Justiça de Caicó.

O painel tem como objetivo identificar municípios com déficit expressivo na arrecadação municipal em contraposição ao seu tamanho, sua capacidade fiscal e demais recursos recebidos, bem como os limites de despesa com pessoal e a proporção das receitas correntes líquidas perante tais gastos.

Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Laboratório de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP) do MPRN, Isabelita Garcia, o painel Arrecada Mais é uma ferramenta que disponibiliza para toda a sociedade potiguar elementos e informações quanto à arrecadação dos impostos de competência originária dos municípios, de modo que possa gerar uma competição saudável entre eles, no sentido de intensificar o potencial de arrecadação, com foco na ampliação e melhoria dos serviços públicos voltados aos munícipes do Estado.

“Há uma cultura, no país, de resistência ao pagamento de tributos, mas precisamos conversar sobre isso e desmistificar esse pensamento. A responsabilidade fiscal é um dever básico de todo cidadão, destacou Isabelita Garcia.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, destacou a importância de os prefeitos fazerem o dever de casa, que é observar melhor a competência de tributar. “Precisamos cobrar o Imposto Predial [IPTU], o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis [ITBI] e os impostos sobre serviços [ISS] às empresas que prestam serviços em nossos municípios”, conclamou. Ele também explicou que é importante os municípios terem o controle das arrecadações próprias para oferecerem uma devolutiva à sociedade de forma mais segura.

Além do Painel Arrecada Mais, o MPRN também entregou aos prefeitos municipais a cartilha “Oito Passos para o Aperfeiçoamento da Arrecadação do IPTU”, uma vez que a instituição e cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano tem importante papel como uma das principais fontes de receita dos municípios.

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Conexão Enem será retomado com aulas ao vivo pela TV Assembleia

Foto: Assessoria de Comunicação

A 9ª edição do Conexão Enem, projeto de educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, executado pela Escola da Assembleia, direcionado a estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será retomado com transmissão ao vivo pela TV Assembleia na próxima quinta-feira (05).

Entre as novidades para essa edição, está a apresentação do professor Diego Rio Grande e o quadro “E aí? Valeu a pena?”, no último bloco do programa. Uma conversar com profissionais que darão dicas aos futuros universitários sobre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. As aulas vão ao ar toda quinta-feira, às 19h15, com conteúdo programático veiculado por diversos professores.

O projeto teve início em 2015 e desde a estreia, o Conexão Enem antecipou, em diversas oportunidades, os temas das redações abordados nas últimas edições do Enem. As transmissões das aulas pela TV Assembleia ocorrerão em outubro e novembro, ao vivo, em formato de revisão.

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Porto de Natal recebe representantes da FIERN e de empresa especialista em cabotagem

O diretor-presidente da CODERN, Nino Ubarana, recebeu na sede da Companhia, representantes da FIERN e da Mercosul Line, empresa especialista em cabotagem, pauta da reunião, que tratou da implantação de uma linha no Porto de Natal.

CODERN e FIERN estão trabalhando em conjunto no sentido de apresentar o potencial do terminal da capital, mantendo constante diálogo com as maiores empresas que atuam com o transporte marítimo entre os portos do Brasil. Representantes da Marfret e da Log-In, duas grandes empresas do setor, também visitaram recentemente as instalações portuárias de Natal.

Nino Ubarana comenta que a via marítima é um fator essencial para o crescimento do Estado: “O desenvolvimento de qualquer estado passa por um Porto. Nós estamos buscando a cada dia incrementar a movimentação no Porto de Natal e temos contado com parcerias importantes, como da FIERN, que tem trazido empresários e representantes de empresas para visitas e diálogos objetivando que futuramente sejam nossos clientes”.

Além do diretor da CODERN, participaram da reunião o engenheiro da Companhia, Vinicius Cavalcante; o Capitão de Mar e Guerra da Reserva, João Ferreira Leal, representando a Marinha; da Mercosul Line, Alexandre de Souza e Paulo Nascimento, diretor Norte/Nordeste e executivo de vendas, respectivamente; representando a FIERN estavam Etelvino Patrício de Medeiros, Luiz Guedes, Daniel Penteado; além de Fernanda Beatriz, representando o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN.

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Economia

Rio Grande do Norte fecha agosto com quase 6 mil novas vagas de emprego

O estado do Rio Grande do Norte registrou seu melhor resultado para 2023 no mês de agosto, com a criação de 5.975 novos postos de trabalho, um aumento de 1,28% em relação a julho. Foram registradas 22.036 vagas com carteira assinada e 16.061 desligamentos. Na região Nordeste, o saldo foi de 63.774 vagas no mês.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2023, o Rio Grande do Norte acumula um saldo de 15.376 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Em agosto, o estado chegou ao quinto mês seguido de crescimento, com resultados positivos em abril (1.578 vagas), maio (1.667), junho (2.565) e julho (3.489). Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 20.727 novas vagas.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta segunda-feira, 2/10, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em agosto, o estado teve desempenho positivo em todos os cinco grandes grupos econômicos avaliados. O principal destaque foi o setor de Agropecuária, com saldo de 2.387 vagas geradas no mês, que levam o estoque do setor para 18,8 mil empregos formais no Rio Grande do Norte. Na sequência aparecem o setor de Serviços (saldo de 1.168 vagas), a Indústria (+1.102), a Construção (+677) e o Comércio (+641).

Dentro do estado, o melhor resultado foi registrado em Mossoró, que teve um aumento de 1.409 novos postos de trabalho. Em seguida, estão as cidades de Baía Formosa, com saldo de 887 vagas, a capital Natal (+601), Apodi (+558) e São Gonçalo do Amarante (+432).

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Picolé é arrematado por mais de R$ 6 mil em leilão solidário no interior do RN

Foto: Divulgação

Um picolé foi arrematado por mais de R$ 6 mil em um leilão na cidade de São José do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, neste domingo (1º), durante a Festa de São José, padroeiro da cidade.

Mas o valor não é doado apenas por conta do picolé. O arremate faz parte de uma ação solidária de um grupo de amigos em uma atividade que ficou conhecida como “Leilão do Picolé” – uma tradição iniciada há mais de 30 anos.

O valor arrecadado serve para ajudar financeiramente projetos desenvolvidos pela Paróquia de São José. Dessa forma, um grupo chamado de “A Turma do Picolé” se reúne para ofertar um valor que possa ajudar a comunidade.

O picolé, portanto, passou apenas a ser um símbolo dessa tradição, segundo explica a Turma. E, no fim, todo mundo que está na “brincadeira” acaba ganhando um.

Um dos participantes da Turma do Picolé, Alcio Farias, conta que esse arremate é “uma oferta do grupo de amigos por reconhecer os trabalhos sociais desenvolvidos pela Paróquia de São José”.

“Os recursos angariados com o leilão do picolé são revertidos para as obras socias da igreja, fortalecendo os serviços sociais promovidos, como, por exemplo, a assistência à comunidade por meio dos vicentinos da Comunidade São Vicente de Paulo; a compra de lanches para as crianças das catequeses, além de outras obras sociais que são promovidas pela Paróquia de São José de São José do Seridó e efetivadas pelos grupos pastorais”, explicou.

Ele conta ainda que quando o leilão demora, o picolé acaba sendo degustado pelo próprio padre, que é o apregoador.

Tradição

A festa de São José acontece tradicionalmente no domingo do último fim de semana do mês de setembro em São José do Seridó. Antigamente, os leilões aconteciam após a missa solene, no mercado público da cidade.

“Um dos eventos marcantes dos festejos era o leilão de grandes prendas como garrotes, ovelhas, bodes, doações de agricultores. Mas, com o mesmo empenho, eram apregoadas também prendas como bolos caseiros, galinhas, frutos das colheitas dos trabalhadores rurais, entre outras ofertas”, lembra Alcio Farias.

Ele conta que um grupo de amigos sempre participava dos leilões para arrematar as prendas. Diante do período quente, era comum vendedores de picolés caseiros, como os famosos “dindins” e “polis”, para amenizar o calor do meio dia.

Alcio cita que com o passar dos anos a tradição do leilão ao meio dia do domingo foi perdendo força.

“Então, como forma de impulsionar a tradição do leilão, há 30 anos, de súbito, uma das participantes do grupo de amigos teve a ideia de colocar como prenda para o leilão um picolé caseiro, com o compromisso que a turma arrematasse o picolé de modo a cobrir o maior valor ofertado. Assim, aconteceu, revigorando-se a batalha entre os arrematadores para conquistar a prenda inusitada”, contou.

“É quando, a partir desse episódio, surge o Leilão do Picolé”.

‘A mesma turma’

A festa do leilão mudou do domingo para uma das noites do novenário da festa, mas a turma que iniciou o Leilão do Picolé anos atrás continua com a tradição às 12h do domingo.

“Aquela mesma turma, com adesão de novos participantes ao longo desses 30 anos, deu continuidade ao Leilão do Picolé, sempre aos domingos, após a missa solene da festa, agora em frente à igreja de São José e tendo o pároco como apregoador”, conta Alcio.

Alcio conta que o grupo de amigos mantém a tradição “firmando o compromisso de arrematar a prenda ao cobrir o último valor ofertado, rateando o valor do picolé entre os membros do grupo”.

G1 RN

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça bloqueia R$ 158 mil do Estado para garantir internação domiciliar de idosa com Mal de Parkinson

O desembargador Ibanez Monteiro determinou, liminarmente, o bloqueio judicial do valor de R$ 158.984,09 nas contas do Estado, referente a três meses de internação domiciliar de uma idosa de 90 anos de idade acometida com Mal de Parkinson e rigidez corporal. O valor proporcional deve ser liberado mensalmente em favor da prestadora, enquanto o poder público não cumprir a decisão judicial, hipótese em que a quantia remanescente será liberada em favor do Estado.

A decisão foi expedida após a defesa da paciente recorrer ao Tribunal de Justiça com o objetivo de reformar a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal que determinou “a intimação do Secretário de Saúde do Estado, pessoalmente, para no prazo de 15 dias, comprovar a inserção da autora no programa de atendimento de home care realizado pelas empresas contratadas pelo Estado do Rio Grande do Norte e apresente também o valor do orçamento mensal da empresa contratada pelo ente público para servir como parâmetro para bloqueios e cumprimento da ação”.

No recurso, a defesa alegou que ganhou na primeira instância o direito de a paciente ser tratada por home care diante da existência de precária condição de saúde da idosa na oportunidade. Afirmou que, em 26 de abril de 2023, foi determinada a intimação do Secretário Estadual de Saúde e do Secretário de Saúde de Natal, para cumprir no prazo de 24 horas da decisão do TJRN, mas que ainda não houve cumprimento da medida.

“Uma luta interminável, para uma idosa de 90 (noventa) anos de idade, que precisa ser, nesse estágio final da sua vida, finalmente amparada pelo Poder Público, pois o Estado foi intimado em 29 de agosto de 2023, e até hoje não houve o Cumprimento”, cita trecho do recurso, alertando para o risco que a demora no cumprimento da decisão traz para a paciente, diante da condição frágil de saúde em que se encontra. “Um desrespeito a uma idosa de 90 (noventa) anos de idade, onde padece em sua residência pelo abandono do poder público”, reclama.

Preservação da vida

O desembargador considerou, para determinar o bloqueio do valor, que a paciente foi diagnosticada como portadora de Mal de Parkinson, “apresenta rigidez corporal, emagrecida, utiliza alimentação pastosa por via oral assistida com presença de engasgos, totalmente dependente de cuidados, apresenta escaras extensas na região sacra e calcanhar, eliminações fisiológicas por fraldas e necessita de banho no leito”.

No entendimento do magistrado de segundo grau, está clara a necessidade de realização do bloqueio dos valores necessários a efetivar a medida por empresa particular, de modo a cumprir a determinação do ato judicial. “É o único meio disponível para preservar a vida da agravante, em observância às garantias constitucionais à saúde. (…) Por tais fundamentos, tenho por demonstrada a probabilidade de provimento do recurso, bem como o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, frente ao grave risco de morte derivado da ausência do acompanhamento médico domiciliar”, decidiu.

TJRN

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Saúde

Outubro marca retomada das campanhas de vacinação no RN

FOTO: ARQUIVO SESAP/RN

As secretarias de Estado da Saúde Pública e da Educação se unem, e viabilizam uma campanha de imunização com o objetivo de ampliar a proteção da população do estado. Na primeira fase, que segue até a próxima sexta-feira (6), o foco será principalmente as crianças e jovens, nas escolas de todo o estado, que terão acesso aos imunizantes contra as mais diversas doenças.

No sábado (7), começa outra importante ação, já com um “Dia D de Vacinação”, que é a Campanha de Multivacinação. Ela visa alcançar em especial a faixa etária até 15 anos, atualizando toda a carteira do Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, poliomielite, tríplice viral e pentavalente, e também a das campanhas, como a vacina contra a covid-19, por exemplo.

Os dois movimentos, de forma conjunta, visam atacar um problema que vem se apresentando não só no Rio Grande do Norte, mas em todo Brasil, desde 2015: a queda na cobertura vacinal. As ações são frutos do trabalho direto entre a Sesap junto aos municípios, o que gerou uma adesão total. Todos os 167 municípios potiguares confirmaram participação na Campanha de Multivacinação, que vai até o próximo dia 21.

O esforço concentrado neste mês de outubro é fruto de um trabalho planejado desde o início deste ano. Com o apoio de instituições como o Ministério da Saúde, que está investindo em todo o país para a Campanha de Multivacinação, e a Organização Pan-Americana da Saúde, a Sesap realizou oficinas de qualificação e planejamento com os municípios. Percorrendo todas as regiões, as equipes fizeram encontros e diagnósticos sobre cada área, cooperando com os planos que cada município montou a partir de suas necessidades.

Ao fim das campanhas, Sesap e municípios farão um balanço da atuação para traçar as próximas ações.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros