
Mutirão de combate ao Aedes aegypti é realizado em Jucurutu
Um novo mutirão com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti foi realizado na manhã desta terça-feira (01) por profissionais agentes comunitários de saúde, de endemias, e outros trabalhadores da pasta, com a participação de adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, mobilizados pela secretaria municipal de Saúde.
“O quarto mutirão do ano teve ações voltadas ao Centro da cidade, colhendo objetos descartáveis e orientando a população da localidade mencionada sobre as maneiras de como proceder na eliminação de criadouros do mosquito”, informa Liane Araújo, secretária municipal de Saúde. O prefeito George Queiroz (PMDB), destaca “que após planejar e elaborar medidas de como combater o mosquito em Jucurutu, a prefeitura tem combatido na prática, a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika”.
Atrair novos investimentos e promover o Brasil, por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Esses são os principais objetivos da agenda internacional que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, cumpre ao longo da semana em Portugal e na França. Em Lisboa, Henrique Alves vai se reunir com Fernando Pinto, presidente da TAP Portugal, e os dirigentes da empresa. A companhia vem crescendo sua atuação no território brasileiro e hoje já oferece 67 voos semanais entre Brasil e Portugal – quatro saindo de Natal. O ministro participa, ainda, de uma audiência com o presidente da Mundo Abreu, a maior operadora de viagens de Portugal e a mais antiga do mundo. Atualmente o Brasil representa 60% das operações da agência e Natal está entre os cinco destinos mais vendidos, junto a Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
A agenda em Lisboa termina com a participação de Henrique Eduardo Alves na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, o principal evento do setor de Portugal. Na sexta-feira (04), já em Paris, o ministro se reunirá com empresários franceses sobre as oportunidades de investimento no Brasil. “Nosso país é um mercado com grande potencial. Somos o primeiro do mundo em belezas naturais, o 8º em recursos culturais e temos o povo mais hospitaleiro do mundo. Tivemos avanços na área de infraestrutura – aeroportos, portos, rodovias – e construímos centros de convenções e estádios. Tenho certeza que, com novos investimentos, o Turismo pode ajudar o Brasil a gerar mais empregos, renda e inclusão social”, adiantou Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, Alves irá apresentar, ainda, os projetos em andamento pelo Ministério do Turismo, como a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico e o estudo que está sendo produzido sobre a legalização de cassinos dentro de grandes resorts.
01/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Fátima destaca importância de Caravana que percorrerá obras do do Rio São Francisco
Ao participar da Caravana Socioambiental que percorrerá a margem norte das obras da Transposição do Rio São Francisco, nesta segunda-feira (29), a senadora Fátima Bezerra destacou a importância estratégica da iniciativa capitaneada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Nordeste, para mobilizar e sensibilizar os envolvidos na obra. O trajeto, que durará quatro dias, teve início na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá – Vale do Açu, e será concluída no município de Petrolina, em Pernambuco, na quinta-feira (03). “Esta, que será a verdadeira redenção hídrica do Nordeste, é uma causa de todos nós. Vamos à luta para que seja concluída o mais breve possível”, disse a senadora. O Governo Federal foi representado no evento pelo secretário nacional de Recursos Hídricos, Osvaldo Garcia; presidente da Codevasp Felipe Mendes; diretor-geral do DNOCS, Walter Gomes; presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, entre outros.
A caravana seguiu para o distrito Barra de Santana (Jucurutu), onde está sendo erguida a barragem de Oiticica, um dos pilares da Transposição do Rio São Francisco – eixo potiguar. Lá, além de visitar o canteiro de obras e visualizar in loco o avanço dos serviços em andamento, as autoridades puderam ouvir dos moradores reivindicações e possíveis soluções para as principais dificuldades. A comunidade local ouviu do secretário nacional de Recursos Hídricos que a obra é prioridade do Governo Federal/Ministério da Integração para o Rio Grande do Norte. “Ano passado destinamos um total de 58 milhões para a obra. Este ano já são 18 milhões. Esperamos concluir a estrutura no tempo previsto, essa é nossa expectativa”, disse ele.
A senadora Fátima Bezerra lembrou a necessidade de, para além da estrutura física, concluir as obras sociais previstas para a comunidade, como as moradias e o cemitério local. A arquidiocese potiguar, representada pelos arcebispos dom Jaime (Natal); dom Mariano Manzana (Mossoró); e dom Antônio Carlos (Caicó), programou uma discussão junto às autoridades para que a comunidade pudesse externar as principais reivindicações e apontar sugestões para a solução dos principais problemas. O juiz Herval Sampaio, designado pelo Tribunal de Justiça do RN para apreciar as demandas relacionadas à obra, também participou do debate. Além de representantes das arquidioceses do RN, dos principais órgãos federais da área hídrica, e de populares, participaram da caravana o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, o representante dos moradores do entorno da barragem de Oiticica, Procópio Lucena, padre Ivanoff Pereira, entre outros.

Construção da barragem Oiticica – Foto: Danilo Evaristo
A barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, deve ficar pronta em julho de 2017. A nova previsão foi repassada pelo titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França. Segundo ele, a data de conclusão da obra pode ser alterada se os valores repassados mensalmente pelo Ministério da Integração forem reajustados. Atualmente o ministério repassa R$ 6 milhões por mês para o estado tocar a obra.
“Desse valor R$ 2 milhões são destinados ao pagamento de indenizações das famílias desapropriadas. Os outros R$ 4 milhões são para a execução das obras. O repasse é menor do que a obra necessita para manter o ritmo adequado. Se o Ministério da Integração conseguir aumentar o valor do repasse mensal a gente consegue manter essa data de conclusão, mas se esses repasses permanecerem teremos que rever o prazo”, explicou Mairton.
Um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Governo Federal informa que as obras da Barragem de Oiticica “estão em andamento e com 40% de execução”. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por sua vez, afirma que as obras estão com 35% de execução, mesmo percentual de setembro de 2015.
Quando concluída, Oiticica beneficiará direta e indiretamente cerca de 500 mil pessoas em 17 cidades. Com capacidade para mais de meio milhão de metros cúbicos de água, será a terceira maior barragem do estado. O investimento também é considerável. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a obra tem um valor global de R$ 311 milhões, dos quais R$ 292 milhões são provenientes de recursos federais e os outros R$ 19 milhões do governo estadual.