11/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NatalOs servidores municipais de Natal em greve voltarão a acampar em frente à prefeitura nesta segunda-feira (12). Os servidores prometem manter o acampamento e realizar uma vigília em frente à prefeitura. A prefeitura divulgou que vai anunciar neste dia o calendário de pagamento do salário de novembro.
“A lei diz que o pagamento tem que ser feito até o último dia do mês anterior. Mas o calendário só será divulgado no dia 12. Ainda tem servidor que não recebeu o salário de outubro e cada mês piora”, afirma Célia Maria Dantas, do Sindsaúde-RN.
Este será o terceiro acampamento realizado pelos servidores desde o início da greve, no dia 11 de novembro. Os sindicatos – Sinsenat, Sindsaúde, Sindern e Soern – cobram ainda uma audiência com o prefeito Carlos Eduardo Alves. Eles denunciam ainda o assédio contra a greve e ameaças de corte de ponto em algumas secretarias, como na Saúde.
Via Política em Foco
Do UOL – Mais uma vez ninguém acertou os seis números da Mega-Sena. A loteria sorteou, na noite deste sábado (10), em Vilhena (RO), os números do concurso 1884, que poderia pagar R$ 9,6 milhões. Como não houve nenhum grande vencedor, a previsão é que a Mega pague R$ 25 milhões no próximo concurso.
Os números sorteados foram: 01 – 04 – 23 – 32 – 38 – 59. Apesar de não ter nenhum grande felizardo, 47 pessoas acertaram a quina e levarão cada uma R$ 43.216,38. Já outras 3.839 pessoas cravaram a quadra e ficarão com R$ 755,84 cada.
O próximo sorteio da Mega-Sena acontecerá nesta quarta (14). As apostas, que têm preços a partir de R$ 3,50, podem ser feitas nas loterias até as 19h do dia.
A última vez que a Mega teve uma aposta vencedora foi no concurso 1.881. Um jogo feito em Salvador (BA) apresentou a sena e garantiu o prêmio de R$ 18.918.141,78.
11/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Prefeitos e bancada federal do RN se reúnem para discutir repatriação
Os prefeitos do Rio Grande do Norte e representantes da bancada federal irão se reunir nesta segunda-feira, 12, às 9h, em Natal, para discutir os recursos das multas da repatriação. A reunião ocorrerá no Auditório Agnelo Alves, na sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. O encontro foi solicitado pela Federação e atendido pelos parlamentares.
No encontro, os gestores vão pedir o empenho dos representantes do RN em Brasília para a liberação dos recursos, necessários para a quitação da folha de pagamento e décimo terceiro dos servidores das prefeituras. A queda de repasses ao longo de 2016 inviabilizou o planejamento financeiro dos gestores.
O presidente da FEMURN e prefeito do município de Assú, Ivan Lopes Júnior, acredita na sensibilidade e apoio dos representantes: “Precisamos do apoio de toda a bancada federal do nosso estado lutando por estes recursos, que os municípios têm direito. O apoio que pedimos é para os municípios, para o pagamento de salários e décimo dos servidores públicos, que diante da queda de repasses da união ficam prejudicados, assim como toda a gestão”, afirma Ivan.
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Arquivo Agência Brasil
Quem ainda não sacou o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 precisa ficar atento e se programar para fazer o saque do benefício até o dia 29 deste mês. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um comunicado informando que não haverá atendimento ao público nos bancos no dia 30 de dezembro, pois as agências estarão fechadas para o balanço anual.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 935 mil trabalhadores ainda não retiraram o dinheiro, no valor de um salário-mínimo (R$ 880).
Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos; e tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para ter certeza se está entre os beneficiados, o trabalhador pode acessar o portal trabalho.gov.br/abono-salarial, inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento e fazer uma consulta. A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.
Se, mesmo depois de verificar que tem direito ao abono, o trabalhador for informado na rede bancária que não tem direito ao benefício, a recomendação é pedir nova consulta ao atendente a partir do CPF e solicitar atualização dos dados cadastrais.
“É comum os agentes bancários confundirem o abono de 2014 com o de 2015. Nós estamos falando, nesse momento, do de 2014. Se o nome do trabalhador aparecer na lista de beneficiados do Ministério do Trabalho, ele, com certeza, tem direito ao benefício”, afirma o coordenador-geral do Seguro Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Guilherme Rosa
O presidente da República, Michel Temer, assinou, nesta sexta-feira (9), em Surubim (PE), duas ordens de serviços para obras hídricas que visam garantir segurança hídrica à população do agreste pernambucano.
Uma delas é para recuperar e modernizar a Barragem Jucazinho, com investimento de R$ 12 milhões. A segunda ordem de serviço destina R$ 33,7 milhões para a construção de uma adutora emergencial que interligará o Sistema Siriji aos Sistemas Integrados Palmeirinha e Jucazinho. As medidas integram um conjunto de ações do governo federal para apoiar os estados que enfrentam um período de longa seca e estiagem.
Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra na Barragem Jucazinho será executada em duas etapas. A primeira, composta por ações emergenciais como recuperação e reforço das estruturas, será executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e deve ser concluída até junho de 2017. “São intervenções para garantia e segurança dessa barragem”, afirmou o diretor-geral do Dnocs, Angelo Guerra.
O Ministério da Integração Nacional está preparando o edital da segunda etapa, que inclui ações necessárias de modernização do reservatório. O investimento nas duas fases será de R$ 52 milhões.
Operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o açude é alimentado pelo Rio Capibaribe e seus afluentes. Quando está em plena operação, tem capacidade de armazenamento de 327 milhões de metros cúbicos de água e atende aos municípios de Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.
O açude é importante também no controle de enchentes nas regiões ribeirinhas e no aproveitamento hidroagrícola e da piscicultura. Mais de 850 mil pessoas serão beneficiadas com a modernização e melhorias no reservatório.
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução
G1 RS – Um padre foi afastado por tempo indeterminado da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Sapiranga, no Vale do Sinos. A suspensão, determinada na segunda-feira (5), ocorreu após a Diocese de Novo Hamburgo, responsável pela paróquia, receber uma denúncia de que o Padre Clair Rossa, 49 anos, teria enviado mensagens de conotação sexual para organizar encontros amorosos com um menor de idade.
Em contato com o G1, o Padre Clair afirma que enviou a mensagem para um amigo e disse estar tranquilo quanto à denúncia e a investigação. “A mensagem mandei para um amigo meu, sim. Fiquei surpreso com a denúncia, mas estou tranquilo e consciente. Vou seguir a minha vida”, disse. As mensagens teriam sido enviadas pelo aplicativo de celular Whatsapp a um terceiro, que seria responsável por organizar os encontros. A denúncia foi encaminhada pelo arcebispo de Uberaba, em Minas Gerais, onde o padre Clair atuou antes de Sapiranga.
“Recebemos a denúncia e, diante das normas que a Igreja vem colocando em prática, ele foi afastado para que haja a investigação. A denúncia é sobre abuso de menores. Recebemos as mensagens ele teria enviado tentando organizar encontros amorosos e tomamos as providências”, explica ao G1 o vigário judicial adjunto da Diocese de Novo Hamburgo, o Padre André Schrörer.
O Padre Clair está suspenso das atividades ministeriais por tempo indeterminado, até que seja concluída a investigação do caso. Em nota divulgada no site da Diocese de Novo Hamburgo, o afastamento do religioso é justificado por “atitudes de indisciplina eclesiástica”, “denúncias, acusações orais e testemunhais” e “escândalos e os graves danos já causados a muitos fiéis por sua conduta não condizente com o que assumiu viver pública e definitivamente”.
Veja a matéria http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/12/padre-e-afastado-apos-denuncia-de-abuso-de-menores-e-graves-danos.html
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – vai promover na próxima terça-feira, 13 de dezembro, o Encontro dos Novos Gestores do Rio Grande do Norte. O evento é direcionado para os prefeitos eleitos e reeleitos nas eleições municipais de 2016, e será realizado na sede da FIERN, em Natal, a partir das 8h. O encontro abordará o papel da FEMURN em prol dos municípios potiguares, demonstrando as ações da Federação para o aperfeiçoamento dos gestores e da gestão pública.
Participarão do encontro representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, e representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação, do Centro de Apoio as Promotorias de Justiça da Criança e da Juventude, e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN. O evento contará com palestras sobre projetos de desenvolvimento municipal, contração, saúde e educação pública, servindo de aperfeiçoamento para a gestão dos futuros prefeitos. O encontro terá início às 8h, com credenciamento e café da manhã de boas-vindas aos participantes.
Via FEMURN
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, com atribuição na defesa do consumidor, manifestou repudio à decisão do Banco do Brasil de fechar seis agências e transformar outras sete em postos de atendimento no Estado.
Em nota assinada pelo promotor Leonardo Cartaxo Trigueiro, o MP criticou a decisão da instituição financeira e revelou que o banco já é objeto de ação civil publica protocolada pela 24ª Promotoria de Defesa do Consumidor da Comarca de Natal, justamente pela precariedade no atendimento aos clientes.
“Vale ressaltar que a falha na prestação de serviço do Banco do Brasil já é objeto de ação civil pública proposta pela 24ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Natal, nos autos nº 0130865-28.2013.8.20.0001, em tramitação na 3ª Vara Cível da Comarca de Natal, consistente no descumprimento da Lei nº 5.054/98, que estabelece como tempo razoável para o atendimento bancário o limite máximo de 30 (trinta) minutos, em dias normais, e 45 (quarenta e cinco) minutos, em vésperas ou após feriados”, diz o promotor em nota.
Diante da situação, que, segundo o promotor já é precária, o MP entende que a decisão de fechar agências caminha na contramão de um serviço eficiente e adequado ao consumidor, sobretudo onerando aquele que reside no interior do Estado, que terá de se deslocar até a cidade mais próxima com agência bancária para o recebimento de sua aposentadoria, salário, benefício ou qualquer outra forma de remuneração paga por meio de crédito em conta. Diante disso, o Ministério Público comunicou que adotará todas as medidas cabíveis para garantir o direito básico do consumidor a uma prestação de serviço adequado e eficiente.
Confira a nota na íntegra
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE, por meio das Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, com atribuição na defesa do consumidor, vem a público manifestar repúdio à decisão do Banco do Brasil S/A de fechar seis agências bancárias e a transformação de outras sete em postos de atendimento no Estado do Rio Grande do Norte, sob o argumento de fazer parte de um conjunto de medidas para ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional.
No Rio Grande do Norte, foram anunciadas o fechamento das agências da Avenida Ayrton Senna, da Base Naval, do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL, do Shopping Midway Mall, do Norte Shopping, todas em Natal, e da Base Aérea de Natal – BANT, em Parnamirim/RN.
Ainda, a referida instituição financeira decidiu transformar em postos de atendimento as agências bancárias dos Municípios de Natal (localizada na Sede do Tribunal Regional do Trabalho – 21ª Região), Mossoró (localizada na base da Petrobrás), Afonso Bezerra, Florânia, Governador Dixt-Sept Rosado, Martins e Pedro Avelino.
Vale ressaltar que a falha na prestação de serviço do Banco do Brasil já é objeto de ação civil pública proposta pela 24ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Natal, nos autos nº 0130865-28.2013.8.20.0001, em tramitação na 3ª Vara Cível da Comarca de Natal, consistente no descumprimento da Lei nº 5.054/98, que estabelece como tempo razoável para o atendimento bancário o limite máximo de 30 (trinta) minutos, em dias normais, e 45 (quarenta e cinco) minutos, em vésperas ou após feriados.
Em que pese a já precária prestação de serviço pelo Banco do Brasil no Estado do Rio Grande do Norte, o MPRN entende que a referida decisão caminha na contramão de um serviço eficiente e adequado ao consumidor, sobretudo onerando aquele que reside no interior do Estado, que terá de se deslocar até a cidade mais próxima com agência bancária para o recebimento de sua aposentadoria, salário, benefício ou qualquer outra forma de remuneração paga por meio de crédito em conta.
Diante disso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte adotará todas as medidas cabíveis para garantir o direito básico do consumidor a uma prestação de serviço adequado e eficiente, e impedir que o cidadão seja mais uma vez onerado por decisões arbitrárias como esta do Banco Brasil S/A.
Via Nominuto
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Agência Brasil – O Palácio do Planalto negou hoje (9) a possibilidade de redução da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres requererem a aposentadoria, conforme previsto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, da reforma da Previdência, enviada na última segunda-feira (5) ao Congresso Nacional.
Em nota, o governo federal explica que a idade de 65 anos se baseia no envelhecimento da população brasileira e é “ponto central para que se encontre equilíbrio futuro nos gastos com aposentadorias”. O texto diz ainda que “o governo fará todo o possível junto à sua base aliada no Congresso Nacional para a manutenção do texto original da reforma”.
O relatório da PEC da reforma da Previdência deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na próxima semana.
09/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do Estado, através da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), concluiu a reforma e ampliação do Centro Educacional (Ceduc) Pitimbú nesta sexta-feira (09), duplicando a quantidade de vagas do local de 36 para 72. A reforma, no valor de R$ 1 milhão e 400 mil, teve duração de quatro meses e contou com 27 operários.
A inauguração do Ceduc Pitimbú II está prevista para o mês de janeiro. A reforma e ampliação do Ceduc Pitimbú II foi entregue uma semana antes do tempo previsto por contrato. Atualmente, a unidade atende 24 adolescentes em conflito com a lei, de um total de 211 atendidos pela fundação em todo o Rio Grande do Norte.
Além da construção de mais três alojamentos, com leitos para até 12 pessoas cada um, a ampliação contou com um ginásio esportivo com capacidade para 300 pessoas e uma moderna estação de tratamento de esgoto, que possibilitará o reaproveitamento da água para o sistema de irrigação da unidade.
Com a reforma, o muro do Ceduc também foi ampliado, por medidas de segurança, para 5 metros de altura. Ozinete Pessoa, diretora da unidade, ressalta a importância da obra: “Além de duplicar a quantidade de vagas, a ampliação inclui um ginásio que nos possibilita a prática da atividade esportiva, tão importante no processo de ressocialização dos jovens”, explica.
Intervenção
A reabertura do Ceduc Pitimbú foi uma das prioridades da Intervenção Judicial, declarada pelo juiz da 2ª vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner. A última reforma do Ceduc Pitimbú I foi concluída em 2015, com a reinauguração do espaço no dia 21 de dezembro do mesmo ano.
O Ceduc Pitimbú I conta com escola, salas de informática, artes, música, multiuso e de professores, além de biblioteca, área de jogos, campo de futebol de areia e parlatório, resultados de uma reestruturação física na Fundac/RN com um investimento na ordem de R$ 4,5 milhões.