
Foto: Vitor Silva/CBF
Fernando Diniz começou, nesta terça-feira (10), a armar o Brasil para o confronto diante da Venezuela, nesta quinta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O técnico optou por Guilherme Arana como titular na lateral esquerda. O time titular foi:
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Richarlison e Vinicius Júnior.
Diniz manteve a espinha dorsal da equipe das duas primeiras rodadas.
Vini Jr foi outra novidade, mas o atacante do Real Madrid-ESP esteve ausente por lesão na última convocação. Desta vez, o cortado foi Raphinha, escolhido para ser substituto de Vini nos dois primeiros jogos.
O Brasil é líder das Eliminatórias com seis pontos em dois jogos e supera a Argentina, também 100%, nos critérios de desempate. O time, comandado por Fernando Diniz, venceu a Bolívia (5 a 1) e o Peru (1 a 0).
CNN
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Assessoria de Comunicação
O deputado estadual Luiz Eduardo (SDD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (10) para se solidarizar com o povo de Israel que vive um dos momentos mais cruéis daquela terra, em virtude dos ataques realizados pelo Grupo Hamas.
O parlamentar comparou as dificuldades enfrentadas pela população dos países em guerra com os pacientes internados no Hospital Walfredo Gurgel, localizado em Natal. “Hoje o Hospital Walfredo Gurgel funciona pior que um hospital de guerra. Pelo menos nos hospitais de guerra tem maca, remédio, médicos. É preciso que haja uma força tarefa do Governo do Estado para reverter essa situação. A falta de investimentos na saúde pública e na maioria das áreas essenciais está deixando a vida da população cada dia mais difícil”, disse.
Luiz Eduardo lembrou das condições das estradas que cortam o RN, o que na opinião dele contribui aumentando o número de acidentes de carros, motos. “É preciso fortalecer os hospitais regionais, evitando que esse paciente não precise ser deslocado para a Capital, que registra superlotação e sucateamento”, destacou.
Por fim, Luiz Eduardo reforçou sua posição contra o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20%. “Vou lutar nesta Casa para que esse aumento não seja aprovado, por que ele representa um atraso real para a economia do nosso Estado”, reforçou.
Ainda no horário destinado aos líderes partidários, o deputado Coronel Azevedo (PL) convocou as famílias potiguares para a Marcha contra o aborto e a favor da vida que será realizada nesta quinta-feira (12), às 15h, em frente ao Shopping Midway Mall. O objetivo do encontro é exigir das autoridades que respeitem a vida. “Será a Marcha contra o aborto e contra as drogas. Convocar as famílias de bem do Rio Grande do Norte em defesa dos princípios e dos valores cristãos”, convidou.
Outra convocação feita pelo parlamentar foi direcionada para todos os militares do Rio Grande do Norte e pensionistas para uma assembleia geral unificada com todas as associações militares do Estado. “Será amanhã às 14h. O assunto que será tratado é a pauta encaminhada à Governadora e que ela fez pouco caso. O mesmo governo que encaminhou a esta Casa Legislativa um projeto de lei contra tortura, que na verdade tem o objetivo de inibir o trabalho dos policiais contra a bandidagem. Várias reuniões foram marcadas e não realizadas, desrespeitando os representantes das associações militares do RN. É preciso que todos estejamos fortes e unidos no propósito de fortalecer essa pauta tão importante para os militares do RN”, finalizou.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
NotasA Neoenergia Cosern aderiu ao programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, e está oferecendo até 90% de desconto aos clientes com débitos juntos à distribuidora. Até o final de outubro, os consumidores que atendem aos requisitos da iniciativa poderão negociar os débitos e parcelar a dívida em até 60 vezes. Todo o processo será realizado digitalmente, através da plataforma desenvolvida pelo Governo que pode ser acessada em: https://desenrola.gov.br/.
Estão aptas a participar da negociação as pessoas que possuem renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no CadÚnico, e que possuem débito negativado entre o dia 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Poderá ser negociado até R$ 5 mil por devedor, considerando o somatório das dívidas financiadas.
Além disso, o consumidor terá a possibilidade de parcelar o débito em até 60 vezes (caso a dívida seja contemplada no leilão de descontos), sem necessidade de entrada, e com o vencimento da primeira parcela 30 dias após a efetivação da negociação. Caso o débito não seja contemplado no leilão, o cliente ainda poderá aproveitar o benefício do desconto através da quitação à vista.
“A participação no Desenrola Brasil é mais uma ação da Neoenergia para facilitar a adimplência dos seus clientes. Junto com outras iniciativas, estamos estimulando e proporcionando alternativas para que eles consigam equilibrar suas contas com as melhores condições”, destaca Renata Farias, gerente comercial da Neoenergia.
É importante ressaltar que os clientes interessados em participar devem ter cadastro na plataforma GOV.BR e possuir uma conta nível Prata ou Ouro. A conta é gratuita e necessária para comprovar a identidade do cidadão. Saiba mais clicando aqui.
E quem não está no Desenrola?
Pensando nos consumidores que não forem contemplados no financiamento do Programa Desenrola Brasil, a Neoenergia fechou uma parceria com a Flexpag e permitirá que os clientes que possuam dívidas negativadas entre o mesmo período (01/01/2019 e 31/12/2022) possam negociar os débitos em até 21 parcelas, com a mesma taxa de juros do financiamento do programa governamental (1,99%) e descontos de até 90%.
A negociação poderá ser realizada no Portal de Negociação disponível no site da Neoenergia (www.neoenergia.com), na aba Área do Cliente, Negociação de Débitos.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Cícero Oliveira
Giovana Góis de Agecom/UFRN
Com uma variada programação, que conta com mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e grupos temáticos, a 2ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (ComPública) acontece, entre os dias 16 e 18 de outubro, no Departamento de Comunicação Social da UFRN (Decom). Com o tema O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação, o evento é uma oportunidade de a comunidade universitária refletir sobre o papel das instituições no processo de construção e manutenção da democracia.
A programação do evento acontece em dois formatos: presencial e on-line. Serão três dias de discussões e debates, além da apresentação de artigos em seis grupos temáticos diferentes, em que serão abordados, entre outros temas: perspectivas acerca da comunicação pública no Brasil e na América Latina, combate a fake news, direitos humanos, decolonialidade e democracia.
O formato on-line conta com oficinas virtuais, que serão realizadas no dia 17 de outubro. Nomes como Wilson da Costa Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP), e André Freire da Silva, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, estão entre os ministrantes. Abordando a diversidade na comunicação pública e o impacto das mídias como TikTok e YouTube como canais de comunicação pública on-line, os encontros ampliam os debates sobre novas mídias e o conhecimento sobre temas atuais.
A abertura será no Auditório da Reitoria, às 18h, seguida por uma apresentação cultural e início da mesa de abertura, marcada para as 19h, com Ana Claudia Mielke (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social), e Ivonete Lopes, doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFV) e pós-doutora pela University of Wisconsin, EUA, e mediação de Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados/ABCPública). Posteriormente, às 21h, ocorrem as premiações Neuza Meller de Radiodifusão Universitária e Beth Brandão de Comunicação Pública.
O time de palestrantes conta com algumas referências do meio acadêmico. Os convidados se apresentarão durante as mesas de abertura de cada dia, sendo a primeira delas às 19h do dia 16, no Auditório da Reitoria, com a palestrante Ana Claudia Mielke (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social) e Ivonete Lopes, e com mediação de Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados/ABCPública).
No dia 17, as mesas continuam no Auditório de Educação Física. A primeira traz a problematização do papel da comunicação pública para a democratização das mídias, com as palestrantes Cynthia Ottaviano, diretora da RTA Rádio e Televisão Argentina, e Janaina Lima, jornalista e doutoranda em Antropologia Social pela UFRN. Já a segunda mesa debate o tema Comunicação Pública no Enfrentamento das Desigualdades de Classe, Gênero e Étnico-racial, tendo como convidadas Juliana César Nunes, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, e Ana Veloso, professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Rádio, TV e Internet da UFPE.
