O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará no Rio Grande do Norte na próxima semana, conforme a coluna Opinião do AGORA RN deste sábado 7.
Em conjunto com a governadora Fátima Bezerra, na quarta-feira, ele realizará a entrega de veículos e equipamentos destinados a fortalecer o sistema prisional.
Flávio Dino está sendo mencionado como possível indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2642 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite deste sábado (7).
Os números sorteados foram 08 – 13 – 31 – 33 – 49 e 50.
Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, na próxima terça-feira (10), está estimado em R$ 6,5 milhões.
A quina teve 55 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber R$ 36.721,15. Já a quadra registrou 3.107 apostas vencedoras, e cada ganhador receberá um prêmio de R$ 928,62.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
A Agricultura tem um papel fundamental na economia do Rio Grande do Norte e, neste ano, a Assembleia Legislativa tem contribuído de maneira significativa para fomentar a atividade, que foi a que mais gerou empregos diretos no estado de acordo com o último balanço do Novo Caged, do Governo Federal. Além das iniciativas da Casa, importantes discussões foram travadas no Parlamento durante os 10 meses deste ano e serão destaques na Festa do Boi 2023.
O Rio Grande do Norte é conhecido por sua produção de frutas e muitos produtos agrícolas do estado chegam até a ser exportados, contribuindo para a balança comercial potiguar. As atividades agrícolas e de pecuária importantes são fontes de emprego no estado, proporcionando trabalho para milhares de pessoas, desde pequenos agricultores até trabalhadores em fazendas e empresas relacionadas.
De acordo com os dados publicados pelo Novo Caged, o Rio Grande do Norte teve o maior crescimento na área de agricultura e pecuária, com saldo positivo de 2.387 postos de trabalho (2.981 admissões e 504 desligamentos) em agosto. A variação relativa no setor foi de 14,52%.
Na Assembleia, os parlamentares encaminharam dezenas de requerimentos solicitando ações na área, desde a viabilização de parcerias com o Setor Privado para ofertar Serviços de Atenção em Saúde Animal, até a perfuração de poços para ampliar a oferta de água em comunidades rurais no interior potiguar, usando os recursos também para a agricultura e subsistência animal.
Um ponto que mereceu ampla discussão no Parlamento esteve relacionado à cobrança pela água bruta, de iniciativa do Governo do Estado. Os deputados realizaram duas audiências para discutir o tema, reunindo representantes do Executivo e também dos produtores rurais do estado, que puderam explicar os impactos que a medida terá na economia potiguar.
Na pecuária, o Rio Grande do Norte tem, por iniciativa da Assembleia Legislativa, o “Passaporte Equestre”. A medida, fruto de projeto de lei do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foi importante para permitir o livre trânsito de equinos, asininos e muares no estado, respeitando as normas sanitárias. Houve, inclusive, um aperfeiçoamento proposto pelo deputado após diálogo com setor.
“As mudanças estabelecidas ocorreram para viabilizar a participação em cavalgadas, desfiles, leilões, treinamentos, concursos, provas ou qualquer outra atividade e evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer e, ainda para o exercício de atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico”, explicou o parlamentar.
Também por iniciativa do Legislativo, o Rio Grande do Norte passou a valorizar a produção de queijo no interior potiguar, facilidades de crédito para agricultores, utilização de recursos hídricos de maneira eficiente e até o consumo de leite e da carne caprina nas escolas públicas do estado.
“Temos na agricultura e na pecuária atividades que fomentam de maneira significativa nossa economia, além de garantirem o sustento de boa parte de nossa população do interior. A Assembleia Legislativa, como legítima Casa e representante do povo potiguar, está sempre atuando para aperfeiçoar o setor e garantir à população norte-rio-grandense o direito de produzir, assim como também cobra diuturnamente ações por parte do Executivo para que a área receba a devida atenção do Poder Público”, explicou Ezequiel Ferreira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os ataques realizados pelas forças do Hamas em Israel, neste sábado (7). Pelo menos 298 pessoas morreram e 545 ficaram feridas.
Em Publicação no X, antigo Twitter, Lula afirmou que ficou chocado com os ataques e que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada de conflito.
“Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas. O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU.
Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, disse Lula.
Em nota do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil prestou solidariedade ao povo de Israel.
“Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”, diz a nota.
Além disso, o Brasil, como presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, decidiu convocar uma reunião de emergência do órgão. “O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina”, informou a nota.
O grupo extremista islâmico armado Hamas bombardeou Israel neste sábado (7) em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos.
Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Milhares de foguetes foram lançados e os militares de Israel afirmaram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.
O grupo Hamas reivindicou o ataque e afirmou se tratar do início de uma grande operação para a retomada do território(entenda mais abaixo). Segundo a imprensa internacional, os serviços de emergência já confirmaram que ao menos 432 pessoas morreram, sendo 200 em Israel e 232 na Faixa de Gaza — essas últimas tendo sido mortas na retaliação israelense.
Outras milhares de pessoas ficaram feridas. O Ministério de Saúde de Israel afirmou que pelo menos 1.104 pessoas foram levadas a hospitais para serem atendidas. Dessas, há 17 em estado crítico.
Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação “Espadas de Ferro” e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país convocou uma grande quantidade de reservistas.
“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse Netanyahu. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
O ministro da Defesa do país, Yoav Galant, afirmou que o Hamas cometeu um grande erro.
O primeiro-ministro israelense também pediu aos cidadãos que sigam as instruções de segurança. A recomendação é que as pessoas fiquem próximas a prédios e espaços protegidos.
“As Forças de Defesa de Israel defenderão os civis israelenses e a organização terrorista Hamas pagará um alto preço pelas suas ações”, disse o comunicado divulgado pelos militares israelenses.
Após conversar com o líder israelense, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o país está pronto para oferecer “todos os meios apropriados de apoio” a Israel.
“Deixei claro ao primeiro-ministro Netanyahu que estamos prontos para oferecer todos os meios apropriados de apoio ao governo e ao povo de Israel”, disse.
O que se sabe até agora?
Antes: o conflito entre Israel e Palestina se estende há décadas. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico. Israel foi reconhecido como país no ano seguinte. Desde então, há uma disputa por território, e vários acordos já tentaram estabelecer a paz na região, mas sem sucesso.
Neste sábado, um ataque surpresa do movimento islâmico armado Hamas em Israel fez o país declarar guerra.
Segundo um alto comandante militar do Hamas, 5 mil foguetes foram lançados contra Israel. Sirenes de avisos de bombardeios foram acionadas em várias regiões de Israel, incluindo Jerusalém. Há registros de edifícios danificados em Tel Aviv e em outras cidades.
Segundo a imprensa israelense, homens armados atiraram contra pedestres na cidade de Sderot, no sul do país. Imagens que circulam pelas redes sociais indicam haver um confronto nas ruas da região.
Além disso, também há relatos de militantes palestinos tentando infiltrar o território israelense pelo mar.
“Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação”, afirmou Mohammad Deif, comandante do Hamas.
O governo de Israel afirmou, ainda, que “soldados foram mortos” durante os ataques e que outros militares do país, além de civis, são feitos reféns pelo grupo armado na Faixa de Gaza.
O Hamas ainda divulgou imagens mostrando o que seria um tanque israelense destruído.
Em ataque de represália, os israelenses atacaram Gaza. Eles destruíram um prédio de 11 andares, a Torre Palestina.
No começo da noite, o Hamas voltou a atacar. Dessa vez, disparou mísseis contra a cidade israelense de Tel Aviv.
Ainda de acordo com a imprensa israelense, o Ministério da Saúde do país anunciou que o ambulatório e todas as consultas eletivas foram canceladas nos hospitais que ficam a até 80 quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza. Apenas pacientes que precisam de atendimento médico urgente serão aceitos.
O grupo Jihad Islâmica Palestina disse que seus combatentes se juntariam ao Hamas no ataque contra Israel.
“Fazemos parte desta batalha, os nossos combatentes estão lado a lado com os seus irmãos nas Brigadas Qassam até que a vitória seja alcançada”, disse o porta-voz do braço armado da Jihad Islâmica, Abu Hamza, no Telegram.
Em retaliação aos ataques feitos pelo Hamas, o ministro da Energia israelense, Israel Katz, ordenou que a Israel Electric Corporation, maior fornecedora de energia elétrica do país, que cortasse o fornecimento da Faixa de Gaza, que depende em grande parte de Israel e da importação de combustíveis para seu abastecimento.
O novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, foi empossado na manhã deste sábado (7) com uma celebração na Catedral Metropolitana, em Tirol.
A posse canônica teve início por volta das 8h30, com o hasteamento das bandeiras e a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo. A missa iniciou por volta das 9h.
Um dos momentos que mais emocionou os fiéis presentes foi quando o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregou o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano.
“Pela primeira vez eu assisto a posse de um bispo aqui em Natal. São muitas emoções, muitas mesmo. Estou muito feliz em estar aqui assistindo esse momento tão agradável”, contou a aposentada Marluce Veríssimo.
Isabela Xavier, membro da Confraria de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, também acompanhou a cerimônia com muita emoção. “É muito bom prestigiar e presenciar a continuidade da Igreja, que desde nosso Senhor Jesus Cristo está aqui presente, viva, e é representada por todos os bispos, sacerdotes e todo o Clero da Santa Igreja aqui nesse momento”, disse.
A celebração contou com a participação de padres, diáconos, religiosos e centenas fiéis, inclusive de outros estados.
Cerca de 30 familiares de Dom João vieram da Bahia para presenciar sua posse como novo arcebispo de Natal. “Estou muito feliz, por que é um chamado de Deus. Estou triste por que vamos ficar distantes dele, mas fico muito feliz por ele ter alcançado esse mérito. Ele está feliz e, com fé em Deus, vai dar tudo certo. Estaremos distantes, mas perto de coração”, contou Zenita Cardoso, irmã de Dom João.
Além de membros da Igreja Católica, representantes de outras religiões também estiveram presentes na posse do novo arcebispo. Um deles foi o coordenador do Fórum Interreligioso do RN, Marcuse de França. “Deus é um só, e nós precisamos respeitar a realidade de que existem diversos caminhos para chegar até Ele. Nós estamos todos unidos, aqui, para a chegada desse irmão, Dom João. Que o arcebispado dele seja de muita esperança, com o crescimento daquilo que é um sonho que a gente tanto almeja: a união das pessoas. Que cada um possa respeitar a fé do outro, sem precisar de atitudes destrutivas”, desejou.
Nomeação
Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.
Quatro cidades do interior do Rio Grande do Norte recebem o Caern Móvel na próxima semana. São elas: Tenente Laurentino, Carnaúba dos Dantas, São Paulo do Potengi e Caiçara do Norte. O atendimento no interior ocorre das 8h às 17h.
Em Natal, o atendimento ocorre das 7h30 às 17h30 e a van fica estacionada na avenida Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova no complexo SENAI/SESI/CTgás. Na próxima quinta-feira (12), o Caern Móvel tem suas atividades suspensas durante o feriado nacional.
A programação da van itinerante da Caern tem o objetivo de facilitar o atendimento comercial da Companhia. Percorrendo as diversas regiões do Estado e garantindo acesso fácil aos serviços como negociação de débitos, religação de água, transferência de responsabilidade, entre outros. É importante que os clientes da unidade móvel tenham documento pessoal com foto e a conta de água. No caso de ser inquilino, é importante portar a cópia do contrato do aluguel.
O sucesso do Caern Móvel reforça o compromisso da Caern em oferecer um atendimento de qualidade, facilitando o acesso aos serviços da empresa e estreitando a relação com seus clientes em todo o Rio Grande do Norte.
NATAL 9, 10, 11 e 13 de outubro Av. Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova (Estacionada no complexo SENAI/SESI/CTgás) Na quinta-feira (12), feriado nacional, não haverá atendimento
TENENTE LAURENTINO 9 de outubro (segunda-feira) Avenida Francisco Amaral, 535, Centro 8h às 17h
CARNAÚBA DOS DANTAS 10 de outubro (terça-feira) Rua Juvenal Lamartine, 207, Centro 8h às 17h
SÃO PAULO DO POTENGI 11 de outubro (quarta-feira) Rua Dom Marcolino, 292, ao lado da Igreja Matriz no Memorial Monsenhor Expedito 8h às 17h
CAIÇARA DO NORTE 13 de outubro (sexta-feira) Rua Ursulino Silvestre, próximo ao Fórum 8h às 17h
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou, na segunda-feira, 2 de outubro, os editais normativos do concurso público nº 1/2023, com vagas para os 41 hospitais universitários federais vinculados à rede, além da sede da instituição, em Brasília. São três editais, com previsão total de 695 vagas, sendo 554 para a área médica; 106 para a área assistencial; e 35 para o setor administrativo. Além das vagas previstas, o concurso tem por finalidade a formação de amplo cadastro reserva para diversos cargos e especialidades.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o reforço de pessoal é fundamental para a manutenção do trabalho de excelência da Rede Ebserh no sentido de apoiar o ensino, a pesquisa e a inovação, ao mesmo tempo que oferece assistência de qualidade à saúde. “Estamos integrados ao Sistema Único de Saúde e temos a responsabilidade de fazer mais e melhor para a sociedade que busca os nossos cuidados. Os futuros trabalhadores e trabalhadoras aprovados nesse concurso terão oportunidade de seguir uma carreira importante do ponto de vista pessoal, mas também de contribuir para mudar positivamente a vida de milhares de pessoas”, declarou Chioro.
Com abrangência nacional, o concurso disponibilizará as inscrições para seis microrregiões, das 10h do dia 4 de outubro até as 23h do dia 30 de outubro, em que o candidato poderá optar por uma determinada unidade hospitalar. As provas ocorrerão em um só dia em todos os estados brasileiros, incluindo capitais e cidades do interior nas quais se localizam os hospitais da Rede Ebserh. A data provável é 17 de dezembro de 2023.
Uma importante novidade marca esse concurso nacional. Por meio de uma articulação com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi estabelecida a reserva de 10% das vagas ofertadas a pessoas com deficiência (PCD), totalizando 70 vagas, enquanto a legislação prevê 5%. Isso significa que a Ebserh ofertará o dobro de vagas estabelecidas por lei. Além disso, será cumprida a reserva de 20% das vagas para pessoas negras ou pardas (PNP), totalizando 139 vagas.
É a maior ação de inclusão na história da Ebserh, e, para garantir a isonomia, foi realizada uma sessão pública para sortear cargos e especialidades com previsão de uma ou duas vagas nos editais, ficando estabelecido para quais cargos e hospitais serão destinados esse percentual de vagas PCD e PNP. O sorteio público pode ser conferido clicando aqui.
A diretora de Gestão de Pessoas, Luciana de Gouvêa Viana, comentou a ação inclusiva da Ebserh. “Esta iniciativa da Ebserh visa à promoção da inclusão e da diversidade, bem como a valorização do ser humano e suas diversas particularidades e potencialidades. Estamos atuando de forma a contribuir para uma sociedade em que todos tenham espaço e sejam respeitados”, afirmou a diretora.
A banca organizadora do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), e a vigência será de um ano, prorrogável por igual período. Os detalhes podem ser conferidos nos editais, disponíveis no site da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Estão abertas de cinco a nove de outubro as inscrições para o edital de Mobilidade Bramex – Programa de Educação Superior entre Brasil e México. Serão selecionados dez alunos de graduação e três de pós-graduação vinculados à Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa). Participam da iniciativa a Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro) e a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP).
Na Ufersa, o edital foi lançado em conjunto pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
Os candidatos selecionados irão passar o primeiro semestre letivo de 2024 estudando no México. Caberá aos alunos arcar com os custos de passagens aéreas, visto e seguro saúde. Já as universidades mexicanas ficarão responsáveis pela maior parte dos cursos com hospedagem e alimentação.
O Dia das Crianças está chegando e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem um alerta a fazer: brincar é fundamental, mas é preciso estar atento aos riscos que alguns objetos oferecem e, assim, evitar acidentes.
“O que nós recomendamos é que, ao fazer a aquisição dos brinquedos, os pais verifiquem se existe a marca do Inmetro, se as informações na embalagem estão em língua portuguesa e se está definida a faixa etária da criança. É a saúde do seu filho”, disse o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, em entrevista à Agência Gov.
Para garantir a segurança e prevenir possíveis acidentes, entre os dias 2 e 6 de outubro, o Inmetro realizou em todo o Brasil a Operação Criança Segura. O foco foram cinco produtos: brinquedos, carrinhos de bebê, cadeirinhas de alimentação, berços e balanços.
O presidente do Inmetro explicou que a fiscalização dos brinquedos acontece todos os meses, mas com proximidade do 12 de outubro, quando se comemora o Dia Das Crianças, o Instituto intensifica o monitoramento e realiza a operação.
Na operação de 2022, foram reprovados 27 mil brinquedos, entre dois milhões fiscalizados, conforme detalhou Márcio André Brito . “Encontramos metais pesados nas tintas dos brinquedos. É muito comum que uma criança de até três anos de idade coloque essa peça na boca e aconteça um possível sufocamento”.
Em 2023, cerca de 100 agentes e fiscais atuaram em todos os estados visitando indústrias e comércios para retirar de circulação produtos que oferecem potenciais riscos às crianças. O chefe da Divisão de Vigilância de Mercado do Inmetro, Sidney da Silva Aride, afirmou que operação recém encerrada foi bem-sucedida. “Esse sucesso se deve também à presença dos fiscais no Brasil inteiro já fazendo esse trabalho o ano inteiro”, disse à Agência Gov.
O porta-voz do Inmetro reforçou ainda a mensagem da campanha aos pais: “Comprem brinquedos no mercado formal. Verifique a marca do Inmetro e se é adequada à idade da criança. Tudo isso está na embalagem”, concluiu Sidney da Silva Aride.
Brincar e cuidar com segurança
A Operação Criança Segura tem dois eixos: orientar e verificar se os produtos contém o selo de segurança do Inmetro, autarquia federal responsável por testar e identificar possíveis acidentes, e também fiscalizar, isto é, visitar estabelecimentos para encontrar produtos que contenham substâncias tóxicas ou que não apresentem a indicação de faixa etária adequada, por exemplo.
Em todos os brinquedos certificados pelo Inmetro, são realizados ensaios e perícias em laboratórios, simulando os riscos. “A nossa orientação é que os pais verifiquem o selo de conformidade ao fazer a aquisição desses produtos porque, muitas vezes, a tendência é verificar o preço. Então, façam uma fusão entre preço e selo de segurança. Assim, teremos um Dia das Crianças mais feliz para todos”, disse Márcio André Brito.
Sanções
O Inmetro notifica os estabelecimentos onde são encontrados produtos irregulares e dá prazo de 10 dias para que apresentem a defesa. Se a irregularidade for do fornecedor, o comércio fica isento de responsabilidade, mas o produto pode ser apreendido pela fiscalização, interditado e impedido de ser comercializado.
Durante a Operação, os fiscais verificam se os produtos têm informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa fabricante, país de origem e faixa etária, além do selo de identificação da conformidade. As informações devem estar escritas em língua portuguesa.