O Parlamento Estadual realiza nesta terça-feira (17), às 14h, na Assembleia Legislativa, uma reunião extraordinária de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, para tratar do tema: “Caminhos e ações para melhoria e fortalecimento da segurança turística do RN”. A intenção dos deputados é reunir todos os atores que compõem a atividade econômica do Estado e desejem contribuir com sugestões e criação de uma agenda de trabalho que vai nortear o Governo do Estado a adotar medidas que contribuam com a segurança dos corredores turísticos do RN.
“A alta estação turística é o maior momento econômico do nosso Estado. Ela só acontece uma vez por ano, nas férias do verão, pois somos um Estado associado ao verão. Então, não pode haver falhas ou risco de entrarmos na rotina de fazer sempre o mesmo. Precisamos inovar, tomar cuidado com os detalhes e trabalhar para que o turista sinta-se no melhor lugar do mundo”, justificou Luiz Eduardo (SDD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo.
O deputado entende que a segurança é fator preponderante para o sucesso da alta estação, visto que é um dos principais pontos avaliados pelos turistas na hora de escolher os seus destinos. “Se houver falhas, a propaganda boca a boca negativa derruba a reputação do local”, adverte Luiz Eduardo.
O evento reunirá representantes de todos os setores do trade turístico do RN.
A lei 11.536/2023, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), garante oportunidades e direitos aos deficientes auditivos unilaterais do Rio Grande do Norte na busca por um trabalho digno. A legislação em questão, que entrou em vigor no último dia 05 de setembro, dispõe sobre a classificação da Surdez Unilateral como deficiência auditiva em território potiguar.
“Constitucionalmente, cabe ao Estado legislar sobre a temática em questão. Agora, nosso Rio Grande do Norte se junta ao Distrito federal, a São Paulo, a Paraíba e ao Ceará no que tange a classificação da surdez unilateral como deficiência auditiva”, registrou Nelter, explicando que, como não existe meia deficiência, o surdo unilateral é deficiente por completo e esta lei garante que a pessoa diagnosticada com esta condição possa concorrer, em concurso público estadual, dentro das vagas destinadas às pessoas com deficiência.
“Sabe-se que a perda auditiva implica em prejuízo da audição. Assim, independe da bilateralidade ou unilateralidade da surdez, esta é configurada como deficiência”, esclareceu Nelter, afirmando que a sanção desta lei se fazia necessária pois possibilita a afirmação e vinculação dos direitos fundamentais inerentes aos portadores de surdez unilateral, inserindo-os no mercado de trabalho, fato este que remonta à aspectos principiológicos do Estado Democrático de Direito, como a dignidade da pessoa humana e a isonomia.
A Residência em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu processo seletivo para a formação de uma nova turma, que será realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Ao todo serão disponibilizadas 10 vagas para residentes, que receberão uma bolsa mensal de R$ 3 mil. Os aprovados irão atuar na área de Business Intelligence e Analytics.
Os interessados devem realizar a inscrição gratuita até o dia 30 de outubro, por meio do envio dos documentos solicitados no Edital nº 001/2023, além do preenchimento do formulário disponível no SIGAA / SouGov.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser portador de diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação em Computação ou áreas afins, ou ser estudante na condição de concluinte.
Aprovados, os residentes vão desempenhar suas atividades em formato presencial, com carga horária semanal de 30 horas. O Programa de Residência em TI do IMD se constitui em uma pós-graduação lato sensu e se caracteriza por oferecer formação prática e teórica para profissionais da área, combinando, para isso, atividades de capacitação e vivência profissional na instituição parceira de cada turma.
Processo seletivo
O processo seletivo consiste em duas etapas: homologação das inscrições solicitadas, de caráter eliminatório; e a prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, e que será constituída de 60 questões de múltipla escolha, sendo aplicada no dia 4 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 9 de novembro, por meio do site do IMD, na sua seção de “Editais”. As atividades da pós-graduação terão início no dia 11 de novembro.
Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebe nesta segunda-feira (16) o lançamento do Novo PAC, do Governo Federal. Durante o evento, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, vai apresentar a empresários e gestores públicos os principais investimentos que foram aprovados para o estado e que vão receber recursos federais. Se destacam, entre as obras, a duplicação da BR-304; a finalização da Barragem Oiticica; o Ramal do Apodi; e a Adutora do Seridó Norte. A governadora do estado, Fátima Bezerra, prefeitos e prefeitas de municípios do estado, além de parlamentares potiguares participarão do evento.
Em todos os estados, o Governo Federal prevê a realização de grandes obras e rodovias, para garantir mais segurança e mobilidade. No Rio Grande do Norte não será diferente, estão entre as obras a construção do viaduto do Gancho (BR-406/RN), do trecho da BR-437, do entroncamento com a BR-405 até a divisa com o estado do Ceará e também construção da BR-104/RN. Serão apresentadas também a duplicação de três trechos da BR-304: Reta Tabajara; de Mossoró ao entroncamento RN-016; e do entroncamento com a RN-120 até a BR-226. Com o Novo PAC também será realizado um estudo de viabilidade para o transporte ferroviário de Natal.
Para a geração de energia, 19 municípios serão atendidos com 70 projetos de energia fotovoltaica e eólica, no valor total de R$ 12,52 bilhões. Mais de 350 km de linhas de transmissão de energia também serão instaladas, um investimento de R$ 1,2 bilhão, via Governo Federal. Haverá ainda a perfuração de três novos poços exploratórios na Margem Equatorial.
Com o Novo PAC, o Governo Federal vai ampliar os sistemas de abastecimento de água de Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Apodi e Açu, e também concluir a obra da adutora Santa Cruz, no município de Mossoró. Estão previstas ainda a recuperação da Barragem de Jati, das Estações de Bombeamento 2 e 3, do Dique Negreiros e o início das obras da Barragem Poço de Varas e da Adutora do Agreste Potiguar. Outras importantes obras, da área, serão finalizadas: Barragem Oiticica, Ramal do Apodi e Adutora do Seridó Norte.
Nas áreas de educação e saúde, o Novo PAC inclui investimentos para a construção do Novo Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia, em Parnamirim; a ampliação do Hospital Universitário da UFRN, além da retomada de 18 obras de Unidades Básicas de Saúde em 14 municípios e a finalização de 111 obras, em 59 cidades, como escolas, creches e quadras.
Estão planejadas também, na área de habitação, 5.128 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida — sendo 2.254 de obras retomadas para conclusão e mais 2.874 novas unidades; implantação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário em cinco importantes cidades; e serviços de inclusão digital e conectividades, que vão conectar escolas e unidades de saúde, expandir a rede 4G, implantar o 5G e levar o sinal da TV Digital para regiões que ainda não tem.
O Ministério Público Eleitoral enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma manifestação em que defende a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e econômico. A manifestação foi apresentada em ações que investigam as condutas de Bolsonaro e do ex-ministro Walter Braga Netto no Bicentenário da Independência do ano passado.
Os processos investigam um suposto desvio de finalidade das comemorações do Bicentenário, que teria sido planejado de modo a impulsionar atos de campanha eleitoral do então candidato à reeleição presidencial e seu vice na chapa. Eles são acusados de usar os equipamentos públicos, a verba pública destinada aos desfiles e as transmissões oficiais para pedir votos e tentar convencer os eleitores a apoiá-los no primeiro turno das eleições.
Em manifestação ao TSE em setembro do ano passado, o ex-presidente, por meio de seus advogados, negou a prática de irregularidade eleitoral durante os atos de 7 de setembro.
No documento, o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet Branco disse que houve uma apropriação de segmentos da estrutura administrativa com desvirtuamento de atos oficiais.
“A conduta mostrou-se também apta para sensibilizar e mobilizar massa considerável de eleitores a menos de um mês da ida às urnas. As multidões em Brasília e no Rio de Janeiro que participaram dos atos e os tantos que deles tiveram notícia dizem da particular magnitude no campo das repercussões do comportamento criticado e também concorrem para a caracterização da gravidade dos fatos”, afirmou.
Para Gonet, a interferência desses atos sobre a lisura do pleito é inequívoca, com favorecimento da candidatura dos investigados.
“Não há prova da participação do candidato a Vice-Presidente Walter Braga Neto nos fatos narrados, nem da sua anuência a eles. O investigado, por isso, não pode sofrer a pena da inelegibilidade pelo abuso de poder político. Já o primeiro investigado (Bolsonaro) preenche todos os pressupostos para a aplicação da pena de inelegibilidade em decorrência do juízo de procedência que os pedidos formulados nas iniciais merecem”, destacou o procurador.
O número de mortos no conflito entre Israel e o Hamas já é o mais mortal em Gaza em toda a história, e o pior em 50 anos para Israel.
Ao todo, 4.070 mil pessoas morreram no confronto – 2.670 mil em Gaza, segundo o último balanço palestino, divulgado neste domingo, e 1,4 mil em Israel, segundo as autoridades locais.
A maioria das mortes de ambos os lados são de civis – crianças estão entre as vítimas.
Último conflito mais mortal teve invasão de Gaza por terra
O número de mortos em Gaza ultrapassou o da terceira guerra entre Israel e o Hamas, ocorrida em 2014, quando 2.251 palestinos, incluindo 1.462 civis, foram mortos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aquela guerra durou seis semanas e 74 pessoas foram mortas do lado israelense, incluindo seis civis.
Naquele conflito, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, os israelenses iniciaram ataques aéreos contra Gaza. Os militantes de Gaza responderam, disparando foguetes contra Tel Aviv e Israel decidiu atacar Gaza também por terra.
Algo semelhante ainda não ocorreu no conflito atual. As Forças Armadas de Israel, entretanto, anunciaram no sábado (14) estar preparando uma “extensa operação” por terra, mar e ar à Faixa de Gaza.
Uma incursão por terra, segundo especialistas, será um dos momentos mais críticos e mortais da guerra entre Israel e Hamas.
A guerra atual eclodiu há uma semana, quando terroristas do Hamas invadiram o sul de Israel num ataque surpresa chocante. Mais de 1.300 israelenses foram mortos no ataque inicial e abrangente e em ataques de foguetes vindos de Gaza.
A saúde dos professores não vai bem no Brasil. É o que aponta o livro Precarização, Adoecimento & Caminhos para a Mudança. Trabalho e saúde dos Professores, lançado nesta semana pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
O livro foi lançado durante o V Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores – Precarização, Adoecimento e Caminhos para a Mudança. Durante o seminário, os pesquisadores apontaram que, seja na rede pública ou na rede privada, os professores sofrem de um mesmo conjunto de males ou doenças, em que há predomínio dos distúrbios mentais tais como síndrome de burnout, estresse e depressão. Depois deles aparecem os distúrbios de voz e os distúrbios osteomusculares (lesões nos músculos, tendões ou articulações).
“Os estudos têm mostrado que as principais necessidades de afastamento para tratamento de saúde dos professores são os transtornos mentais. Quando olhávamos esses estudos há cinco anos, eles apontavam prevalência maior de adoecimento vocal. Mas isso está mudando. Hoje os transtornos mentais já têm assumido a primeira posição em causa de afastamento de professores das salas de aula”, disse Jefferson Peixoto da Silva, tecnologista da Fundacentro.
Segundo Frida Fischer, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), entre os principais problemas enfrentados por docentes no trabalho está a perda de voz, a perda auditiva, os distúrbios osteomusculares e, mais recentemente, as doenças mentais. “Essas são as principais causas de afastamento dos professores”, disse, em entrevista coletiva.
Uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) já havia apontado que muitos professores estão enfrentando problemas relacionados à saúde mental e que isso pode ter se agravado com a pandemia do novo coronavírus.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o projeto de lei 269/2023, que reconhece o ‘Verão da Gente’ como patrimônio histórico, cultural, turístico e imaterial do Estado. O projeto é de autoria do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e teve o apoio unânime dos demais parlamentares.
O evento acontece todos os anos no mês de janeiro, na Praia do Marco do Descobrimento em Pedra Grande, litoral norte do estado, e começou em 2020.
A cada edição segue batendo recorde de público e já é considerado o maior evento de verão gratuito do RN. Produzido pela Prefeitura de Pedra Grande, o ‘Verão da Gente’ possui uma estrutura de alto nível de organização e segurança em dois dias com a participação de artistas nacionais na Arena do Descobrimento, palco da festa.
Os principais objetivos do evento são o crescimento do turismo e tornar as praias do litoral norte mais divulgadas e conhecidas. Relatos históricos atestam uma versão de que o descobrimento do Brasil na verdade aconteceu na Praia do Marco, onde foi afixado o “Marco do Descobrimento” pelos portugueses. São lindas praias no Litoral Norte e ainda pouco conhecidas pelo turismo potiguar. Pelo fato histórico e todos os investimentos, o evento se consolidou em pouco tempo.
O grande número de público da festa aquece a economia, gerando emprego e renda, e aumentando o fluxo de turistas nos hotéis, pousadas, restaurantes e no comércio da Região do Mato Grande.
Com a aprovação, o projeto segue para a sanção da lei pela governadora Fátima Bezerra (PT).
A Direção Nacional do Partido Progressistas, em conjunto com a regional, confirmou a data de filiação do deputado federal João Maia no Rio Grande do Norte.
A adesão do parlamentar ao partido está programada para o dia 20 de outubro, a partir das 15h, no Versailles Recepções, em Natal.
No início do mês, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), André Ramos Tavares, acolheu o pedido de justificativa apresentado pelo deputado potiguar para a troca de partido.
Esse foi o último passo para sua mudança de legenda, garantindo a preservação de seu mandato de acordo com as regras de fidelidade partidária.
Vale ressaltar que João Maia já havia obtido a concordância do próprio PL para sua saída da sigla, que presidiu no Estado por mais de 20 anos.
Os estudantes da UFERSA, Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, que estavam em Israel para intercâmbio, chegaram em Mossoró no início da noite deste sábado, dia 14. Os dois integram o grupo de 207 passageiros do quarto voo da Operação Voltando em Paz, comandada pelo Governo Federal para a repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram na região de conflito no Oriente Médio.
A aeronave deixou o Aeroporto de Ben-Gurion, em Tel Aviv, às 18h40 (horário local em Israel) de sexta-feira, dia 13, e pousou no Rio de Janeiro nas primeiras horas da madrugada de sábado. Do Rio, os dois embarcaram por volta das 10h (horário de Brasília) com destino a Fortaleza/CE, onde foram recepcionados pela reitora da Ufersa, professora Ludimilla de Oliveira, e partiram para Mossoró, chegando na Ufersa às 18h. No Gabinete da Reitoria, estavam sendo esperados por seus familiares.
Desde as primeiras informações no início do bombardeio, em 7 de outubro, a Universidade manteve assistência integral aos dois estudantes e aos seus familiares, atuando nos trâmites junto ao Ministério das Relações Exteriores – MRE, à embaixada, e ainda assegurou o traslado dos trechos Rio de Janeiro – Fortaleza – Mossoró.
Chagas é estudante do 8º período do Curso de Biotecnologia e Roosevelt cursa o segundo ano do doutorado em Ciência Animal – PPGCA. Ambos foram selecionados pelo Edital PROPPG 031/2023 para um estágio-intercâmbio de 45 dias na empresa israelense Colors Farms. “Eu considero que essa foi uma experiência muito exitosa e intensa. Foi tudo muito rápido, mas valeu a pena, porque as portas ficaram abertas”, avalia Roosevelt.
Essa foi a primeira experiência com viagem internacional dos dois, que embarcaram no dia 3 de outubro, mas anteciparam a volta 10 dias depois. “A região em que a gente estava não é diretamente exposta ao conflito, mas tomamos a decisão de retornar para o Brasil quando ficamos sabendo dos primeiros sequestros de civis. Conversamos e decidimos que seria o mais adequado”, relata Chagas.
Os dois repatriados estavam hospedados na cidade de Hatzva, região mais ao Sul de Israel, enquanto a escalada de bombardeios se concentra na Faixa de Gaza, território palestino, e em Tel Aviv, Jerusalém e Cisjordânia. “Fizemos questão de prestar total assistência e suporte aos nossos estudantes. Eles foram muito elogiados, considerados de excelência, o que demonstra a nossa potencialidade e a importância das pesquisas que Universidade mantém com Israel”, declarou a professora Ludimilla de Oliveira.