13/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Detran/RN avisará condutores com CNH vencida ou com vencimento próximo

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, a partir de janeiro enviará um aviso de alerta aos condutores de veículos que estiverem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou prestes a vencer em até 30 dias. Pelo comunicado que chegará pelos Correios, o motorista será informado sobre o prazo de vencimento e os procedimentos para a renovação.

A proposta para envio da carta aviso foi discutida hoje pela manhã numa reunião entre a direção do Detran e dos Correios. Considerando o momento atual da economia, o envio das notificações para os condutores poderá estimulá-los a realizar a renovação da CNH e, assim, aumentar a arrecadação de recursos para o Estado.

O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, considera que a ação vai facilitar a vida do condutor, que muitas vezes não se atenta para esse prazo e acaba ficando impedido de dirigir.  “Essa medida vai estimular que os condutores renovem a CNH dentro do prazo, evitando multas por dirigir com o documento vencido. A renovação é fundamental porque avalia as condições do motorista e garante a segurança do trânsito”, destaca o diretor.

De acordo com a legislação, o cidadão tem o dever de manter sempre o endereço da residência atualizado junto ao órgão de trânsito, porque as correspondências são enviadas para o endereço cadastrado. A carta com o aviso informará como renovar a habilitação, detalhando os exames e documentos exigidos e as taxas a serem pagas.

A CNH definitiva tem validade de cinco anos para motoristas entre 18 e 65 anos. Os condutores com mais de 65 anos precisam renovar a habilitação a cada três anos ou a critério médico. Para renovação, o usuário deve procurar uma das unidades do Detran, com a habilitação antiga e comprovante de residência.

13/12/2016
Por Danilo Evaristo em Caicó

100 empresas aderem a Campanha Natal Sensacional

Promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó, a campanha Natal Sensacional mobiliza o comércio da região durante os meses de dezembro e janeiro, sorteando um carro 0km para os clientes das empresas participantes. O sorteio acontecerá no dia 16 de janeiro, é autorizado pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio da Associação Comercial e do SindVarejo Caicó.

“Reunimos 100 empresas nessa campanha promocional de final de ano, sendo a maioria de Caicó e algumas de cidades vizinhas, o que mostra a união dos empresários e a possibilidade de, juntos, promover uma grande ação. O objetivo é estimular que as pessoas façam suas compras de final de ano no comércio local”, destaca Erick Gomes, presidente da CDL-Caicó.

13/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Lula lidera intenção de votos em 2018, segundo pesquisa

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públic

G1 – Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo”, apontou que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2018. Veja o resultado:

Lula (PT): 25%
Marina Silva (Rede): 15%
Aécio Neves (PSDB): 11%
Jair Bolsonaro (PSC): 9%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Michel Temer (PMDB): 4%
Luciana Genro (Psol): 2%
Ronaldo Caiado (DEM): 2%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Branco/nulo: 20%
Não sabe: 6%

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e índice de confiança de 95%. O Datafolha ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro.

Lula também lidera em outros três cenários de primeiro turno simulados pela pesquisa. Em um desses cenários a pesquisa acrescentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele fica com 8%. Marina tem 17% e Lula tem 26%. No cenário com o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), o tucano aparece com 9%. Marina com 16% e Lula com 25%.

Marina lidera simulações de segundo turno

A ex-senadora Marina Silva, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e fundou o partido Rede Sustentabilidade, teve a liderança das intenções de voto em todos os cenários de segundo turno em que ela aparece.

Na disputa com Lula, Marina obteve 43% e o petista, 34%. Se o segundo turno fosse com Aécio, ela teria 47% e o tucano, segundo o Datafolha, 25%. Contra Alckmin, a ex-senadora teria 48% e o governador, 25%. Por fim, num eventual segundo turno contra Serra, Marina teria 47% e o rival teria 27%.

13/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Empresário reage a assalto e é morto em Caicó; dupla é presa

G1 RN – Um homem morreu durante uma tentativa de assalto na noite desta segunda-feira (12) na cidade de Caicó, no Seridó potiguar. O empresário Severiano Firmino de Araújo, conhecido como ‘Sevi’, foi morto a tiros na frente de sua casa. Segundo o delegado Hildebran Batista, dois homens foram presos suspeitos de participação no crime.

Severiano Firmino, de 45 anos, entrava em casa quando foi surpreendido pelos criminosos, que já estavam na residência. Segundo a Polícia Militar, os bandidos mantinham o filho, a esposa do empresário e uma funcionária amarrados e se preparavam para levar objetos de valor.

O crime ocorreu por volta das 19h.O empresário chegou a sacar uma arma e trocar tiros com os criminosos, mas foi baleado e morreu na frente da família.Ainda segundo o delegado, em 2014 a casa do empresário também foi invadida.

Os dois suspeitos também foram baleados e conseguiram fugir à pé, deixando uma moto com registro de roubo para trás. Segundo o delegado Hildebran, a dupla foi presa poucas horas depois. De acordo com a PM, o homem, de 22 anos e um menor de 17 foram presos às margens do Rio Barra Nova, no bairro João XXIII. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.

12/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Temer gosta da ideia de ter Roberto Justus disputando a presidência

Maurício Lima – A vontade de Roberto Justus em se candidatar à presidência aumentou depois de uma conversa com Michel Temer. O presidente acha conveniente ter na manga alguém com um perfil de fora da política para 2018.

12/12/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Lá se foi mais um gigante: Inter é rebaixado para a Série B

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Veja.com – O Internacional já não poderá mais sacar da manga o argumento de “incaível” para fazer troça de seu grande rival, o Grêmio; neste domingo, ao empatar por 1 a 1 com o Fluminense, os colorados juntaram-se a Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Fluminense e Vasco, entre outros, no grupo dos gigantes do futebol brasileiro com passagem pela Série B.

“Estamos com vergonha. O clube mais vitorioso do século, um clube que viveu muitas glórias”, disse o meia Alex após a partida. “Mostrou que só a camisa não vence.” O Inter encerrou o Brasileirão com apenas 43 pontos em 38 rodadas. Assi, ele se juntou a Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro, os outros três rebaixados nesta edição da competição, que não tinham mais chance de salvação nesta última rodada.

Ao longo da partida derradeira, os colorados tiveram prenúncios de drama. O Fluminense chegou a ter um pênalti a seu favor no primeiro tempo, defendido pelo goleiro Danilo Fernandes. Aos 28 minutos do segundo tempo, Douglas abriu o placar para o Fluminense. Ferrareis empatou para o Inter aos 41 minutos, o que não impediu as lágrimas dos colorados que fora ao estádio Giulite Coutinho empurrar o time.

A decepção pelo rebaixamento fica ainda mais latente porque o grande rival do Inter, o Grêmio, acaba de conquistar a Copa do Brasil, seu primeiro título nacional de expressão em quinze anos. A conquista ocorreu na última quarta-feira, em decisão contra o Atlético Mineiro.

Não só as brincadeiras sobre o “jejum” do rival acabaram – embora o Grêmio tenho conquistado três estaduais e um edição da Série B do Brasileiro nesse período – como os colorados não poderão mais falar que apenas os gremistas sabem o que é disputar a segunda divisão nacional. Em favor dos colorados há ao menos uma diferença: o Grêmio foi rebaixado duas vezes – e, na primeira, ocorrida em 1991, só voltou à elite após uma das tantas viradas de mesa do futebol brasileiro. O Grêmio terminou a Série B de 1992 em 9° lugar.

11/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

“Medicina não explica como seis sobreviveram”, diz médico que viu os 71 corpos

Um dos sobreviventes do acidente da Chapecoense, Alan Ruschel já está caminhando

Jovem Pan – O terrível acidente aéreo que interrompeu o sonho da Chapecoense na Copa Sul-Americana teve magnitudes assustadoras: vitimou 71 pessoas nas proximidades do aeroporto de Medellín e foi considerado o maior desastre da história do esporte brasileiro. Mesmo assim, deixou seis sobreviventes. Os jogadores Jackson Folmann, Alan Ruschel e Neto, o jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suárez foram resgatados com vida em meio aos destroços da aeronave.

Como isto foi possível? Nem mesmo a medicina consegue explicar.

Presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, o médico Fernando Solera, que foi à Colômbia acompanhar a recuperação dos sobreviventes do acidente da Lamia, concedeu entrevista exclusiva a Flavio Prado, para a Rádio Jovem Pan, e disse que não há como justificar, objetivamente, o fato de seis pessoas terem sobrevivido a um acidente aéreo que matou outras 71 – ainda mais depois da revelação de que os protocolos de segurança não foram seguidos à risca pelos passageiros, que não sabiam que o avião iria cair.

“A medicina, definitivamente, não explica. Biologicamente, não tem como sobreviver”, cravou Solera. “Eu até conversei com um amigo há alguns dias e falei assim: ‘meu, eles não caíram de um prédio, e sim de um avião’. E olha que cair de um prédio já seria gravíssimo, hein? Imagina cair de um avião… As pessoas que sobreviveram foram escolhidas, sem dúvida nenhuma”, acrescentou.

O médico, que chegou à Colômbia horas depois do acidente, ajudou no tratamento aos sobreviventes e teve uma ingrata missão: acompanhar o reconhecimento dos 71 corpos no Instituto Médico Legal de Medellín. Solera revelou que todos os mortos, sem exceção, tiveram graves traumatismos cranianos e múltiplas fraturas pelo corpo.

“Eu, infelizmente, verifiquei e ajudei a colocar os 71 corpos nas urnas. E eu garanto que todos eles, sem exceção, tinham traumatismos cranianos graves e múltiplas fraturas pelo corpo. Era impossível que eles pudessem sobreviver”, lamentou. “Neste tipo de acidente, ou a pessoa tem um traumatismo craniano, ou um traumatismo torácico, ou os dois”, explicou.

Todos os sobreviventes sofreram “apenas” traumatismos torácicos. O tripulante Erwin Tumiri, por sinal, já recebeu até alta – algo que também deve acontecer com Ximena Suárez neste fim de semana. Alan Ruschel já caminha e deve ser transferido ao Brasil em breve; Jackson Folmann teve parte da perna direita amputada, sofreu uma fratura na segunda vértebra cervical, mas está em evolução; Rafael Henzel deixou a UTI, já conversa, mas sente dores para respirar; e Neto, que foi o último resgatado, permanece sedado, mas não depende mais de respiração mecânica.

11/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

63% querem renúncia de Temer e eleições diretas, aponta Datafolha

Foto: EFE/FERNANDO BIZERRA JR

Jovem Pan – Além de ver a popularidade caindo, o presidente Michel Temer agora terá de lidar com o resultado da pesquisa Datafolha, que mostra que 63% dos entrevistados são favoráveis à sua renúncia. De acordo com o levantamento, 27% são contra sua saída, 6% são indiferentes e 3% não souberam responder.

No entanto, para que ocorressem novas eleições e o povo fosse às urnas para escolher um novo presidente em um “mandato-tampão”, Temer deveria deixar o cargo até dia 31 de dezembro. Do contrário, devem ser realizadas eleições indiretas.

A pesquisa realizada pelo Datafolha expôs esse cenário ao questionar da seguinte maneira seus entrevistados: “Uma situação em que poderia haver eleição antecipada para a Presidência no Brasil seria em caso de renúncia de Michel Temer até o final deste ano. Você é a favor ou contra Michel Temer renunciar até o final do ano para a convocação de uma nova eleição direta para a Presidência da República?”.

Popularidade de Temer em queda

O presidente Michel Temer vê sua popularidade cair desde julho, junto a queda de confiança na economia a níveis anteriores ao impeachment de Dilma Rousseff. Segundo o levantamento do Datafolha, 51% dos brasileiros consideram sua gestão ruim ou péssima – em julho o número era de 31%. Os que veem o Governo do peemedebista como “regular” caíram para 34%, ante 42% em julho. O índice de “bom/ótimo” caiu de 14% em julho para 10%; 5% não souberam avaliar o Governo.

11/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Luta de Nelter: Jucurutu também terá seu Restaurante Popular

Nelter e George em uma das audiências com o governador Robinson Faria

A instalação de um Restaurante Popular em Jucurutu – um pleito antigo do deputado estadual Nelter Queiroz, feito junto ao governo do Rio Grande do Norte, desde a gestão da governadora Rosalba Ciarlini – está bem próximo de ser atendido.

No início deste ano, o gabinete do prefeito George Queiroz, em Jucurutu, recebeu ofício, encaminhado pela mesa diretora da Assembleia Legislativa, comunicando que aquela Casa havia aprovado o requerimento apresentado pelo deputado Nelter Queiroz.

“No governo passado de Rosalba, também pedimos e o governo não atendeu. Agora refizemos a solicitação e vamos cobrar do governo que ele chegue com esse benefício para a nossa Jucurutu”, disse Nelter Queiroz no mês de janeiro deste ano.

Após continuada cobrança ao longo dos últimos meses, por parte do prefeito George e do deputado Nelter, durante audiências com o governador Robinson Faria, o Blog do Danilo Evaristo, tomou conhecimento, que o próximo Restaurante Popular a ser inaugurado pelo governo do Rio Grande do Norte será em Jucurutu.

“Nossa insistência, batendo a porta do governador Robinson Faria, ao lado do prefeito George Queiroz, cobrando a instalação de um Restaurante Popular em Jucurutu, teve êxito. Estamos vendo a data da inauguração com o governador Robinson Faria, que deverá ser no dia 21 ou 22 de dezembro, mas anunciaremos na próxima sexta-feira (16)”, informou Nelter ao Blog do Danilo Evaristo.

11/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mulher é assassinada a facadas no Seridó potiguar; ex-marido é suspeito

Jéssica Amanda da Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

G1 RN – Uma jovem de 22 anos foi morta a facadas na manhã deste domingo na cidade de Acari, região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, Jéssica Amanda da Costa estava em casa quando foi atacada pelo ex-marido. O homem é procurado pela polícia. Na fuga, ele ainda teria roubado uma motocicleta.

“Ele estava aborrecido com o fim do relacionamento e foi até a casa da ex-mulher tirar satisfação. Houve uma briga e ele esfaqueou a moça. Começou dentro de casa. Ela ainda tentou correr, mas foi alcançada e morta no meio da rua”, relatou o cabo Ronaldo de Medeiros.

Ainda de acordo com o policial, o suspeito ainda roubou a motocicleta de um homem que passava pelo local e fugiu. “Estamos em diligências na tentativa de prender o assassino”, acrescentou. O cabo disse ainda que Jéssica tinha uma filha com ex-marido. A faca usada no crime foi apreendida.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros