05/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Canindé Soares
O Cruzeiro Seabourn Quest, do grupo Carnival, que já esteve em Natal no dia 17 de novembro de 2015, retornará à Capital do Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (07), com previsão de atracação no Porto às 07h. O navio partiu dos Estados Unidos, passou pela Argentina e vem percorrendo a Costa Brasileira. De Natal, a embarcação de luxo de 32.000 toneladas cúbicas de espaço, distribuídas por 198m de comprimento e 28m de largura, em 15 decks de acesso público, retornará ao país de origem.
Os passageiros estão distribuídos em 225 amplas suítes de luxo, das quais 202 têm varanda e sete têm acesso facilitado para cadeiras de rodas. O navio dispõe de seis bares e salões para serem aproveitados a bordo, assim como um centro de fitness, salão de shows, piscinas, saunas, e uma marina retrátil que permite os hóspedes nadarem, praticarem o snorkel, windsurf, caiaque, ou ski aquático, sem terem que se ausentar do navio. A previsão da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é receber 15 cruzeiros na nova temporada, que se iniciou em novembro de 2015 e se estenderá até abril de 2016, com expectativa de receber 9 mil turistas e movimentar até R$ 4 milhões na economia do Estado.
O sorteio do concurso 1.796 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 24 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (05). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em Caxias do Sul (RS). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 151,5 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 20 imóveis no valor de R$ 1,2 milhão cada, ou comprar 36 carros esportivos de luxo.
05/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasA presidenta Dilma Rousseff embarcou na manhã de hoje (5) para São Paulo onde irá se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, Dilma deve chegar a São Paulo no final da manhã e se encontrará com Lula no apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo.
Ontem (04), a presidenta telefonou para Lula e disse estar solidária com o ex-presidente, que foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na Polícia Federal no âmbito da 24ª fase da Operação Lava Jato. Em nota divulgada, Dilma disse estar inconformada com a condução coercitiva do ex-presidente. “Manifesto meu integral inconformismo com o fato de um ex-presidente da República que, por várias vezes, compareceu voluntariamente para prestar esclarecimentos perante as autoridades competentes, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar um depoimento”, diz a nota. Mais tarde, a presidenta fez um pronunciamento em que reafirmou o teor da nota. Segundo a assessoria, após o encontro, Dilma embarca para Porto Alegre onde deve descansar no final de semana.
Agência Brasil
05/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasO secretario Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França se reuniu, na última quarta-feira (02), na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Caicó, com o Dr. Bruno Lamenha, Procurador da República que atua na região Seridó, com o Procurador da PGE, Francisco Sales e com representantes do Movimento dos Atingidos pela Construção da Barragem de Oiticica, para tratar de assuntos relacionados às obras sociais envolvidas na construção do reservatório. O objetivo principal do encontro, convocado pela Semarh, foi o nivelamento de informações sobre as medidas que estão sendo adotadas pela secretaria para atender as recomendações do MPF sobre algumas questões relacionadas à desapropriação, reassentamento das famílias e o andamento das obras sociais.
Sobre os prazos estabelecidos no termo de compromisso, assinado pelo Governo do Estado, em fevereiro de 2015, e que ainda não foram cumpridos, Mairton França explicou que os repasses financeiros advindos do Ministério da Integração (MI) foram muito aquém do que era necessário. “Existe uma dinâmica de repasse de recurso, por parte do MI, porém a quantia é muito inferior à nossa real necessidade: Precisamos de R$ 15 milhões mensais e só estamos recebendo R$ 6 milhões”.
Mairton explicou ainda que no termo de convênio original para a construção da barragem não estavam previstas nenhuma das obras sociais envolvidas no processo, como construção da nova comunidade de Barra de Santana, a construção do novo cemitério, os estudos sismológicos e os estudos para construção da derivação que receberá as águas do São Francisco, através da transposição. De acordo com ele, recentemente, a Semarh requereu ao MI um aditivo que eleva o aporte orçamentário de R$ 311 milhões para R$ 419 milhões. “Com o aumento do repasse as obras sociais serão plenamente atendidas”.
Outro assunto discutido no encontro foi sobre a possibilidade de assinatura de um novo termo de compromisso entre o Governo e o Movimento, onde sejam fixados novos prazos relacionados ao andamento das obras destinadas ao reassentamento das famílias de Barra de Santana. O secretário da Semarh frisou que estará em Brasília, no próximo de 08, para discutir um novo cronograma e a oportunidade do Ministério da Integração também a assinar o documento. “Como 96% recursos são advindos do Governo Federal, achamos prudente que os prazos sejam fixados com o aval do MI e que o documento com as obrigações pactuadas também seja assinado pelo órgão”, frisa. “O Governo do Estado, executa, presta contas, acompanha as questões sociais e não tem nenhuma dívida de contrapartida”, acrescentou Mairton.
G1 – O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o próximo dia 31 de maio o prazo para quem conduzir as chamadas motos “cinquentinhas” obter a habilitação. A decisão foi publicada na quinta-feira (03), no Diário Oficial da União, 4 dias depois de o prazo anterior vencer. Assim, a multa para infratores começará a ser aplicada a partir de junho. Conduzir um veículo sem habilitação é considerado infração gravíssima, com o valor de R$ 191,54 multiplicado por 3, totalizando R$ 574,62. Além disso, a punição inclui 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo.
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Cabo Edivaldo assumirá destacamento da PM de Florânia
O comandante da 3ª CPM/6º BPM – Jucurutu/RN, capitão Alexsandro Fagundes, confirmou ao Blog do Tonny Washington que o Cabo Edivaldo de Lima, atual comandante do Grupo Tático Operacional (GTO), responderá cumulativamente pelo destacamento Policial Militar de Florânia.
Edivaldo Lima, que também é Coordenador do Programa Polícia Mirim, substituirá o Sargento Agenor Batista, que passará a comandar o Destacamento Policial Militar de São Rafael/RN, na região do Vale do Açu, que passou a pertencer a 3ª CPM/6º BPM. As posses do cabo Edivaldo Lima e sargento Agenor Batista, respectivamente em Florânia e São Rafael, aguardam apenas as publicações no Boletim da PM.
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasPara o Instituto Lula, a ação da Polícia Federal deflagrada hoje (4) foi uma ação “violenta”, com o objetivo de provocar “constrangimento público” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, a Operação Aletheia cumpriu mandado de condução coercitiva para Lula, que presta depoimento, desde às 8h da manhã, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“A violência praticada hoje contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da extensa nota. “É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história”, diz a nota do instituto.

Prefeitura de Jucurutu criará Programa de Estágio
Na tarde desta quinta-feira, 03/03, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB), esteve no IEL/Seridó, em Caicó, para iniciar o processo de formalização do convênio que será celebrado entre a prefeitura e o órgão para implantar em breve o Programa de Estágio (PROESTÁ) do município. O prefeito George encontrou-se com o gerente local do IEL, Marco Antônio dos Santos, e definiram o passo a passo para a assinatura do convênio, conforme detalhou o prefeito: “Tivemos uma reunião bem produtiva e ficou definido que em pouco tempo estaremos com tudo formalizado, o que nos possibilitará a implantação do nosso Programa de Estágios”, concluiu.
O PROESTÁ será um programa municipal que concederá estágios para estudantes de todas as modalidades (ensino médio, técnico e universitário) do município de Jucurutu cumprirem nas unidades administrativas e em projetos desenvolvidos pela prefeitura. George Queiroz explica o objetivo do PROESTÁ: “Nós sabemos o quanto a classe estudantil pode contribuir para o desenvolvimento local. E por se tratar de um projeto que visa atender uma demanda grande que temos de estudantes universitários e em outros segmentos, o PROESTÁ será um projeto de amplo alcance social que ofertará bolsas para que nossos futuros profissionais possam dar sua contribuição para o município”, finalizou o Chefe do Executivo Municipal.
A produção industrial brasileira cresceu 0,4% em janeiro em relação a dezembro de 2015, na série livre de influenciais sazonais, interrompendo um período de sete meses de quedas consecutivas, quando acumulou perdas de 8,7%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF), divulgada hoje (4).
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados da pesquisa indicam que, quando comparada a janeiro de 2015, a indústria, no entanto, caiu 13,8%, a vigésima terceira taxa negativa consecutiva e a mais intensa desde os -14,1% de abril de 2009.
Já a queda de 9% no resultado acumulado nos últimos doze meses (a taxa anualizada) foi a mais intensa desde novembro de 2009, mantendo uma trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%). Segundo o IBGE, o setor industrial, em janeiro de 2016, “volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só no avanço de 0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior, que interrompeu sete meses consecutivos de queda, mas também no predomínio de taxas positivas entre as grandes categorias econômicas e as atividades investigadas”.
Agência Brasil
04/03/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasNominuto – O dia será de chuva nas principais cidades do Estado. Em Natal, a previsão para está sexta-feira (4) aponta sol com aumento de nuvens ao longo do dia e períodos de nublado com possibilidade de pancadas de chuva que podem chegar aos 15 mm. A temperatura na capital deve variar entre 25°C e 36°C.
Na região Oeste, em Mossoró, o dia será de sol com aumento de nuvens ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de chuva durante a noite e precipitações de até 15 mm. A temperatura mínima será de 23°C e a máxima chega aos 36°C. Já em Caicó, a sexta-feira também contará com precipitações, contudo, na terra de Santana, as chuvas devem registrar apenas 5 mm. Na capital do Seridó, a temperatura varia entre 25°C e 36°C.