No último dia de evento, os palestrantes Jorge Duarte, da Embrapa, e Aline Castro, do Tribunal Regional do Trabalho/SP, discutem Comunicação institucional e interesse público: estratégias e práticas, e Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe, e Alessandra Lessa, da Controladoria Geral do Estado de Goiás, falam sobre o tema Metodologias de Avaliação de Comunicação Pública: princípios e práticas, no Auditório de Educação Física.
A iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e do Departamento de Comunicação Social, em parceria com a UFRN, também entregará os Prêmios Neuza Meller e Beth Brandão. No caso deste último, serão agraciados comunicadores cuja atuação profissional ou acadêmica tenha colaborado para a fundamentação da comunicação e para a construção da cidadania no Brasil.
Os prêmios trazem os nomes da jornalista Elizabeth Pazito Brandão, pesquisadora e professora que se destacou como uma das profissionais de comunicação mais comprometidas do país, tendo atuado em diversas instituições e grupos, e Neuza Meller, que foi servidora da Universidade de Brasília (UnB), onde atuou como diretora da UnBTV por dez anos
Já são mais de 150 inscritos ao total e 48 trabalhos acadêmicos aceitos para os grupos temáticos que compõem a programação. Para mais informações, acompanhe a ABCPública no Instagram e o site oficial do evento. Os interessados ainda podem inscrever-se até o próximo domingo, 15, por este site.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação
A onda de calor que atravessou o Brasil em setembro aumentou o consumo de energia elétrica em quase todos os estados brasileiros, menos no Rio Grande do Norte, onde a demanda foi 2,1% menor na comparação com o mesmo período de 2022, impactada por um volume maior de chuvas na região.
No restante do país, os aumentos foram expressivos e as maiores taxas foram registradas no Maranhão (21,8%), Rio de Janeiro (18,6%) e Acre (18,3%).
Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), organização que acompanha em tempo real a demanda e oferta de energia em todo o país.
Com a onda de calor, o Brasil encerrou o último mês com carga de 68.306 megawatts médios, volume 6,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
Do total de energia utilizada, 43.091 MW médios foram direcionados para o mercado regulado, onde estão os consumidores residenciais e as pequenas e médias empresas. Nesse segmento houve um avanço de 8,2% no comparativo anual, puxado por um maior uso do ar-condicionado, decorrente de temperaturas acima da média registrada em setembro do ano passado em boa parte do país.
O restante, 25.216 MW médios, foi consumido por empresas que contratam o seu fornecimento no mercado livre de energia, a exemplo da indústria. Nesse ambiente, a demanda está mais atrelada ao desempenho econômico dos ramos de atividades monitorados pela CCEE, mas o uso mais intenso de equipamentos de refrigeração também teve impacto, especialmente nos segmentos ligados ao comércio e serviços.
Consumo por ramo de atividade econômica
Na avaliação dos 15 ramos de atividade econômica, em setembro e na comparação com o mesmo período do ano passado, as maiores taxas foram registradas pela CCEE no Comércio (15,1%) e Serviços (11,6%). O avanço é reflexo tanto de um ímpeto inflacionário menor e da alta movimentação em prédios comerciais, quanto a influência da onda de calor, que exigiu maior necessidade do ar-condicionado em supermercados e centros de comércio/serviços.
Já as maiores reduções na demanda por energia elétrica em setembro foram observadas pela Câmara de Comercialização na fabricação de veículos (-6,3%), impactada por uma produção menor e um cenário de baixo crescimento até o final de 2023, projetada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA); e na indústria têxtil (-3,5%), que ainda sofre com a alta nos preços e com escassez de matéria-prima no mercado internacional.
Em setembro, as hidrelétricas produziram 46.025 MW médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), 5,2% mais energia que no mesmo período do ano passado. Em contrapartida, as termelétricas entregaram 9.028 MW médios para a rede, volume 3,3% menor no comparativo anual. As fazendas solares produziram 2.836 MW médios, avanço de 57%. E os parques eólicos tiveram um leve aumento de 0,1%, gerando 13.046 MWm.
G1 RN
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Assessoria de Comunicação
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) faz um apelo ao Governo do Estado e à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) pela regularização no abastecimento de água nas localidades de Vila Guanabara e Alagoas, no município de Serra do Mel. O pleito do parlamentar foi feito durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa.
“A água não chega, mas as contas e cobranças da Caern chegam até a população destas áreas. Faço aqui esse apelo, em nome do nosso mandato, aos órgãos responsáveis”, disse Nelter.
Na ocasião, o deputado lamentou ainda a falta de merendas escolares aos alunos da Escola Estadual Professor Antônio Aladim Araújo, em Caicó, “em virtude da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), comprometendo recursos para a compra dos alimentos. Interessante é que para o governo atual, quando o ano é de eleição as soluções aparecem, mas quando o ano não é de eleição, não há soluções”, questionou.
Ao final do pronunciamento, Nelter Queiroz encaminhou voto de aplausos “em justa homenagem ao ex-senador e ex-governador José Agripino Maia, que foi injustamente acusado por denúncias de adversários e, mesmo sem mandato e sem presidência ao seu lado, apenas com sua defesa e seus advogados, provou a sua inocência na Justiça”, concluiu.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
NatalNove bairros de Natal terão uma parada temporária no abastecimento de água nesta sexta-feira (13), das 7h às 17h. A suspensão será necessária para que seja feito um serviço de manutenção na Adutora I.
Os bairros afetados são Candelária, Capim Macio, Nova Descoberta, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão e Jardim América. De forma parcial, serão afetados Bom Pastor e Nazaré,.
Após a conclusão do serviço, o sistema será religado imediatamente, com a retomada do abastecimento. No entanto, será preciso aguardar um prazo de até 72 horas para a completa normalização, com o atendimento pleno em todas as áreas atingidas.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Assessoria de Comunicação
Entre os projetos de lei e requerimentos aprovados durante a sessão plenária desta terça-feira (10), os deputados aprovaram o de iniciativa do deputado Nelter Queiroz (PSDB) que dispõe sobre a reserva de imóveis de programas habitacionais no RN para famílias que possuam membros portadores de microcefalia.
“Queremos com esse projeto assegurar a observância do direito social da moradia às pessoas com necessidades especiais, previsto na Constituição Federal. Os relatos das mães que possuem filhos com microcefalia atestam que elas não podem trabalhar, pois os filhos necessitam de total atenção, uma vez que são completamente dependentes. Muitas vezes, os pais também não trabalham, fazendo com que a família viva de ajudas e doações, pagando aluguel ou vivendo em casas emprestadas, com péssima acessibilidade”, justificou Nelter.
Do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foram aprovados o projeto que reconhece o Festival Gastronômico e Cultural de Martins como patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do RN, bem como o projeto de cunho semelhante, reconhecendo como patrimônio o “Verão da Gente”, da cidade de Pedra Grande.
Da deputada Eudiane Macedo (PV) foram aprovados os seguintes projetos: o que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de rede de proteção ou equipamento similar de segurança nas janelas, varandas e sacadas de unidades habitacionais residenciais com mais de um pavimento, construídas por pessoa jurídica e o que torna obrigatória a emissão de diploma em braile para alunos com deficiência visual, por parte das instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior do RN.
Também da parlamentar foi aprovado o projeto que dispõe sobre a reserva de vagas de emprego para travestis e transexuais nas empresas privadas que recebem incentivos fiscais ou que tenham convênio com órgãos do poder público do RN; o que institui no âmbito do RN o mês “Maio Branco”, dedicado às ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna; o que cria o programa “Tendas Violetas” no RN, a ser realizado numa parceria entre diversos órgãos do Executivo do RN e o que institui a Semana Estadual da Mãe Atípica no RN.
Outro protejo aprovado na sessão plenária desta terça-feira foram o do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que denomina de Otacílio Barreto Neto o IERN de Tangará. Do deputado Neilton Diógenes (PL) foram aprovados os seguintes projetos: o que reconhece Mossoró como Capital da Cultura do RN e o que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia no calendário oficial do RN.
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) teve outros projetos aprovados: o que denomina de Antônio Pereira Filho a RN-087, no trecho que liga Lagoa Nova e Cerro Corá; o que declara a Cavalgada patrimônio cultural e imaterial do RN e o que denomina de Edimar Vieira de Almeida o campus do IERN no município de Campo Grande.
Outros projetos de iniciativa dos demais poderes, tratando da reorganização administrativa também foram aprovados.
10/10/2023
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi contratada para organizar e realizar o concurso público de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. A contração da FCC foi realizada via ato de dispensa de licitação nº 00008/2023, com base no artigo 75, inciso XV, da Lei 14.133/2021, publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
O link para acesso à publicação é https://pncp.gov.br/app/editais/00509968000148/2023/1863
O edital com as regras do certame foi disponibilizado nesta terça-feira (10) para publicação no Diário Oficial da União. O concurso público do TRT-RN destina-se ao provimento de cargo e formação de cadastro de reserva para cargos do quadro permanente de pessoal da instituição.
Os cargos ofertados são: Analista Judiciário – Área Administrativa; Analista Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Contabilidade; Analista Judiciário – Área Judiciária; Analista Judiciário – Área Judiciária, com Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal; Analista Judiciário – Área Apoio Especializado em Tecnologia da Informação; Analista Judiciário – Área Apoio Especializado em Medicina; Técnico Judiciário – Área Administrativa; Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Agente da Polícia Judiciária; Técnico Judiciário – Apoio Especializado – Especialidade Segurança do Trabalho.
As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, no período de 10h do dia 16/10/2023 às 23h59 do dia 08/11/2023 (horário de Brasília).
As Provas Objetivas e a Prova Discursiva-Redação serão realizadas no dia 17 de dezembro, em Natal – RN, no período da manhã.
A Comissão do Concurso dos Servidores 2023 tem como presidente o desembargador Carlos Newton de Souza Pinto e, como suplente, o desembargador Bento Herculano Duarte Neto.
Integram, ainda, a Comissão: o juiz Michael Wegner Knabben e os servidores Priscilla Soares de Lima Gatto, Tiago Lima Rodrigues, Iomar Ribeiro de Freitas Junior e Juliana Katherine Rêgo Gomes Feitor.
Informações: Comunicação TRT-RN

SANDRO MENESES – ASSECOM/RN
Com a chegada do dia das crianças se aproximando, o Procon RN está empenhado em garantir que os consumidores estejam bem informados e protegidos durante suas compras de presentes para as crianças. Para ajudar os pais e responsáveis a fazerem compras conscientes e seguras, o Procon RN compartilha dicas:
1 – Verifique a qualidade e segurança: Ao escolher um brinquedo, certifique-se de que ele possui o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que garante que o produto foi testado e atende aos padrões de segurança.
2 – Faça pesquisas de preços: Antes de comprar, compare preços em diferentes lojas físicas e online. Lembre-se de que nem sempre o preço mais baixo é a melhor opção, pois a qualidade e a segurança também são importantes.
3 – Leia as etiquetas e rótulos: Certifique-se de ler as informações do produto, como faixa etária recomendada, composição, instruções de uso e eventuais advertências. Isso ajuda a escolher o brinquedo mais adequado para a idade da criança.
4 – Evite brinquedos com peças pequenas: Brinquedos com peças pequenas podem representar um risco de engasgamento para crianças pequenas. Verifique se o brinquedo é adequado para a idade da criança.
5 – Guarde os comprovantes de compra: Mantenha os recibos ou notas fiscais das compras, pois eles são essenciais em caso de problemas com o produto ou necessidade de devolução.
6 – Fique atento às promoções: Desconfie de preços muito abaixo do mercado e de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Essas podem ser tentativas de fraude.
7 – Compre com antecedência: Evite deixar suas compras para a última hora, pois isso pode limitar suas opções e levar a decisões apressadas.
O Procon RN está comprometido em proteger os direitos dos consumidores e em assegurar que as compras para o Dia das Crianças sejam uma experiência segura e satisfatória. Caso os consumidores encontrem produtos com problemas de qualidade ou irregularidades, o Procon RN está disponível para prestar assistência e orientação.
Para mais informações e suporte, os consumidores podem entrar em contato com o Procon RN pelo telefone (84)98147-3498.
Sobre o Procon RN
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon RN) é um órgão estadual cuja missão é proteger e defender os direitos dos consumidores no estado, promovendo a educação e conscientização dos cidadãos sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo.