06/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
A instituição do vale alimentação para os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do RN foi pauta do pronunciamento da deputada Eudiane Macedo (PV). Foi durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5).
“Recebi no nosso gabinete o soldado Igor Nogueira Soares, presidente da Associação dos Bombeiros Militar e na ocasião ele solicitou nosso empenho em favor das causas dos bombeiros militares, que também integram as forças de segurança pública do nosso Estado. São homens e mulheres que trabalham 24 horas no combate a incêndios, no resgate de vítimas de afogamentos e acidentes dos mais diversos tipos”, afirmou.
A parlamentar solicitou apoio dos colegas parlamentares em favor dos bombeiros e citou que integrantes das polícias Militar, Civil e Penal já contam com o benefício.
“Confesso que fiquei impressionada quando tomei conhecimento que eles não recebem o vale refeição e muitas vezes participam de ocorrências que duram muitas horas”, disse.
06/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Natal
O projeto de extensão Web Cidadã, do Departamento de Ciência da Computação da Uern Natal, que já oferecia assistência gratuita para acesso a serviços online, agora abriu inscrições para cursos de introdução à informática, com foco nas ferramentas do Google (e-mail, armazenamento, documentos) e no uso da Internet.
As inscrições já podem ser feitas no Complexo Cultural da Uern, na zona Norte, até o próximo dia 13 de outubro, das 13h30 às 16h30, no laboratório de informática do CCUern. As aulas estão previstas para começar no dia 16 de outubro, no mesmo local, sendo ministradas presencialmente duas vezes por semana, durante 1h30 cada aula, até a para primeira quinzena de dezembro.
Estão sendo oferecidas 100 vagas, para adolescentes a partir dos 13 anos, jovens, adultos e idosos. As turmas serão divididas por faixa etária. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópia de documento de identificação e ficha de inscrição (entregue no local) preenchida.
Uern

Foto: Adriano Abreu
A expectativa da Fecomércio RN é que o Dia das Crianças de 2023 gere bons resultados no Estado. A data, que é uma das que mais positivas para as empresas, deve movimentar R$ 96 milhões em Natal e R$ 18 milhões em Mossoró. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC), o volume injetado na economia deve crescer cerca de 45% na capital, que registrou R$ 66 milhões em 2022; e mais de 60% em Mossoró, que movimentou R$ 11 milhões no ano passado.
Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os negócios potiguares devem estar preparados para aproveitar a data comemorativa. “Esse é um dos períodos de maior faturamento do comércio, então essa projeção de crescimento tão expressiva é muito animadora para os negócios locais. Com mais gente querendo comprar presentes e passear com as crianças, estamos esperando um aumento de pelo menos 35% no valor dos gastos médios”, ressaltou Marcelo.
Em Natal, entre os dias 2 e 12 de setembro, 615 consumidores participaram do levantamento. No município de Mossoró, durante o mesmo período, um total de 570 pessoas foram entrevistadas pela equipe do IFC. O nível de confiança de ambas as pesquisas é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais.
Natal
A expectativa é que 67,6% dos natalenses vá às compras para o Dia das Crianças – um crescimento de 3,9 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mesmo período de 2022, quando 63,7% dos entrevistados pretendiam comprar. A maior parte pertence ao sexo masculino (68,5%), tem de 35 a 44 anos (75,3%), possui Ensino Médio completo (71,3%) e recebe de 6 a 10 salários mínimos por mês (72,2%).
A maioria deseja presentear filhos (50,6%), enquanto 36% comprará para sobrinhos. Além disso, 44,7% vai adquirir entre dois e três presentes. Com gasto médio de R$ 184,58, os brinquedos são os preferidos de quem vai às compras na capital (59,5%), seguidos de itens de vestuário (32,6%) e calçados (10,1%).
O setor varejista também está otimista para o comércio de Serviços, considerando que a data pode impulsionar a procura por lazer, alimentação e entretenimento. Além de investir em presentes, cerca de 34,4% dos entrevistados pretende passear com as crianças e 27,7% irão a shoppings. Neste passeio, o gasto médio será de R$ 172,95.
Mossoró
De acordo com o IFC, a maior parte dos mossoroenses (56,9%) também pretende comprar presentes para as crianças. Porém, diferente de Natal, a maioria das pessoas que vai às compras na capital do Oeste pertence ao sexo feminino (57,7%), tem de 35 a 44 anos (66,9%), possui Ensino Médio completo (57%) e recebe de 3 a 5 salários mínimos por mês (65,8%).
Cerca de 55,2% dos entrevistados declarou que gastará com presentes para os filhos, enquanto 30,4% comprarão para os sobrinhos. Além disso – em contraste com a capital potiguar, onde a maioria comprará entre dois e três presentes – 40,6% dos consumidores de Mossoró pretendem comprar apenas um item.
Para tanto, os mossoroenses devem gastar aproximadamente R$ 168,14 – um aumento de 38,5% em relação ao valor registrado em 2022, quando a média foi de R$ 121,41. Os itens mais procurados serão os brinquedos (59,8%) e roupas (36,8%), mas os consumidores também devem gastar cerca de R$ 145,92 levando as crianças para passear (20,4%) e indo à praia ou lagoa (35,7%).
Números
45% Aumento do volume de dinheiro movimentado em Natal, em relação ao ano passado
60% Aumento do volume de dinheiro movimentado em Mossoró, em relação ao ano passado
Tribuna do Norte
06/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
FOTO: SANDRO MENEZES
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) estará na 61ª Festa do Boi 2023, com uma programação especial para levar conhecimentos e tecnologias para homens e mulheres do campo. O evento acontece de 7 a 14 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, localizado em Parnamirim/RN.
As atividades da tradicional Fazendinha é um dos espaços mais visitados, pois conta com a exposição dos animais nos currais das diversas raças do plantel (bovinos, caprinos, ovinos e asininos), além da plantação de diversas culturas como: feijão, sorgo, milho, coqueiro anão verde do jiqui, banana e capiaçu. E ainda tem o laboratório de análises de solo, água, plantas e adubos; laboratório de biotecnologia e o projeto palma forrageira em consórcio com arbustos, uma atração à parte que oferece conhecimento para os homens e mulheres do campo e atrai a curiosidade dos visitantes.
A Fazendinha contará também com uma Estação Meteorológica e no Espaço Agro-Tech, será apresentado o Sistema de Monitoramento Meteorológico. Àqueles que visitam o espaço terão acesso ao material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas pela Emparn ao longo dos seus 43 anos de existência.
Voltado aos produtores rurais, esse ano serão apresentadas duas novas variedades de feijão, o BRS Tumucumaque e o BRS Pajeú. “A tecnologia é da Embrapa e contou com a participação da EMPARN no desenvolvimento dessas cultivares. A EMPARN está negociando com a Embrapa a liberação para a produção e disponibilização dessas cultivares no RN”, explicou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Josemir Neves.
Outra novidade é a parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN que estará presente na Fazendinha com suas principais ações voltadas para aquicultura, zootecnia e pecuária.
Caravanas e Arena
De segunda a sexta-feira a Fazendinha vai receber a visita técnica de caravanas de produtores rurais, por intermédio da parceria entre Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), visando a troca de experiências e tecnologias bem sucedidas relacionadas à convivência com o seminárido, entre os técnicos, pesquisadores e visitantes. “A expectativa é de recebermos em torno de 150 produtores por dia, oriundos de todas as regiões do Rio Grande do Norte”, comentou Neves.
Na sexta-feira (13), será montada a Arena Emparn Senar, uma parceria entre as duas instituições, que terá na programação a palestra do pesquisador da Emparn, José Araújo Dantas falando sobre a ‘Importância do Capiaçu e Kurumi na alimentação de ruminantes’. A programação será diversificada com temas variados como mandiocultura, avicultura de postura, produção de forrageiras e qualidade do leite durante todos os dias de evento.
No sábado (14), acontece uma programação voltada para o corpo técnico do Senar. Na ocasião, os pesquisadores Gilmar Bristot e José Araújo Dantas, falarão respectivamente, sobre o prognóstico do El Ñino para 2024 e sobre a coleta, determinações e interpretação dos resultados das análises de solo.
Central do Agricultor
Outra novidade é a participação da Emparn na Central do Agricultor, localizada no escritório do Governo e coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape). O produtor poderá fazer a encomenda dos produtos da Emparn (sementes, mudas de coco/banana e pintos de um dia) diretamente com a equipe da comercialização e o laboratório de análise de água, solo e plantas, estará recebendo material para análises durante o evento. “Com isso vamos levar para o produtor mais uma comodidade pois na Festa do Boi já poderá encaminhar seu pedido para a nossa equipe”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.
Leilão
No domingo (08), a Emparn disponibilizará 24 animais do seu plantel para comercialização no primeiro leilão de bovinos da Festa do Boi. O evento acontecerá a partir das 19h, no Tatersal José Bezerra de Melo. Serão disponibilizados para venda 24 animais, sendo 07 da raça Gir Leiteira, 7 Sindi, 3 Guzerás, 2 Pardo Suíça, 3 Jumentos e 2 Muares. O leilão é uma realização de E.M. Leilões com a assessoria técnica Thiago Tourão e Redien.

Foto: Marcos Ribolli
As estrelas do Boca Juniors e do goleiro Romero brilharam mais uma vez na Conmebol Libertadores. Nesta quinta-feira, os argentinos empataram com o Palmeiras em 1 a 1 no tempo normal – gols de Cavani e Piquerez -, no Allianz Parque, e garantiram a classificação para a decisão do torneio sul-americano nas cobranças de pênaltis: 4 a 2.
Nas penalidades, Raphael Veiga e Gustavo Gómez pararam no goleiro argentino. Com a vaga garantida para enfrentar o Fluminense, o Boca avança para a final da Libertadores pela 12ª vez na história, sonhando com a sétima conquista, e impede a quarta final brasileira consecutiva no torneio.
Finalista sem vitória
Uma curiosidade do Boca Juniors finalista da Libertadores: os argentinos construíram toda a campanha no mata-mata com seis empates em seis jogos. O time de Jorge Almirón passou nas oitavas pelo Nacional – 0 a 0 e 2 a 2 – e nas quartas pelo Racing – 0 a 0 e 0 a 0. Contra o Palmeiras, 0 a 0 em Buenos Aires e 1 a 1 no Allianz Parque. Todos os confrontos foram vencidos nas cobranças de pênaltis.
Freguesia
O Boca Juniors manteve seus 100% de aproveitamento contra o Palmeiras em mata-matas de Libertadores. Antes da semifinal deste ano, o clube argentino já havia eliminado o Verdão nas semis de 2001 e 2018, além do título de 2000. Em todos os confrontos, os brasileiros tiveram a possibilidade de disputar o segundo confronto em São Paulo, mas não tiveram sucesso em nenhuma das edições. Dos quatro confrontos, três foram decididos nas cobranças de pênaltis.
Ge
05/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
Integrante da Frente Parlamentar da Mulher e Procuradora Especial da Mulher na ALRN, a deputada Cristiane Dantas (SDD) chamou a atenção de todos para a necessidade das mulheres adotarem medidas de prevenção e autocuidado com a saúde. Durante a sessão plenária desta quinta-feira (5) a deputada também destacou as ações do Outubro Rosa.
“O Outubro Rosa é um momento que traz à luz o problema de saúde enfrentado por tantas mulheres e que diz respeito às ações promovidas para a prevenção do câncer de mama, quando se mobilizam para colocar os seus exames em dia, mas são cuidados que precisam ser diários”, enfatizou a deputada.
A deputada anunciou a sessão solene que acontecerá dia 30 deste mês. “Enquanto parlamentar, membro da Frente Parlamentar da Mulher e Procuradoria da Mulher, convido todos para esta sessão onde homenagearemos profissionais e pacientes ligados a essa temática”, disse.
Cristiane Dantas também citou a atuação do Grupo Reviver, que em parceria com a Assembleia Legislativa, oferta mamografias gratuitas para a população. “O autocuidado colabora muito para a prevenção de doenças como o câncer de mama. Que fique registrado que a Procuradoria se une aqui para promover esse evento que é muito importante para oferecer prevenção ao câncer de mama”, finalizou.

Crédito: Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o acidente de avião que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em novembro de 2021, em Caratinga, no interior de Minas Gerais.
Segundo as investigações, o piloto e o copiloto foram os responsáveis pela queda da aeronave.
Durante a coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (4), os delegados responsáveis pelo caso afirmaram que após eliminar três linhas de investigação – falha mecânica, mal súbito e atentado – passaram a analisar a manobra realizada pela tripulação no momento do pouso no Aeroporto de Caratinga.
A possibilidade de uma falha mecânica foi descartada após a entrega do relatório elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em maio deste ano.
O documento apontou para inexistência de falha mecânica, mas possível “avaliação inadequada” por parte do piloto.
O laudo entregue pelo Instituto Médico Legal (IML) descartou a hipótese do piloto ter sofrido um mal súbito ou estar sob efeito de drogas, ou álcool.
A hipótese de um possível atentado também foi descartada pela investigação.
Como o acidente aconteceu?
Segundo a Polícia Civil, as torres de transmissão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), concessionária de energia elétrica do estado, com as quais a aeronave colidiu e caiu, estavam fora da área de segurança do aeroporto e, portanto, não havia a obrigatoriedade de estarem sinalizadas.
No entanto, a existência delas foi apontada em dois documentos: a Carta Aeronáutica Mundial e a Carta Aeronáutica de Pilotagem, as quais, piloto e copiloto tiveram acesso e deveriam ter analisado os obstáculos nas proximidades do aeroporto.
Para os delegados, a tripulação não respeitou o procedimento operacional da aeronave e, no momento do pouso, houve um alongamento da chamada “perna do vento” – manobra feita em paralelo à pista de pouso, muitas vezes utilizada para dar mais conforto aos passageiros no momento do pouso.
Com uma velocidade acima da considerada ideal, eles acabaram saindo da área de segurança do aeroporto e colidindo com as torres de transmissão, o que ocasionou a queda da aeronave.
Para a investigação era possível que a tripulação tivesse conhecimento das torres de transmissão por meio das cartas aeronáuticas, por isso, foi concluído que ambos, piloto e copiloto, foram negligentes e imprudentes, resultando em três homicídios culposos.
Como os agentes da ação (piloto e copiloto) também morreram na queda, há a chamada “extinção de punibilidade”. Neste caso, a polícia sugeriu ao Poder Judiciário o arquivamento do caso.
O Ministério Público de Minas Gerais também havia sinalizado a possibilidade de crime ambiental, já que houve vazamento de combustível na cachoeira onde a aeronave caiu.
Segundo as investigações, o crime ambiental foi descartado após os laudos apresentados mostrarem ausência de poluição no curso do rio, mortandade de peixes, devastação de vegetação ou risco de vida.
Advogado da família do piloto culpa Cemig
Em nota enviada à CNN, o advogado Sergio Roberto Alonso, que representa a família do piloto Geraldo Martins de Medeiros, alegou que “as conclusões da polícia de Caratinga não têm fundamento nas provas do inquérito e é até injuriosa com a imagem do piloto e copiloto”.
“Este acidente ocorreu porque a Cemig instalou a rede de alta tensão na reta final do aeródromo de Caratinga, na altitude do tráfego padrão, que é de 1000 pés, cujo aeródromo não tinha Carta Visual de Aproximação”, acrescentou.
“Tanto isso é verdade que: a Cemig, seguindo recomendação do Cenipa, sinalizou a linha em 1º de setembro de 2023; o Decea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] fez a Carta Aproximação Visual; o Decea elevou a altitude do tráfego padrão de 1000 pés para 1350 pés, uma vez que a altitude do tráfego padrão era a mesma da linha de transmissão”, continuou o advogado.
“Se tudo isto tivesse sido feito anteriormente, não teria ocorrido o acidente”, concluiu.
A CNN tenta contato com a Cemig para comentar as declarações do advogado.
CNN
05/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
O governador em exercício Walter Alves anunciou nesta quinta-feira (05), em Brasília (DF), que o lançamento oficial do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no Rio Grande do Norte está agendado para o próximo dia 16 de outubro, em Natal. O evento vai contar com a presença do ministro Rui Costa, da Casa Civil.
Durante compromisso oficial na tarde desta quinta-feira, Walter Alves cumpriu agenda com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para discutir temas de interesse do Rio Grande do Norte. A pauta incluiu projetos em andamento e o investimento em grandes obras no Estado.
Após o encontro, o governador em exercício destacou o investimento de aproximadamente R$ 45 bilhões destinado ao Rio Grande do Norte através do PAC-3. Segundo ele, o lançamento oficial do programa, marcado para o dia 16 de outubro, representa uma oportunidade significativa para o fortalecimento da infraestrutura do estado.
“Conversamos sobre investimentos e o que pode ser feito para grandes obras no Rio Grande do Norte. A ministra Simone Tebet, como sempre, mostrou-se solícita. Estamos dando continuidade ao trabalho do Governo do Estado, e da governadora Fátima Bezerra, para lutarmos por benefícios”, disse o governador em exercício do Rio Grande do Norte.
Além disso, o encontro abordou questões relacionadas ao programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) e outros projetos em andamento no estado.
NOVO PAC
Lançado em 8 de agosto deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Novo PAC representa um investimento de R$ 45,1 bilhões no Rio Grande do Norte. Os recursos serão utilizados em obras e serviços em todo o território potiguar.
Os recursos do Novo PAC vão garantir as obras para o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste (Ramal do Apodi). Além disso, o dinheiro será utilizado para concluir o Projeto Seridó, que tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica de 24 municípios do Rio Grande do Norte.
Os recursos também serão utilizados para concluir as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, reservatório que integra o Complexo Oiticica. Atualmente, a obra da barragem está 92% concluída.
Outro projeto que vai receber recursos do PAC é o do Porto Indústria-Verde, em Caiçara do Norte, a aproximadamente de 160 km de Natal. O empreendimento vai permitir a exploração da energia eólica offshore (no mar) e a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde (H2V).
Além disso, o Rio Grande do Norte vai receber recursos para a duplicação e adequação de capacidade da BR-304. A rodovia permite a conectividade com todo o sistema rodoviário estadual e o acesso a todas as regiões do Estado.
Também faz parte dos projetos o Hospital de Trauma do Estado. O objetivo é atender demandas de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial. A unidade será construída entre os municípios de Natal e Parnamirim.
Por fim, o Novo PAC vai custear os serviços do Programa RN CONECTADO, que prevê a consolidação de infraestrutura básica necessária para a expansão da rede de fibra óptica no território estadual. A meta é implantar rede que atenderá integralmente todo o estado, abrangendo mais de 34% da população, totalizando um alcance de 3,3 milhões de pessoas.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As micro e pequenas empresas foram responsáveis por criar 161,3 mil novos empregos em agosto, o equivalente a 73% do total de vagas. No período, o Brasil registou 220,8 mil novas contratações. Os dados são do Sebrae, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas contribuíram com 988 mil postos de trabalho. O número equivale a 71,2% do total. Já os médios e grandes negócios foram responsáveis por 247 mil novas contratações (17,8%) realizadas de janeiro a agosto.
Entre as micro e pequenas empresas, os setores que mais contribuíram com as novas contratações foram serviços (78.904), comércio (38.544) e construção (25.296). Ao considerar as grandes e médias empresas, serviços (29.951), indústria da transformação (12.714) e agropecuária (7.415) foram os setores que se destacaram na criação de novos empregos.
Leia as atividades que mais contribuíram para contratações de pequenos negócios em agosto:
restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas: 8.814 empregos;
construção de edifícios: 6.467 empregos;
transporte rodoviário de carga: 5.690 empregos;
serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 5.029 empregos.
Poder 360
05/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Assessoria de Comunicação
O diretor de Representação Institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, jornalista Rodrigo Rafael, fez uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Estado São Paulo (ALESP), onde foi recebido pelo chefe de gabinete da presidência, João Carlos Fernandes, que apresentou projetos e programas do legislativo paulista.
“Nossa diretoria é responsável pela política de relacionamento com os demais poderes. Na ALESP buscamos conhecer alguns projetos e ações. Também falamos dos últimos três prêmios de gestão que a Assembleia do RN venceu em evento promovido pela Unale, fruto de sistemas elaborados por nossos servidores. Estes sistemas, inclusive, estão sendo avaliados pela ALESP e legislativos municipais de SP para implantação. Estamos fazendo um intercâmbio de informações para criar novas ações em parceria com as duas casas legislativas”, explicou Rodrigo Rafael.
Também foi apresentado o recente “Manual de Elaboração Legislativa”, que visa atender às dúvidas e dificuldades mais comuns sobre o processo legislativo e permite, através de modelos, a elaboração padronizada de proposições e pareceres. O diretor do Departamento de Comissões, José René Pires Campos entregou um exemplar com edição atualizada deste ano, para ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Rodrigo Rafael explicou que durante a gestão do presidente Ezequiel Ferreira, o Poder Legislativo tem ampliado seu trabalho e ampliando o trabalho legislativo e cooperando com necessidades essenciais dos municípios potiguares. “Com a economia obtida nos últimos anos, o presidente Ezequiel Ferreira fez doações de ambulâncias para municípios e de carros de polícia para reforçar a segurança pública. Através de uma ação da Assembleia foi aberta uma nova UTI neonatal no Hospital Infantil Varela Santiago, ampliando a capacidade de assistência e ainda foi alocado recursos que permitiram a doação de um mamógrafo digital de alta tecnologia, e outros equipamentos, para a Liga Contra o Câncer”, enfatizou Rodrigo Rafael.