26/03/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Eliminatórias da Copa 2018: Brasil e Uruguai empatam

neymar

Foto: EFE

Terra – Com uma grande atuação do meio-campo para frente, principalmente no primeiro tempo, mas falhas importantes na defesa, a Seleção brasileira empatou com o Uruguai em 2 a 2 nesta sexta-feira na Arena Pernambuco, em jogo válido pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

O empate em casa, na cidade de São Lourenço da Mata, na Grande Recife, pode ser explicado na palavra da moda no futebol: “equilíbrio”. O setor ofensivo foi bem e marcou dois gols na etapa inicial, com Douglas Costa e Renato Augusto, mas a retaguarda de uma forma geral e em particular David Luiz falharam duas vezes, permitindo que Cavani e Luis Suárez deixassem tudo igual.

Num jogo que pareceu fácil no começo, a equipe pentacampeã mundial somou apenas um ponto e foi a oito, na terceira posição da classificatória por superar Paraguai e Argentina no saldo de gols. O Uruguai é vice-líder, com dez, a três do líder Equador. As duas equipes voltarão a campo na próxima terça-feira. O Brasil terá a dura missão de ir a Assunção encarar os paraguaios, enquanto a ‘Celeste’ enfrentará o Peru em Montevidéu.

26/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Brasil tem 9,6 milhões de desempregados, diz IBGE

O mercado de trabalho vai de mal a pior, diante do aprofundamento da recessão. Não por acaso, a taxa de desemprego atingiu 9,5% no trimestre terminado em janeiro, segundo a Pnad Contínua, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o pior resultado da série histórica. No total, 9,6 milhões de brasileiros estão sem trabalhado, 2,9 milhões (42,3%) a mais que no mesmo período de 2015, quando o índice de desocupação estava em 6,8%. Segundo os especialistas, as perspectivas são as piores possíveis, pois não há como o nível de atividade se recuperar, diante da onda de desconfiança que varreu o país.

A crise política fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) afundasse e as demissões se acelerassem. A retração da atividade neste ano deve passar dos 4%, o que levará o desemprego para algo entre 12% e 13%. Há quase uma década não se vê taxa de desocupação de dois dígitos no país. “O mercado não está favorável. Há um nível de dispensas expressivo, com setores importantes para o emprego formal, como a indústria e serviços financeiros, em baixa. Pior: está havendo queda do rendimento real, quem fica no mercado está ganhando menos”, afirmou o coordenador de Trabalho e Renda do IBGE, Cimar Azeredo. Na média, os salários ficaram em R$ 1.939, com queda de 2,4% ante janeiro do ano passado. Já a massa salarial despencou 3,1%.

Correio Braziliense

26/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mesmo com semana curta, Câmara vota várias matérias

Agência Brasil – Mesmo com uma semana mais curta, por causa dos feriados da Semana Santa, a Câmara dos Deputados teve dias movimentados em função das votações plenárias, da atuação da comissão especial que analisa o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a apresentação da defesa do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética e o fim da chamada janela partidária, que permitiu a parlamentares trocarem de partido por 30 dias.

A semana parlamentar, que normalmente começa às terças-feiras, teve início na segunda-feira (21), quando os deputados aprovaram a Medida Provisória (MP) 698, que possibilita a concessão de garantia em operações de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida nas prestações parcialmente custeadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A MP seguiu para apreciação do Senado.

Os deputados também aprovaram em plenário, na terça-feira (22), as MPs 699 e 709, que serão agora apreciadas pelo Senado. A primeira, aumenta a punição aos motoristas que utilizarem veículos para bloquear vias públicas. Esta MP altera o Código de Trânsito e será agora apreciada pelo Senado.  Já a MP 709 libera crédito de R$ 1,318 bilhão para os ministérios da Integração Nacional; Saúde; Defesa; Agricultura; Cultura; do Esporte; e Turismo.

Na noite de terça-feira (22), os deputados aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/15, que estabelece o aumento dos repasses da União para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto aprovado foi uma emenda aglutinativa assinada por vários líderes, inclusive da base governista, e foi fruto de acordo entre a Frente Parlamentar da Saúde e o governo. Outra PEC aprovada, em segundo turno, inclui claramente o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre os órgãos do Poder Judiciário. Como a PEC já foi aprovada em dois turnos pelo Senado Federal ela será promulgada nos próximos dias pelas mesas diretoras das duas casas legislativas.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Semana Santa

Para reduzir o número de acidentes nas estradas durante o feriado prolongado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou hoje (24) a Operação Semana Santa. No período de 24 a 27 de março, agentes rodoviários estarão distribuídos em pontos estratégicos, patrulhando vias e retirando infratores de circulação. Na Semana Santa do ano passado, foram registrados 1.847 acidentes nas rodovias federais do país, deixando 92 mortos e 1.197 feridos.

A operação visa a garantir segurança e conforto aos motoristas. As viaturas estarão posicionadas de acordo com estudo prévio de dias, locais e horários em que ocorrem determinados tipos de acidente para diminuir a incidência. As infrações mais autuadas durante as operações são a embriaguez ao volante, a ultrapassagem em faixa contínua e o excesso de velocidade. Também serão realizadas ações para o combate à criminalidade.

A fim de aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, maior parte da malha viária nacional, a corporação vai restringir o tráfego de caminhões com dois reboques, veículos com dimensões excedentes e caminhões-cegonha em alguns momentos. Esses veículos não poderão transitar nas rodovias de pista simples, independentemente de estarem descarregados ou terem autorização especial de trânsito, nesta quinta-feira das 16h às 24h, na sexta-feira, das 6h às 12h, e no domingo, entre as 16h e as 24h.

Agência Brasil

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Turismo religioso ganha força na Semana Santa

24_03_16_monte_do_galo

Turismo religioso ganha força na Semana Santa

A comemoração da ressurreição de Cristo na fé Católica começou no último domingo (20) e segue até a Páscoa (27). A tradicional encenação da Paixão de Cristo é o ponto alto da festa e, em alguns destinos, reúne dezenas de milhares de visitantes. Apenas no santuário de Aparecida, interior de São Paulo, o público esperado é de quase 155 mil pessoas entre sexta-feira (25) e domingo (27).

Já na cidade teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE), o público esperado é de 65 mil pessoas durante os oito dias de apresentações. O turismo religioso faz parte de um segmento considerado estratégico pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor no Brasil: o turismo cultural. “A cultura é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo e o Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável. Prova disso é que, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, ocupamos a oitava posição em atrativos culturais”, diz o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Chuvas: Rio Piranhas aumenta seu volume em Jucurutu

O Rio Piranhas – manancial  responsável pelo abastecimento de várias cidades da região Seridó do Rio Grande do Norte – aumentou seu volume consideravelmente nesses dois últimos dias, após as recentes chuvas registradas na região e em alguns municípios do estado da Paraíba. Na manhã desta quinta-feira (24) o Blog do Danilo Evaristo registrou imagens das águas se espalhando abundantemente no trecho do Piranhas, localizado na altura do dique de proteção do Centro de Jucurutu. Essas águas seguem para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

IMG_8099 IMG_8103 IMG_8107 IMG_8109 IMG_8110 IMG_8111

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Nélter Queiroz solicita retomada de obras federais

nelter

Nélter Queiroz solicita retomada de obras federais

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) externou na última terça-feira (22), em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a sua preocupação quanto ao repasse de recursos federais para os estados e municípios brasileiros. Segundo o parlamentar, os contratos e obras no Rio Grande do Norte, que dependem do Governo Federal, estão sendo paralisados.

“Faço um apelo ao Governo Federal para que coloque para funcionar os projetos importantes que estão em andamento no país e nos municípios potiguares. As construtoras contratadas pelos vários Ministérios Federais estão parando as obras para construção de praças, quadras, ginásios esportivos e muitas outras”, disse Nélter. De acordo com o parlamentar, os municípios sofrem com a queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e pela não liberação de emendas federais. “É preciso que os recursos sejam liberados para que o Brasil volte a funcionar e tenhamos o retorno do processo de geração de emprego e renda e a retomada das obras”, declarou Nélter.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo assina contrato com a ANA para avaliar águas do RN

robinson

Governo assina contrato com a ANA para avaliar águas do RN

O governador Robinson Faria recebeu nesta quarta-feira (23), o Diretor de Gestão de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella. Na ocasião, foi assinado um contrato de adesão do programa QUALIÁGUA, que vai permitir avaliar os recursos hídricos do Rio Grande do Norte. O Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) será responsável por executar o projeto, onde serão monitorados 63 pontos, entre açudes, lagoas, poços e rios perenes. Com a adesão do programa, o Estado vai receber da ANA nos próximos cinco anos, cerca de 4 milhões de reais para realizar o projeto. De acordo com o governador Robinson Faria o projeto veio para potencializar um trabalho que já vem sendo realizado pelo IGARN. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão do programa, já que seremos capazes de duplicar a capacidade de monitoramento da qualidade das águas superficiais do Estado, oferecendo mais qualidade de vida e segurança à população”, afirmou.

O programa determina parâmetros para a coleta e análises laboratoriais da água, padronizando as informações em todo o país. Segundo o Diretor Geral do IGARN, Josivan Cardoso Moreno, o QUALIÁGUA vai oferecer a infraestrutura para que mais pontos sejam acompanhados pelo Estado. “Recebemos veículos baús para a coleta da água e equipamentos para fazer as análises laboratoriais. Já fazemos o monitoramento pelo projeto Água Azul, mas agora será possível avaliar os pontos com mais frequência, uma vez a cada trimestre”, explicou Moreno. Anualmente, o IGARN deve apresentar à ANA um relatório com os resultados obtidos nas pesquisas. Para cada ponto com metas atingidas, pré-definidas pela ANA, o Estado poderá receber R$ 1,1 mil. “Achamos importante que os recursos hídricos sejam geridos através de uma gestão integrada e descentralizada, onde o Estado tenha o conhecimento de quais são os problemas da água e assim, planejar ações para solucioná-los”, disse o Diretor de Gestão de Recursos Hídricos da ANA, Paulo Varella.  Também estiveram presentes na reunião, o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França e a secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

PM do RN homenageia policiais padrão do mês de março

pm rn

PM do RN homenageia policiais padrão do mês de março

Nesta quarta-feira (23), o Comando da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte realizou uma homenagem aos militares eleitos “Policial Padrão” para o mês de março. A cada mês, os comandantes das unidades elegem um “Policial Padrão” de acordo com o grau de zelo e de compromisso demonstrado pelo militar à causa da Segurança Pública, destacando-se em suas funções e contribuindo, dessa forma, ao engrandecimento da instituição Policial Militar.

Durante a formatura, foram homenageados 40 policiais militares lotados em 15 unidades administrativas, 14 unidades operacionais da Região Metropolitana e em 11 unidades operacionais do interior do Estado, que receberam o Diploma de Policial Padrão das mãos de seus respectivos comandantes imediatos e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Dancleiton Pereira Leite. Na oportunidade, o Comandante Geral ressaltou o empenho dos policiais militares de todo o Estado, que vem contribuindo para a garantia e manutenção da ordem pública no RN.

“Nós estamos há 25 dias sem ocorrências relacionadas à explosões de caixa eletrônico no interior do Estado”, informou o Comandante. “Estamos com a Operação Madrugada Segura, nos deslocando ao interior do Estado, dando um suporte ao policial militar dos destacamentos”, completou. “Fazendo assim, nós estamos fazendo para a população, para a nossa família, para nossos amigos, para o povo do Rio Grande do Norte”, concluiu. O Comandante ainda falou sobre a realização do concurso público para o ano de 2016, com o mínimo de 2 mil vagas, podendo chegar a 2,6 mil vagas, devido à necessidade da corporação em expandir o efetivo existente.

24/03/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

RN: Abertas as inscrições para I Copa Garota Boa de Bola

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte abriu as inscrições para a realização I Copa Escolar de Futebol Garota Boa de Bola. A competição de futebol de campo promovida para meninas de 12 a 15 anos é aberta para todos os municípios e o termo de adesão deve ser preenchido até o dia 8 de abril no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br). As inscrições se encerram no dia 15 de abril e o Congresso Técnico acontecerá dez dias depois no auditório da SEEL.

A formação das seleções municipais será para alunas-atletas nascidas nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004, regularmente matriculadas até o dia 08 de abril de 2016, nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada. “A I Copa Escolar de Futebol Garota Boa de Bola, além de incentivar a prática do futebol feminino, também tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, educacional e cultural entre os municípios, escolas e participantes”, disse o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Canindé de França.

Com início dos jogos marcado para 30 de abril, a competição será realizada em cinco etapas: classificatória regional, eliminatória regional, quartas de final, semifinal e final. A I Copa Escolar de Futebol “Garota Boa de Bola”, é uma promoção da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte em parceria com o Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais, através das prefeituras municipais.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros