14/10/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasA Caern informa que, dando prosseguimento ao seu cronograma de manutenção, irá realizar a limpeza programada de reservatórios nos municípios de Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Bodó e São Vicente, além do Conisa. O serviço é essencial para garantir a qualidade da água e exigirá a suspensão do fornecimento nas áreas atendidas.
A Companhia precisará suspender o fornecimento de água entre os dias 15 e 17 de outubro para conseguir limpar os reservatórios destas localidades. Por isso, orienta que a população reforce o armazenamento de água em seus reservatórios domiciliares e utilize o recurso com a máxima moderação e consciência.
Após a conclusão dos serviços, o abastecimento será retomado gradativamente. O prazo para a completa regularização do fornecimento de água em todas as localidades é de até 96 horas após a conclusão, com normalização prevista até o dia 21 de outubro. A Companhia reforça que esta manutenção é fundamental para garantir a qualidade da água e agradece a compreensão de todos.

Toru Hanai/Getty Images
O Brasil perdeu do Japão por 3 a 2 de virada nesta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, depois de ter aberto 2 a 0 no placar. Esta foi a primeira derrota brasileira para os nipônicos na história.
Os gols dos comandados de Carlo Ancelotti foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda marcaram para a virada japonesa.
Com o revés, a Seleção Brasileira continua sem registrar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024. Na ocasião, a equipe era comandada por Dorival Júnior e venceu Chile e Peru, pelas Eliminatórias.
Desde que estreou em junho deste ano, Ancelotti soma 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no comando — aproveitamento de 55,5%.
CNN Brasil
14/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Uma ocorrência registrada à 0h31 desta terça-feira (14) provocou interrupção no fornecimento de energia em diversos estados do País, incluindo o Rio Grande do Norte. Segundo a Neoenergia Cosern, 26 subestações elétricas da distribuidora foram afetadas pelo apagão. Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná.
A empresa, que fornece a energia do Estado, informou que aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para esclarecer as causas do problema. O restabelecimento do serviço começou em menos de quatro minutos após a interrupção e foi concluído por volta de 1h da madrugada, de forma gradual.
De acordo com a distribuidora, 21 municípios potiguares tiveram o fornecimento temporariamente suspenso: Natal (em trechos do Centro, Ribeira, Igapó e Planalto), Acari, Assu, Caicó, Campo Grande, Currais Novos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Jardim do Seridó, Jucurutu, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São José de Mipibu e São Miguel.
Falha foi causada por incêndio
Em nota divulgada na manhã desta terça, o Ministério de Minas e Energia (MME) explicou que a falha teve origem em um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, o que provocou o desligamento de toda a estrutura de 500 kV e a desconexão entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do sistema elétrico nacional.
Segundo o MME, o problema gerou uma “perturbação de grande porte” no Sistema Interligado Nacional (SIN), com o desligamento de cerca de 10 mil megawatts de carga, controlado automaticamente por meio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — mecanismo que evita colapsos maiores na rede.
A pasta informou ainda que a recomposição da energia começou “logo nos primeiros minutos” e foi concluída até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a região Sul teve o fornecimento restabelecido totalmente por volta de 2h30.
O MME destacou que o tempo de recuperação foi inferior ao registrado em outras ocorrências semelhantes no Sistema Interligado Nacional. Uma reunião preliminar entre o ministério, o ONS e os principais agentes do setor está programada para esta terça-feira, com o objetivo de identificar as causas exatas do incêndio. O Relatório de Análise da Perturbação (RAP) deverá ser apresentado até sexta-feira (17)
Ao menos oito estados tiveram apagão
Nas redes sociais, usuários relataram apagões em ao menos oito estados, além do RN: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.
Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.
No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.
Tribuna do Norte
14/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Saúde
No sábado (18) todos os municípios do Rio Grande do Norte participam da Campanha Nacional de Multivacinação. Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, a ação é voltada para crianças e adolescentes de até 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou nota técnica aos municípios do RN com todas as orientações necessárias à execução da campanha. Cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, de acordo com o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação, com base na estratégia do microplanejamento. A campanha seguirá até o dia 31 de outubro.
Estarão disponíveis, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19. Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo. Cada criança ou adolescente será avaliado individualmente e receberá as vacinas necessárias de acordo com sua situação vacinal. É preciso levar documento de identificação e a caderneta de vacinação.
13/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O governo federal estima que o projeto de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas possa baratear em até 80% o processo de habilitação de condutores no país. Cálculos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com base no valor médio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na renda per capita, apontam que o brasileiro precisa trabalhar até oito meses só para quitar os custos ligados à autorização para dirigir “de forma saudável”, sem comprometer sua situação financeira.
Os cálculos levam em consideração o critério de referência utilizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo o qual o comprometimento de 30% da renda mensal com um objetivo específico — como o de tirar a CNH — é o limite considerado saudável para manter um orçamento equilibrado. Acima disso, o trabalhador fica apertado, e o risco de inadimplência sobe, diz o governo.
Atualmente, tirar a CNH demorar mais de um ano e custar mais de R$ 4,4 mil. O Rio Grande do Sul tem o maior valor médio da carteira AB, para motos e carros de passeio, e Alagoas, o menor (R$ 1,35 mil).
Considerando a renda per capita de cada unidade da federação, a Senatran destacou que os habitantes do Acre são os que mais penam para pagar o documento. Como o custo médio por lá é de R$ 3,3 mil, precisam trabalhar 8,66 meses para quitar o processo sem estourar o limite de 30% da renda média mensal.
No Rio de Janeiro, onde a renda média per capita é de quase R$ 2,5 mil, o cidadão deveria guardar R$ 747 por mês para pagar a CNH e não furar o “teto” de 30%. Com o valor médio da CNH A+B em R$ 2,1 mil, leva 2,9 meses para juntar o dinheiro sem comprometer o orçamento doméstico.
Para o governo federal, a burocracia e os altos custos empurram “inúmeros brasileiros para um cenário excludente e perigoso”: 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o aval, na semana passada, para que o Ministério dos Transportes avançasse no projeto. Uma consulta pública foi aberta e receberá sugestões à propostas até 2 de novembro. O objetivo, segundo o ministro Renan Filho, é promover “justiça social” e desburocratizar o processo.
Por outro lado, representantes da Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) criticam a proposta do governo federal. Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da Feneauto, Ygor Mendonça, disse que o setor foi pego de surpresa pelas declarações do ministro, há 60 dias, quando Renan Filho citou a proposta publicamente pela primeira, e agora novamente, com o aval de Lula.
Mendonça considerou que o projeto do fim da obrigatoriedade “faculta a educação no trânsito no Brasil” e criticou o avanço da medida após reuniões com parlamentares e integrantes do governo.
— O compromisso foi que esse texto deveria passar pelos parlamentares para que o impacto disso fosse viável. Hoje a história tomou uma posição bem diferente. Como o setor vai conseguir sobreviver, já sendo há sessenta dias atacado, e agora com mais trinta dias de consulta pública? Chegou o momento realmente de o governo federal se posicionar Lealdade, compromisso e diálogo sempre foram os pilares de um governo democrático. Isso a gente não está encontrando — disse o presidente da Feneauto, pouco antes do lançamento da consulta pública.
Em 2023, a Feneauto estimou que a medida poderia resultar “na demissão imediata de mais de 170 mil postos de trabalhos diretos e indiretos hoje gerados pela categoria dos Centros de Formação de Condutores”. Segundo o documento, a mudança na legislação também pode levar ao “fechamento imediato de 15.000 empresas que hoje cumprem com dever de regularidade fiscal”.
A Feneauto afirmou que o chamado “Custo Social do Acidente” — prejuízo para os setores de saúde, previdência, empresas e família dos acidentados, estimado em R$ 80 bilhões anuais em 2023 — pode aumentar ainda mais caso a medida seja implementada. Por fim, a entidade diz que a educação no trânsito é um “direito social” e uma “política constitucional de segurança pública”.
Aulas práticas: serão facultativas nas autoescolas e sem carga horária mínima. Mas o governo não descarta exigir um total de aulas. Será permitido aprender com um instrutor autônomo. Hoje, as autoescolas disponibilizam apostilas e os Detrans, simulados.
Categorias de motoristas: as normas seriam para obter a CNH nas categorias A e B. No entanto, o governo não descarta que as mudanças possam incluir as categorias C e D, já que o processo de emissão da carteira dificultaria a formação de motoristas profissionais.
Provas teóricas e práticas: as provas teóricas e práticas continuarão sendo exigidas pelos Detrans de cada estado. A pessoa que optar em aprender a dirigir com um instrutor autônomo, deverá fazê-lo numa via fechada em circuito particular, como um condomínio
Formatada pela equipe de Renan Filho, a medida tem o objetivo de reduzir o custo para conseguir a habilitação, mas enfrenta resistências das autoescolas. Atualmente, há a imposição de 20 horas de aulas em autoescola em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Se implementada, a proposta valerá inicialmente apenas para as categorias A e B, respectivamente de motocicletas e veículos de passeio. Renan Filho diz, porém, que se os resultados da medida forem positivos, poderá haver expansão da norma para outras categorias.
O Globo
A Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA) anunciou a volta do La Niña, que deve afetar o mundo até dezembro de 2025 ou fevereiro de 2026. O fenômeno climático é caracterizado pelo esfriamento das águas superficiais do Pacífico e pela consequente queda nas temperaturas globais.
Para que o fenômeno seja oficialmente caracterizado é necessário que a anomalia da temperatura da superfície do mar fique abaixo de -0,5 °C por três trimestres móveis consecutivos.
As condições emergiram em setembro de 2025, conforme indicado pela expansão das temperaturas da superfície do mar (TSM) abaixo da média em todo o Pacífico equatorial central e leste, segundo a NOAA.
O que é o La Niña?
La Niña é um padrão climático natural marcado por temperaturas da água mais frias do que a média no Pacífico equatorial, o que também leva a mudanças nos padrões da alta atmosfera — juntos, eles influenciam o clima globalmente.
O fenômeno é o oposto do El Niño – marcado por temperaturas oceânicas acima da média.
Qual o efeito do La Niña no Brasil?
– Chuvas acima da média no Norte e Nordeste do Brasil
– Risco maior de incêndios no Pantanal e na Amazônia
– Tempo mais seco no Sul do Brasil
Os efeitos da La Niña podem variar de um ano para o outro, segundo o Climatempo, especialmente em episódios fracos e de curta duração, pois o fenômeno interage com outros sistemas atmosféricos.
CNN
13/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, oferece 200 vagas para os cursos gratuitos de valorização social no mês de novembro. Das dez turmas que estarão abertas, nove terão temática natalina, época importante e de grande movimentação para o comércio. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 17, nas Centrais de Relacionamento do Sesc ou pelo site sescrn.com.br.
Os cursos oferecidos em novembro irão ocorrer nas unidades Sesc Cidade Alta, Caicó, Mossoró, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi. Serão 200 vagas disponíveis, distribuídas nos cursos gratuitos de Guirlanda natalina, Montagem de árvore de Natal, Salgados, Panetones e Frutas cristalizadas, e Ceia natalina e mesa posta. Todas as turmas têm 20 horas e duram uma semana.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Central de Relacionamento de alguma unidade Sesc ou realizar a inscrição de forma online pelo site sescrn.com.br/cursos. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento), CPF do candidato ou do responsável legal, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e comprovante de renda.
O resultado com a confirmação de quem fará parte das primeiras turmas será divulgado no dia 24 de outubro, com as aulas previstas para 03 a 21 de novembro, a depender da turma. Para os cursos dos próximos meses, os cronogramas serão divulgados no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br).
Todos os cursos são regidos pelo edital de Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), por isso o público-alvo são pessoas matriculadas ou egressas da Educação Básica e que possuem renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos. Além disso, o projeto dá preferência a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.
Serviço:
O que: Sesc RN abre 200 vagas para cursos gratuitos em novembro
Quando se inscrever: De 13 a 17 de outubro
Onde se inscrever: Centrais de Relacionamento das unidades Sesc (horário das 08h às 12h e das 13h às 17h) ou pelo site sescrn.com.br/cursos
Onde serão ofertadas as turmas: Cidade Alta, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi
Valor: Gratuito
Pré-requisitos:
- Ser, prioritariamente, Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ou seu dependente, ou ainda, público em geral
- Estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica
- Possuir renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos
Documentação necessária:
- Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento)
- CPF do candidato ou responsável legal
- Comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias)
Cronograma:
- Execução das aulas (03/11 a 21/11)
- Matrícula (primeiro dia de aula, a depender da turma)
Turmas de Novembro:
Guirlanda natalina – De 03 a 07 de novembro, das 18h às 22h
Montagem de árvore de Natal – De 10 a 14 de novembro, das 18h às 22h
Guirlanda natalina – De 03 a 07 de novembro, das 13h às 17h
Montagem de árvore de Natal – De 10 a 14 de novembro, das 13h às 17h
Salgados – De 24 a 28 de novembro, das 13h às 17h
Guirlanda natalina – De 10 a 14 de novembro, das 18h às 22h
Panetone e Frutas Cristalizadas – De 17 a 21 de novembro, das 18h às 22h
Guirlanda natalina – De 10 a 14 de novembro, das 13 às 17h
Panetone e Frutas Cristalizadas – De 10 a 14 de novembro, das 18h às 22h
Ceia natalina e mesa posta – De 17 a 21 de novembro, das 18h às 22h
Sesc RN
13/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A cidade de Serra Caiada recebeu, na manhã de quarta-feira (8), a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e as câmaras municipais da região do Trairi. O encontro marcou a implantação do sistema Legis Vídeos, ferramenta desenvolvida pelo Legislativo potiguar que organiza e disponibiliza conteúdos audiovisuais das atividades parlamentares.
“É com muita alegria que chegamos com esse sistema da Assembleia Legislativa para as Câmaras Municipais do Trairi. Já fizemos isso no Mato Grande, onde beneficiamos 16 câmaras e agora chegamos a essa região tão querida”, declarou Ezequiel Ferreira.
Com funcionalidades como a transcrição automática e a geração de atas em tempo real, além de marcadores de fala de cada parlamentar, o sistema já é referência nacional em transparência e modernização do processo legislativo. Atualmente, está presente em quase 30 casas legislativas de outros estados do Brasil e também no Tribunal de Contas do Estado.
“A história da nossa câmara muda a partir de hoje com mais transparência, com mais agilidade e mais próxima do povo. Um ganho de excelência para o parlamento serracaiadense”, agradeceu Cris Azevedo, presidente da Câmara.
Além de Serra Caiada serão beneficiados os legislativos municipais de Tangará, São Bento do Trairi, Sítio Novo, São José de Campestre, Campo Redondo, Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Japi, Boa Saúde, Lajes Pintada, Eloi de Souza, Jaçanã e Senador Eloi de Souza.
A cerimônia fez parte da programação de mais uma edição do Em Ação, que desta vez desembarcou em Serra Caiada, oferecendo à população uma série de serviços de saúde, cidadania e educação, além de aproximar o Parlamento estadual do dia a dia dos cidadãos.
13/10/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu hoje processo seletivo para especialistas convidados e bolsistas de graduação, com o objetivo de atuação no projeto intitulado “Desenvolvimento de soluções inteligentes para meios de pagamento, automação comercial e plataforma digital”. Ao todo estão sendo ofertadas 14 vagas.
As inscrições seguem disponíveis até o dia 23 de outubro, conforme dispõe o edital nº 003/2025, que disciplina o processo seletivo, e devem ser realizadas por meio de formulário.
As vagas são destinada aos seguintes perfis: Scrum Master; Desenvolvedor Sênior (mobile); Analista de Experiência do Usuário, Desenvolvedor Júnior (mobile), Cientista de Dados Júnior; Desenvolvedor Júnior (web), Engenheiros de testes; Analista de Experiência do Usuário Júnior.
Para concorrer à vaga de Scrum Master é necessário ter especialização ou mestrado na área de computação, engenharia ou afins. Para as demais vagas citadas, o candidato deverá possuir formação – cujo nível varia de acordo com o perfil – na área de computação ou afins.
As bolsas têm carga horária de 30h semanais, com remunerações que variam entre R$ 3 mil a R$ 6 mil. O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: análise curricular e entrevista.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 7 de novembro de 2025 no portal do IMD, na aba “Editais”.
Começa a valer nesta segunda-feira (13) uma nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O Pix Automático permite que o usuário autorize pagamentos frequentes e padronizados diretamente pelo aplicativo do banco que utiliza.
A nova função foi criada para simplificar o pagamento de contas periódicas, como mensalidades escolares, água, luz, planos de saúde, assinaturas e taxas de condomínio, funcionando como uma alternativa ao débito automático e ao boleto bancário.
Diferente do Pix Agendado Recorrente, em que o próprio usuário configura transferências de valores fixos em datas definidas, o Pix Automático permite que empresas enviem solicitações de autorização para cobranças automáticas, inclusive com valores variáveis e periodicidade flexível.
Com a nova ferramenta, não será mais necessário firmar convênios com bancos para ativar a cobrança automática, o que deve beneficiar especialmente empresas de menor porte.
Como vai funcionar
- Para quem paga: o cliente receberá uma solicitação da empresa contratada pelo aplicativo bancário. Ao aceitar, a autorização é registrada, e os pagamentos passam a ocorrer automaticamente, nas datas combinadas, sem necessidade de nova confirmação a cada cobrança. Usuário mantém controle total e pode cancelar autorização a qualquer momento;
- Para empresas: negócios de todos os tamanhos poderão aderir ao Pix Automático, enviando propostas de autorização a seus clientes. Uma vez aceitas, as cobranças são processadas automaticamente – o que pode reduzir a inadimplência e dar mais previsibilidade ao fluxo de caixa;
- Para bancos e instituições de pagamento: será necessário integrar o Pix Automático às plataformas digitais e disponibilizar o serviço aos clientes.
Segurança, taxas e uso
Segundo o Banco Central, o Pix Automático seguirá os mesmos padrões de segurança do Pix tradicional, com criptografia, autenticação e rastreamento das transações. Nenhuma cobrança poderá ser feita sem autorização prévia do cliente.
O serviço será gratuito para pessoas físicas, mas poderá ter tarifas para empresas recebedoras, conforme as regras de cada instituição financeira.
Disponível para todos os clientes bancários, o Pix Automático poderá ser usado por qualquer pessoa física como pagadora e por empresas como recebedoras, especialmente aquelas que fazem cobranças regulares.
E as chaves Pix?
Diferente de outras modalidades, o Pix Automático não exige o uso de chaves Pix. As transações poderão ser feitas com dados bancários convencionais, como agência e número da conta do recebedor.
SBT News