13/10/2023
Por Danilo Evaristo em Esporte

Tite é inscrito no BID e pode estrear como técnico do Flamengo

Foto: Divulgação / CRF

Tite está muito perto de fazer a sua estreia como técnico do Flamengo. O treinador teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF nesta sexta-feira (13) e já pode comandar o Rubro-Negro. A primeira partida do comandante na beira do campo com a equipe carioca deve acontecer na próxima quinta-feira (19), contra o Cruzeiro, às 19h, no Mineirão.

Tite já treina o Flamengo desde a última terça-feira (10) após ser anunciado como novo treinador do Rubro-Negro na última segunda (9). A comissão técnica do novo comandante conta com os auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, além do preparador físico Fábio Mahseredjian e do analista de desempenho Lucas Oliveira.

O treinador de 62 anos é o terceiro comandante do Flamengo na temporada. O Rubro-Negro começou o ano com Vítor Pereira, ex-Corinthians, demitido após a derrota para o Fluminense na final do Campeonato Carioca. Depois, Jorge Sampaoli foi a aposta da diretoria, mas o argentino foi dispensado do cargo em passagem marcada por problemas de relacionamento entre jogadores e membros da comissão técnica.

O Flamengo será o 14º time da carreira de Tite como treinador. Em sua carreira, Adenor Leonardo Bachi já comandou Guarany de Garibaldi, Veranópolis, Ypiranga, Juventude, Caxias, Grêmio, São Caetano, Atlético-MG, Palmeiras, Al Ain (EAU), Internacional, Al Wahda (EAU) e Corinthians. Seu último trabalho foi com a seleção brasileira, entre 2016 e 2022.

Band

13/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN inscreve para cursos gratuitos de espanhol para o Enem e exame de proficiência

Júlio Rocha de Ascom CCHLA/UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Programa Idiomas Sem Fronteiras, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de espanhol, que serão ofertados de forma remota com metodologias interativas e certificação. Os cursos são coordenados pela professora Izabel Nascimento, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM/UFRN).

A primeira turma será a do preparatório para a prova de espanhol do Enem. O curso tem como público-alvo alunos e ex-alunos de escolas públicas e está com inscrições abertas para 30 vagas, até o dia 17 deste mês. As aulas ocorrerão nas sextas-feiras, das 14h às 17h, de forma remota, totalizando uma carga horária de 16 horas. O curso ocorrerá de 20 de outubro a 17 de novembro. As inscrições podem ser feitas por este formulário.

Será ofertado também o curso de Leitura Acadêmica – preparatório para a prova de proficiência em espanhol da Comperve/UFRN. São oferecidas 30 vagas, com inscrições abertas até o dia 20 deste mês. O curso será presencial, no Campus Central da UFRN, com aulas às quartas-feiras, das 13h50 às 16h35, no período de 25 de outubro a 15 de novembro, com carga horária de 16 horas e certificação. As inscrições podem ser feitas neste formulário.

Para ambos os cursos são exigidos comprometimento com horário e frequência dos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: idiomasemfronteiras.ufrn@gmail.com.

13/10/2023
Por Danilo Evaristo em Mossoró

Mossoró: Criança de 8 anos é internada em estado grave após bater a cabeça na borda da piscina

Foto: Pedro Hugo/Inter TV Cabugi

Uma criança de 8 anos está internada em estado grave no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, após bater a cabeça na borda de uma piscina depois de um mergulho. O caso aconteceu nesta quinta-feira (12), dia das crianças, em um clube da cidade localizada no Oeste potiguar.

Relatos apontam que o menino foi mergulhar e bateu a cabeça. Uma outra criança, mais velha, que também estava na piscina, percebeu que o garoto estava se afogando e o tirou de dentro da água.

O Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer a criança. A Polícia Militar também esteve no local isolando a área.

A vítima foi levada para o Hospital Wilson Rosado, onde segue em estado grave, segundo relatou a equipe médica.

A Polícia Civil ainda não confirmou se vai investigar as circunstâncias do ocorrido.

Inter TV Cabugi

13/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern Móvel atende na capital e cidades do Mato Grande, Agreste e Seridó

O serviço itinerante de atendimento da Caern, o Caern Móvel, vai manter o funcionamento em Natal na próxima semana, de segunda a sábado. Também serão atendidas cidades do Mato Grande (Caiçara do Norte), Agreste (São Paulo do Potengi e Lagoa de Velhos) e Seridó (Carnaúba dos Dantas). Os clientes terão acesso a todos os serviços da companhia, com atendimento gratuito.

Em Natal, a van ficará estacionada de segunda (16) a sexta-feira (20) no Complexo SENAI, SESI, CTGás, na avenida capitão Mor Gouveia, com atendimento das 7h30 às 17h30. No sábado (21), o atendimento será das 8h às 12h30, na programação do “Participa Natal”, na Escola Municipal Amadeu Araújo, em Nova Natal.

Para facilitar o atendimento é importante levar a conta de água e documentos pessoais. No caso de inquilinos, a orientação é levar cópia do contrato de aluguel.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CAERN MÓVEL:

NATAL

16 a 20 de outubro (Segunda a sexta-feira)
Av. Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova (Estacionada no complexo SENAI/SESI/CTgás)
7h30 às 17h30

21 de outubro (Sábado)
Escola Municipal Professor Amadeu Araújo
Rua dos Coroas, S/N – Nova Natal
8h às 12h30

CARNAÚBA DOS DANTAS
16 de outubro (Segunda-feira)
Rua Juvenal Lamartine, 207
7h30h às 17h30

SÃO PAULO DO POTENGI
17 e 18 de outubro (Terça e quarta-feira)
Memorial Monsenhor Expedito
Rua Dom Marcolino, 292 – ao lado da Igreja Matriz
8h às 17h

LAGOA DE VELHOS
19 de outubro (Quinta-feira)
Rua Nova, S/N – ao lado da Câmara de Vereadores
7h30h às 17h30

CAIÇARA DO NORTE
6 de outubro (Sexta-feira)
Rua Ursulino Silvestre, 345 (próximo ao fórum)
8h às 17h

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Presidente em exercício da ALRN participa da 14ª Romaria da Gratidão em Santa Cruz

Foto: Assessoria de Comunicação

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado Tomba Farias (PSDB) participou nesta quarta-feira (12), feriado da Padroeira do Brasil, da 14ª edição da Romaria da Gratidão, na cidade de Santa Cruz. O evento faz memória à data de 11 de outubro de 2009, quando o Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo elevou o complexo de Santa Rita de Cássia ao grau de Santuário.

Na programação do evento, o parlamentar participou, no início da manhã, da Missa das Crianças, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Em seguida foi realizada a Caminhada da Gratidão, cujo percurso foi da Matriz até o Santuário.

Já no Santuário, aos pés da estátua de Santa Rita de Cássia, o presidente em exercício integrou a acolhida ao novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso. No local, foi realizada a missa solene de Nossa Senhora Aparecida e a Missa de Gratidão, celebradas pelo líder da Igreja Católica no RN.

O deputado Tomba Farias falou sobre a importância do evento e o que ele significa para a cidade de Santa Cruz. “A Romaria da Gratidão acontece todos os anos e é uma forma de agradecermos a Deus, a Santa Rita de Cássia e a Nossa Senhora por esse momento, por essa oportunidade e pela construção do Alto de Santa Rita. A devoção, a esperança e a fé do povo de Santa Cruz são muito grandes”, disse o parlamentar.

O prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, expressou a alegria da cidade em razão da data comemorativa e por ser a primeira visitada pelo arcebispo, que tomou posse no último sábado (7) em evento na Catedral Metropolitana de Natal. “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa cidade. As pessoas nessa fé e a cidade crescendo junto com a fé do seu povo”, comentou.

O arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, avaliou como “uma grande bênção” sua primeira visita oficial ao Santuário de Santa Rita de Cássia. “Vim agradecer a Deus pelo presente que é conduzir a Arquidiocese de Natal. Que Santa Rita de Cássia interceda por nós bênçãos e graça sobre este povo querido que hoje aqui se encontra na 14ª Romaria da Gratidão, para louvar e agradecer a Deus por todos os dons e graça recebidos”.

O padre Vicente Fernandes, pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, expressou sua alegria em receber o arcebispo metropolitano, que teve a oportunidade de conhecer a estrutura da paróquia santa-cruzense e ver de perto a fé não só da população local, mas também dos milhares de romeiros presentes. “Com certeza é um dia de grande júbilo para nossa paróquia de Santa Cruz”, comemorou o religioso.

Após a celebração da missa na Praça dos Romeiros do Santuário de Santa Rita de Cássia, o deputado Tomba Farias participou de um almoço com o arcebispo Metropolitano de Natal na Casa Paroquial.

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Natal

Hospital Infantil Varela Santiago celebra 106 anos com benção do novo arcebispo de Natal

Inaugurado em outubro de 1917, o Hospital Infantil Varela Santiago completa 106 anos nesta quinta-feira, dia 12. Para celebrar a data, a instituição de saúde recebeu hoje, dia 11, o novo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, que percorreu a unidade para abençoar colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes, e participou de uma solenidade no ambulatório do hospital.

Durante a visita, Dom João lembrou a importância da visita, seja de um familiar, amigo ou religiosa para a recuperação do paciente. “Dessa forma, cumpre-se a citação de Jesus: ‘Estive doente e você me visitou’. A minha missão aqui é pedir graças para a recuperação de todas essas crianças enfermas e muito amor e paciência para os profissionais que lidam diretamente com os mesmos”, lembrou ele.

O aniversário também contou com um bolo personalizado e um lanche especial para todos os presentes.

O Varela Santiago atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, de todo o estado do Rio Grande do Norte. A Instituição realiza em torno de 15 mil procedimentos por mês, todos prestados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital conta com 110 leitos para internamento, além da Casa de Apoio Nazinha Lamartine que fornece abrigo, alimentação e material de higiene para os acompanhantes durante o período de internamento dos pacientes.

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Estudantes da UFERSA retornam de Israel nesta sexta-feira

Foto: Cedida

Confirmado. Os dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido que estão em Israel devem retornar ao Brasil nesta sexta-feira, 13 de outubro. A confirmação é Embaixada do Brasil, em Tel Aviv, foi dada na manhã desta quinta-feira, 12, a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira.

Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt Araújo Sales Júnior estão incluídos na lista de passageiros do voo de repatriação de brasileiros em trânsito em Israel, que irá decolar amanhã, dia 13. Os estudantes da Universidade estão na lista de prioridade a brasileiros não residentes.

O ponto de encontro dos passageiros para o voo Kaufmann St 2, em Tel Aviv, será às 11 horas da manhã, fuso horário de Israel. O voo sairá do aeroporto Bem-Gurin, com destino ao Brasil, com desembarque em Brasília e no Rio de Janeiro, cabendo aos passageiros providenciarem voos de desembarque até os seus destinos finais.

A professora adiantou que o deslocamento dos estudantes até o aeroporto de Tel Aviv será conduzido pelo instituto de pesquisa que acompanha os estudantes em Israel. “Desde o início, estamos acompanhando todo o processo negociando diretamente com a Embaixada de Israel”, pontuou a professora Ludimilla Oliveira, ao agradecer todo o empenho e prioridade dado pela Embaixada de Israel no Brasil para o retorno dos estudantes da Ufersa ao Brasil.

UFERSA

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Alok reencontra pai após ataques do Hamas em rave em Israel: “Que alívio poder te abraçar”

Foto: Reprodução/Instagram

O DJ Alok reencontrou o pai, o também DJ Juarez Petrillo, após os ataques do Hamas em uma rave em Israel em que Petrillo iria tocar, no sábado (7). O artista postou uma foto nas redes sociais do momento.

“Que alívio poder te abraçar, pai!”, disse Alok ao compartilhar uma foto dos dois abraçados.

O evento em que Petrillo iria tocar, chamado “Universo Paralello”, acontecia na região do kibutz Re’im, a metros da Faixa de Gaza, e terminou com mais de 260 mortos — entre eles, um brasileiro e uma brasileira.

Essa era a primeira edição em Israel do festival de música eletrônica, criado há 23 anos, no Brasil, pelos pais de Alok.

Após o ataque, Alok esclareceu em um vídeo que o pai não era produtor do festival, explicando que a marca foi licenciada para um organizador em Israel.

“Infelizmente, em meio a tudo isso, está circulando uma fake news de que o meu pai era o responsável e produtor do festival, o que não é verdade, como vocês podem ver na mídia internacional. Não associem meu pai a isso”, diz Alok.

Segundo ele, a marca foi licenciada e a organização ficou por conta da produtora “Tribe of Nova”. Além de “Universo Paralello”, nos últimos dias, o evento também vem sendo chamado pela imprensa de “Festival Nova”, “Supernova” ou “Tribe of Nova edição Universo Paralello”.

CNN

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

José Dias solicita detalhamento sobre destinação da arrecadação do Governo do RN

Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual José Dias (PSDB) usou o horário destinado aos oradores na sessão plenária da Assembleia Legislativa do RN desta quarta-feira (11) para repercutir reportagem destacando a arrecadação do estado que atingiu R$ 816,1 milhões no mês de agosto. O parlamentar solicitou informações a respeito da destinação desses recursos.

“A matéria publicada na Tribuna do Norte aponta para uma arrecadação recorde, superior ao ano anterior. A gente se preocupa com o arrocho fiscal, por isso a Assembleia deve solicitar ao Tribunal de Contas informações em relação a destinação desse dinheiro. É muito dinheiro arrecadado e o Governo do Estado vive atrasando as obrigações fundamentais. Haja vista as emendas impositivas da Casa, duodécimos dos poderes, pagamentos de profissionais da saúde, de fornecedores que estão em risco de falência e outros. Temos que saber que ralo é esse”, enfatizou.

Dentro de sua fala, José Dias também fez referência ao problema em Israel e na faixa de Gaza, lamentou o sofrimento das pessoas e cobrou posicionamento do governo brasileiro em relação aos brasileiros envolvidos no meio da guerra. “Temos notícias que brasileiros estão entre os sequestrados. Será que o governo brasileiro terá coragem de se indignar diante disso?”, questionou.

12/10/2023
Por Danilo Evaristo em Notas

Toffoli rejeita recurso de Bolsonaro contra multa do TSE por reunião com embaixadores

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, recusou na quarta-feira, 11, os recursos da defesa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro contra aplicação de multa de R$ 20 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral irregular antecipada nas eleições de 2022.

A aplicação da multa se deu após julgamento do TSE que concluiu que Bolsonaro usou indevidamente o cargo e a estrutura administrativa da Presidência da República para fazer campanha na reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada, em julho de 2022, e inflamar seus apoiadores contra a Justiça Eleitoral.

No encontro, o então presidente repetiu sua tese nunca comprovada de que o sistema eleitoral brasileiro é passível de fraudes e atacou o STF e o TSE.

O discurso aos diplomatas foi transmitido ao vivo nas redes sociai e na TV Brasil.

Nos recursos, tanto a defesa de Bolsonaro quanto o Partido Liberal (PL) alegaram que o caso não deveria ter sido analisado pela Justiça Eleitoral, uma vez que o discurso foi proferido no exercício regular da liberdade de expressão e das prerrogativas do então chefe de Estado.

Em resposta, Toffoli afirmou que as declarações de Bolsonaro foram compreendidas no âmbito do Direito Eleitoral e analisadas com base nas normas que tratam da propaganda eleitoral.

“Todavia, consoante asseverado no acórdão recorrido, a divulgação de fatos sabidamente inverídicos e descontextualizados, mediante discurso transmitido pelo então Presidente da República, em 18/7/2022, para diplomatas reunidos no país, consubstanciou conduta relevante no âmbito do Direito Eleitoral, apta a atrair a competência daquela Justiça Especializada, bem como as aplicações de sanções decorrentes do malferimento aos bens jurídicos tutelados durante o processo eleitoral”, afirmou Toffoli.

O TSE declarou no final de junho que Bolsonaro ficará inelegível até 2030.

A Corte formou um placar de 5 votos a 2 para enquadrar o ex-chefe do Executivo por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião em que atacou as urnas eletrônicas diante de diplomatas.

Estadão Conteúdo


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros