O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), monitora atualmente 69 reservatórios responsáveis pela segurança hídrica da população potiguar. De acordo com o relatório dos volumes dos principais reservatórios do RN as reservas hídricas superficiais do Estado acumulam 2.014.368.759 metros cúbicos de água, o que corresponde a 38,08% da capacidade total de armazenamento, estimada em 5.290.123.351 m³.
No final de 2024, o volume acumulado dos reservatórios monitorados era de 2.857.983.339 m³, representando 62,82% da capacidade total à época, que era de 4.549.292.240 m³. A redução percentual atual também é influenciada pela inclusão da barragem de Oiticica no sistema de monitoramento após a conclusão de sua obra. O reservatório acumula atualmente 108.866.553 m³, equivalentes a 14,66% de sua capacidade total de 742.632.840 m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, acumula 1.074.906.759 m³, o que representa 45,30% de sua capacidade total, estimada em 2.373.066.000 m³. No final de 2024, o volume armazenado era de 1.612.995.770 m³, correspondendo a 67,97% da capacidade.
Já a barragem Santa Cruz do Apodi registra atualmente 333.449.695 m³, o equivalente a 55,60% de sua capacidade total de 599.712.000 m³. No último relatório de 2024, o manancial acumulava 429.286.900 m³, ou 71,58% da capacidade total.
A barragem Umari, localizada no município de Upanema, acumula 155.682.032 m³, correspondentes a 53,17% de sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No final de 2024, o volume armazenado era de 228.670.088 m³, o equivalente a 78,09%.
Atualmente, a região do Seridó apresenta o menor percentual de acúmulo de reservas hídricas superficiais do Estado. Os reservatórios monitorados na região acumulam, juntos, 161.693.607 m³, o que corresponde a apenas 14% da capacidade total de armazenamento, estimada em 1.192.646.324 m³.
Entre os principais reservatórios do Seridó, a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, acumula 21.463.935 m³, correspondentes a 48,32% de sua capacidade total de 44.421.480 m³. No final de 2024, o volume armazenado era de 33.195.934 m³, o que representava 74,73%.
O açude Dourado, localizado em Currais Novos, acumula atualmente 1.433.371 m³, o equivalente a 13,89% de sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. Em dezembro de 2024, o reservatório registrava 5.571.821 m³, correspondendo a 53,98% da capacidade.
O levantamento do IGARN aponta ainda que 18 reservatórios monitorados apresentam volumes inferiores a 10% de sua capacidade total. São eles: Itans, em Caicó, que se encontra seco; Sabugi, em São João do Sabugi (1,12%); Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%); Esguicho, em Ouro Branco (0,67%); Carnaúba, em São João do Sabugi (1,99%); Japi II, em São José do Campestre (7,26%); Bonito II, em São Miguel (6,15%); Apanha Peixe, em Caraúbas (7,33%); Gangorra, em Rafael Fernandes (3,50%); Jesus Maria José, em Tenente Ananias (0,33%); Tourão, em Patu (2,64%); Brejo, em Olho D’Água do Borges (0,43%); 25 de Março, em Pau dos Ferros (5,74%); São Gonçalo, em São Francisco do Oeste (2,57%); Mundo Novo, em Caicó (1,06%); Inspetoria, em Umarizal (6,41%); Dinamarca, em Serra Negra do Norte (8,30%); e Lulu Pinto, em Luís Gomes (0,01%).
A Caern deve restabelecer o abastecimento de água da cidade de Upanema, Sítio Poré, Assentamentos Boa Água I e II e parte do Sítio Bom Jesus, entre o final da tarde e a noite desta quarta-feira (31). A falta de água nestas regiões foi causada por vazamento, às 7h de hoje (30), na adutora Poço II que abastece a cidade.
Após o religamento da distribuição do líquido, o prazo para normalização completa do fornecimento de água deve ser concluída em até 96h. Retornando, primeiramente, às partes mais baixas para depois chegar às mais altas.
A Companhia recomenda aos clientes com reservatórios domésticos que façam economia de água enquanto durar o conserto do trecho rompido e o período de normalização, observando que o estado enfrenta época de forte estiagem.
Pelo menos dois banhistas foram atacados por piranhas enquanto tomavam banho no Rio Piranhas-Açu, nas proximidades da ponte Felipe Guerra, em Assú, no Oeste potiguar, na tarde do sábado (28).
Os ataques ocorreram por volta das 13h, segundo o relato de um dos feridos, o mecânico Manoel de Melo.
Manoel disse que outro banhista tinha sido atacado minutos antes. “Ele mostrou que tinha sido atacado. Eu até disse que tinha sido por uma piranha pequena”, comentou.
Na sequência, o mecânico também entrou na água e foi mordido em uma área rasa do rio. “Eu ainda estava no raso quando senti a fisgada”, contou.
O ferimento foi no pé direito, próximo ao dedo mindinho, e ele afirmou que não chegou a ver o peixe no momento do ataque. O homem não procurou atendimento médico. Após o ataque, os banhistas saíram da água.
Procurada, a prefeitura de Assu informou que não tinha sido notificada do caso.
Essa não é a primeira vez que ataques do tipo ocorrem na região. Em janeiro de 2024, o g1 noticiou pelo menos seis ataques semelhantes na região.
Segundo o biólogo Rodrigo Costa Goldbaum, o professor do Departamento de Biociências da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), as ocorrências são comuns nessa época por causa do período reprodutivo das espécies.
“As piranhas, em especial, têm um comportamento reprodutivo de criar ninhos, onde elas colocam os seus ovos. E, assim como várias outras espécies, as piranhas também cuidam dos seus filhotes. E por cuidar do seu ninho, nesse comportamento territorialista, algumas pessoas que se aproximam, sem saber desses locais, obviamente, e acabam sendo atacadas”, explica o professor.
De acordo com ele, os ninhos são feitos principalmente nas marginais dos rios e açudes em locais com mais estruturas como vegetação.
Ainda de acordo com o professor, os rios da região contam com três espécies de piranhas nativas. Para ele, os ataques também podem estar relacionados à retirada da vegetação das margens do rio, que acaba diminuindo os locais propícios para a produção e aumentando a chance de contato entre os animais e humanos.
“É interessante que houvesse algum tipo de estudo, algum tipo de levantamento por parte do poder público, para identificar essas áreas de reprodução e assim fazer algum tipo de ordenamento, de gestão, minimizando esses ataques”, defendeu.
Segundo o advogado e pesquisador de história regional e genealogia Gregório Celso Macêdo, no Dicionário Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o autor Antonio Soares ressalta que o rio Piranhas-Açu recebeu esse nome justamente pela abundância de peixes da espécie.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que não haverá cobrança extra nas contas de luz em janeiro de 2026, quando a Bandeira tarifária será verde. A Neoenergia Cosern lembra que é possível ver o valor da fatura chegar ainda menor no final do mês com a adoção de algumas mudanças simples no dia a dia. Confira as principais dicas de consumo consciente da distribuidora.
Ar-condicionado e ventilador
O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia Inverter, onde há melhor uso do compressor. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.
As recomendações para quem vai comprar um ar-condicionado são de optar por modelos Split, dotados de tecnologia Inverter. Eles são até 60% mais econômicos por adotarem um sistema que não desliga completamente o compressor de ar durante o uso, evitando picos de energia. É essencial identificar a capacidade mais adequada do aparelho para as características do ambiente. A instalação deve ser feita, preferencialmente, em paralelo ao lado de maior dimensão do cômodo e no alto.
Após a refrigeração do espaço, o consumidor pode recorrer aos ventiladores de teto, que são mais econômicos, para circular o ar e manter o clima agradável. Quanto maior a velocidade, maior o consumo.
Chuveiro elétrico
Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver ensaboando. Por segurança, a orientação é sempre usar resistências originais, pois as inadequadas podem elevar o consumo de energia e provocar sérios danos à instalação e ao chuveiro, causando risco de acidentes. A troca por aquecedor solar térmico é sempre recomendado.
Geladeiras
Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira o mínimo de vezes possível.
Iluminação natural e uso de LED
É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas. O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia.
Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando essas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.
O Sistema Faern/Senar informa que irrigantes e aquicultores devem realizar a revisão cadastral junto à Neoenergia Cosern para manter o benefício de desconto na conta de energia elétrica, que pode chegar a até 90%.
A atualização atende às normas da Aneel e é obrigatória para garantir a continuidade do enquadramento tarifário. Os produtores convocados são notificados diretamente na fatura, por e-mail ou SMS.
Além da revisão, os beneficiários podem optar pelo novo horário reservado do irrigante, que passa a funcionar das 5h às 13h30. A alteração deve ser solicitada nos canais de atendimento da Neoenergia Cosern.
O prazo para regularização e envio da documentação segue até 31 de dezembro de 2025. As orientações completas, formulários e demais exigências estão disponíveis nos canais oficiais da distribuidora.
Os Municípios brasileiros recebem, na próxima terça-feira, 30 de dezembro, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês, no valor de R$ 5.861.114.242,99, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O terceiro decêndio compreende o período de arrecadação entre os dias 10 e 20 do mês corrente. O valor divulgado já considera o desconto da retenção destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante totaliza R$ 7.326.392.803,74.
A CNM reforça que variações significativas entre os meses – como ocorreu em outubro, quando os valores repassados foram substancialmente menores – evidenciam a necessidade de cautela nas análises. A entidade recomenda que os gestores evitem comparações com o mês imediatamente anterior e priorizem sempre a análise com base no mesmo período do ano anterior, como forma de reduzir os efeitos da sazonalidade da arrecadação e garantir maior precisão no planejamento fiscal.
Perspectivas para o próximo ano
Para 2026, a trajetória dos repasses do FPM dependerá do desempenho da economia e da estabilidade da arrecadação federal. No entanto, o cenário requer cautela redobrada em razão do calendário eleitoral. Restrições fiscais e legais, típicas do período, tendem a limitar incentivos e transferências discricionárias, o que pode resultar em uma postura mais conservadora da União.
Diante desse contexto, a CNM recomenda que os Municípios adotem um planejamento fiscal rigoroso, com projeções prudentes. Uma estratégia para garantir o equilíbrio do fluxo de caixa é constituir um fundo de reserva ainda no primeiro semestre, evitando dificuldades financeiras na segunda metade do ano, quando as restrições eleitorais passam a vigorar de forma mais efetiva.
O Rio Grande do Norte e a Argentina vão ficar ainda mais próximos. Uma nova rota aérea, operada pela JetSMART vai conectar Buenos Aires a Natal. O primeiro voo chega nesta terça-feira, dia 30 de dezembro, às 10h35 no Natal Airport.
O aumento da conectividade com a Argentina, principal emissor de turistas internacionais para o estado, e da malha aérea entre a América do Sul e a Região Nordeste é resultado de esforços conjuntos da Embratur, Governo do RN e Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto de Natal. Durante a alta temporada, até final do mês de março, os voos serão diários em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 186 passageiros. Essa é a primeira conexão regular com uma companhia aérea internacional dos últimos 26 anos, quando conquistamos uma ligação para Lisboa, em Portugal, via TAP, em março de 1999.
A chegada de turistas internacionais no Rio Grande do Norte, impulsionou o crescimento de 44,9% do setor no estado. Segundo a Emprotur, foram 78,6 mil visitantes entre janeiro e novembro deste ano, contra 50,1 mil no mesmo período do ano passado. “Esses números foram puxados pelo reposicionamento estratégico do Brasil no mercado internacional e também do Rio Grande do Norte, que hoje se promove como um destino sustentável e verde, paisagens paradisíacas e experiências que envolvem e cativam nossos visitantes. Um novo voo direto Natal-Buenos Aires não é apenas um avanço na conectividade aérea, mas um passo importante para ampliar o fluxo turístico, gerar negócios e impulsionar a economia potiguar por meio do turismo”, afirma Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.
A Argentina é um dos países que mais emitem turistas ao estado potiguar e teve, neste ano, um crescimento do fluxo de visitantes de 125%, número que deve expandir ainda mais com o aumento de 300% na oferta de voos de Buenos Aires para Natal a partir de agora.
“O Brasil está se conectando cada vez mais ao mundo. Isso teve uma contribuição definitiva para que tenhamos em 2025 um ano histórico no turismo internacional, com mais de 9 milhões de visitantes estrangeiros. O Rio Grande do Norte acompanha esse crescimento e agora tem uma nota rota para receber ainda mais turistas. Essa ligação com a Argentina, maior mercado emissor de turistas para o Brasil, é estratégica e contribuirá para que sigamos crescendo, com o turismo internacional aquecido, trazendo benefícios internos como a geração de empregos, renda e receita para nossa economia”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A Zurich Airport Brasil, administradora da principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Norte, também comemora a chegada da rota. “O Brasil vive um ótimo momento no turismo internacional, com crescimento no número de visitantes e o desejo cada vez maior de conhecer nosso país. Desde que assumimos a operação no Aeroporto de Natal, buscamos um trabalho integrado para agregarmos novos voos. O voo para Buenos Aires é fruto desse diálogo constante entre Poder Público, trade turístico, companhias aéreas e nós da Zurich Airport Brasil”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
“Essa nova rota representa um avanço significativo na política de fortalecimento da conectividade internacional, ampliando o acesso do mercado argentino ao nosso destino e consolidando o RN como um dos principais polos turísticos do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma ação estruturante, que contribui diretamente para o aumento do fluxo de visitantes, a movimentação da economia, a geração de emprego e renda e a promoção do Rio Grande do Norte no cenário internacional, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo e com a valorização das potencialidades do estado”, destaca Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.
A Jetsmart é uma companhia aérea ultralowcoast, com preços de bilhetes mais acessíveis, contribuindo não só para aumentar o fluxo de turistas, mas também democratizando o acesso do povo potiguar a viagens internacionais.
A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte solicitando à Prefeitura do Natal a apresentação oficial do Projeto Técnico do Parque Linear da capital. O pedido é direcionado ao prefeito Paulinho Freire e ao secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.
“A implantação do Parque Linear representa uma intervenção de grande relevância para Natal, com reflexos diretos na mobilidade urbana, no meio ambiente, no uso do solo e na qualidade de vida da população”, afirmou a parlamentar.
Divaneide justifica que a apresentação oficial do Projeto Técnico completo, acompanhada dos correspondentes estudos de impacto ambiental, urbanístico e social, são etapas indispensáveis para garantir que a população e os órgãos de controle – incluindo o Legislativo do RN – possam avaliar, de forma criteriosa, a pertinência, a viabilidade e os potenciais riscos e benefícios da obra.
No documento, a parlamentar requer o envio de informações detalhadas sobre o empreendimento, incluindo memorial descritivo completo da obra, estudos de impacto ambiental, urbanístico e social, além de dados sobre etapas de execução, prazos, investimentos previstos e fontes de recursos.
O requerimento também solicita a apresentação das medidas de mitigação, compensação e monitoramento ambiental previstas para o projeto, considerando possíveis impactos sobre flora, fauna, recursos hídricos, solo, ruído e circulação urbana.
Na justificativa, a parlamentar destaca que a transparência é um princípio fundamental da administração pública e que grandes intervenções urbanas devem ser amplamente apresentadas à sociedade, permitindo o controle social e a participação cidadã.
A proposição reforça ainda a importância da disponibilização integral dos estudos técnicos para que moradores, entidades representativas, especialistas e órgãos de controle possam acompanhar, avaliar e contribuir com o projeto antes de sua execução.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um novo procedimento, neste sábado, 27, para tratar a crise de soluços, dois dias após ser submetido a uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que acompanha o marido no hospital, Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico, voltado a interromper a crise de soluços pela qual o paciente passa.
A equipe médica do ex-presidente dará coletiva de imprensa às 17 horas deste sábado, 27, para atualizar as informações sobre o quadro de saúde.
Na quinta-feira, 25, Bolsonaro passou pela oitava cirurgia desde que vítima de um atentado a faca durante a campanha eleitoral de 2028. A intervenção cirúrgica foi realizada para tratar uma hérnia inguinal.
O novo procedimento estava previsto inicialmente para a próxima segunda-feira, 29, mas foi realizado neste sábado, segundo Michelle.
Trata-se de um bloqueio anestésico do nervo frênico, que não é um procedimento comum para curar soluços, mas foi escolhido como uma opção pela equipe médica de Bolsonaro.
“Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, escreveu a ex-primeira-dama no Instagram.
Nas redes sociais, o filho Carlos Bolsonaro também comentou sobre o procedimento. “Meu pai volta à mesa de cirurgia novamente”, escreveu o ex-vereador. “Meu irmão, @bolsonaro__jr (Jair Renan Bolsonaro) está aguardando no hospital para mais informações pois não é possível visita de mais de um filho no mesmo horário. Pra que isso, Meu Deus?!”
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi condenada a pagar R$3 mil, a título de danos morais, a um morador que teve o fornecimento de água suspenso de forma indevida por oito dias. A sentença é do juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim, do 1º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Parnamirim.
De acordo com os autos, o homem alugou um imóvel em maio de 2025 e procurou a Caern para solicitar a alteração da titularidade da unidade consumidora, buscando evitar qualquer vínculo com débitos anteriores. Ele foi informado, por funcionários da concessionária, de que a atualização cadastral seria concluída em até 30 dias úteis.
Entretanto, o consumidor recebeu uma cobrança referente a períodos de consumo entre setembro de 2024 e abril de 2025, anteriores à sua ocupação do imóvel. Além disso, teve o fornecimento de água interrompido por oito dias. Ele ainda relata que a equipe técnica enviada ao local se recusou a religar a água, sob a justificativa de que a caixa do hidrômetro estaria danificada, mas o morador afirmou que o equipamento antigo, realmente avariado, já havia sido substituído por um novo, devidamente instalado.
Na sentença, o magistrado destacou que, embora a Caern tenha apresentado contestação e relatórios internos, não comprovou que o consumidor utilizou o serviço nos períodos que originaram os débitos. O juiz também observou que os documentos juntados aos autos indicam que o corte do fornecimento foi registrado como “falta de pagamento”, ainda que os valores cobrados se refiram ao período anterior à titularidade do autor.
Situação gerou indenização
Assim, “tal circunstância evidencia que o corte do fornecimento teve como fundamento débitos pretéritos, alheios à relação contratual atual, o que reforça a irregularidade da conduta da ré”, destacou. Quanto aos danos morais, o juiz considerou que ficaram configurados, uma vez que o morador permaneceu sem água em sua residência por oito dias, com o serviço sendo restabelecido apenas por decisão judicial.
Ele ressaltou que “cabia à concessionária proceder com a regular prestação do serviço contratado. Entretanto, o que se verifica é o tolhimento do direito à continuidade do fornecimento de água imposto à parte autora unicamente em virtude da má prestação do serviço fornecido pela parte demandada”, contrariando o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que assegura a continuidade dos serviços essenciais.
Por isso, a Caern foi condenada ao pagamento de R$3 mil em danos morais, valor que deverá ser corrigido monetariamente e acrescido de juros legais. “No que se refere ao pleito indenizatório, entendo ser este devido no caso em tela, tendo em vista que, por erro da concessionária ré, a parte autora ficou sem água em sua residência por 08 (oito) dias, sendo esta restabelecida tão somente após decisão deste Juízo”, finalizou.