21/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO Dia Mundial da Infância é celebrado nesta segunda-feira (21). Crescer com dignidade, estudar, ter acesso à saúde e à proteção social são conquistas comemoradas, porque garantiram mais qualidade de vida para as crianças pobres do País, destaca o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O desenvolvimento infantil é uma das prioridades do governo federal, que já atende as famílias por meio de ações integradas e em parceria com governos estaduais e prefeituras. No início deste mês, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, que amplia a atenção às crianças, apoiando o desenvolvimento infantil de forma integrada. O novo marco legal reforça o caráter intersetorial da Ação Brasil Carinhoso, iniciativa do Plano Brasil Sem Miséria, que combate a extrema pobreza nessa parcela da população.
21/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Governo do RN promove debate no Dia Mundial da Água
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), e em parceria com a Secretaria de Meio ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), Idema e CAERN, promoverá nos dias 22 e 23, das 8h às 18h, o seminário em referência ao Dia Mundial da Água, que terá como tema “Investir em água é investir em empregos”, já adotado pela Organização das Nações Unidas para o ano de 2016. O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo e a abertura acontecerá às 08h30 do dia 22 com a presença do governador do Estado, Robinson Faria.
Antes disso, os participantes deverão fazer o credenciamento no local para que sua participação seja confirmada e assim ao final receber o certificado. No primeiro dia de seminário serão abordados temas como “A infraestrutura hídrica e o desenvolvimento econômico do RN”, “A disponibilidade hídrica e seus reflexos para usuários e setores produtivos do RN”. No segundo dia será apresentada a exposição do programa Qualiágua, realizado pelo IGARN e pela Agência Nacional de Águas (ANA), seguindo com os painéis “Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento” e pela tarde mais uma apresentação tratando do “Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) – Solução para a autossuficiência hídrica do RN?”.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água acontece anualmente no dia 22 de março para celebrar e criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para o uso consciente e responsável dos recursos hídricos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992.
A agropecuária segue uma âncora. O mais recente levantamento agrícola estima uma safra de grãos de 210 milhões de toneladas para este ano, em mais um recorde gerado no campo, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ajuda nesse resultado o Plano Safra 2015/2016 que desde junho do ano passado vem ofertando R$ 187 bilhões em crédito para médios e grandes agricultores e pecuaristas, uma parte em juros subsidiados. Também a agricultura familiar segue estruturada. Desde junho de 2015, as pequenas propriedades rurais vem sendo irrigadas com R$ 28,9 bilhões em crédito a juros entre 0,5% e 5,5% ao ano. O segmento é estratégico: a agricultura familiar é responsável por abastecer boa parte da mesa do trabalhador.
“A agricultura e a pecuária estão, e não é de hoje, gerando renda, mantendo empregos e abrindo novas vagas de trabalho. Não há crise. Nesse momento, o que o crédito rural está sendo intensamente usado para comprar sementes, insumos e combustíveis”, destaca o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini. “As contratações de trabalhadores estão em alta no campo”, acrescentou. Em janeiro, o setor rural admitiu 6.600 trabalhadores rurais num ritmo de contratações que deve se manter. Com peso importante nas exportações, os produtos da agropecuária vão aumentar o saldo comercial do País, principalmente a partir de abril, quando começam a ser feitos os grandes embarques de soja e milho. “Mas temos que lembrar que o agronegócio brasileiro exporta o ano inteiro porque tem também as exportações fortes de café, açúcar, carnes e celulose para citar alguns itens”, comentou o diretor.
21/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasG1 – A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem se reunir na noite desta segunda-feira (21) em Brasília. Embora não haja confirmação oficial, o encontro já era esperado por pessoas próximas aos dois desde o início da tarde. A reunião ocorre em meio a uma turbulência vivida tanto pelo governo Dilma quanto por Lula. Na última quinta (17), Lula tomou posse no ministério durante cerimônia no Palácio do Planalto. Desde então, uma batalha jurídica se iniciou por parte de opositores para tentar barrar no Supremo Tribunal Federal (STF) a nomeação dele.
Na última sexta-feira, o ministro do Supremo Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula sob o argumento de que viu intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS. Tanto governo quanto a defesa de Lula já recorreram no STF. Inicialmente, a cerimônia de transmissão de cargo de Lula na Casa Civil – na qual ele receberia o comando da pasta das mãos de Jaques Wagner (novo chefe de gabinete de Dilma) – estava marcada para esta terça (22), mas como a decisão de Gilmar Mendes não foi revertida, não está prevista cerimônia.
21/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasFOLHAPRESS – A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) classificou como “mentiroso e machista” o comentário, gravado em grampo, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironiza as vaias recebidas pela ex-petista no protesto a favor do impeachment, no último domingo, na avenida Paulista.
Em conversa com o então ministro Jaques Wagner, interceptada pela Polícia Federal, Lula afirma que a senadora “teve que se trancar na Fiesp. Foi chamada de puta, vagabunda, vira-casaca”. Ao que Wagner responde: “É bom pra nega aprender”. Além de Marta, também foram hostilizados pelos manifestantes o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador mineiro Aécio Neves, ambos do PSDB. No fim de semana, a senadora divulgou nota afirmando que não vaiada.
21/03/2016
Por Danilo Evaristo em
SaúdeO Ministério da Saúde liberou R$ 4,8 milhões para custear testes rápidos de gravidez no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo, segundo a pasta, é reforçar a atenção e o cuidado ao grupo, facilitando o diagnóstico precoce da gestação. A autorização dos repasses, que serão pagos em parcela única aos gestores locais, foi publicada no Diário Oficial da União. “Em função dos casos de microcefalia associados ao vírus Zika, o Ministério da Saúde reforça, com os testes rápidos, a importância do diagnóstico precoce de gravidez e as ações de planejamento reprodutivo com o devido acompanhamento pré-natal, essencial para a qualidade de vida da mãe e da criança”, informou a pasta, por meio de nota.
Segundo o comunicado, o teste rápido de gravidez é indicado para mulheres adultas, jovens e adolescentes que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias. O exame será disponibilizado em todas as unidades básicas de saúde do país e pode ser feito dentro ou fora das instalações, conforme desejo da mulher. De acordo com o ministério, com os resultados do teste, profissionais de saúde podem detectar precocemente a gravidez para início do pré-natal em tempo oportuno, identificar situações para uso de anticoncepção de emergência (caso tenha havido relação desprotegida num prazo de até cinco dias), orientar sobre o planejamento reprodutivo e acolher mulheres adultas, jovens, adolescentes e casais que estão em situação de gravidez indesejada. “No pré-natal, são oferecidos todos os exames, vacinas e acompanhamentos necessários para uma boa gestação, além de ser o momento ideal para investigar sinais de infecção pelo vírus Zika e outras doenças, com os devidos registros na Caderneta da Gestante e no prontuário médico”, concluiu a pasta.
Agência Brasil

George Queiroz – Foto: Danilo Evaristo
Preocupado em antecipar-se aos sérios problemas que a atual crise econômica tem causado aos municípios, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB) tem buscado opções para aprimorar as boas práticas de gestão. Nesse sentido, após conversas preliminares entre os prefeitos dos dois municípios, ficou definido que haverá um intercâmbio institucional entre as prefeituras.
O prefeito George Queiroz (PMDB) detalhou a ação: “Temos que buscar otimizar nossos recursos e uma boa forma de fazer isso é promover parcerias com outros municípios, como essa com Assú, a partir da adoção das boas práticas administrativas que cada um tem de melhor e que no final todos sairão ganhando”, concluiu o prefeito. A ideia é que os profissionais da prefeitura possam acompanhar as rotinas administrativas de cada cidade para avaliar quais as melhores e mais eficientes medidas a serem adotadas pelas prefeituras, de forma que se possa garantir um pleno e adequado funcionamento nas unidades administrativas a serviço da população.

Foto: Frankie Marcone/Nominuto
ABC e América empataram em 1 a 1 na noite deste domingo (20) no estádio Frasqueirão, em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Campeonato Potiguar. O alvirrubro abriu o placar com Lúcio Curió, aos 12 minutos da etapa complementar, contudo, aos 29 minutos, Nando deixou tudo igual após cobrança de pênalti.
Com o resultado, o ABC vai aos sete pontos e permanece na liderança da Copa Rio Grande do Norte. Enquanto isso, o América soma seu segundo ponto e continua na penúltima colocação. No próximo domingo (27), as duas equipes voltam a jogar pelo Estadual. O ABC enfrenta o Alecrim, às 9h30, na Arena das Dunas. Um pouco mais tarde, às 18h30, o América recebe o Palmeira de Goianinha, também na Arena das Dunas.
Nominuto
Interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm prazo entre 23 e 31 de março para se candidatar às vagas remanescentes do processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2016. As inscrições serão feitas somente pela internet. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira, 18.
Professores da rede pública de ensino, além dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, estão aptos a concorrer às bolsas parciais e integrais, de acordo com os critérios de renda previstos para o programa. O candidato não pode ter nota zero na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem. As bolsas remanescentes não terão efeito retroativo, ou seja, são válidas a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão.
Assessoria de Comunicação Social

UFRN prevê novos cursos e mais vagas para Medicina no interior
Oito novos cursos de graduação e mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos. Essas são algumas ações a serem executadas pela gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até 2019, para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010/2019) no que diz respeito à consolidação da interiorização do ensino público superior no estado, e ao Plano Nacional de Educação (PNE) no quesito expansão. O G1 destacou que o PNE estabelece que 33% dos jovens devem ter acesso à educação superior nos próximos 10 anos.
Para tanto, o campus Currais Novos passará por uma reestruturação, de maneira a ampliar os espaços físicos de salas de aula, novos laboratórios e bibliotecas. Os campi da UFRN em Caicó e Santa Cruz devem ganhar restaurantes universitários. Desde a primeira gestão da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, os campi da UFRN no interior passaram a ofertar ensino de pós-graduação, como o mestrado profissional em Geografia, em Letras Português, e em Saúde Coletiva. “Implementar a pós-graduação significa consolidar campus. Foi uma das ações mais impactantes do processo de expansão da universidade Federal no interior”, analisou a reitora em reunião com a área de planejamento.