24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Governo decreta ponto facultativo nesta quinta (24)

O Governo do Estado decretou ponto facultativo no dia 24 de março (quinta-feira) nos órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Funcional. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de nº 13.645 da última terça-feira (22). O motivo são as festividades relacionadas ao feriado da Semana Santa. O decreto não se aplica às atividades que sejam consideradas essenciais. O expediente volta ao normal na próxima segunda-feira (28).

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Inscrição para Bolsa-Atleta 2016 começa nesta quinta

Nesta quinta-feira (24.03), começam as inscrições para o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. A inscrição tem como base os resultados esportivos de 2015 nas modalidades que compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e deverá ser feita exclusivamente no site do Ministério do Esporte até o dia 07 de abril de 2016.

O Bolsa Atleta é o maior programa esportivo do mundo de patrocínio individual, a ação é uma das iniciativas do Governo Federal que têm contribuído para a formação de atletas de alto rendimento que representem o país em competições de nível nacional e internacional.

Desde a criação da iniciativa, em 2005, 17 mil atletas brasileiros foram patrocinados num investimento que ultrapassa a marca de R$ 600 milhões. Juliana Veloso, dos saltos ornamentais, é uma das contempladas com a Bolsa Atleta. Já classificada para os Jogos Olímpicos, Juliana destaca a importância do patrocínio para os treinos, alimentação e material esportivo.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula em R$ 9 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.802 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (23). O sorteio ocorreu na cidade de Canela (RS). Veja as dezenas sorteadas: 02 – 06 – 13 – 14 – 17 – 44. A estimativa de prêmio do próximo concurso, a ser realizado no sábado (26), é de R$ 9 milhões. A quina teve 99 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 17.256,89. Outras 6.229 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 391,81 cada uma.

22/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Nota de Esclarecimento

esclarecimento-1

D

A respeito de algumas dúvidas que nos chegam a respeito do funcionamento das unidades administrativas municiais, temos a esclarecer que a partir de hoje, dia 22 de março de 2016, o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sr. Fagner Bezerra de Brito, além das suas atribuições, também responderá provisoriamente pela pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, de maneira que as ações das duas secretarias possam ser desenvolvidas de forma conjunta, visando atender a todas as demandas da população de Jucurutu.

Cordialmente,

George Queiroz

Prefeito.

22/03/2016
Por Danilo Evaristo em Política

‘PSD e PTN caminharão juntos no RN’, diz Jacó Jácome

jacó

Jacó Jácome deixa PMN para se filiar ao PSD – Foto: Cláudio Abdon

Filiado oficialmente ao PSD, o deputado estadual Jacó Jácome afirmou, em entrevista ao portalnoar.com, nesta segunda-feira (21), que sua nova sigla contará com a parceria do PTN, legenda presidida pelo seu pai, deputado federal Antônio Jácome, no Rio Grande do Norte. A filiação de Jacó ao PSD representa a reaproximação do grupo de Antônio Jácome com o governador Robinson Faria (PSD). Eles haviam rompido em 2011, quando o então vice-governador decidiu apoiar o deputado estadual Ricardo Motta (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa, em detrimento do seu nome.

Jacó disse que optou pelo PSD por ser um partido com grande expressão nacional e futuro promissor em âmbito estadual. “Tive uma conversa republicana com o governador, que me fez o convite, e eu decidi aceitar. Chego ao PSD para somar”, afirmou o deputado. O parlamentar exercia a função de presidente do PMN em Natal. Ele não descartou a possibilidade de comandar a nova sigla na capital, mas disse que isso ainda não foi conversado. Sobre o posicionamento do partido durante as eleições deste ano na capital, o deputado ressaltou que o governador prometeu liberdade aos deputados.

22/03/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

Bolsas remanescentes: ProUni abre amanhã inscrições

O Ministério da Educação (MEC) vai oferecer as bolsas que não foram preenchidas no processo de seleção regular do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados poderão se inscrever a partir de amanhã (23) até 31 de março, pela internet. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior.

Na primeira edição de 2016, o ProUni ofertou 203.602 bolsas para 30.931 cursos. As bolsas que não foram preenchidas em nenhuma das chamadas regulares serão ofertadas nesta etapa. Podem concorrer professores da rede pública de ensino, além dos estudantes que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato não pode ter nota 0 na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem.

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Os professores estão dispensados do critério de renda. Aqueles que se candidatarem terão dois dias úteis para comprovar as informações prestadas na inscrição nas instituições e ensino. Cabe ao estudante verificar o local, a data e o horário de atendimento e demais procedimentos. As inscrições serão pelo site do ProUni.

22/03/2016
Por Danilo Evaristo em Política

Maioria da bancada potiguar na Câmara dos Deputados é favorável ao impeachment de Dilma

29285614e9a4e18a00bdddfa3bf2ba02-670x447

Foto: Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

Por Allan Darlyson (Portal no Ar) – Com a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal, cinco dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte anunciaram, em contato com o portalnoar.com, que são favoráveis ao impeachment da petista. Em contato com o portalnoar.com, os deputados federais Rogério Marinho (PSDB), Felipe Maia (DEM), Walter Alves (PMDB), Rafael Motta (PSB) e Antônio Jácome (PTN) confirmaram que são favoráveis ao afastamento de Dilma Rousseff. Já os deputados Fábio Faria (PSD), Zenaide Maia (PR) e Beto Rosado (PP) preferiram não antecipar posição. O deputado Rafael Motta afirmou que, em consonância com a bancada federal do PSB, é favorável ao processo de impeachment de Dilma.

O parlamentar também ponderou que a apreciação precisa ser célere, para que a Câmara volte a debater matérias de interesse do País, com o objetivo de superar a crise. “Meu partido integra a oposição ao Governo Federal e a bancada já se manifestou favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O nosso mandato não pensa diferente. Acreditamos que todo agente político deve ser investigado e vamos acompanhar atentamente os trabalhos da comissão criada para apurar o caso, ouvindo também as vozes das ruas”, declarou Rafael. Por meio da sua assessoria de imprensa, o deputado Antônio Jácome informou que é favorável ao afastamento de Dilma. No entanto, ressaltou que antes de votar vai analisar todo o embasamento jurídico, para tomar sua decisão respaldada por fundamentos plausíveis.

O deputado Beto Rosado disse que está acompanhando de perto tudo o que está acontecendo, mas evitou antecipar posição. “O atual governo não atingiu as expectativas da população e as manifestações revelam essa insatisfação. Como brasileiro, também estou insatisfeito e tenho ouvido a voz das ruas. Da mesma forma, por ser um homem de partido, estou atento ao posicionamento do PP. Todos esses fatores serão considerados nesse processo, mas ouvirei principalmente os anseios daqueles que me elegeram seu representante”, declarou. A Comissão Especial que avalia o processo foi formada na quinta-feira passada (17) e teve a primeira reunião na sexta-feira (18). Da bancada potiguar, participam do colegiado a deputada Zenaide Maia, indicada como membro titular pelo PR, e o deputado Rogério Marinho, elencado pelos tucanos como suplente.

21/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeitura municipal de Jucurutu realizou a abertura da campanha “Março Mulher”

564448_1132221236809407_1556373423060008393_n

Prefeitura Municipal de Jucurutu realizou a abertura da campanha “Março Mulher”

Objetivando despertar o público feminino para os cuidados com a saúde, pautados na prevenção e no tratamento do câncer de colo do útero e de mama, a secretaria municipal de Saúde de Jucurutu, mobilizou vários profissionais e realizou na manhã do último sábado (19) a abertura da campanha Março Mulher.

O evento realizado próximo a Praça Januncio Afonso de Medeiros, disponibilizou aos participantes orientações com profissionais, entre eles, nutricionista e dentista, além de verificação de pressão arterial, da glicemia e exame das mamas. “As ações da campanha Março Mulher serão realizadas durante a semana, nas unidades básicas de saúde, com atendimentos voltados a saúde da mulher”, informa o prefeito George Queiroz.

21/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Nelter e George Queiroz buscam pleitos para Jucurutu junto à SETHAS

George e Nelter

Nelter e George Queiroz buscam pleitos para Jucurutu junto à SETHAS

No início da tarde desta segunda-feira (21), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) acompanhou o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB), e a secretária municipal de Assistência Social do município, Fabiana Monteiro, à sede da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas).

No encontro foi debatido com a titular da pasta, Julianne Faria, sobre a viabilização de: um restaurante popular, cheque do empreendedor, cisternas para o trabalhador do campo, Central do Cidadão e construção de unidades habitacionais em Jucurutu. “Agradeço a secretária e primeira dama do nosso Estado pela recepção e atenção a nós direcionadas, e esperamos que o encontro de hoje renda bons frutos para nossa Jucurutu”, frisou Nelter.

21/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mulheres ocupam apenas 12% das prefeituras do País

Levantamento realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e divulgado nesta segunda-feira (21) mostra que atualmente as mulheres ocupam apenas 13,5% dos cargos nas câmaras municipais e 12% das prefeituras de todo o País. Em números absolutos, são 7.782 mulheres vereadoras ante 49.825 homens nessa posição. Eles ocupam 86,5% das vagas. Entre as eleições de 2008 e 2012, o número de candidaturas femininas para as 5.568 câmaras municipais saltou de 72.476 para 133.864, crescimento de 84,5%.

No entanto, esse aumento não fez com que mais mulheres se tornassem vereadoras, aponta o estudo. Em 2008, 8,9% das concorrentes se elegeram para as câmaras municipais. Em 2012, o percentual caiu para 5,7%. No caso das prefeituras, em 2012 foram 672 candidatas eleitas, aumento de 33% em relação à eleição de 2008, quando foram eleitas 504 prefeitas. Isso representa 9,12% do total de candidatos às prefeituras no País. No Congresso Nacional, a participação das mulheres também é baixa.

No Senado, a representação feminina atualmente não chega a 15% dos cargos. Já na Câmara dos Deputados, elas ocupam apenas 10% das cadeiras. A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rosali Scalabrin, defende que a igualdade na política não é apenas uma questão de cotas ou de equidade de gênero. “É impossível ter, verdadeiramente, uma democracia sem a representação dos vários segmentos da sociedade. O segmento dos negros, indígenas, das pessoas com deficiência mas, sobretudo, das mulheres, que são mais de 50% da população, não está representado”, diz.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros