O Fórum de Apodi passa a contar, a partir de 19 de outubro, com um Ponto de Inclusão Digital (PID) das Justiças Federal e do Trabalho. O novo serviço a ser disponibilizado aos jurisdicionados da comarca faz parte de um trabalho de articulação realizado entre o Tribunal de Justiça potiguar, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ) ligado à Vice-Presidência do Tribunal de Justiça em cooperação com a Direção do Foro da Justiça Federal no RN e a Presidência do TRT/RN.
O primeiro PID instalado foi o de Santa Cruz, também sediado no Fórum da Justiça Estadual da comarca, em 26 de junho. Este serviço permite que pessoas sem acesso à internet possa participar de audiências, depoimentos e outros procedimentos processuais.
A inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) em Apodi acontecerá no dia 19, às 14 horas, no Fórum Municipal Desembargador Newton Pinto, localizado na BR 405, KM 76, Portal da Chapada, Apodi.
A solenidade contará com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça e supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJRN, desembargador Glauber Rêgo, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador federal Eridson Medeiros e do diretor do Foro da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, juiz federal Hallison Rêgo Bezerra.
Detido na Espanha acusado de violência sexual, desde 20 de janeiro, Daniel Alves pode estar perto de realizar um acordo. Pela primeira vez, ele reconheceria que cometeu o ato sexual sem consentimento e faria um ressarcimento econômico à vítima. As informações são do portal El Español. O ex-jogador já mudou sua versão dos fatos algumas vezes desde que as acusações começaram. Uma jovem de 23 anos alega ter sido estuprada pelo ex-atleta em uma casa noturna no bairro de Sutton, em Barcelona, no dia 30 de dezembro do ano passado.
Ao todo, foram cinco mudanças de depoimento. Em todas, Daniel declarou-se inocente. Todas as vezes que sua defesa entrou com pedido de liberdade condicional foram negados. Seu ex-advogado, Cristóbal Martell (que já trabalhou para Lionel Messi), não conseguiu comprovar de forma contundente sua inocência. Ele, então, trocou de defensor e passou a ser representado pela advogada Inés Guardiola, de acordo com o Canal Cuatro. Martell não tinha tanta experiência com casos de crimes sexuais.
Segundo a imprensa espanhola, Inés Guardiola tem características muito diferentes de Martell. Com um perfil muito mais discreto e menos midiático, a advogada de 35 anos tem experiência em casos como o do ex-atleta. Com os advogados anteriores, ele tentou diversas vezes responder ao processo em liberdade e teve todas as tentativas negadas pela Justiça. Agora, pode ter esperança de liberdade pela primeira vez.
Daniel Alves está detido desde o início de 2023 em uma penitenciária perto de Barcelona. De acordo com a legislação espanhola, o brasileiro pode, se for condenado, ficar na cadeia por até 15 anos. O julgamento deve acontecer entre outubro e novembro.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou na sessão plenária de quarta-feira (11) projeto de lei que torna o evento Marcha para Jesus como Patrimônio Cultura, Imaterial e Religiosos do Estado. A matéria é de autoria do deputado estadual coronel Azevedo e foi aprovada por unanimidade.
Os parlamentares também aprovaram duas proposições da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD). O primeiro dispõe sobre as diretrizes a serem observadas pelo Executivo na elaboração da Política Estadual sobre Mudança do Clima. O segundo, denomina de Prefeito Solon Ubarana da Silva a Rodovia 160, na extensão da BR-101 passando por Monte Alegre até a cidade de Brejinho.
De iniciativa da deputada estadual Isolda Dantas (PT), o plenário também deu aval a realização de sessão solene em homenagem aos 70 anos da Petrobras.
Por fim, um projeto do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) foi aprovado pelos parlamentares. A proposta institui uma Política Estadual de Linguagem Simples nos órgãos da Administração Direta e Indireta do RN.
O campeão olímpico Italo Ferreira compartilhou neste sábado um ensaio fotográfico realizado durante o eclipse solar anular. O surfista parece estar dentro de um “arco de fogo”. As fotos são de Marcelo Maragni e foram feitas em Baía Formosa, cidade onde o surfista nasceu.
O fotógrafo Marcelo Maragni precisou de estudos científicos e equipamentos especializados para alcançar a foto perfeita, além de contar com a sorte de o estado do Rio Grande do Norte ser um dos melhores locais no país para presenciar este fenômeno.
Técnicas de fotografia e engenharia, posicionamento e agilidade para realizar a foto em segundos foram fundamentais para garantir o resultado artístico memorável. A posição do surfista precisava estar alinhada com o rápido momento em que a Lua se posicionava milimetricamente entre a Terra e o Sol. O fotógrafo, há aproximadamente 1 km de distância do surfista, teve de usar, além de sua câmera, rádios para comunicação, dois celulares, óculos de proteção e espelhos para conseguir fixar os olhos contra a luz do Sol e evitar o efeito sombra na imagem do atleta.
– Esse foi um projeto mais que especial para mim, fiquei muito feliz de aqui no Rio Grande do Norte a gente ter a melhor visão do eclipse e de ter sido abençoado com essa foto que a gente vem trabalhando há meses para que ficasse perfeita. Hoje quando saí de casa tinham muitas nuvens no céu e eu fiquei um pouco apreensivo, mas quando chegamos na pedra que seria o ponto perfeito calculado o tempo limpou. E quando começou o eclipse conseguimos fazer a foto que, na minha opinião, é provavelmente uma das melhores fotos que alguém já fez durante um eclipse. Estar vivendo esse momento é surreal e muito simbólico, principalmente porque representa um dos arcos olímpicos e me lembra o quão especial foram às Olimpíadas para mim – declarou o surfista.
A cena inédita foi eternizada após uma única tentativa e em cerca de 5 segundos. Durante esse curto período, Maragni ainda precisou ajustar sua posição para capturar o ângulo perfeito do anel de fogo.
Antes do grande dia, o fotógrafo testou diversas possibilidades para prever o imprevisível e conseguir registrar esse momento raro. Durante os ensaios e estudos, que começaram 4 meses antes, Maragni visitou mais de 20 picos e montanhas ao redor da praia para a checagem prévia do lugar ideal, além de diversos cálculos para o fotógrafo encontrar a angulação exata para posicionar o surfista.
Marcelo Maragni contou que este foi um dos trabalhos mais desafiadores e complexos dos seus quase 25 anos de carreira.
– Essa foi uma das fotos mais complexas que já fiz. Foram trabalhosas tentativas de encontrar um local com a angulação de azimute, que é um ângulo em relação ao Norte e com uma inclinação específica de altura. Também usei dois celulares para simular um teodolito, que é um equipamento de medição de relevo; coloquei um filtro de densidade neutra na lente para diminuir a luz que entraria na câmera e usei espelhos para refletir a luz do Sol e iluminar o atleta e evitar o efeito de silhueta na imagem do Ítalo que o pôr do Sol costuma causar – explicou.
O eclipse no Brasil começou a ser visto por volta das 15h do sábado – o “anel de fogo” se formou por volta das 16h40, durando um curto período que tornou a fotografia tão rara quanto o fenômeno natural.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, entregou sexta-feira (13) mais de R$ 4,5 milhões em equipamentos agrícolas e créditos rurais durante as atividades da 61º Festa do Boi, no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Considerada o maior evento da agropecuária do Nordeste, a feira deve alcançar a marca de R$ 100 milhões em negócios este ano.
A Festa do Boi é promovida pela Associação Norte Rio-Grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Parnamirim. Em 2023, o Governo do RN investiu R$ 650 mil no evento. O público visitante deve passar das 500 mil pessoas até o sábado (14), no encerramento oficial da feira.
A governadora expressou a satisfação com o crescimento contínuo da festa, que este ano deve bater o recorde em negócios. Ela ressaltou o papel fundamental do governo estadual, bem como a participação ativa de entidades, parlamentares e do governo federal.
“A Festa do Boi 2023 está chegando ao fim com muito brilho. A edição de 2023 se coroa com sucesso, já que normalmente mobiliza de R$ 60 a R$ 70 milhões. Este ano, deve atingir cerca de R$ 100 milhões. Este é um evento que promove a agricultura, o setor agropecuário, o comércio, os negócios e o empreendedorismo, além de enaltecer a cultura. Na condição de governadora do Estado, é uma grande satisfação ver a Festa do Boi se consolidando e crescendo a cada edição. Isso se deve ao reconhecimento dos produtores, que veem o evento crescer graças às ações do governo, que faz a sua parte com competência, dedicação e prioridade. O governo do estado desempenha um papel fundamental na realização da Festa do Boi, juntamente com a participação de entidades como a Anorc, bem como a contribuição da Assembleia Legislativa, do Sebrae e do governo federal”, disse.
No início da tarde, a governadora participou da entrega de R$ 3 milhões em tratores e implementos agrícolas para diversas cidades potiguares. Os recursos foram provenientes de contrapartidas do Governo do Estado e de emendas parlamentares dos deputados Natália Bonavides (PT) e Benes Leocádio (Republicanos). Foram beneficiadas cidades como Carnaubais, Paraú, Ouro Branco, Cruzeta, São Vicente, Santana dos Matos, entre outros municípios. A entrega contou com prefeitos e representantes dos municípios contemplados.
Segundo o presidente da Anorc, Matheus França, a Festa do Boi não é apenas uma celebração do setor agrícola, mas também um evento de importância econômica, social e cultural para o Rio Grande do Norte. Ele comemorou os números expressivos da feira deste ano, que superam todos os resultados das edições passadas. “Os leilões realizados durante a festa tem quebrado recordes, com faturamentos impressionantes. Por exemplo, o leilão da Associação Norte Riograndense dos criadores do cavalo Quarto de Milha (ANQM) alcançou a marca de R$ 23 milhões”, registrou.
Ele enfatizou que o sucesso da Festa do Boi é resultado da união de diversos setores, desde o comercial até o agropecuário e cultural. Ele comentou que a festa também atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. “A festa do boi se destaca como uma das cinco maiores feiras agropecuárias de todo o país”, ressaltou.
Dois projetos aprovados na quarta-feira (11) pela Comissão de Administração (CASPTSP) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tratam da prevenção e enfrentamento ao racismo. Ambos são de iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT). Além destes, outros projetos de iniciativa parlamentar e governamental também foram aprovados pelos parlamentares que integram a Comissão.
O primeiro projeto institui o calendário negro no âmbito do RN, a ser publicado anualmente, prestando homenagens às cidadãs e cidadãos potiguares ou com atuação local, reconhecidos como negras e negros, com história de militância de combate ao racismo, promoção da identidade afro ou da cultura e religiosidade africana.
O outro projeto da deputada institui a Política Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao racismo institucional. De acordo com o projeto, todos os órgãos que integram a administração pública estadual, direta ou indireta, deverão promover medidas internas próprias para combater o racismo institucional. E poderão se associar para realização de campanhas, formações internas ou externas e buscar parcerias junto a poderes e órgãos de outras esferas administrativas, universidades e núcleos de estudos correlacionados com a temática e sociedade civil organizada
“O racismo institucional transpassa todas as estruturas da nossa sociedade e é projetado pela administração pública, impedindo que muitas pessoas tenham acesso a serviços adequados em virtude da sua cor, cultura ou origem étnica, naturalizando violências diariamente”, justificou Divaneide.
De iniciativa da deputada Terezinha Maia (PL), foram aprovados os seguintes projeto: o que estabelece que o estágio nas unidades de saúde das redes pública ou privada do RN seja considerado como experiência para concursos públicos e processos seletivos e que dispõe sobre diretrizes dos direitos das mulheres trabalhadoras do setor primário no âmbito do RN.
Projeto do governo estadual aprovado à unanimidade pela comissão dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Também da deputada Divaneide Basílio foi aprovado o projeto que estabelece regras para registro dos boletins de ocorrência nas delegacias do RN com a expressa obrigação de registrar autodeclaração da vítima acerca de possível crime de natureza LBGTQIA+FÓBICA.
O projeto que institui a gratuidade temporária no sistema de transporte público coletivo para mulheres vítimas de violência, do deputado Francisco do PT foi outro projeto aprovado pela Comissão.
O grupo de 13 turistas potiguares que estava em Israel desembarcou na tarde desta quinta-feira (12), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O grupo retornou ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com apoio logístico da Arituba Turismo, empresa pela qual os passageiros viajaram para Tel Aviv.
Ao todo, a missão de resgate da FAB trouxe de volta 214 brasileiros. O avião pousou em solo brasileiro, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta. Em seguida, o grupo de potiguares embarcou rumo ao RN.
Os passageiros são remanescentes de uma viagem de peregrinação religiosa e faziam parte de um grupo maior, composto por 25 pessoas, no qual 13 decolaram na segunda-feira (9) de Tel Aviv, sendo que dez seguiram para Barcelona e duas para Madri, na Espanha.
O esforço ocorre após a escalada na guerra em solo israelense contra o grupo Hamas, desde o último fim de semana. Segundo o Itamaraty, mais de 2 mil cidadãos do Brasil pediram repatriação.
As eleições para o Conselho Tutelar em Natal, Ceará-Mirim e Areia Branca tiveram a nova data confirmada e vão acontecer no próximo dia 29 de outubro, um domingo. O horário de votação é das 8h às 17h.
A nova data já era prevista, mas o novo cronograma foi publicado pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Município de Natal.
Prevista inicialmente para acontecer no dia 1º de outubro – como em todo o país -, a eleição em Natal foi adiada por problemas na distribuição de urnas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público do RN após eleitores enfrentarem problemas na votação.
O mesmo problema aconteceu em Ceará-Mirim e Areia Branca, o que culminou também com os adiamentos. Das três cidades, apenas Natal possui mais que um Conselho Tutelar.
A resolução publicada informa que novamente a votação vai utilizar as urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN). Em caso de falhas técnicas, que impossibilitem o funcionamento das urnas eletrônicas, a votação será feita de forma manual, “com urnas de lona, cabines de votação e cadernos de eleitores alistados”.
A mesa receptora será composta em cada sessão por três membros: presidente, mesário e secretário.
A apuração vai ocorrer logo após o encerramento da votação, em local previamente definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica), mediante contagem final dos boletins de urnas extraídos de cada urna eletrônica.
O deputado estadual Adjuto Dias (MDB) cobrou os reparos na RN-118, estrada que liga Caicó a São João do Sabugi e Distrito da Palma e Ouro Branco. Em pronunciamento feito durante a sessão plenária de quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do RN, o parlamentar destacou a importância da rodovia estadual.
“O Governo do Estado começou a tapar os buracos na área próxima à parede do Itans e simplesmente parou. Se for para tapar meia dúzia de buracos, a gente faz. Precisamos de uma manutenção completa”, disse.
Adjuto Dias falou da precariedade da via e da população que trafega por ela. “Muitas pessoas vêm de diversas regiões para resolver problemas de saúde em Caicó e precisam transitar por aquela estrada que é a pior da região”, disse.
De acordo com o parlamentar, os principais prejudicados com a situação são as pessoas de Ouro Branco, Ipueira e São João do Sabugi.