16/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia Legislativa (ALRN), Pedro Cascudo, é o personagem do segundo episódio da segunda temporada do PodLegislar, que foi ao ar na quinta-feira (10) pela TV Assembleia e está disponível no canal do YouTube ‘Assembleia Legislativa do RN’.
Durante o episódio, Pedro Cascudo relata sua carreira na gestão pública, iniciando como advogado formado pela UFRN, concursado na Prefeitura de Natal em 2008 e em 2018 ingressou por concurso público na ALRN. “Quando entrei na Assembleia Legislativa não tinha dimensão das demandas da Casa. Vem sendo desafiador pela complexidade do Poder Legislativo”, explicou Pedro Cascudo.
Com o retorno do PodLegislar, a rotina do legislativo potiguar volta a ser apresentada, destacando os bastidores do trabalho dos servidores da ALRN. No segundo episódio da segunda temporada, Pedro Cascudo antecipou as tratativas para instalar a Escola da Assembleia no prédio onde funcionou a sede da Semut, da gestão municipal, em frente à Praça do Estudante, nas proximidades do Sesc Cidade Alta.
Os episódios do podcast legislativo são exibidos às quintas-feiras nas redes sociais e na TV Assembleia (canal 10.3). A cada quinta-feira, às 20h, um bate-papo diferente. As reprises na TV Assembleia acontecem na sexta-feira, 12h; sábado, 19h30 e aos domingos, às 14h. O conteúdo também fica disponível no site (al.rn.leg.br), nas plataformas de podcast (Spotify) e nas redes sociais @assembleiarn. Clique aqui e assista.
16/04/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasMaior instituição gestora de ativos de terceiros das regiões Norte e Nordeste, o Banco do Nordeste (BNB) atingiu, no último mês, a marca histórica de R$ 17,2 bilhões em patrimônio líquido de fundos de investimento sob gestão. Na comparação com março de 2024, o crescimento foi de 28,16% no total de ativos geridos pelo banco. O percentual é quase quatro vezes maior do que o resultado alcançado pela indústria dos fundos de investimento no mesmo período (7,37%), segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
O diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, informa que o portfólio trabalhado pela instituição é composto de Fundos de Investimento Renda Fixa, Multimercado e Renda Variável, podendo assim atender aos diversos tipos de clientes, sejam mais conservadores, sejam mais arrojados. A gestora possui fundos com liquidez diária, para objetivos de curto, médio e longo prazos.
De acordo com o diretor, os produtos trabalhados pelo Banco têm como referência (benchmarks) indicadores reconhecidos no mercado, como CDI, IMA-B, IMA-B 5, IRF-M e Ibovespa.
O executivo afirma ainda que, aliado ao portfólio disponível, o resultado foi conseguido com ações de prospecção de novos recursos e de excelência na gestão de carteiras, além de um maior engajamento da rede de agências e das superintendências estaduais do Banco.
Mais informações sobre os fundos de investimentos geridos pelo Banco do Nordeste podem ser obtidas no site da Instituição.
16/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu as novas tarifas de energia elétrica que irão vigorar a partir do dia 22 de abril para os mais de 1,6 milhão de clientes atendidos pela Neoenergia Cosern.
O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel foi de -0,32%. Para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de -0,33%. A variação percebida pelos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de -0,30%.
Os custos de encargos setoriais estão contribuindo com 2,55% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com -0,20% no índice, totalizando 2,35%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -5,09% no índice final.
Composição Tarifária
Na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 38,2% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 32,4% do total. A distribuidora fica 29,4% do valor pago pelos consumidores potiguares para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 29,40 são destinados efetivamente à empresa para operar, manter e expandir todo o sistema elétrico nas 167 cidades atendidas pela distribuidora.
Neoenergia Cosern
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
“Num momento em que a democracia se reinventa através do prisma das tecnologias emergentes, o ‘LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais’ representa muito mais do que uma simples conferência, é o cruzamento global da inovação parlamentar ao nível dos estados federados, províncias e parlamentos autônomos”, destaca Luís Kimaid, diretor executivo da Bússola Tech, parceiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), no evento que acontece nos dias 24 e 25 de abril de 2025, no Plenarinho da ALRN.
Em formato 100% digital, o LegisTech vai reunir especialistas de mais de oito países, ilustrando a diversidade de abordagens e experiências em modernização parlamentar, com o uso da Inteligência Artificial, IA. O evento terá transmissão pelos canais do Youtube da ALRN, em português, e da Bússola Tech, em inglês.
Mas, as Assembleias Legislativas de todos os estados do Brasil foram convidadas a enviar dois porticipantes, presenciais, ao LegisTech, além de representantes dos demais Poderes.
“No centro desta revolução tecnológica, Luís Kimaid, diretor executivo da Bússola Tech, afirma-se como um dos melhores estrategistas da modernização parlamentar em escala global. Visionário e unificador, ele orquestra um diálogo entre continentes, combinando as experiências do Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e, claro, Brasil”, explica Mário Sérgio Gurgel, diretor de tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Juntos, de acordo com Mário Sérgio Gurgel, esses especialistas oferecerão uma visão multidimensional dos desafios e inovações que estão remodelando o funcionamento dos parlamentos contemporâneos. “Cada um trará sua leitura, sua experiência e, acima de tudo, seu desejo de construir um futuro legislativo mais eficaz, mais conectado e mais inclusivo”, destacou.
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasDepois de 235 dias de greve, os peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (14). A expectativa é de que, a partir de agora, os atendimentos — que tiveram de ser reagendados — sejam normalizados.
Cerca de 300 profissionais estavam paralisados desde agosto do ano passado, em uma greve que foi considerada a maior da história da categoria. O fim da paralisação se deu após a assinatura de um acordo com o Ministério da Previdência Social, que se comprometeu a restituir os salários descontados de janeiro para cá.
Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) disse que os ganhos ficaram aquém do esperado, mas que o acordo assinado traz abertura para novos avanços. “Apesar de não constituir aquilo que a categoria almejava, o novo pacto sinaliza a consolidação de novas conquistas”, afirma o texto.
A entidade também comemorou a reversão de riscos disciplinares e a devolução dos salários descontados. O comunicado não detalhou, no entanto, os ganhos reais da categoria.
Atendimento
Quem precisar de atendimento pode realizar a marcação pela Central de Atendimento, no telefone 135, ou acessar o portal Meu INSS. Os canais funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O atendimento presencial também é uma opção. Nesse caso, é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, laudo médico com diagnóstico e tratamentos, além de prescrições médicas.
SBT News
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: João Gilberto
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou uma série de requerimentos com o objetivo de promover melhorias significativas para os municípios de Serra Negra do Norte, Caicó e Ouro Branco. As solicitações abrangem áreas essenciais como saúde, infraestrutura rodoviária, saneamento básico e abastecimento hídrico.
Para Serra Negra do Norte, o parlamentar solicitou a disponibilidade de um carro fumacê como medida preventiva contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A solicitação se baseia na preocupação com o aumento de casos devido ao período chuvoso. Ainda para o município, Ezequiel pediu a realização de um estudo de viabilidade para a execução do saneamento básico das ruas, visando melhorar as condições de saúde pública e infraestrutura urbana. Ele também cobrou a perfuração e instalação de poços tubulares na zona rural, onde o abastecimento de água é mais crítico.
Outra demanda do deputado é a recuperação da BR-427, no trecho entre Caicó e Serra Negra do Norte, que, conforme destacado em documento protocolado, atualmente se encontra em estado precário com buracos e deformações na pista. A medida visa reduzir o risco de acidentes e melhorar a mobilidade entre os municípios, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Para o município de Ouro Branco, Ezequiel Ferreira solicitou um estudo técnico para viabilizar a extensão da rede de distribuição de água. A cidade enfrenta um problema crônico de escassez hídrica, agravado pela baixa vazão e pelo sistema de rodízio no abastecimento, o que tem gerado transtornos para a população e impactado negativamente a rotina das famílias e atividades econômicas locais.
Segundo Ezequiel, as solicitações são fruto do diálogo com lideranças locais e da atenção permanente às demandas mais urgentes das comunidades. Os requerimentos agora seguem para análise dos órgãos competentes do Governo do Estado.
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
O pós-operatório do ex-presidente Jair Bolsonaro será delicado e prolongado, conforme relato nesta segunda-feira (14) da equipe médica que acompanha o político. Bolsonaro passou por uma cirurgia de cerca de 12 horas neste domingo (13) e segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta.
Em coletiva de imprensa, o cardiologista Leandro Echenique, que acompanha Bolsonaro desde o episódio em que o ex-presidente foi esfaqueado, em 2018, lembrou que esta foi a sétima cirurgia a que ele foi submetido.
“Alguns menos complexos, mais simples. Outros, muito complexos, ao longo de todos esses anos. Sobre o procedimento realizado ontem [domingo], categorizamos ele entre os mais complexos”, disse Echenique.
“Tinha muita aderência, que são complicações desde o período inicial, de 2018. Se não houvesse aquela primeira cirurgia, as demais não teriam ocorrido”, explicou, acrescentando que “felizmente terminou muito bem”.
“O resultado final foi excelente. Claro que um procedimento de grande porte, com 12 horas de duração, implica em alguns cuidados muito específicos de pós-operatório, da parte clínica, que vamos acompanhar nos próximos dias”.
Segundo o cardiologista, apesar do longo período no centro cirúrgico, não houve complicações durante a cirurgia de Bolsonaro. “Foi o que era esperado”, reforçou, citando que, quando o paciente passa por um procedimento muito prolongado, o organismo acaba desenvolvendo uma resposta inflamatória importante.
“Fica muito inflamado e isso pode ocorrer no pós-operatório. É comum, é normal”, explicou.
Entre as intercorrências que ainda podem surgir ao longo dos próximos dias, de acordo com o médico, estão o aumento do risco de infecções, o aumento do risco de medicamentos para controlar a pressão, já que os vasos dilatam em razão da inflamação. Há ainda um aumento do risco de trombose e de outros problemas de coagulação do sangue.
“Uma série de intercorrências que podem acontecer. Agora, todas as medidas preventivas serão tomadas. Por isso, ele encontra-se na UTI neste momento”, disse Echenique.
Durante a coletiva de imprensa, o médico-chefe da equipe que conduziu a cirurgia do ex-presidente, Cláudio Birolini, detalhou que Bolsonaro já vinha mantendo um quadro de distensão e desconforto abdominal persistente e que os profissionais de saúde observaram uma elevação dos marcadores inflamatórios, o que levou à indicação do tratamento cirúrgico.
“Grosso modo, a situação do ex-presidente era a seguinte: um abdome hostil, com múltiplas cirurgias prévias e aderências, causando um quadro de obstrução intestinal. E uma parede abdominal bastante danificada em função da facada e das cirurgias prévias. Isso já nos antecipava que [o procedimento de domingo] seria bastante complexo e bastante trabalhoso”.
Segundo o médico, foram necessárias 2 horas para acessar a cavidade abdominal, mais 4 ou 5 horas para liberação de aderências. Numa segunda etapa, a equipe iniciou a reconstrução da parede abdominal.
“O intestino dele estava bastante sofrido, o que nos leva a crer que ele já vinha com esse quadro subclínico há alguns meses”, completou.
“Essas primeiras 48 horas são bastante críticas. A gente tem que ficar alerta, de olho. Depois disso, a gente entra numa outra fase de pós-operatório, um pouco mais tranquila, mas já antecipo que não tenho grandes expectativas de uma evolução rápida. A gente precisa deixar o intestino descansar, desinflamar, retomar sua atividade para só depois pensar em realimentação por via oral e retomada de outras atividades”, informou o médico-chefe.
Bolsonaro é mantido em alimentação parenteral, por via intravenosa.
“O ex-presidente tem uma agenda bastante intensa e é difícil segurá-lo. Vou tentar segurá-lo, na medida do possível, mas ele tem o ritmo dele”, destacou Birolini, ao citar que objetivo da equipe médica é que o ex-presidente volte a ter uma vida normal, sem restrições.
“Visitas para familiares estão liberadas, mas conversei com a equipe e com a Michelle [Bolsonaro, esposa do ex-presidente] para a gente restringir ao máximo. Ele gosta muito de falar, conversar, e esse é o momento em que a gente tem que deixá-lo mais tranquilo, em um ambiente mais reservado”, disse.
Agência Brasil
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Cival Jr.
O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) divulgou nesta semana relatório destacando que a produção brasileira de milho está projetada para ser a segunda maior da série histórica, com 122,76 milhões de toneladas, um aumento de 6,10% em relação à safra anterior. A análise é baseada em levantamento da safra de grãos feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizado no último mês. Segundo a área de pesquisa do Banco do Nordeste, o aumento na produtividade pode ter um impacto positivo na redução da inflação no país.
“A produtividade do milho deve alcançar 5.806 kg/ha, um aumento de 5,64%. Esse avanço é resultado de melhorias nas técnicas de cultivo e na gestão agrícola, além de condições climáticas favoráveis em algumas regiões. Com uma maior oferta interna, esperamos que os preços do milho se estabilizem, o que pode ajudar a conter a inflação dos alimentos”, ressalta o autor do estudo Jackson Coelho.
O economista-chefe do ETENE, Rogério Sobreira, destacou a importância desse aumento na produtividade para a economia brasileira. “O crescimento na produção de milho tem um efeito cascata positivo em toda a cadeia produtiva. Com preços internos mais estáveis, as margens da produção de proteína animal devem melhorar, resultando em preços mais baixos para carnes e derivados. Isso é crucial para a redução da inflação alimentar, que é um componente significativo do índice geral de preços ao consumidor.”
O relatório também aponta que, apesar das incertezas climáticas e das novas políticas tarifárias dos Estados Unidos, o Brasil está bem posicionado para redirecionar suas exportações para mercados como a Ásia e a União Europeia.
Nordeste
A produção de milho no Nordeste do Brasil está em ascensão, com um aumento na área plantada de 2,35% e na produtividade de 1,72%. Estados como Piauí destacam-se com um crescimento significativo, consolidando a região como um importante polo agrícola. A produção total de milho no Nordeste deve atingir 9,69 milhões de toneladas, refletindo o aumento do interesse dos produtores pela cultura.
O Valor Bruto da Produção (VBP) regional do milho deve subir para R$ 9,9 bilhões em 2025, um aumento de 14% impulsionado pela melhoria dos preços. Apesar das reduções nas exportações devido ao aumento do consumo interno, a expectativa de prolongamento do período chuvoso traz boas perspectivas para a segunda safra. A região enfrenta desafios climáticos, mas mantém boas expectativas para o desenvolvimento vegetativo das lavouras.
Sobre o ETENE
o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB, é dedicado à análise e pesquisa de setores econômicos relevantes para a região Nordeste do Brasil. Com uma equipe de especialistas, o Etene fornece insights para apoiar a tomada de decisões estratégicas no setor agrícola e em outros segmentos da economia. A análise completa sobre desempenho do milho pode ser acessada em Link
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O mais importante evento científico do Brasil nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos será realizado em Natal, entre os dias 19 e 23 de maio. Trata-se do 43º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que vai acontecer no Wish Natal Resort, na Via Costeira.
O SBRC 2025 é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC) e, neste ano, contará com a organização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Os preços variam de acordo com a data em que a inscrição é feita e também pelo fato do participante ser ou não associado à SBC, além da categoria em que esteja incluído: estudante de graduação, estudante do ensino técnico e tecnológico; pós-graduando; professor da educação básica; professor da educação básica federal; profissionais.
A inscrição no Simpósio possibilita a participação em todos as suas atividades, englobando as sessões técnicas, palestras, workshops, minicursos e painéis de discussão. O objetivo central do evento é promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e avanços científicos e tecnológicos entre pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas áreas de redes e sistemas distribuídos.
Palestrantes
O coordenador geral SBRC 2025, o professor da UFRN Everton Cavalcante destaca o time de convidados com atuação nacional e internacional para esta edição do evento, dentre eles o engenheiro Robert Metcalfe e a cientista da computação Radia Perlman, ambos figuras essenciais para a criação da internet.
Robert Metcalfe é conhecido principalmente por ter criado a Ethernet na década de 1970, enquanto trabalhava no centro de pesquisas Xerox PARC. Essa inovação permitiu a conexão eficiente de computadores em redes locais, tornando-se um dos pilares da infraestrutura da internet moderna. Fundador da 3Com, Metcalfe também foi responsável por levar a Ethernet ao mercado global, contribuindo decisivamente para a popularização das redes de computadores em todo o mundo. Ele foi contemplado com o ACM A.M. Turing Award 2022, considerado o Prêmio Nobel da Computação, pela invenção, padronização e comercialização da Ethernet.
Radia Perlman é uma das figuras mais influentes na história da internet, reconhecida mundialmente por desenvolver o protocolo Spanning Tree (STP), essencial para o funcionamento das redes em larga escala. Criado nos anos 1980, o protocolo viabilizou a comunicação segura e eficiente entre computadores, tornando-se fundamental para a construção de redes robustas e estáveis — uma base crucial para a expansão da internet. Conhecida como a “mãe da internet”, Perlman também se destacou por suas contribuições em segurança, simplicidade no design de redes e pela formação de gerações de profissionais da computação.
Programação
O 43º SBRC também contará com uma programação de peso, com palestras e painéis voltados às fronteiras tecnológicas da computação e das redes digitais. Entre os destaques, está a conferência de abertura de Robert Metcalfe, que abordará os impactos da conectividade na sociedade moderna.
Em sua palestra, intitulada Connectivity is a thing, is THE thing, ele vai revisitar momentos históricos da evolução das redes, desde a Arpanet até a atual ascensão da inteligência artificial, refletindo sobre desafios como fake news, segurança digital e as transformações trazidas pela chamada Internet Gigabit.
Outro nome internacional que participa da programação é o pesquisador francês Guillaume Pierre, da Université de Rennes, que abordará o uso da computação em névoa (fog computing) em aplicações que vão das cidades inteligentes ao monitoramento de ecossistemas naturais. Sua apresentação destacará o papel dessa tecnologia como elo entre sensores ambientais e nuvens públicas, discutindo as particularidades técnicas de observatórios científicos em áreas remotas.
Dois painéis também prometem fomentar discussões estratégicas sobre o futuro das redes. O primeiro, sobre Computação e Internet Quântica, reunirá especialistas como Samuraí Brito (Itaú Unibanco) e Antônio Abelém (UFPA) para discutir os avanços e desafios das tecnologias quânticas, especialmente seu impacto sobre criptografia, segurança e infraestrutura de rede.
Já o painel Novos Desafios da Privacidade trará vozes da academia e da indústria, incluindo Alexandre Freire (Google Brasil), Igor Moraes (UFF) e Michele Nogueira (UFMG), em um debate sobre a proteção de dados frente a tecnologias emergentes como blockchain, inteligência artificial e computação de borda.
14/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Em audiência realizada nesta sexta-feira (11), na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o deputado Nelter Queiroz (PSDB) acompanhado da vereadora Lila Lemos (PSD), apresentou demandas do município de Antônio Martins. O encontro contou com a participação de dois dirigentes da Companhia: Thiago Índio, Diretor de Operações e Manutenção, e Roberto Sérgio, Diretor-Presidente.
“Precisamos da normalização imediata do abastecimento d’água em Antônio Martins”, afirmou o deputado, destacando a urgência da situação. Ele também ressaltou a necessidade de ampliação da rede de água em certas localidades. “É fundamental que o fornecimento se estenda do Bairro Alto da Ema até a comunidade Ramada, assim como às ruas Francisco Jr. de Mesquita e Joana Reinaldo, ambas no bairro Alto do Tomás”, disse Nelter.
Em resposta, a CAERN comprometeu-se em adotar medidas rápidas e concretas. “Na próxima segunda-feira será enviada uma equipe técnica ao município para realizar uma reunião com a prefeita Jéssica Íris, com a vereadora Lila Lemos e demais autoridades locais, a fim de definir estratégias que solucionem essas demandas”, explicou o parlamentar, acrescentando também que as Diretorias de Empreendimentos e de Operações da Companhia já foram orientadas pelo presidente Roberto Sérgio para implementar as ações necessárias para regularizar o abastecimento d’água no município.
Nelter Queiroz lembra ainda que estas reivindicações contam com o apoio da prefeita Jéssica Íris e do ex-prefeito Zé Júlio, que também se unem pela viabilização destes pleitos, que garantirão o acesso básico à água para os moradores de Antônio Martins.