30/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/Fala Notícia
Portal Correio – A terça-feira (27) foi de chuva em 74 municípios paraibanos. Em alguns deles, o índice pluviométrico medido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) registrou mais de 147 milímetros (mm) de chuva, como foi o caso do município de São José dos Cordeiros, no Cariri paraibano, a 252 km de João Pessoa. O número é considerado muito alto.
Em João Pessoa, que possui quatro estações de medição de chuva, chegou a registrar 88,8 mm, nesta terça. Ainda na região metropolitana da Capital, Alhandra registrou 87,8 mm; Bayeux, teve 78 mm; e Cabedelo teve 54,4 mm. Campina Grande, cidade que enfrenta crise hídrica e espera solução com as chuvas, teve índice pluviométrico considerado razoável, marcando 37.8. Outros municípios que também registraram bons índices pluviométricos foram Junco do Seridó, com 89,4 mm; Umbuzeiro, com 77 mm; Monteiro, com 75,4 mm; Pitimbu, com 62,8 mm; Caaporã, com 50,6 mm; e Salgado de São Félix, com 50 mm.
Em outras cidades de quase todas as regiões do estado tiveram índices pluviométricos menores, apesar da intensidade de chuvas em algumas localidades. A Aesa enfrentou dificuldades de repassar informações por conta de uma indisponibilidade no site da Agência. Por conta disso, até o fechamento desta matéria não havia informações atualizadas e precisas sobre a situação de açudes. A previsão da Clima Tempo indica que o céu deverá ser nublado e as chuvas poderão continuar ocorrendo nesta quarta-feira (30) em todas as partes do estado.
30/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – Hoje (30) é o último dia de funcionamento normal das agências bancárias em todo o país. Na quinta-feira (31), os bancos ficarão fechados para atendimento ao público, e o trabalho será interno para fechamento de balanço do ano. O expediente bancário será retomado na próxima segunda-feira, 4 de janeiro.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso. Os tributos federais, estaduais e municipais já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o público a utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias. As contas com códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos. Outra opção é o agendamento dos pagamentos das contas de consumo nos bancos. Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado – DDA.
30/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasDa Redação com Band News FM – Um criminoso morreu ao tentar assaltar um motociclista, lutador de muay thai, em Pirituba, na zona oeste de São Paulo, na noite de segunda-feira (28). Segundo a polícia, o criminoso, que aparentava ter cerca 20 de anos e não portava documentos, mostrou um revólver calibre 32 ao anunciar o assalto.
O motociclista decidiu reagir e lutou com o criminoso. Durante a briga, o ladrão teria fraturado a coluna cervical ao levar um golpe no pescoço, batendo a cabeça no chão ao cair. A polícia recolheu a arma usada pelo criminoso e investiga o caso para apurar as circunstâncias da sua morte. O homem que sofreu a tentativa de assalto foi liberado e não deve responder judicialmente.

Foto: Danilo Evaristo
Nesta terça, 29/12, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) divulgou um levantamento sobre a situação dos 167 municípios do estado em relação às obrigações legais e Jucurutu aparece neste relatório como um dos únicos 10 municípios em situação de adimplência junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC).
No cenário atual de profunda crise financeira porque passa o país, os dados da FEMURN, que foram pesquisados no último dia 26/12, evidenciam o tamanho do problema, pois 157 dos 167 municípios, que equivale a 94% do total, juntamente com o governo do estado, estão em situação irregular junto ao CAUC.
O prefeito George Queiroz (PMDB) relata o trabalho para manter Jucurutu em adimplência: “Graças a Deus, nossa equipe é muito qualificada e mesmo diante das dificuldades financeiras constantes, com a dedicação de todos e muito planejamento, mês a mês, temos conseguido cumprir nossas obrigações legais, mas isso é tarefa muito complicada. Afinal, basta ver que apenas 6% dos municípios do RN estão regulares, e temos a satisfação de dizer que Jucurutu faz parte desse pequeno percentual”, finalizou o gestor.
O que é o CAUC?
O CAUC é um Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias que tem os seguintes objetivos segundo o Governo Federal, através do sítio da Secretaria do Tesouro Nacional (STB):
* Simplificar a verificação pelo gestor público do órgão ou entidade concedente, do atendimento, pelo convenente e pelo ente federativo beneficiário de transferência voluntária de recursos da União, de treze das vinte e uma exigências estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e demais legislação aplicável, ao reduzir a burocracia desse processo e o volume de papéis, e otimizar o arquivamento e espaço físico para guarda de comprovantes;
* Ampliar o nível de controle de exigências, possibilitando transparência e exercício de cidadania, na medida em que permite o acesso pela internet.
O Blog do Marcos Dantas destaca nesta manhã de terça-feira (29) os primeiros registros pluviométricos observados pelos municípios da região Seridó no dia de ontem (28). Confira a seguir.
Equador – 80 mm
Santana do Seridó – 35 mm
Sítio Jardim (Ipueira) – 28 mm
Boa Esperança (Ipueira) – 32mm
Patacurí (Ipueira) – 2 mm
Barra da Espingarda (Caicó) – 10 mm
Ipueira – 27,5 mm
Junco do Seridó (Paraíba) – 93,6 mm
Caicó (Bairro Penedo) – 5 mm
Xique-Xique (Carnaúba dos Dantas – 25 mm
Malhada Vermelha (Parelhas) – 12 mm
Olho D’água do Boi (Parelhas) – 16 mm
Parelhas (Centro) – 10 mm
Sitío Mossoró (São João do Sabugi) – 20 mm
Sitio Manhoso ( Caicó) – 7,5 mm
Santa Luzia (Paraíba) – 38 mm
Comunidade Várzea do Barro (Parelhas)– 25 mm
Sítio Caeiras (Parelhas)– 20 mm
São João do Sabugi – 6 mm
Sítio João Pinto (São João do Sabugi) – 35 mm
Serra Negra do Norte – 6 mm
Comunidade São Banto (Santana do Seridó) – 40 mm
Barra da Espingarda ( Caicó) – 11 mm
Granja Paraíso (Caicó) – 8 mm
Sítio Quintos de Baixo (Parelhas) – 40 mm
Comunidade São Bento (Santana) – 30 mm
29/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
O que pode predispor o bebê a ter cólicas?
SAÚDE SEM NEURA – Você é mamãe e não sabe administrar as cólicas do seu bebê? A enfermeira e supervisora da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Talita Magalhães, explica quais são as possíveis causas dessas dores abdominais em recém-nascidos e como é possível evitar ainda na gestação.
1. Por que os bebês têm cólica?
O sistema digestivo dos bebês ainda é imaturo. Por isso, reações a algumas substâncias do leite materno ou artificial podem resultar em dores na região abdominal.
2. Qualquer bebê está suscetível a sentir cólicas?
Não se sabe ao certo porque alguns bebês são mais suscetíveis a sentir cólicas do que outros. A cólica acomete meninos e meninas, tanto amamentadas no peito como na mamadeira.
3. Os hábitos da mulher durante a gestação influenciam na intensidade de cólicas do bebê?
O consumo de alguns alimentos durante a gravidez, geralmente os que provocam gases, podem predispor o bebê a ter cólicas. Por isso, recomenda-se evitar leite, chocolate, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cebola e comidas apimentadas. Estudos afirmam também que o consumo de tabaco na gravidez ou o próprio convívio com fumantes podem predispor o bebê ao problema, além de outros danos já conhecidos.
4. Quais sinais indicam que o bebê está com cólica?
Choro intenso, encolhimento das perninhas e eliminação de gases durante o choro são os sinais mais comuns de cólica.
5. Massagens ajudam a aliviar o desconforto do bebê?
Deitar a criança de barriga para cima e massagear suavemente a região abdominal com movimentos circulares em sentido horário costumam ser suficiente para resolver o problema. Aquecer a barriga do bebê durante a massagem também. O uso de remédios é recomendado apenas com indicação do pediatra.
29/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NatalPortal no Ar – As chuvas que caem em Natal devem permanecer pelo menos até a primeira semana de janeiro. Foi o que informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta segunda-feira (28). As chuvas estão sendo ocasionadas pela ação de dois fenômenos climáticos. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, o principal deles é o fenômeno denominado como Vórtice Ciclônico de ar superior, ocasionado pela ação dos ventos que sobem em direção a atmosfera em forma de espiral.
Este fenômeno, associado às altas temperaturas do Oceano Pacífico favorecem a instalação das chamadas zonas de convergência, que são formadas pelo encontro dos ventos originários dos hemisférios norte e sul. Gilmar explica que a associação destes dois sistemas meteorológicos tem sido responsável por chuvas além do esperado para este período. Ele acrescenta que a ação do vórtice ciclônico de ar superior ocasionou um deslocamento prematuro das zonas de convergência, que normalmente agem entre os meses de fevereiro e maio.
“Esse deslocamento prematuro das zonas de convergência, fez com que as chuvas, que normalmente são espaças, neste período, se prolongassem por um período maior”, explicou. Ainda de acordo com o meteorologista, é difícil precisar se as chuvas permanecerão por um período ainda maior, uma vez que o vórtice ciclônico de ar superior é um fenômeno de difícil previsão. “O que se sabe é que a ação dele ocasiona chuvas fortes, porém pontuais. Mas em virtude da associação com as zonas de convergência, essas chuvas acabam tendo uma abrangência bem maior, tanto no que diz respeito a intensidade, quanto com relação às áreas onde as chuvas são registradas.
29/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Danilo Evaristo
Portal no Ar – O governador Robinson faria (PSD) comentou, nesta segunda-feira (28), em entrevista à imprensa, a sugestão do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Desembargador Cláudio Santos, que propôs a venda da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) e outros ativos, para repor o dinheiro do Fundo Previdenciário, utilizado pelo governo para pagamento da folha dos servidores durante este ano.
Robinson descartou a venda da estatal. “É uma empresa que está fortalecida no nosso governo. Estamos agora saneando Natal inteira pela estatal. Será o primeiro lugar do País com saneamento 100%. Então, por que pensar na Caern como órgão que não está sendo positivo para o governo? Vejo a Caern hoje com um dos exemplos de viabilidade do governo. Então, não irei pensar diferente disso”, declarou.
O governador disse que pretende recompor o Fundo Previdenciário com as medidas de ajuste fiscal que serão tomadas para o próximo ano. Não citou especificamente as ações neste sentido, mas enfatizou que o dinheiro será devolvido. “O Fundo será ressarcido paulatinamente, com o equilíbrio fiscal do Estado, que estamos trabalhando para obter”, afirmou.
Venda de ativos
Robinson Faria também comentou a possibilidade de venda de ativos do governo, que são patrimônios, como terrenos e prédios, para ajudar nessa recomposição do fundo. No entanto, ponderou que nenhum anúncio de redução do Estado pode ser feito sem que haja antes um planejamento de execução.
“Existem ativos que estamos levantando. Não vou citar neste momento quais são. Temos que ter precaução, porque quando o governo declara essa questão de reduzir o tamanho do Estado é preciso ter cautela. Temos que ter planejamento, para tomar as decisões acertadas, pensadas e repensadas”, destacou.
Apesar da precaução, o chefe do Executivo confirmou que entende a necessidade de diminuição da estrutura pública. “Obviamente, temos que diminuir o tamanho do Estado, reduzir os ativos, para investir em obras, Saúde e no crescimento da economia. O País vive hoje a pior crise dos últimos 50 anos. Temos que descobrir os caminhos para superar esse momento no RN e fortalecer nossa economia”, analisou.
Uso de recursos da previdência
Ao comentar o uso do dinheiro do Fundo Previdenciário para pagamento da folha, o governador justificou que a medida foi necessária para garantir o funcionamento dos serviços públicos. “Recebi o Estado arrasado, com caixa zero. Precisava garantir a normalidade dos serviços públicos. Não poderia deixar o serviço público falir. Seria irresponsável. Então, utilizei o fundo. Vamos depois ressarcir esses recursos e fazer o Estado crescer. Esse é o papel do governador. É um desafio. Foi dificílimo o ano de 2015 como governador. Agora vamos para a próxima etapa, que é restituir”, finalizou.
29/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Porto de Natal receberá quatro Cruzeiros em janeiro de 2016
Depois de superar as metas de 2015, o Porto de Natal começa 2016 já superando as expectativas do mês, quando receberá quatro cruzeiros de grande porte, movimentando a economia da cidade e do Estado no período de alta estação.
Já neste domingo, 03 de janeiro de 2016, estará chegando o Amadea, uma embarcação europeia de alto luxo, que tem previsão de chegada para o meio dia e deixará a cidade por volta das 18h. Construído em 1991, ao custo de US$ 151 milhões de dólares, o cruzeiro mede 193 metros de comprimento, trazendo 564 passageiros, distribuídos em 40 suítes e 254 camarotes, sendo que 106 destes têm varanda privada.
A bordo do Amadea, que ainda não teve rota divulgada de antes e depois de Natal, o passageiro encontra várias salas de estar, piscina, teatro, mini-golf ao ar livre, SPA, bares, casino, biblioteca, ginásio, e quatro restaurantes. Confira a programação de Cruzeiros para o Porto de Natal em janeiro de 2016:
Amadea – 03/01
Ocean Princess – 15/01
MV INSIGNA – 22/01
Silver Spirit – 31/01
28/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Casa do Empresário sorteia prêmios nesta terça-feira, 29
A campanha “Em compro em Caicó, eu amo esse lugar” será encerrada nesta terça-feira (29) com realização da premiação. Clientes de 55 empresas participam da promoção e concorrem ao sorteio de duas motos Traxx e três televisores.
“A campanha foi uma forma de motivar os consumidores a priorizarem o comércio local durante as compras de final de ano, fortalecendo as empresas e a economia de todo o município”, destaca Erick Souto, presidente da CDL Caicó. Os clientes que comprarem até hoje, segunda-feira (28), ainda ganham cupons para participar da promoção.
O sorteio acontecerá amanhã, às 11 horas, na Casa do Empresário, vizinho ao Banco do Brasil, Centro de Caicó. A campanha é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado 6-3193/2015. A ação é uma realização da CDL com apoio do Sindcomércio e da ACISC.