15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Caicoenses voltam de Miami para Natal no Cruzeiro Ocean Princess

IMG_9345

Caicoenses voltam de Miami para Natal no Cruzeiro Ocean Princess

Mãe e Filha, as caicoenses Domicina da Nóbrega Leitão e Anna Thereza da Nóbrega Leitão, que estavam nos Estados Unidos desde o dia 06 de novembro, na casa de familiares que residem em Miami, no Estado da Flórida, decidiram retornar a Natal no Cruzeiro Ocean Princess, que atracou no Porto da Capital do Rio Grande do Norte, trazendo mais 668 passageiros, por volta das 07h e partiu às 17h.

“O custo benefício de voltar no Cruzeiro foi ótimo, já que perdemos a passagem aérea de volta, pois decidimos ficar mais uns dias nos Estados Unidos. Então, voltamos no Cruzeiro, e conhecemos lugares lindos como o Caribe, Guiana Francesa e a Ilha Dominica, descoberta por Cristóvão Colombo”, relatou Anna Tereza. Britânico, o senhor Gordon Paa Klj também decidiu ficar uns dias em Natal, cidade que já tinha conhecido anteriormente: “É uma cidade belíssima e encantadora. Vou curtir uns dias nesta terra de praia, sol e calor”.

De Alto Luxo, o Ocean Princess tem 344 cabines, das quais 200 possuem uma varanda particular, distribuídas em 181 metros de comprimento e 30.200 toneladas. Os tripulantes dispõem de acesso a restaurantes, pizzaria, piscinas, bares, cassino, pista de atletismo (com partida de golf), academia de ginástica, spa e banheiras de hidromassagem, além de biblioteca e várias opções de programação cultural. Na temporada de 2016, que teve início em dezembro de 2015, o Porto de Natal receberá um total de 15 Cruzeiros, superando os 10 recebidos na temporada anterior, por um esforço da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Política

Deputado do PMDB percorre municípios do Oeste do RN

gustavo carvalho

Gustavo Fernandes conversa com pré-candidata Alexandra Moreira, em Antônio Martins (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) iniciou 2016 com o pé na estrada. Nesta semana, o parlamentar visitou 11 municípios da Região Oeste. Em pauta, a situação das cidades, as demandas da população e os projetos políticos para o pleito deste ano.

Na terça-feira (12), Gustavo começou as conversas por Pau dos Ferros, onde se reuniu com o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB), os vereadores Avelino (PP) e Kasumaro (PMDB). Eles discutiram o futuro do grupo político no município para as eleições de outubro próximo.

Em seguida, o parlamentar visitou Antônio Martins, Alexandria, Portalegre e Riacho da Cruz. Em Antônio Martins, conversou com a pré-candidata Alexandra Moreira. Em Portalegre, visitou o prefeito Neto da Emater e o ex-prefeito Euclídes. Em Riacho da Cruz, se reuniu com o pré-candidato a prefeito Dr Marcondes, vereadores e lideranças.

A maratona continuou na quarta-feira (13), quando o peemedebista foi a São Miguel, onde se reuniu com a vereadora Sandra Flor e Zezé do Sindicato; Coronel João Pessoa, onde foi recebido por Joaquim, Betinho, Zuila e Zilar; Luís Gomes, onde se reuniu com a prefeita Mariana Fernandes e seu pai, Pio X, líder político da Região; e São Francisco do Oeste, onde conversou com o pré-candidato a prefeito Chiquinho Lobo.

Nesta quinta-feira (14), Gustavo visitou o jovem Alan Silveira, filho da ex-prefeita Gorete Silveira, em Apodi, e se reuniu com o presidente do PMDB de Severiano Melo, Raimundo Alves, e o correligionário Leonel, em Mossoró. Ele continuará a série de visitas às bases posteriormente. “É muito importante iniciar o ano utilizando o recesso parlamentar para percorrer os municípios. Em cada cidade, tenho conversado com as nossas bases, ouvido as demandas, as necessidades de cada município e discutido o rumo do nosso grupo nos respectivos pleitos municipais. Continuarei a fazer esse trabalho também nas demais regiões do Estado”, declarou Fernandes.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

“Guerreira como nunca”, diz Henrique após visitar Wilma

O Ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) visitou na tarde desta sexta-feira (15), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor no duodeno, realizada em São Paulo.

“Guerreira como nunca”, comentou Henrique com o blog, ressaltando o bom estado de saúde da ex-governadora. “Fico feliz em vê-la bem e forte como sempre”, complementou o ministro, que logo mais embarca para cumprir agenda de trabalho em Madrid, onde participará de uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Henrique iniciou com Wilma um diálogo sobre as Eleições de 2016 não só em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte: “Existe uma disposição de ambas as partes para continuarmos juntos. Foi uma conversa leal e respeitosa que daremos continuidade em outra oportunidade na presença do senador Garibaldi Filho”.

Blog do Heitor Gregório/Tribuna do Norte

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

EMPARN registrou mais precipitações em todo o estado

Nas últimas 24 horas, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou a ocorrência de chuvas em 55 postos pluviométricos do estado. O tempo segue desta forma em várias localidades ainda por conta da atuação do Vórtice Ciclônico de Ar Superior.  De acordo com a previsão da meteorologia, as chuvas vão continuar durante o fim de semana.

As maiores chuvas na mesorregião Oeste caíram em Itau, 48,0 milímetros (mm); Tabuleiro Grande, 40,0mm; Rodolfo Fernandes, 38,3mm; Venha Ver, 33,0mm e Apodi, 9,0mm. Choveu ainda em Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra e Portalegre. No Agreste choveu mais forte em Jundiá, 53,8mm; Nova Cruz, 36,0mm; Santa Cruz, 20,5mm e Jaçanã 16,5mm. Na região Leste choveu forte em Espírito Santo, 78,5mm; Canguaretama, 75mm; Senador Georgino Avelino, 40,7mm; Baia Formosa, 30,0mm; Nísia Floresta, 23,8mm; Montanhas, 15,6mm; Goianinha, 13,3mm; Parnamirim, 6,6mm e Natal, 5,4mm.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Estado do RN registrou 151 crianças adotadas em 2015

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Judiciário potiguar (CEIJ/RN) registra que 151 crianças foram adotadas no Rio Grande do Norte, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2015. “Os números de adoção em 2015 foram considerados positivos, mas podem ser melhorados com campanhas de conscientização para o acolhimento de crianças com mais de cinco anos, com necessidades especiais e em grupos de irmãos, que são as que encontram maiores dificuldades em serem adotadas”, avalia o juiz coordenador José Dantas Paiva da acerca das estatísticas sobre adoção no Rio Grande do Norte.

Natal contabiliza a acolhida como membro da família por mais de 50 crianças durante o mencionado período. Para continuar a obter resultados favoráveis, o magistrado afirma que já há campanhas previstas para 2016. A primeira delas deve ser realizada em maio, quando acontece a 2ª Semana Estadual de Adoção. Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção 42 crianças estão aptas a serem adotadas no Estado.

Para entrar para o Cadastro Nacional de Adoção, José Dantas ressalta a importância de o adotante se conscientizar acerca do processo para ter certeza de que quer realizar a adoção. A partir disso, os interessados devem “procurar uma das Varas da Infância e Juventude na cidade para preencher o cadastro com o juiz da sua comarca, onde vão passar por uma avaliação psicológica e participar de um curso sobre os efeitos jurídicos e sociais da adoção”, explica o magistrado.

É importante que o processo de adoção tramite pelo Poder Judiciário para garantir o registro legal da criança. O juiz José Dantas explica que “a adoção informal, além de ser configurada como crime, cria uma instabilidade constante dentro da família que compromete a criação do filho. Também correi o risco da mãe que entregou o filho para adoção se arrepender e querer interferir no processo, criando assim o litígio para obter a guarda criança”.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministro Henrique vai a Madri em busca de investimentos e turistas estrangeiros

Fitur_Madri (2)

Ministro Henrique vai a Madri em busca de investimentos e turistas estrangeiros

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, começa o ano em que o Brasil sedia a Olimpíada representando o país numa das maiores feiras de turismo do mundo. A ideia é atrais investidores e visitantes para o país. A programação inclui entrevistas para veículos de prestígio internacional como a Agência EFE, uma das cinco maiores do mundo, encontros com ministros de Turismo de diversos países, reuniões com representantes de organismos internacionais como a Organização Mundial de Turismo e uma conferência com empresários espanhóis interessados em oportunidades de investimento.

“Temos de mostrar que o Brasil está preparado para receber com excelência os visitantes e investidores. Temos excelentes oportunidades e oferecemos experiências turísticas incríveis para os mais diversos e exigentes públicos”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A agenda começa na segunda-feira com uma entrevista para a Agência EFE, presente em 180 cidades de 110 países com mais de 3 mil profissionais. De acordo com a Comscore, fonte oficial de medição de audiência da Espanha, a agência é o veículo online mais lido do país, com 14,4 milhões de usuários únicos e também o veículo espanhol mais lido no mundo. A ideia é aproveitar a oportunidade para chamar os espanhóis e europeus de outras nacionalidades para desfrutarem da Olimpíada no Brasil.

Ainda na segunda, Henrique Eduardo Alves encontra-se com o embaixador o Brasil em Madri, Antônio Simões, e com o Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai. A OMT tem elogiado internacionalmente por meio de comunicados oficiais a medida adotada pelo Brasil em facilitar a entrada de turistas no país por meio da isenção de vistos para países estratégicos (EUA, Canadá, Japão e Austrália). Na pauta também entrará o fortalecimento da presença institucional do Brasil na entidade internacional ligada a ONU.

Na terça-feira (19) o ministro participa da 19ª Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários de Turismo (Cimet). Na ocasião, serão discutidas oportunidades de investimentos principalmente na área de hotelaria no Brasil. No dia seguinte (20), o ministro estará presenta na abertura da 36ª Feira Internacional de Turismo, uma das maiores do mundo. Na última edição, em 2015, foram 222,5 mil participantes entre profissionais do setor, jornalistas e visitantes. Os organizadores esperam bater o recorde de público este ano. Logo após o início do evento, Henrique Eduardo Alves encontra-se com a secretária de Turismo do Chile, Javiera Montes, para discutir estratégias para fortalecer o setor de viagens entre os dois países vizinhos.

No último dia de agenda (21), estão previstas duas reuniões bilaterais: com o Ministro de Turismo e Comércio de Andorra, Francesc Camp Torres, e com o ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos. Será a primeira vez desde a mudança de governo na Argentina, com a posse de Maurício Macri na presidência, que os dois ministros se reunirão. A argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,74 milhões de visitantes em 2014. Os argentinos representaram 27,1% de todos os turistas estrangeiros que estiveram no país no mesmo ano.

Sexta-feira (22) o ministro embarca de volta para o Brasil. “Quero aproveitar cada momento para fortalecer os laços entre Brasil e Espanha. Temos um amplo espaço para troca de experiências no campo do turismo”, comentou Henrique Eduardo Alves. A Espanha é o terceiro destino mais visitado do mundo, com cerca de 60 milhões de turistas internacionais em 2014 de acordo com a OMT, atrás apenas da França e Estados Unidos. A Olimpíada de Barcelona é considerada a mais bem-sucedida da história recente dos jogos.

Exposição – A exposição do Brasil na Fitur 2016 vai ocupar um estande de 306 m²  com uma plataforma de promoção da diversidade dos produtos, destinos e serviços do turismo brasileiro para o público internacional.O Brasil dará ênfase ao país como sede de grandes eventos, destinos de sol e mar, cultura, gastronomia e natureza exuberante.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Dison: A favor do agronegócio e desenvolvimento do RN

241a5c1d895e2e45c6b53af18064f633inter_250-300

O governador Robinson Faria sancionou a Lei 9.973/2015, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 18 de agosto. Antes disso tivemos a honra de relatar, defender e conduzir, na Assembleia Legislativa, a aprovação deste projeto de lei que tratou da regularização fundiária do Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA). O projeto corrige distorção histórica e assegura a titularidade das terras aos agricultores que compõem o distrito. Há mais de vinte anos este ato era aguardado com ansiedade por milhares de famílias. Formalizados, os produtores agora podem ter acesso ao crédito rural.

A regulamentação do Baixo Açu simboliza o compromisso do atual Governo e do nosso mandato para com o setor produtivo do norte-rio-grandense. Num momento de crise econômica, trata-se de um exemplo de como podemos agir, sem onerar os cofres públicos, para promover o desenvolvimento e estimular a produção no campo. Foi assim não apenas com o Baixo Açu, mas também com a recente regulamentação da carcinicultura (resgatando uma atividade vocacional na qual fomos lideres nacionais), com a redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação beneficiando o turismo e a oferta de óleo diesel subsidiado para embarcações de pesca.

O projeto de lei promove o reordenamento fundiário da área do perímetro irrigado, beneficiando mais de 350 famílias. É o fim da espera que já durava 20 anos. Nosso mandato ergueu a bandeira dos irrigantes e conduziu a aprovação do projeto na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho, da qual sou presidente. Enviamos o projeto e o Governador Robinson Faria sancionou de imediato, numa demonstração de agilidade e compromisso.

Como relator, fizemos duas emendas modificativas e duas aditivas à lei original. As medidas, além de disciplinarem a titularidade das terras dos agricultores, apresentam obrigações e responsabilidades dos irrigantes, bem como sanções para aqueles que não cumprirem com tais deveres. Foram inúmeras reuniões com assessores jurídicos e com a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca para ajustar a lei.

Ao todo, o Diba ocupa seis mil hectares, com 2,5 mil hectares funcionando. O polo de produção gera 3,5 mil empregos diretos e beneficia 110 agricultores. No total, são 40 lotes empresariais e 170 lotes de pequenos produtores.  A luta dos irrigantes não para por aqui. Resgatamos o sonho de transformar o Vale do Açu no grande celeiro da agroindústria potiguar. Nosso mandato vai trabalhar para ajudar o Diba a dobrar sua área irrigada, a ter acesso ao credito desburocratizado e aos incentivos governamentais que forem necessários para alavancar a nossa produção agrícola.

Deputado estadual Dison Lisboa

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Eventos, Jucurutu/RN

Forró das Antigas no 1º aniversário da Arena da Chácara

FORRÓ DAS ANTIGAS

Jucurutu

No primeiro aniversário da casa de show Arena da Chácara na Pedra do Navio em Jucurutu, o “Forró das Antigas” será destaque na noite do dia 30 de janeiro de 2016. A organização do evento informa que as senhas referentes ao primeiro lote já estão à venda nos seguintes pontos: Mercadinho do Gilson, Mercadinho Menor Preço de Josivan, O Varejinho e Beth Modas. A senha inteira hoje custa R$ 30,00 e a do estudante está sendo comercializada a R$ 15,00. Os valores que seriam válidos até dia 15 de Janeiro, foram prorrogados até o dia 25.

“Depois de um grande Natal em nossa amada Jucurutu, deram início os preparativos para um evento que vai parar parte do Seridó e Oeste do Rio Grande do Norte no Forró das Antigas! O Fenômeno vem aí, Jucurutu vai ter a satisfação de receber a 1ª edição do Forró das Antigas com TROPYKÁLIA, LÍBANOS, FORRÓ DOS 3 e ANDERSON LIMA. Uma grande estrutura, com uma super programação, em um lugar agradável, deverá marcar uma das maiores festas da história de Jucurutu”, diz nota publicada pela organização do evento nas redes sociais. A festa é uma realização de Gilson Produções.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

TV Assembleia está disponível pra smartphones e tablets

e9317003f0347fab6b545f8be3bad521inter_250-300

A TV Assembleia RN, responsável pela transmissão das ações dos parlamentares estaduais, agora pode ser visualizada em qualquer lugar do mundo. A novidade, implantada esta semana, é possível através do uso do aplicativo BRATV Mobile, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android. A plataforma oferece, gratuitamente, dezenas de canais de filmes e televisão.

“Essa é mais uma ação de democratização da informação por parte do legislativo estadual, que aumentará a transparência do trabalho desenvolvido no órgão”, destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). A iniciativa faz parte do plano de expansão do canal legislativo, que recentemente também incluiu o canal na programação da NET TV. A TV Assembleia atua na cidade do Natal e Região Metropolitana, além dos municípios de Lagoa Nova, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Nova Cruz, Assu, Mossoró, Currais Novos, Caicó e São Paulo do Potengi.

A meta do Legislativo potiguar é levar o sinal da TV Assembleia a todo o estado potiguar, dando publicidade e democratizando o acesso dos cidadãos aos temas debatidos e votados pela Casa. Diariamente são veiculados telejornais, boletins informativos, sessões plenárias, audiências públicas e reuniões das comissões permanentes. A novidade foi informada pelo diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni. O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente na loja Android.

15/01/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Cirino faz 5 gols em treino e é testado entre os titulares

5698f0103ed97

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

LANCE – O atacante Marcelo Cirino foi o grande destaque do treino do Flamengo na manhã desta sexta-feira. No primeiro treino dele com bola em 2016, marcou nada menos do que cinco gols e foi testado no time titular pelo técnico Muricy Ramalho do início ao fim da atividade técnica que durou pouco mais de meia hora. Os titulares tiveram bom rendimento e marcaram nove gols.

Os outros dois gols foram marcados por Emerson Sheik e Paolo Guerrero. No treinamento, Muricy Ramalho dividiu o campo em três setores distintos e escalou 11 jogadores de linha em cada lado: defesa (três atletas), meio (cinco atletas) e ataque (três atacantes). Todos eram obrigados a respeitar seus respectivos setores, sem poder ultrapassar a linha que dividia essas áreas. Ao que parece, a ideia era trabalhar jogadas individuais dos jogadores.

O time titular foi formado por Paulo Victor; Wallace, César Martins e Juan (setor da defesa); Rodinei, Márcio Araújo; Willian Arão, Alan Patrick e Jorge (setor do meio); Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Guerrero (setor do ataque). Já os reservas treinaram com Alex Muralha; Rafael Dumas, Antônio Carlos e Arthur Henrique (setor da defesa); Pará, Jonas, Jajá, Everton e Chiquinho (setor do meio); Gabriel, Thiago Santos e Douglas Baggio (setor do ataque). Mais uma vez, o meia Federico Mancuello não trabalhou com bola. O argentino fez apenas um trabalho físico acompanhado pelo preparador físico Marcelo Martorelli e pelo meia Ederson, que também faz um exercício à parte. O volante Canteros e o atacante Nixon não participaram do treino.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros