12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Economia

Endividamento cresce no Brasil e atinge 77% das famílias

Band

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro será transferido para hospital em Brasília

CNN

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido para o Hospital DF Star, em Brasília, ainda neste sábado (12). A informação foi confirmada pela equipe médica do Hospital Rio Grande, em Natal, onde o ex-mandatário está internado desde ontem.

A decisão pela transferência para a capital federal foi tomada por iniciativa do ex-presidente em conjunto com sua família, comunicaram os médicos em Natal. O transporte para Brasília será feito através de uma UTI móvel.

Nesta madrugada, o doutor Claudio Birolini, especialista em parede abdominal que acompanha Bolsonaro, chegou a Natal vindo de São Paulo. Segundo o médico, não há indicativo para uma nova cirurgia no ex-presidente.

Bolsonaro deve seguir fazendo uso de medicamentos que possibilitam a desobstrução intestinal, detectada após exames feitos na sexta-feira (11).

Boletim médico

De acordo com o boletim médico desta manhã, Bolsonaro evoluiu de forma estável nas últimas 24 horas e teve noite de sono tranquila.

“Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento”, diz o comunicado.

Bolsonaro passou mal na manhã de ontem enquanto cumpria agenda na cidade de Santa Cruz (RN), no interior do estado, e precisou ser transferido às pressas para um hospital na capital, Natal. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disponibilizou um helicóptero para a transferência.

Íntegra do boletim

BOLETIM MÉDICO – HOSPITAL RIO GRANDE
Natal/RN, 12 de abril de 2025 – 11h00

O Hospital Rio Grande informa que o paciente Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, permanece internado sob os cuidados de nossa equipe multidisciplinar, evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas.

O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório.

Segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas.

Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento.

Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF.

O paciente permanece sob acompanhamento e assistência integral da equipe médica e multiprofissional desta instituição.

Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca
Diretor-Geral do Hospital Rio Grande
CRM/RN 4132 – RQE 2998
(84) 4009-1107
direcao@hospitalriogrande.com.br
Av. Afonso Pena, 754, Tirol, Natal/RN – CEP: 59.020-100

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Loterias

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões

As seis dezenas do concurso 2.852 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 37 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Agência Brasil

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN já beneficiou mais de 10 mil estudantes com projeto Eleitor do Futuro

Ainda neste mês de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) atingiu a marca recorde de mais de 10 mil estudantes beneficiados com o projeto Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral através do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais.

No ano de 2024,  20.872 estudantes – cerca de 0,8% do eleitorado do estado – participaram do programa, sendo realizadas mais de 400 eleições em escolas com jovens de nível fundamental e médio. Este ano, já no mês de abril, o Tribunal atingiu metade do número de alunos. A meta é ultrapassar os anos anteriores e impactar mais jovens com ações de cidadania e conscientização sobre a importância do engajamento eleitoral e da participação democrática.

Nas ações deste ano, além de palestras de sensibilização com os discentes, foram realizadas votações de grêmio e de representantes de turma em vários colégios do estado, tanto da rede pública quanto da privada.Até agora, algumas das instituições atingidas pelas ações foram o Colégio Marista, Ciências Aplicadas, Instituto Pio XII de São José de Mipibu, Colégio CDF, entre outras.

Projeto Eleitor do Futuro 

O Programa Eleitor do Futuro existe desde 2004, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral que desenvolve, por meio de palestras, oficinas e eleições não oficiais, ações de educação para a cidadania em escolas das redes pública e privada no RN.

As intervenções nas redes pública e privada de ensino têm sido planejadas entre a EJE-RN e as coordenações pedagógicas de cada escola, promovendo uma construção conjunta de planos de aula e metodologias pedagógicas a serem empregadas, para que as atividades desenvolvidas estivessem associadas a resultados concretos e impactos reais na vida dos estudantes.

Assista ao vídeo sobre o Programa Eleitor do Futuro do TRE-RN.

TRE-RN

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro posta foto em hospital e diz que não tem necessidade de cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, na tarde desta sexta-feira (11), uma foto no Hospital Rio Grande, em Natal, e disse que não precisa realizar uma nova cirurgia.

Segundo Bolsonaro, ele teve fortes dores abdominais durante a agenda que cumpria no interior do estado, em Santa Cruz, no início da manhã.

“A causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”, citou o ex-presidente.

Ele ainda informou que segue estável, se recuperando sem febre e com boa evolução clínica. “A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia”, completou.

Boletim médico

Nesta tarde (11), o boletim médico emitido direção médica do Hospital Rio Grande, afirma que o ex-presidente apresentou um “quadro de distensão abdominal e dor”.

Ele “está clinicamente orientado e sem dor após analgesia, e a depender dos resultados dos exames de imagem, será discutida, em comum acordo com a família, a necessidade de eventual remoção para outros centros especializados”.

O ex-presidente está hospitalizado “com parâmetros vitais estáveis, recebendo hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e realizando exames laboratoriais complementares”, acrescenta o informe médico.

Jair Bolsonaro está sob os cuidados da coordenação dos médicos Hélio Barreto, Álvaro Barros e Marcelo Cascudo, além da direção médica de Luiz Roberto Fonseca.

O ex-mandatário está “forte e bem-humorado”, segundo Fonseca, que também afirma que, por enquanto, “não há previsão de alta”.

CNN

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Cosern deve realizar obras para realocação de linha de alta tensão em Pau dos Ferros

A Justiça Estadual determinou que a Companhia de Energia Elétrica (Cosern) realize obras para realocação de linhas de transmissão de alta tensão em uma região no Município de Pau dos Ferros. A decisão é dos desembargadores integrantes da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Conforme narrado nos autos, um morador ajuizou o pedido de tutela provisória alegando que a instalação das linhas estava sendo realizada a uma distância de aproximadamente 1,5 metros de sua residência, expondo a população a riscos de saúde e segurança, em razão da radiação eletromagnética e de possíveis acidentes estruturais.

Em decisão de primeira instância, inicialmente, foi deferida parcialmente a tutela provisória, determinando que a Companhia de Energia Elétrica do Estado realizasse o deslocamento das linhas para uma distância segura no prazo de 90 dias, sob pena de multa. No entanto a Cosern interpôs Agravo de Instrumento, requerendo a reforma da decisão.

Na análise do caso, o relator do processo, juiz convocado Roberto Guedes, afirmou que a probabilidade de risco à saúde e à segurança da população também justifica a necessidade de manutenção da tutela anteriormente concedida. Além disso, o magistrado salienta que a decisão agravada baseou-se nos relatórios apresentados pela Cosern, que atestaram o cumprimento dos parâmetros regulamentares. “Os laudos técnicos anexados foram unilateralmente produzidos, sem participação do morador, o que compromete a ampla defesa e a isenção dos estudos apresentados”, ponderou.

Ainda de acordo com o relator, o Princípio da Precaução impõe que, em situações de incerteza científica sobre eventuais impactos à saúde e ao meio ambiente, deve-se optar pela alternativa que melhor resguarde a integridade física dos indivíduos afetados. Para o magistrado, nos casos em que há dúvida razoável sobre potenciais danos à saúde, deve prevalecer a solução que privilegie a prevenção e a segurança da coletividade.

“A decisão anterior reconheceu a proximidade excessiva das instalações em relação à residência do morador, determinando a adoção de medidas de precaução para mitigar potenciais riscos. A ausência de medidas preventivas pode expor a sociedade a riscos irreversíveis, motivo pelo qual se impõe a reavaliação criteriosa da matéria antes da execução irrestrita das obras”, afirma o magistrado, mantendo o dever de realocação de linhas de transmissão de alta tensão.

TJRN

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz cobra reabertura do Restaurante popular de Parelhas

Foto: João Gilberto

O deputado Nelter Queiroz (PSDB) foi um dos oradores desta quinta-feira (10) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Durante seu discurso, o parlamentar cobrou da administração estadual a reabertura do restaurante popular, fechado recentemente, no município de Parelhas, na região do Seridó.

“A empresa que administrava o restaurante, cuidava também de duas outras unidades aqui em Natal e alegou o fechamento das três unidades por atraso no pagamento, provocando o distrato do contrato”, denunciou.

Nos restaurantes populares, trabalhadores, pessoas em situação de rua e outros cidadãos costumam pagar R$ 1 pelo almoço e outras refeições. O atendimento é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Uso inadequado de extensões elétricas pode provocar acidentes graves

Uso inadequado de extensões elétricas pode provocar acidentes e deve ser evitado. Embora sejam equipamentos de fácil manuseio em situações pontuais, as extensões devem ser utilizadas apenas de forma temporária e com atenção redobrada. Quando utilizadas de maneira inadequada ou sobrecarregadas, podem provocar sérios acidentes, como curtos-circuitos, choques elétricos ou incêndios. O mal estado de conservação também pode levar a descargas elétricas fatais.

Antes de conectar qualquer equipamento a uma extensão, é fundamental observar se o fio está em bom estado, sem sinais de ressecamento, rachaduras ou aquecimento. O ideal é conferir também se os condutores internos estão adequados para suportar a carga elétrica dos aparelhos a serem conectados. O uso de muitos dispositivos em uma mesma extensão, especialmente os que consomem mais energia, pode gerar sobrecarga e comprometer a segurança da instalação. Outro ponto importante é verificar certificação do Inmetro.

É importante evitar o uso de adaptadores em “T” ou “benjamins”, já que eles aumentam o risco de superaquecimento e curto-circuito. Outro cuidado essencial é evitar posicionar a extensão sob tapetes, móveis ou locais que dificultem a dissipação de calor, o que pode levar ao derretimento do material isolante e causar acidentes.

A Neoenergia Cosern reforça que, para quem precisa ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, a opção mais segura é utilizar um filtro de linha. Diferente das extensões comuns, o filtro de linha conta com dispositivos de segurança que interrompem automaticamente o fornecimento de energia em caso de sobrecarga, protegendo os equipamentos e a rede elétrica. Além disso, os filtros de linha de boa qualidade possuem certificação do Inmetro, fusível interno, botão liga/desliga e, em alguns modelos, proteção contra surtos de tensão, o que garante mais segurança, principalmente para equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores, TVs e modens.

A Neoenergia Cosern reforça seu compromisso com a segurança da população e recomenda que, em caso de dúvidas ou necessidade de avaliação da instalação elétrica, o consumidor procure sempre um profissional qualificado.

Neoenergia Cosern

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Inep divulga resultados do Enade 2023

Foto: Cícero Oliveira

Hellen Almeida de Agecom/UFRN

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 serão divulgados na tarde desta sexta-feira, 11. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior serão apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame, por meio de um webinário realizado às 15h, no canal do Inep no Youtube. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1.657 alunos concluintes fizeram a prova do Enade em 2023.

Os resultados estavam previstos para serem divulgados, inicialmente, no final do ano passado. Com o adiamento, o Inep vai publicizar todos os dados de uma só vez, o que não ocorreu em edições anteriores. Assim, serão disponibilizados o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da instituição (IGC) referentes a 2023.

Além de conhecer os respectivos indicadores, os participantes poderão sanar dúvidas e questionamentos acerca dos dados apresentados pela equipe técnica do Inep. Os resultados serão publicados no Sistema e-MEC e no Portal do Inep ao final do webinário, além de serem divulgados no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 14.

O Enade 2023 avaliou estudantes concluintes dos cursos da UFRN: da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) – Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal; do Centro de Tecnologia – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; do Centro de Ciências da Saúde – Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia (Natal), Fonoaudiologia, Medicina (Natal), Enfermagem (Natal), Nutrição (Natal) e Odontologia; Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição; Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) – Engenharia de Produção (Currais Novos- só ingressantes); da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) – Medicina; e da Escola de Saúde (ESUFRN) – Tecnologia de Gestão Hospitalar.

A prova avaliou o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como ao nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. Saiba mais sobre o Enade neste link.

11/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputados aprovam reajuste de professores em reunião extraordinária da CCJ

Foto: Eduardo Maia

Em reunião extraordinária, realizada na manhã de quarta-feira (9), a Comissão de Constituição, Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o Projeto de Lei Complementar de iniciativa do Governo do Estado que reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e de especialista de educação. A relatoria da matéria foi da deputada Isolda Dantas (PT).

A deputada destacou que a reunião fora do calendário ordinário foi convocada com o objetivo de acelerar a tramitação da proposta. “Há um movimento sendo feito para que a gente consiga ter a liberação dessa matéria no colegiado de líderes, para que não precise tramitar nas outras comissões, e assim consigamos cumprir o acordo já em abril. A reunião do colegiado deverá acontecer na próxima terça-feira (15), e por isso a realização da extraordinária hoje”, explicou Isolda.

Com a aprovação pela CCJ, a matéria está apta a ser analisada pelos líderes partidários na próxima semana. Caso haja consenso no colegiado, o projeto poderá ser liberado para votação direta em plenário, sem necessidade de passar pelas demais comissões permanentes da Casa.

O projeto prevê um reajuste linear de 6,27% nos vencimentos básicos de professores e especialistas da educação da rede estadual, com jornada de 30 horas semanais. De acordo com a proposta, o reajuste será concedido também a aposentados e pensionistas da categoria. Aqueles que ainda recebem abaixo do piso nacional do magistério terão os salários automaticamente equiparados ao valor definido pelo Ministério da Educação para 2025.

Participaram da reunião os deputados Coronel Azevedo (PL), Dr. Bernardo (PSDB), Isolda Dantas (PT), Neilton Diógenes (PP), Divaneide Basílio (PT) e Nelter Queiroz (PSDB).


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros