01/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado no Centro de Jucurutu

mutirão

Mutirão de combate ao Aedes aegypti é realizado em Jucurutu

Um novo mutirão com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti foi realizado na manhã desta terça-feira (01) por profissionais agentes comunitários de saúde, de endemias, e outros trabalhadores da pasta, com a participação de adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, mobilizados pela secretaria municipal de Saúde.

“O quarto mutirão do ano teve ações voltadas ao Centro da cidade, colhendo objetos descartáveis e orientando a população da localidade mencionada sobre as maneiras de como proceder na eliminação de criadouros do mosquito”, informa Liane Araújo, secretária municipal de Saúde. O prefeito George Queiroz (PMDB), destaca “que após planejar e elaborar medidas de como combater o mosquito em Jucurutu, a prefeitura tem combatido na prática, a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika”.

01/03/2016
Por Danilo Evaristo em Turismo

Henrique Alves viaja para Feira Internacional de Turismo

Atrair novos investimentos e promover o Brasil, por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Esses são os principais objetivos da agenda internacional que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, cumpre ao longo da semana em Portugal e na França. Em Lisboa, Henrique Alves vai se reunir com Fernando Pinto, presidente da TAP Portugal, e os dirigentes da empresa. A companhia vem crescendo sua atuação no território brasileiro e hoje já oferece 67 voos semanais entre Brasil e Portugal – quatro saindo de Natal. O ministro participa, ainda, de uma audiência com o presidente da Mundo Abreu, a maior operadora de viagens de Portugal e a mais antiga do mundo. Atualmente o Brasil representa 60% das operações da agência e Natal está entre os cinco destinos mais vendidos, junto a Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

A agenda em Lisboa termina com a participação de Henrique Eduardo Alves na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, o principal evento do setor de Portugal. Na sexta-feira (04), já em Paris, o ministro se reunirá com empresários franceses sobre as oportunidades de investimento no Brasil. “Nosso país é um mercado com grande potencial. Somos o primeiro do mundo em belezas naturais, o 8º em recursos culturais e temos o povo mais hospitaleiro do mundo. Tivemos avanços na área de infraestrutura – aeroportos, portos, rodovias – e construímos centros de convenções e estádios. Tenho certeza que, com novos investimentos, o Turismo pode ajudar o Brasil a gerar mais empregos, renda e inclusão social”, adiantou Henrique Eduardo Alves. Na ocasião, Alves irá apresentar, ainda, os projetos em andamento pelo Ministério do Turismo, como a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico e o estudo que está sendo produzido sobre a legalização de cassinos dentro de grandes resorts.

01/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Fátima destaca importância de Caravana que percorrerá obras do do Rio São Francisco

fátima

Fátima destaca importância de Caravana que percorrerá obras do do Rio São Francisco

Ao participar da Caravana Socioambiental que percorrerá a margem norte das obras da Transposição do Rio São Francisco, nesta segunda-feira (29), a senadora Fátima Bezerra destacou a importância estratégica da iniciativa capitaneada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Nordeste, para mobilizar e sensibilizar os envolvidos na obra. O trajeto, que durará quatro dias, teve início na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá – Vale do Açu, e será concluída no município de Petrolina, em Pernambuco, na quinta-feira (03). “Esta, que será a verdadeira redenção hídrica do Nordeste, é uma causa de todos nós. Vamos à luta para que seja concluída o mais breve possível”, disse a senadora. O Governo Federal foi representado no evento pelo secretário nacional de Recursos Hídricos, Osvaldo Garcia; presidente da Codevasp Felipe Mendes; diretor-geral do DNOCS, Walter Gomes; presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, entre outros.

A caravana seguiu para o distrito Barra de Santana (Jucurutu), onde está sendo erguida a barragem de Oiticica, um dos pilares da Transposição do Rio São Francisco – eixo potiguar. Lá, além de visitar o canteiro de obras e visualizar in loco o avanço dos serviços em andamento, as autoridades puderam ouvir dos moradores reivindicações e possíveis soluções para as principais dificuldades. A comunidade local ouviu do secretário nacional de Recursos Hídricos que a obra é prioridade do Governo Federal/Ministério da Integração para o Rio Grande do Norte. “Ano passado destinamos um total de 58 milhões para a obra. Este ano já são 18 milhões. Esperamos concluir a estrutura no tempo previsto, essa é nossa expectativa”, disse ele.

A senadora Fátima Bezerra lembrou a necessidade de, para além da estrutura física, concluir as obras sociais previstas para a comunidade, como as moradias e o cemitério local. A arquidiocese potiguar, representada pelos arcebispos dom Jaime (Natal); dom Mariano Manzana (Mossoró); e dom Antônio Carlos (Caicó), programou uma discussão junto às autoridades para que a comunidade pudesse externar as principais reivindicações e apontar sugestões para a solução dos principais problemas. O juiz Herval Sampaio, designado pelo Tribunal de Justiça do RN para apreciar as demandas relacionadas à obra, também participou do debate. Além de representantes das arquidioceses do RN, dos principais órgãos federais da área hídrica, e de populares, participaram da caravana o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, o representante dos moradores do entorno da barragem de Oiticica, Procópio Lucena, padre Ivanoff Pereira, entre outros.

01/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Barragem de Oiticica deve ficar pronta em julho de 2017

IMG_7427

Construção da barragem Oiticica – Foto: Danilo Evaristo

A barragem de Oiticica, localizada no município de Jucurutu, deve ficar pronta em julho de 2017. A nova previsão foi repassada pelo titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França. Segundo ele, a data de conclusão da obra pode ser alterada se os valores repassados mensalmente pelo Ministério da Integração forem reajustados. Atualmente o ministério repassa R$ 6 milhões por mês para o estado tocar a obra.

“Desse valor R$ 2 milhões são destinados ao pagamento de indenizações das famílias desapropriadas. Os outros R$ 4 milhões são para a execução das obras. O repasse é menor do que a obra necessita para manter o ritmo adequado. Se o Ministério da Integração conseguir aumentar o valor do repasse mensal a gente consegue manter essa data de conclusão, mas se esses repasses permanecerem teremos que rever o prazo”, explicou Mairton.

Um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Governo Federal informa que as obras da Barragem de Oiticica “estão em andamento e com 40% de execução”. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por sua vez, afirma que as obras estão com 35% de execução, mesmo percentual de setembro de 2015.

Quando concluída, Oiticica beneficiará direta e indiretamente cerca de 500 mil pessoas em 17 cidades. Com capacidade para mais de meio milhão de metros cúbicos de água, será a terceira maior barragem do estado. O investimento também é considerável. Segundo o Ministério da Integração Nacional, a obra tem um valor global de R$ 311 milhões, dos quais R$ 292 milhões são provenientes de recursos federais e os outros R$ 19 milhões do governo estadual.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros