06/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governo abre novo prazo para cadastramento de carros-pipa
Credenciamento de pipeiros para abastecer cidades em colapso de água ganha novo prazo, que começa nesta terça-feira (06) e segue até preencher o total de vagas restantes. Pessoas jurídicas interessadas em participar devem acessar o Edital nº 01/2016-GAC, disponível no site www.rn.gov.br, para observar a documentação necessária ao cadastramento.
A ação faz parte da Operação Vertente, realizada pelo Governo do Estado, através do Gabinete Civil e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que abastece a zona urbana de cidades do Seridó e Alto Oeste em emergência por causa da seca. Os documentos para o cadastro de carros-pipa devem ser entregues no setor de licitação da Governadoria, situado no Centro Administrativo do Estado, em Natal, das 09 às 14 horas. Mais informações pelo número (84) 3232 – 5210 / 5160 / 5155.
06/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Demis Roussos
O governador Robinson Faria afirmou nesta segunda-feira (05) que as forças policiais do Estado vão continuar combatendo o crime e defendendo o cidadão. “Não vamos nos intimidar, estamos realizando operações exitosas em atuações conjuntas da Polícia Civil, da Polícia Militar e com o apoio da Força Nacional”, declarou o chefe do executivo em entrevista coletiva concedida no auditório da Escola de Governo em Natal.
Acompanhado do secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Raimundo Florêncio, do delegado geral da Polícia Civil, Clayton Pinho, do delegado adjunto da Polícia Civil, Correia Júnior e do comandante da Força Nacional no RN, major Armando Vale, o governador reforçou a necessidade de massificar a divulgação do telefone 181 para que a população denuncie pessoas e instalações suspeitas de prática de crime.
O número atende no horário das 06h às 0h e o cidadão não precisa se identificar e tem a garantia de sigilo absoluto. “O nosso Governo não aceita intimidações. Vamos continuar realizando as operações policiais com o objetivo de proteger a população e o cidadão do nosso Estado”, reforçou Robinson.
OPERAÇÃO
O governador e as autoridades policiais do RN detalharam os resultados da ação de policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) que resultou no desmantelamento de uma organização criminosa que explodia e roubava caixas eletrônicos no estado.
No sábado (03), a Polícia Civil identificou um sítio na localidade de Taborda, na cidade de São José do Mipibu, que era usado pelos integrantes do grupo para armazenar itens como artefatos explosivos e armas. No local foi apreendido material para ser usado em pelo menos 20 ações criminosas do tipo estouro de caixas eletrônicos que seriam realizadas no Rio Grande do Norte.
“Nós estamos preparados para enfrentar o crime, e assim como ocorreu em julho deste ano quando enfrentamos as ações do crime organizado, não iremos permitir que o crime tenha espaço no nosso Estado. Nosso setor de inteligência está a postos e brevemente faremos novas operações. Aqui fica o registro do sucesso desta ação das nossas forças policiais”, enfatizou Robinson Faria.
A Deicor conseguiu chegar até o local e efetuar as prisões graças ao apoio da população, que usou o Disque Denúncia 181. “Esperamos que a sociedade continue nos ajudando a localizar criminosos. Esta parceria entre Polícia e população é fundamental. Pedimos que mais informações sejam enviadas para que possamos realizar mais prisões”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.
Quando os policiais da Deicor chegaram ao local foram recebidos por tiros disparados pelos suspeitos e houve um confronto. Nesta ação, cinco suspeitos que estavam no sítio vieram a óbito. São eles: Francisco Canindé Jerônimo, 35 anos; Paulo Eduardo de Oliveira, 45 anos; Antonio Ribeiro da Silva, 31 anos, Gilmar da Cruz Silva, 30 anos e Dilandio Coelho da Silva.
No total, foram apreendidos pela Polícia: 5 fuzis, sendo quatro de calibre 7,62, e um de calibre 5,56; 2 espingardas calibre 12; 1 submetralhadora 9 milímetros; 9 pistolas de diversos calibres (380, 40 e 45), farto material explosivo pronto para uso; 7 carros, sendo alguns clonados e outros roubados; 2 tabletes grandes de crack; centenas de munições de fuzis, pistolas e submetralhadoras; 17 baldes cheios de grampos utilizados para furar pneus; diversos capuzes pretos; luvas; gandolas; botas; R$ 740,00 reais e dinamites preparadas para serem usadas em algum estabelecimento bancário.
06/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasRadioagência Nacional – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será notificado da decisão do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastamento do cargo nesta terça-feira (6), às 11h, no Senado. Renan preferiu que o ato fosse público. Ontem (5), um oficial foi à residência dele, mas não foi recebido. De acordo com o secretário-geral do Senado, Luiz Bandeira, Renan Calheiros não era obrigado a receber a notificação depois das 18h.
Além disso, a Mesa Diretora deverá se reunir para fazer uma avaliação sobre os fatos e também decidir o que deve ser feito. A preocupação é quanto à crise institucional que o afastamento de Renan pode causar, segundo avaliação de alguns senadores, inclusive do próprio Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado e que assume o comando da Casa com o afastamento de Renan.
Viana afirmou que vai aguardar a notificação de Renan para decidir como ficará o calendário de votações para as próximas duas semanas, antes do recesso parlamentar. O impasse está em torno da possível retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos, que está com votação marcada, em segundo turno, para o próximo dia 13.
Renan Calheiros ainda não comentou o assunto. Em nota, afirmou que só iria se manifestar após conhecer o inteiro teor da liminar e que vai consultar seus advogados sobre as medidas que podem ser tomadas. Renan lembrou que o Senado nunca foi ouvido na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) protocolada pela Rede e que resultou no afastamento do presidente da Casa.
Na ação, o partido argumenta que políticos que são réus não podem estar na linha sucessória da Presidência da República. O afastamento foi decidido liminarmente e ainda precisa passar pela votação no plenário do STF.
04/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Carro com o corpo de Gil foi recebido sob forte comoção em Nova Cruz (Foto: Fred Carvalho/G1)
G1 RN – O corpo do volante potiguar Gil, um dos 71 mortos no trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, que aconteceu na madrugada da última terça-feira (29), a caminho de Medellín, na Colômbia, chegou a Nova Cruz por volta das 17h deste domingo. A cidade fica a 93 Km de Natal, conta com 40 mil habitantes e é a terra dos pais e de parte da família do ex-jogador. Sob sol forte, milhares de pessoas se reuniram no ginásio Giovanna de Azevedo Targino, para se despedir do jogador. José Gildeixon Clemente de Paiva tinha 29 anos e deixa mulher e duas filhas, de cinco e três anos.
A morte do volante é sentida por toda cidade. Moradores penduraram lenços pretos nas casas em sinal de luto, e muitos carregavam fotos do jogador. No corpo de Geraldo Madureira, irmão de Gil e ex-jogador, a camisa do Chapecoense é exibida com orgulho: “Eu estou para ver um homem igual a ele, não existe. Ele é um exemplo, só fica a saudade”, conta. Geraldo se emociona ao falar dos pais, de como receberam a notícia. “A maior dor da minha mãe foi não ter falado com ele a última vez que ligou, não ter dado a benção ao meu irmão, ele está inconsolável”, se emociona.
O corpo do volante, que atuou entre outros clubes por Mogi Mirim, Ponte Preta e Coritiba, chegou ao estado às 13h30 em um voo de carreira. Ao chegar em Nova Cruz, o corpo seguiu para a casa dos pais do volante, conhecidos na cidade como Dona Nina e Seu Geraldo. O cortejo percorreu ruas da cidade, com muitos carros, motos e acompanhantes a pé. Ao chegar ao ginásio, foi recebido com uma salva de palmas. Segundo a Polícia Militar, 10 mil pessoas estiveram presentes. Entre elas, o Sr. Fernandes, que esperava desde 12h para dar o último adeus ao amigo de infância do filho. “Ele e meu filho jogaram juntos, ele sempre foi muito querido, vim me despedir”, diz Fernandes. Também prestaram homenagens Robinho e Rafinha, ex-companheiros de Gil na época do Coritiba.
Os meias Robinho e Rafinha, do Cruzeiro, criaram fortes laços de amizade com o volante Gil durante a carreira. Robinho e Gil jogaram quatro anos juntos, e por dois anos dividiram o mesmo quarto na época do Mogi Mirim. “Gil me ensinou a ser um homem melhor, um amigo melhor, um pai melhor. Aprendi muitas coisas com ele e vou levar para o resto da vida. Sempre foi um cara muito humilde”, declarou.
Rafinha também se emocionou ao falar sobre Gil. “Foi o melhor amigo que fiz no futebol. Em toda a minha carreira nunca conheci uma pessoa igual ao Gil. Éramos parceiros de quarto, concentrávamos juntos (no Coritiba), e costumava falar que ficava mais com ele do que com a própria esposa. Era um cara fantástico”.
Ao longo da tarde, torcedores, amigos e fãs chegaram em romaria para prestar suas homenagens. Muitos vestiam camisas do time do jogador, outros, apenas camisas verdes, o importante a lembrança. “Eu expresso o carinho que sinto pelo Gil, um pedaço de nós se foi com ele, diz o vizinho Felipe Ferreira.
José Gildeixon Clemente de Paiva tinha 29 anos e começou a carreira em 2006, no Mogi Mirim. O volante acumulou passagens pelo Guaratinguetá, Vitória, Santo André, Ponte Preta, Coritiba e estava na Chapecoense desde 2015. Conquistou dois títulos estaduais: em 2013, o Paranense pelo Coritiba; e e esse ano, o Catarinense, pela Chapecoense.
G1 – Neste sábado (03), o Rota Inter TV não foi exibido devido à cobertura jornalística do velório coletivo dos heróis da Chapecoense. Na próxima semana, o programa será apresentado em seu horário normal e o destino, já anunciado na programação da Inter TV será a cidade de Jucurutu, na região do Seridó. Através das redes sociais o apresentador do Rota, Leo Souza, disponibilizou um vídeo justificando a excepcionalidade.
04/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasPreocupado com o bom uso dos recursos públicos, o governo montou uma rede de proteção para a Previdência Social. O benefício, nos últimos anos, se tornou um alvo constante de golpistas e, desde 2003, R$ 5 bilhões foram levados dos cofres públicos de forma ilícita.
Com uma fiscalização mais intensa e o uso de forças-tarefa, o governo conseguiu desmontar esquemas de desvio na previdência que permitiram economizar R$ 284,9 milhões. Apenas em 2016, 45 operações foram realizadas para garantir o bom uso do dinheiro público.
“Somente o combate às fraudes não resolve os problemas da previdência”, ponderou o secretário de Previdência Social, Marcelo Caetano. “Combater as fraudes é importante, mas o problema da previdência é maior”, argumentou. Ele lembrou que as regras atuais sobrecarregam o sistema e levam a um crescimento das despesas com benefícios sem que haja, ao mesmo tempo, o ingresso de recursos na mesma medida.
Força-tarefa na Previdência
Esse serviço de inteligência, criado pelo governo para combater fraudes, é coordenado pela Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda. Um grupo especializado em investigar denúncias e prevenir falhas foi montado na Assessoria de Pesquisa Estratégica e Planejamento de Risco da secretaria.
Esses profissionais têm a missão de fazer a análise da fraude em busca de provas. Eles também apontam possíveis vulnerabilidades no sistema e trabalham na identificação e localização de pessoas, grupos ou organizações que atuem contra a Previdência Social.
A assessoria ainda coordena as forças-tarefa em articulação com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Agência Brasileira de Inteligência. Entre as muitas operações realizadas neste ano, apenas uma delas, no Pará, possibilitou a economia estimada de R$ 47,9 milhões aos cofres públicos.
UOL – Ninguém acertou os seis números do concurso 1.882 da Mega-Sena, sorteados pela Caixa Econômica Federal na noite deste sábado (3), em São Gabriel da Palha (ES).
Confira as seis dezenas sorteadas: 09 – 10 – 19 – 35 – 37 – 41. Com o prêmio acumulado, a Caixa estima pagar R$ 6 milhões no próximo concurso.
Para a quina da Mega (cinco números), foram 25 apostas ganhadoras, que receberão, cada uma, R$ 64.051,30. A quadra da Mega (quatro números) saiu para 3.054 apostas, com prêmio de R$ 749,03 para cada uma. O próximo concurso, o 1.883, acontece no dia 7 (quarta-feira).
04/12/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasVeja.com – O Ministério do Planejamento divulgou em portaria no Diário Oficial da União (DOU) os dias de feriados nacionais e os de ponto facultativo no exercício de 2017 para o Poder Executivo federal. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, “preservada a prestação dos serviços considerados essenciais”.
Ao todo, serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. O Planejamento estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pela chefia do servidor. “Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades”.
Veja a lista dos feriados e pontos facultativos em 2017:
– 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal – feriado nacional;
– 27 e 28 de fevereiro (segunda-feira e terça-feira): Carnaval – pontos facultativos;
– 1º de março (quarta): Cinzas – ponto facultativo até 14 horas;
– 14 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo – feriado nacional;
– 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes – feriado nacional;
– 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional;
– 15 de junho (quinta-feira): Corpus Christi – ponto facultativo;
– 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil – feriado nacional;
– 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional;
– 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público – ponto facultativo;
– 2 de novembro (quinta-feira): Finados – feriado nacional;
– 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República – feriado nacional;
– 25 de dezembro (segunda-feira): Natal – feriado nacional.
(Com Estadão Conteúdo)
03/12/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Dinorá Simas
Encaminho meus pêsames aos familiares da agente penitenciária Dinorá Simas, que faleceu no final da tarde desta sexta-feira (2), aos 58 anos, durante um procedimento cirúrgico, realizado em decorrência de um aneurisma sofrido no início da semana.
Em 2011, Dinorá foi vice diretora do Complexo Penitenciário João Chaves; em 2012, foi diretora de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte; e em 2015, assumiu a direção da Cadeia Pública de Natal.
Nossos votos de solidariedade e fé à família. Que Deus a receba em paz e em um bom lugar!

Jucurutu conquista Selo UNICEF
Jucurutu foi um dos 49 municípios do Rio Grande do Norte contemplados oficialmente nesta sexta-feira (02) com o Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2013 – 2016. Ao receber o certificado das mãos de Edith Asibey, chefe de comunicação do UNICEF Brasil, ao lado do deputado estadual, Nelter Queiroz, e da adolescente Jucurutuense Ilane Araújo, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz, destacou que a conquista é de toda população do município.
“Este é um dos maiores prêmios que uma gestão municipal pode receber! É um reconhecimento concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apenas aos municípios que conseguem avançar na melhoraria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, desenvolvendo políticas públicas, especialmente nas áreas da educação, saúde, esporte e assistência social, entre outras. Esse prêmio é uma vitória de toda população de Jucurutu!”, comentou o prefeito.
O prefeito George Queiroz estava acompanhando dos secretários municipais, Pablo Cassiano (Esporte); Maria Luciete (Educação e Cultura) e Fabiana Monteiro (Assistência Social); além do membro da comissão organizadora do Selo em Jucurutu, Anderson Lima; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Niedja Carvalho e pelas adolescentes Ilane Araújo e Jovânia Martins, integrantes do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA).
Página 21 de 22« Primeira«...10...1819202122»