03/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

SENAI-RN inaugura 1º laboratório de panificação e confeitaria na região Oeste do estado

O SENAI do Rio Grande do Norte inaugurou oficialmente o primeiro laboratório de formação profissional em panificação e confeitaria da região Oeste do estado.

A unidade, instalada em Mossoró, está localizada no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), como parte da estratégia da instituição na área de educação profissional voltada à alimentação.

Batizado “Laboratório de Panificação e Confeitaria Raimundo de Melo”, o espaço faz homenagem ao empresário que instalou a primeira padaria mecanizada de Mossoró. Ele faleceu em 2001.

Formação

“Hoje o que está acontecendo é uma oportunidade de contribuirmos com a formação de mão de obra e com o futuro desta atividade, que se integra às comunidades e está pulverizada em todos os municípios”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, durante a cerimônia.

Com história empresarial constituída no setor, ele lembrou que há 43 anos participa da “luta em defesa da indústria, dos sindicatos e dos empresários”, a quem chamou de “heróis da resistência que contribuem para o desenvolvimento do país”.

A cerimônia que marcou oficialmente o início das operações do laboratório contou com a participação do diretor primeiro Tesoureiro da FIERN e presidente eleito para a próxima gestão da entidade, com posse marcada para 26 de outubro, Roberto Serquiz, além de outros diretores da Federação e do SENAI, de sindicalistas e empresários da panificação.

“Nós estamos realizando um sonho. Temos uma demanda muito grande por pessoas formadas em Mossoró e em toda região Oeste na atividade, que é considerada de alta empregabilidade”, destacou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró, Região Oeste e Costa Branca, Cesário Melo.

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, explica que, antes, a qualificação profissional na área era oferecida por meio de uma unidade móvel – uma sala de aulas sobre rodas da instituição, e que a infraestrutura fixa destinada aos cursos expande as possibilidades existentes na área de alimentação.

Em Natal, acrescentou ele, “o laboratório de panificação que funcionava no SENAI Clóvis Motta, na avenida Prudente de Moraes, está em processo de migração para o Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, na avenida Capitão Mor Gouveia, com previsão de reinauguração ainda este ano”.

O diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Júnior, acrescenta que o novo equipamento no CETIB abre possibilidades de capacitação para potencializar não só o emprego, mas também o empreendedorismo na indústria da região.

FIERN


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros