01/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasPPGECNM/UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), lança dois editais para cadastro de reserva de bolsistas para atuação no curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências Ciência é 10!, ofertado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições estão abertas até 10 de maio, exclusivamente pelo site da Sedis.
O Edital 21/2025 seleciona professores da UFRN para exercerem atividades de ensino no curso Ciência é 10!. Os selecionados deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais, com bolsa mensal no valor de R$ 1.850,00, sendo concedida uma bolsa para cada 15 horas-aula da matriz curricular. Professores que atuarem nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (I, II e III) poderão receber uma bolsa por unidade temática.
Para se candidatar, é necessário ser docente efetivo da UFRN (40 horas ou dedicação exclusiva) ou professor substituto/temporário com contrato vigente, possuir título de doutorado reconhecido pelo MEC, comprovar no mínimo um ano de experiência no magistério federal (superior ou técnico), e apresentar documentação comprobatória das atividades acadêmicas.
O Edital 22/2025 seleciona tutores para atuarem de forma remota no acompanhamento pedagógico de até 25 cursistas no curso Ciência é 10!. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 1.100 mensais. Para se candidatar, é necessário ter formação em licenciatura de Ciências Biológicas, Química ou Física, além de especialização na área de ensino de ciências. Os demais pré-requisitos podem ser consultados no edital.
Exigências para candidatura: formação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Química ou Física; especialização na área de Ensino de Ciências, com diploma reconhecido pelo MEC; não possuir vínculo ativo com outras bolsas da Capes, CNPq ou FNDE, salvo se permitido por regulação específica; e disponibilidade para atuar integralmente nas atividades descritas no edital, como mediação pedagógica, acompanhamento via AVA, correção de tarefas, participação em reuniões e relatórios.
Ambos os processos seletivos destinam-se à formação de cadastro de reserva, com validade de cinco anos, e incluem a reserva de 27% das vagas para ações afirmativas, contemplando pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, transgênero e travestis. Não há cobrança de taxa de inscrição. O resultado final será divulgado no site da Sedis no dia 28 de maio.
01/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Na manhã desta quarta-feira (30), a Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) recebeu a visita técnica de servidores da Câmara Municipal de Coronel Ezequiel. A ação integra o programa “Conheça o Processo Legislativo da ALRN: Visite a Diretoria Legislativa”, iniciativa que visa aproximar e capacitar os legislativos municipais do Estado.
“O objetivo é compartilhar com as câmaras municipais do RN o conhecimento e a experiência da Diretoria Legislativa no que se refere à técnica e à gestão do processo legislativo, tornando-o mais eficiente e transparente para a sociedade”, destacou a diretora da DL, Tatiana Mendes Cunha.
Durante a visita, a técnica legislativa Daniela Vaz apresentou aos participantes o sistema eLegis, ferramenta digital desenvolvida pela Diretoria de Gestão Tecnológica da ALRN que elimina o uso de papel em todas as etapas do processo legislativo. Do gabinete parlamentar ao arquivamento, todo o trâmite ocorre de forma digital, garantindo segurança, agilidade e rastreabilidade dos documentos. O sistema é considerado um exemplo de transformação digital e já foi adotado por outras casas legislativas estaduais.
Os servidores da Câmara de Coronel Ezequiel também conheceram os demais sistemas informatizados utilizados no Parlamento potiguar e as rotinas operacionais da Diretoria Legislativa. A troca de experiências visa contribuir com a modernização dos legislativos municipais, promovendo um intercâmbio técnico que fortalece a atuação do Poder Legislativo em todo o Estado.
Desde o lançamento do programa, já participaram representantes das Câmaras Municipais de Jardim do Seridó, Pau dos Ferros, Coronel Ezequiel, Vila Flor, Currais Novos, Nísia Floresta e Senador Elói de Souza.
01/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
ASCOM/IGARN
As reservas hídricas superficiais do Rio Grande do Norte encerraram o mês de abril com 51,58% da sua capacidade total. O dado consta no Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), autarquia vinculada ao Governo do Estado.
Ao todo, os mananciais monitorados acumulam 2.728.874.972 metros cúbicos de água, de um volume total possível de 5.290.307.815 m³.
Atualmente, apenas dois reservatórios estão com 100% da capacidade: o açude Riacho da Cruz II, com 9.604.200 m³, e o açude Dinamarca, localizado em Serra Negra do Norte, com 2.724.425 m³.
O maior manancial do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, acumula atualmente 1.476.214.459 m³, o que corresponde a 62,21% de sua capacidade total de 2.373.066.000 m³. Já a barragem Oiticica, segundo maior reservatório do RN, registra 101.750.245 m³, equivalentes a 13,70% da sua capacidade de 742.632.840 m³.
Outros importantes reservatórios também apresentam volumes significativos. A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 408.434.900 m³ (68,11% da capacidade), enquanto a barragem Umari, em Upanema, soma 214.707.155 m³ (73,33%).
Além de Riacho da Cruz II, Dinamarca e Umari, outros sete reservatórios superam os 70% de volume armazenado:
- Poço Branco (72,37%)
- Trairi, em Tangará (71,09%)
- Açude público de Cruzeta (81,83%)
- Campo Grande, em São Paulo do Potengi (72,60%)
- Encanto (73,40%)
- Riachão, em Rodolfo Fernandes (80,10%)
- Pinga, em Cerro Corá (72,98%)
Por outro lado, onze reservatórios permanecem em estado de alerta, com volumes abaixo de 10% da capacidade:
- Itans (Caicó) – 0,61%
- Sabugi (São João do Sabugi) – 5,95%
- Passagem das Traíras (São José do Seridó) – 0,03%
- Esguicho (Ouro Branco) – 4,45%
- Carnaúba (São João do Sabugi) – 7,38%
- Japi II (São José do Campestre) – 9,04%
- Jesus Maria José (Tenente Ananias) – 3,01%
- Tourão (Patu) – 9,64%
- Brejo (Olho D’Água do Borges) – 5,36%
- Gangorra (Rafael Fernandes) – 8%
- Mundo Novo (Caicó) – 2,67%
- Lulu Pinto (Luís Gomes) – 8,81%
O monitoramento contínuo desses reservatórios é fundamental para a gestão dos recursos hídricos no estado, permitindo ações estratégicas para garantir o abastecimento e a segurança hídrica da população potiguar.
01/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), na manhã de terça-feira (29), voltou a defender os servidores mais humildes do Estado do Rio Grande do Norte, na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar direcionou cobrança ao Governo do Estado visando a normalização dos empréstimos consignados.
“O Governo do Estado retira o dinheiro do servidor, na folha de pagamento, no contracheque dos servidores, retém e não repassa ao Banco do Brasil. Isso é um crime! A governadora Fátima está se apropriando indevidamente de um dinheiro que não é dela. […]Isso é um massacre, uma perseguição aos servidores mais simples do nosso Rio Grande do Norte”, disse Queiroz.
Segundo Nelter, Fátima Bezerra foi a governadora que mais maltratou os servidores mais simples. “Isso é uma falta de respeito, de vergonha”, reclamou o deputado, afirmando que o Governo precisa acordar uma vez que o ocorrido é um crime e se enquadra no artigo 168 do Código Penal Brasileiro. Nelter Queiroz encerrou sua fala cobrando solução para o problema.
01/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/X @jairbolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quarta-feira (30) e segue internado em um quarto no Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (1º), o ex-presidente segue estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada. Apesar da melhora e da saída da UTI ainda não há previsão de alta e as visitas seguem não sendo recomendadas pelos médicos.
Bolsonaro está no hospital desde o dia 13 do mês passado, quando foi submetido a uma cirurgia que durou 12 horas para retirar aderências no intestino e reconstruir a parede abdominal. O procedimento foi realizado após ele passar mal, no dia 11, em uma agenda no interior do Rio Grande do Norte.
No total, o ex-presidente passou 18 dias na UTI, e só voltou a se alimentar pela via oral nesta terça-feira (29). No mesmo dia, à tarde, ele retirou a sonda nasogástrica e postou um vídeo do instrumento sendo puxado de seu nariz pelo médico.
Apesar das informações oficiais serem divulgadas apenas por boletins médicos, Bolsonaro e familiares publicizaram todo o tratamento, incluindo fotos do ex-presidente sem camisa e com os pontos à mostra.
Também durante a internação na UTI, ele recebeu visitas de correligionários e apoiadores, concedeu entrevista à televisão, participou de uma live e foi intimado por uma oficial de Justiça.
Estadão Conteúdo
G1
O sorteio do concurso 2.857 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (29), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 11 milhões.
Veja os números sorteados: 02 – 18 – 28 – 38 – 41 – 50
5 acertos – 37 apostas ganhadoras, R$ 48.309,97
4 acertos – 1.709 apostas ganhadoras, R$ 1.494,16
O Poder Judiciário potiguar determinou que o Estado do Rio Grande do Norte realize e custeie a cirurgia de próstata em um paciente que se encontra com hiperplasia prostática benigna. A decisão é dos desembargadores integrantes da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que, por unanimidade de votos, acolheram o recurso interposto pela parte autora.
Na Apelação Cível interposta, o paciente alegou que o caráter eletivo do procedimento cirúrgico não afasta a necessidade de realização, sob pena de piora significativa de sua saúde, pois se trata de um idoso acometido pela condição desde o ano de 2017, agravada nos últimos meses, o que culminou em sua incapacidade, conforme laudo médico anexado aos autos.
Ao analisar o caso, a relatora do processo, desembargadora Lourdes Azevedo, citou a Lei Federal nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes (Sistema Único de Saúde). Diante disso, a legislação atribui a todos os entes federados a prestação dos serviços de saúde à população, podendo o cidadão recorrer àquele que lhe prestará assistência.
“Ao SUS compete a integralidade da assistência à saúde, seja individual ou coletiva, devendo atender aos que dela necessitem em qualquer grau de complexidade e em qualquer das esferas de poder, de modo a assegurar o princípio maior, que é a garantia à vida digna”, afirmou a magistrada. Ela ainda acrescentou que, de acordo com a Secretaria de Saúde, o enfermo se encontra no sistema de regulação do Estado.
“Negar a proteção perseguida nas circunstâncias dos autos, omitindo-se em garantir o direito fundamental à saúde, viola o dever constitucional estabelecido nos dispositivos antes mencionados e atenta contra a vida e a dignidade da pessoa humana, pois o direito à saúde não pode ser relativizado”, relatou na decisão.
Ainda conforme análise da magistrada, nesse contexto, o próprio paciente reconhece que se trata de um procedimento de natureza eletiva e, embora alegue a necessidade de urgência em sua realização devido ao agravamento de seu estado de saúde, não apresentou documentos que comprovem essa afirmação. “Desse modo, a fila deverá ser respeitada, pois a decisão sobre quem deve realizar primeiro determinado tipo de cirurgia cabe exclusivamente aos médicos, que devem seguir a orientação sobre a questão”, ressaltou.
Diante disso, em consonância com o parecer ministerial, a relatora deu provimento ao apelo cível do paciente, reformando a decisão de primeiro grau para obrigar o Estado do Rio Grande do Norte a fornecer o procedimento cirúrgico requerido, respeitando a classificação do autor na fila de regulação.
TJRN
30/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) comentou, na sessão desta quarta-feira (30), sobre a lei estadual de transações tributárias sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT). A nova lei cria um canal de negociação entre o Estado e empresas inadimplentes, garantindo condições específicas para quitação de dívidas fiscais.
“Esse projeto de lei nasceu nessa Assembleia em audiência pública”, disse o deputado, lembrando que as discussões foram levantadas pela Comissão de Finanças da Casa. “Queremos que essa lei possa facilitar as negociações de quem tem débito com o governo”, concluiu o parlamentar.
O deputado Tomba Farias (PL) seguiu no horário de deputados, reforçando o discurso do deputado Gustavo Carvalho (PL), no horário de lideranças, que repercutiu publicação nacional sobre o que foi definido como ‘escândalo dos respiradores’. Apesar de ouvir do líder do governo, deputado Francisco do PT, que nenhuma irregularidade foi encontrada no Rio Grande do Norte, Tomba questionou o pagamento antecipado dos respiradores. “O governo mandou R$ 5 milhões para o Consórcio Nordeste e não recebeu os respiradores”, encerrou Tomba, que ainda fez críticas ao programa de recuperação de estradas do Governo do Estado.
30/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Banco do Nordeste foi um dos destaques da 26ª Exposição Agropecuária de Currais Novos – Exponovos 2025, que marcou a abertura do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras do Rio Grande do Norte. Patrocinadora master do evento, a instituição de desenvolvimento regional contribuiu com R$ 5,3 milhões do volume de negócios realizados no Parque de Exposições Dr. José Bezerra de Araújo. O volume é recorde das participações do BNB na Exponovos.
O valor inclui R$ 1,7 milhão em negócios prospectados, que devem ser fechados até o fim do ano nos municípios da jurisdição da agência Currais Novos. Dos R$ 3,6 milhões em contratações efetivadas diretamente no estande do banco, R$ 2,35 milhões (65,3%) dizem respeito a operações comerciais e R$ 1,25 milhão (34,7%) a operações rurais.
“Embora a feira tenha foco maior no agronegócio, foram realizados diversos atendimentos ao público empresarial, com ênfase nas micro e pequenas empresas. Nossos gerentes de carteiras estavam no evento, garantindo essa atenção especializada aos clientes desse segmento”, pontua o gerente em exercício de Currais Novos, Jaelson Santos.
A equipe da agência Currais Novos não poupou esforços na apresentação do portfólio de produtos e serviços, com as mais diversas linhas de crédito, realizando e prospectando negócios com clientes ativos e potenciais clientes, rurais e urbanos. A presença de colaboradores dos programas de microfinanças Agroamigo e Crediamigo ajudou a maximizar os resultados obtidos.
O estande também foi visitado por vários fornecedores e expositores da feira. Alguns deles já são clientes do Banco do Nordeste, mas quem não era recebeu tratamento de futuro cliente e também foi orientado quanto aos processos de crédito do BNB.
“A parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura Municipal de Currais Novos foram determinantes para o sucesso do evento. O espaço destinado ao Banco do Nordeste, amplo e confortável, permitiu um atendimento diferenciado a um maior número de clientes, fazendo desse evento um case de sucesso”, acrescenta o gerente geral Edjúnior Fernandes.
30/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) apresentou, na manhã desta terça-feira (29), uma tecnologia munida de Inteligência Artificial (IA) que promete auxiliar no gerenciamento de riscos e na comunicação com a população em situações de desastres naturais.
A solução, intitulada Noah – referência ao personagem bíblico Noé – é fruto de um trabalho de professores, pesquisadores e estudantes engajados em auxiliar cidadãos e autoridades brasileiras no gerenciamento de crises como enchentes, deslizamentos e outras ameaças naturais.
Segundo Patrick Terrematte, docente do IMD que hoje coordena a iniciativa junto ao professor Ricardo José Matos, do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN, o projeto tem “um potencial indiscutível, visto que precisamos engajar as pessoas de modo eficiente quanto aos riscos ambientais. Até mesmo países desenvolvidos enfrentam crises, então todos nós precisamos estar preparados para essas eventualidades”.
Nesta terça-feira, o Noah foi apresentado à titular da Secretaria Municipal de segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Samara Trigueiro; ao secretário adjunto da Defesa Civil de Natal, José Geraldo Moura; e ao diretor do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Stenio Stephanio de Oliveira.
Agora, o objetivo é oferecer a solução para órgãos públicos, como a Defesa Civil, de modo que possam operar de forma mais eficiente em ações de prevenção, resposta e mitigação de desastres.
“A Defesa Civil de Natal precisa desse tipo de tecnologia. Isso vai facilitar o nosso trabalho, tanto na parte da prevenção quanto na de resposta. A Secretaria vai tentar investir no desenvolvimento do chatbot para consolidar essas informações e desenvolver um trabalho melhor do que já está sendo feito”, comenta a secretária Samara Trigueiro.
Solução
O Noah é uma plataforma que inclui um chatbot com inteligência artificial para facilitar a comunicação entre a população e os órgãos de Defesa Civil. A ferramenta permitirá o envio, em tempo real, de relatos sobre danos na infraestrutura urbana ou nos domicílios causados por eventos naturais ou ações humanas, além de classificar as ocorrências em termos de risco ou incidente.
Os recursos de Inteligência Artificial compõem a solução por meio de tecnologias como integração com API do WhatsApp, transcrição de áudios e classificação de imagens usando modelos de deep learning treinados com dados do MIT sobre desastres naturais.
Além disso, a ferramenta utiliza modelos de linguagem (LLMs) para sugerir ao usuário orientações em situações de risco, tudo com base nas diretrizes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e em documentos oficiais da Política Nacional de Defesa Civil.
Atualmente, a solução está em fase de prototipagem, mas, segundo Patrick Terrematte, ela pode estar pronta para uso nas próximas semanas. Essa é uma versão melhorada do Noah inicialmente concebido em 2018, sob coordenação do professor Emerson Alencar, falecido durante a pandemia de COVID-19 em 2021.
O desenvolvimento da plataforma conta com a participação dos professores de diferentes departamentos da UFRN: o docente Pitágoras Bindé (Departamento de Psicologia) e Lutiane de Almeida (Geografia).
Além desses, também compõem o time os alunos do Bacharelado em TI do IMD Gabriel Rocha, Dinorah Chagas, Hosana Iasmin dos Santos, Jady Lima e Juliana Santiago.
Todo o trabalho também recebe o apoio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia (GREPE) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (NUPED), ambos da UFRN, além da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).
A plataforma também poderá ser acessada por meio do site https://noah.imd.ufrn.br.