04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

É lei: Festa do Boi é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do RN

Foto: Eduardo Maia

A Festa do Boi, também conhecida como a maior exposição agropecuária do Nordeste, agora é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte. A lei nº 11.549, de autoria do deputado estadual Taveira Júnior (União), foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (27). O reconhecimento se deu a poucos dias da 61ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de outubro de 2023.

“A primeira Festa do Boi aconteceu na cidade de Parnamirim em 1962 e conta hoje com centenas de expositores e empresas que se instalam no Parque Aristófanes Fernandes durante o evento, além de comerciantes informais que ganham uma importante renda extra nos oito dias de festa, oferecendo uma vasta programação cultural, desde a instalação de parques para a diversão das crianças, até as feirinhas de artesanato, degustação de comidas típicas e show de artistas famosos que acontecem até a madrugada. Sem dúvida, trata-se de um evento de extrema relevância turística, cultural e econômica”, listou o propositor da lei, deputado Taveira Júnior.

A Festa do Boi 2023 é uma realização da Anorc em parceria com o Governo do Estado do RN, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim. Patrocinam o evento: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Governo Federal, Idiarn, Agência de Fomento do RN, Faern Senar, Assembleia Legislativa do RN, Fecomércio e Câmara Municipal de Parnamirim.

04/10/2023
Por Danilo Evaristo em Esporte

Pikachu e Tinga brilham, e Fortaleza é o 1º nordestino em uma final de Sul-Americana

Foto: Kid Jr./SVM

O Fortaleza é o primeiro nordestino a chegar a uma final de Sul-Americana. O clube passou pelo Corinthians nesta terça-feira (3) por 2 a 0, na Arena Castelão. A vitória foi conquistada no segundo tempo, levando o torcedor do Fortaleza à loucura. Pikachu e Tinga brilharam marcando os gols.

O Fortaleza enfrenta Defensa y Justicia ou LDU na final. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (4). Na primeira semifinal, LDU venceu por 3 a 0.

Ge

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Saúde

Subir escadas e lavar roupa: realizar pequenos exercícios diários pode prevenir infartos e derrames; entenda

Foto: Freepik.com

Subir lance de escadas, limpar o chão rapidamente ou se agachar para lavar a roupa são exercícios suficientes para reduzir o risco de sofrer ataques cardíacos e derrames, apontou estudo liderado pela Universidade de Sydney. Segundo os pesquisadores, pequenos períodos dessas atividades diárias podem ajudar a manter a vida de uma pessoa saudável à medida que ela envelhece.

Para o estudo, os cientistas acompanharam mais de 25 mil adultos no Reino Unido que não praticavam nenhum esporte ou exercício. Eles usaram dispositivos de pulso que mediram seus padrões de atividade física. Todos fizeram pequenas atividades cotidianas por menos de 10 minutos.

Esses episódios curtos — de intensidade moderada a vigorosa — foram associados a uma diminuição acentuada de ataques cardíacos e derrames, e à morte por qualquer causa ao longo de oito anos.

Mover-se de forma consistente durante pelo menos um a três minutos foi associado a benefícios significativamente maiores — uma diminuição no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral de 29% e uma diminuição no risco de mortalidade de 44%.

Segundo os pesquisadores, quanto mais atividade melhor. Aqueles que soltavam o ar (bufavam) por pelo menos 10 segundos por minuto — ou seja, que não conseguiam falar direito entre um exercício e outro — tinham maiores benefícios.

“Este estudo sugere que as pessoas poderiam reduzir potencialmente o risco de eventos cardíacos graves ao se envolverem em atividades de vida diária de intensidade pelo menos moderada, onde idealmente se movem continuamente entre 3 a 10 minutos”, diz Matthew Ahmadi, autor principal do estudo.

Ele afirma que a ideia de acumular períodos curtos de atividade ao longo da vida diária torna a atividade física muito mais acessível para pessoas que não querem ou não podem praticar exercícios.

“A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde, mas quanto mais esforço você colocar nessas tarefas diárias e quanto mais tempo você mantiver essa energia, mais benefícios você provavelmente colherá. Se você está bufando e não consegue manter uma conversa por algum tempo, você atingiu o ponto ideal”, afirma Ahmadi.

O Globo

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Economia

Petrobras avalia reajuste nos combustíveis até o fim do ano, diz Prates

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em meio à alta das cotações do petróleo Brent no mercado internacional e à suspensão das exportações russas, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta terça-feira (3/10) que a estatal avalia a possibilidade de fazer um novo reajuste nos preços dos combustíveis até dezembro.

“Estamos agora analisando a possibilidade ou não de outro reajuste até o final do ano, mas a gente ainda não tem isso como dado, não tem isso como concreto”, disse a jornalistas, após cerimônia de comemoração dos 70 anos da companhia, no Rio de Janeiro.

“O que temos como concreto é que a nossa política de preços, daquele túnel de volatilidade, que tem o intervalo entre o valor marginal e o custo alternativo do cliente, está funcionando”, continuou Prates.

Tempestade

A Petrobras anunciou o último reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel em meados de agosto. Ele explicou, ainda, que, desde que mudou a política de preços da empresa, abandonando a paridade com a impostação (PPI), ocorreram inúmeras oscilações do Brent e também do diesel.

“O diesel disparou, refinarias da Rússia pararam de funcionar, tivemos enxugamento do diesel russo, que estava chegando e fazia um certo colchão de amortecimento no preço também. Estamos vivendo no mercado com uma espécie de tempestade que a gente tem que administrar, saber quanto tempo vai durar e quanto tempo temos de colchão para aguentar essa volatilidade”, ponderou.

O presidente da companhia disse, também, estar avaliando o percentual e o melhor momento para um reajuste. “Tempo e percentual estão sendo decididos. Se for necessário faremos, e vamos ver quando podemos de novo, após o inverno do hemisfério norte, voltar ao patamar anterior”, destacou.

Correio Braziliense

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Media Training, uma comunicação com eficiência, tem data remarcada para outubro de 2023

Após uma pane elétrica, nesses últimos dias, as atividades da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte precisaram ser postergadas. A capacitação no curso de Media Training já tem novas datas: 16,17 e 18 de outubro de 2023, nos mesmos horários, das 14h às 18h totalizando 12h de conhecimento, além de ser uma oportunidade única para quem deseja se destacar na comunicação pública e aprender como lidar com os desafios da mídia.

“Em um mundo onde a comunicação desempenha uma missão fundamental em todas as esferas não pode ser subestimada. Vamos apresentar uma experiência inovadora e abrangente no mundo da comunicação midiática”, explica a professora mestre Renata Passos, que possui uma vasta bagagem na área e vai compartilhar suas práticas e vivências para enriquecer o aprendizado dos participantes.

A imersão será realizada nas dependências da Instituição Acadêmica, proporcionando um ambiente para a aprendizagem e prática das técnicas de comunicação. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades em entrevistas, apresentações públicas e gestão de crises de comunicação.

Não perca a oportunidade de investir em seu futuro profissional e se destacar em um mundo cada vez mais orientado pela mídia e pela comunicação eficaz. As inscrições podem ser obtidas através do site da Escola da Assembleia ou ainda pelo link: https://escola.al.rn.dti.systems/

Prepare-se para comunicar com confiança e eficiência – inscreva-se hoje mesmo no curso de Media Training! Vagas limitadas!

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Senado adia votação da minirreforma eleitoral, e regras não valerão nas eleições de 2024

Foto: EDU GARCIA/R7

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) afirmou nesta terça-feira (3) que a votação da minirreforma eleitoral foi adiada no Senado, o que significa que as novas regras não poderão ser aplicadas nas eleições municipais de 2024. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em setembro, mas precisava do aval do Senado e da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até esta sexta-feira (6) para que valesse no próximo pleito.

“A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, afirmou o senador.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia sinalizado que a minirreforma eleitoral deve ser analisada com o projeto do novo Código Eleitoral, que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta está parada desde 2021 e é considerada uma reforma mais ampla do sistema eleitoral.

Na versão final do projeto que foi aprovado pela Câmara e relatado pelo deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA), há trechos que mudam a Lei da Ficha Limpa, flexibilizam a prestação de contas de partidos e candidatos e restringem punições a eles, além de alterar condições para que concorram à chamada “sobra de vagas”. A proposta também trata da oferta de transporte público gratuito e do fim das candidaturas coletivas.

R7

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Economia

Dólar sobe para R$ 5,15 e fecha no maior valor desde março

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em mais um dia de nervosismo no mercado global, o dólar superou a barreira de R$ 5,15 e fechou no maior valor desde março. A bolsa de valores caiu pelo segundo dia consecutivo e atingiu o nível mais baixo em quatro meses.

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (3) vendido a R$ 5,154, com alta de R$ 0,088 (+1,73%). A cotação chegou a operar próximo da estabilidade no início das negociações, mas disparou após a abertura do mercado norte-americano, até fechar próxima do valor máximo do dia.

Com o desempenho desta terça, a moeda norte-americana acumula alta de 2,53% apenas nos dois primeiros dias úteis de outubro. A divisa cai 2,38% em 2023.

O dia também foi tenso no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 113.419 pontos, no menor patamar desde 5 de junho. Das 86 ações que compõem o indicador, apenas nove subiram nesta terça-feira.

O dólar teve forte alta em todo o planeta após a divulgação de um relatório preliminar que mostra que a economia norte-americana abriu, em setembro, cerca de 1 milhão de vagas a mais do que o esperado. O dado reforçou apostas de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) suba os juros antes do fim do ano.

Nesta terça-feira, as taxas dos títulos de longo prazo do Tesouro norte-americano atingiram o maior nível em 16 anos. Taxas mais altas em economias avançadas estimulam a fuga de capital de países emergentes, como o Brasil.

A Agência Brasil está dando as matérias sobre o fechamento do mercado financeiro apenas em ocasiões extraordinárias. A cotação do dólar e o nível da bolsa de valores não são mais informados todos os dias.

*Com informações da Reuters.

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Gilmar Mendes critica debate sobre mandato com prazo fixo para ministros do STF

Foto: EDU GARCIA/R7

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, criticou nesta terça-feira (3) os debates recentes sobre a necessidade de mandato com prazo fixo para ministros da Corte. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu nesta segunda-feira (2) a tese de que um prazo para o mandato “seria bom para o Poder Judiciário, para a Suprema Corte e para a sociedade brasileira”.

Atualmente, os ministros da Suprema Corte são indicados pelo presidente da República e podem ficar no posto até completarem 75 anos, que é a idade máxima para a aposentadoria no serviço público.

“Agora, ressuscitaram a ideia de mandatos para o Supremo. Pelo que se fala, a proposta se fará acompanhar do loteamento das vagas, em proveito de certos órgãos. É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto, o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, disse o ministro nas redes sociais.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1709236810985963669?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1709236810985963669%7Ctwgr%5Efc0c469f78e1c5ba865092f2853ef02f3131e01e%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fnoticias.r7.com%2Fbrasilia%2Fgilmar-mendes-critica-debate-sobre-mandato-com-prazo-fixo-para-ministros-do-stf-03102023

O magistrado ainda fez um questionamento: “A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”.

Para ser indicado à vaga, é necessário que o candidato ao Supremo tenha entre 35 e 70 anos. O tema já é alvo de debate no Congresso por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), em tramitação no Senado, que propõe a fixação de oito anos para o mandato de ministros do STF, sem direito à recondução.

A ofensiva contra os ministros do STF voltou a ser comentada por causa dos recentes julgamentos da Corte, com temas de impacto social, como a descriminalização do aborto, a criminalização do porte de drogas, o marco temporal das terras indígenas e a volta da contribuição sindical.

A PEC em questão é de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e foi apresentada em 2019. O texto começou a ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em conjunto com outras duas matérias que tratavam do mesmo assunto, e foi modificado para que o mandato dos ministros do STF seja de dez anos. As outras duas propostas, contudo, foram arquivadas no fim de 2022. Com isso, a PEC terá de recomeçar a tramitação.

R7

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Esporte

Neymar marca 1º gol com a camisa do Al-Hilal um mês e meio após contratação

Foto: Divulgação

Um mês e meio após ser contratado, Neymar enfim marcou seu primeiro gol com a camisa do Al-Hilal, nesta terça-feira, em jogo da Liga dos Campeões da Ásia. O atacante brasileiro marcou o segundo gol da vitória do seu time sobre o Nassaji Mazandaran, do Irã, por 3 a 0, no Azadi Stadium, na cidade de Teerã, capital iraniana.

O gol de Neymar saiu aos 13 minutos do segundo tempo. Na rápida investida sobre a defesa da equipe da casa, Al-Dawsari deu grande passe para o brasileiro, que bateu da entrada da área, de canhota, sem chances de defesa para o goleiro Rashid Mazaheri.

O primeiro gol do brasileiro saiu em seu quinto jogo oficial pela equipe saudita. Na semana passada, ele tivera grande oportunidade para balançar as redes pela primeira vez pelo seu novo time. Mas o atacante acabou desperdiçando uma cobrança de pênalti. Sem gols, ele vinha se destacando com boas assistências para os companheiros de time.

Os outros gols da partida desta terça foram marcados pelo sérvio Mitrovic, aos 18 minutos de jogo, e por Al-Shehri, aos 48 minutos do segundo tempo, com nova assistência de Al-Dawsari. A partida contou com duas expulsões, uma para cada lado: Al-Faraj (Al-Hilal) e Houshmand (Nassaji), ambas ainda no primeiro tempo

A partida foi válida pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia. O time de Neymar lidera o Grupo D, com quatro pontos.

Nas últimas semanas, a expectativa pelo primeiro gol de Neymar foi ofuscada por supostos desentendimentos entre o atacante e o técnico da equipe, o português Jorge Jesus, ex-Flamengo. Jornais espanhóis afirmaram que o brasileiro chegou a pedir a demissão do treinador, o que foi negado pelo próprio Neymar dias depois.

Estadão Conteúdo

03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

SENAI-RN inaugura 1º laboratório de panificação e confeitaria na região Oeste do estado

O SENAI do Rio Grande do Norte inaugurou oficialmente o primeiro laboratório de formação profissional em panificação e confeitaria da região Oeste do estado.

A unidade, instalada em Mossoró, está localizada no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), como parte da estratégia da instituição na área de educação profissional voltada à alimentação.

Batizado “Laboratório de Panificação e Confeitaria Raimundo de Melo”, o espaço faz homenagem ao empresário que instalou a primeira padaria mecanizada de Mossoró. Ele faleceu em 2001.

Formação

“Hoje o que está acontecendo é uma oportunidade de contribuirmos com a formação de mão de obra e com o futuro desta atividade, que se integra às comunidades e está pulverizada em todos os municípios”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, durante a cerimônia.

Com história empresarial constituída no setor, ele lembrou que há 43 anos participa da “luta em defesa da indústria, dos sindicatos e dos empresários”, a quem chamou de “heróis da resistência que contribuem para o desenvolvimento do país”.

A cerimônia que marcou oficialmente o início das operações do laboratório contou com a participação do diretor primeiro Tesoureiro da FIERN e presidente eleito para a próxima gestão da entidade, com posse marcada para 26 de outubro, Roberto Serquiz, além de outros diretores da Federação e do SENAI, de sindicalistas e empresários da panificação.

“Nós estamos realizando um sonho. Temos uma demanda muito grande por pessoas formadas em Mossoró e em toda região Oeste na atividade, que é considerada de alta empregabilidade”, destacou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró, Região Oeste e Costa Branca, Cesário Melo.

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, explica que, antes, a qualificação profissional na área era oferecida por meio de uma unidade móvel – uma sala de aulas sobre rodas da instituição, e que a infraestrutura fixa destinada aos cursos expande as possibilidades existentes na área de alimentação.

Em Natal, acrescentou ele, “o laboratório de panificação que funcionava no SENAI Clóvis Motta, na avenida Prudente de Moraes, está em processo de migração para o Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, na avenida Capitão Mor Gouveia, com previsão de reinauguração ainda este ano”.

O diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior, acrescenta que o novo equipamento no CETIB abre possibilidades de capacitação para potencializar não só o emprego, mas também o empreendedorismo na indústria da região.

FIERN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros