13/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern Móvel estará em Parnamirim, Jundiá, Passagem e Várzea de 14 a 16 de abril

As unidades de atendimento móveis da Caern estarão disponíveis de 14 a 16 de abril em quatro cidades do Rio Grande do Norte. Em Parnamirim, a van estará na Avenida Ayrton Senna, na lateral do escritório da Caern, no bairro Nova Parnamirim, das 8h às 17h de segunda-feira (14) a quarta-feira (16).

Em Jundiá, a van estará disponível na segunda-feira, dia 14 de abril, das 8h às 17h, em frente à Prefeitura Municipal. No município de Passagem, a unidade ficará disponível, das 8h às 17h, em frente ao escritório local da Caern. E em Várzea, a unidade móvel também ficará localizada em frente ao escritório da Caern na cidade, realizando atendimentos ao público das 8h às 17h.

É importante lembrar que o atendimento móvel é destinado a todas as pessoas, independentemente da cidade onde o veículo estiver. Assim, residentes de Natal que estiverem em Nova Parnamirim e precisarem dos serviços poderão ser atendidos, desde que apresentem documentos pessoais e a conta de água.

Todos os serviços oferecidos pelo Caern Móvel estarão disponíveis. Entre os mais procurados estão: parcelamento de contas, transferência de titularidade, religação de água, emissão da segunda via da conta e revisão de dados cadastrais. No caso de necessidade de atualização cadastral ou troca de titularidade, é fundamental que o solicitante apresente documento que comprove a responsabilidade sobre o imóvel.

Semana Santa

Nos dias 17 e 18 de abril, em decorrência do feriado da Semana Santa, não haverá atendimento presencial ao público. Os clientes que precisarem solicitar os serviços da Caern, podem buscar os canais de atendimento virtuais, que funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. São eles: o WhatsApp 98118-8400, a agência virtual, que pode ser acessada no endereço www.caern.com.br, o aplicativo Caern Mobile e o telefone 115.

Confira o cronograma abaixo:

Parnamirim
De segunda-feira (14/04) a quarta-feira (16/04)
8h às 17h
Avenida Ayrton Senna, 2110, na lateral do escritório da Caern em Nova Parnamirim

Jundiá
Segunda-feira (14/04)
8h às 17h
Rua da Matriz, s/n – Centro
(em frente à Prefeitura Municipal)

Passagem
Terça-feira (15/04)
8h às 17h
Av. Vereador Manoel Barreto de Lima, s/n – Centro
(em frente ao escritório da Caern)

Várzea
Quarta (16/04)
8h às 17h
Rua Coronel Felipe Jorge, s/n – Centro
(em frente ao escritório da Caern)

13/04/2025
Por Danilo Evaristo em Loterias

Mega-Sena, concurso 2.852: prêmio acumula e vai a R$ 45 milhões

Foto: Marcelo Brandt/Arquivo g1

O sorteio do concurso 2.852 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (12), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 45 milhões.

Veja os números sorteados: 06 – 22 – 24 – 49 – 53 – 56

5 acertos – 58 apostas ganhadoras: R$ 61.845,62

4 acertos – 4.666 apostas ganhadoras: R$ 1.098,23

O próximo sorteio da Mega será na terça-feira (15).

G1

13/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Enade 2023: UFRN entre as 20 melhores universidades federais do país

Foto: Cícero Oliveira – UFRN

Maralice Freitas de Ascom-Reitoria

O número de cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com conceito 4 ou 5 subiu de 67% para 70%, na avaliação trienal do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Se considerada apenas a avaliação aplicada em 2023, o percentual de cursos com conceito 4 ou 5 sobe para 84%.  Os dados foram divulgados nessa sexta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A UFRN manteve ainda o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC),  indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Com esse resultado, a UFRN classifica-se entre as 20 melhores Universidades Federais do país e a terceira do Norte-Nordeste.

A meta do Plano de Gestão para 2027 é 75% e a do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para 2029 é 80%. O procurador educacional institucional da UFRN, Fabiano Gomes, ressaltou o trabalho de longo prazo que vem sendo desenvolvido na instituição. “Estamos colhendo os frutos da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação que se iniciou em 2017. Desde então, a UFRN tem aumentado o percentual de cursos com conceito muito bom ou excelente. No ano passado, alcançamos o IGC 5 e mantivemos agora. O empenho é para continuarmos buscando as metas do nosso plano estratégico”, afirma.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância do trabalho coletivo para alcançar a excelência no ensino. “Este resultado confirma o engajamento de toda comunidade universitária com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-graduação oferecidos pela UFRN.  É mais uma demonstração de compromisso com a educação pública de qualidade”, comemora.

Em 2023 participaram do Enade os cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Agrárias. Todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) alcançaram conceito 5. Além desses também obtiveram conceito 5: Medicina (EMCM), Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia (FACISA).

13/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Zelensky recusa mais uma conversa com Lula

Arte/Metrópoles

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma conversa telefônica que estava prevista para sexta-feira (11/4). A informação foi confirmada ao Metrópoles por uma fonte diplomática próxima ao governo ucraniano.

Essa é só mais uma das várias tentativas frustradas de diálogo entre os dois países. Outro contato entre os líderes estava previsto para acontecer em 4 de abril, a partir de uma solicitação feita pela embaixada do Brasil em Kiev no início do mês. Apesar da disposição brasileira, Zelensky também optou por não atender à ligação. Segundo fontes ucranianas, a decisão teve como base uma série de frustrações acumuladas com a postura do governo brasileiro ao longo do conflito.

Rusgas

– Desde que assumiu o governo do Brasil pela terceira vez, Lula tem sido criticado por sua postura diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.

– Zelensky acusou o presidente brasileiro de ter posturas que favorecem a Rússia, membro do Brics, assim como o Brasil.

– O governo brasileiro chegou a apresentar um plano de paz para a guerra, junto da China. A proposta, contudo, foi rechaçada por Zelensky.

– Lula defendia que as discussões de paz envolvessem os dois lados da guerra, e não só a Ucrânia, como acontecia em cúpulas anteriores.

– Desde o último ano, o diálogo entre Lula e Zelensky é quase nulo, apesar de as diplomacias de Brasília e Kiev manterem contatos.

Procurados, a diplomacia brasileira na Ucrânia ainda não retornou o contato sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestações.

O gesto de Lula de buscar uma reaproximação com Kiev foi interpretado por autoridades ucranianas como inoportuno e até contraditório. Um dos motivos apontados foi a viagem do presidente brasileiro à Rússia, marcada para o início de maio, que, na avaliação de Kiev, simboliza um alinhamento com o governo de Vladimir Putin.

Metrópoles

13/04/2025
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com direito a “olé”, Palmeiras vence o Corinthians com autoridade

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Duas semanas após a final do Paulistão 2025, o Palmeiras parece ter deixado o trauma daquele jogo de lado ao vencer o Corinthians por 2 a 0, neste sábado (12), na Arena Barueri. O clássico valeu pela terceira rodada do Brasileirão.

Este foi o primeiro encontro entre as equipes desde a conquista do título estadual pelo time alvinegro. De lá para cá, o Alviverde viveu momentos turbulentos com sua torcida, mesmo com as últimas três vitórias.

A vitória maiúscula no clássico contou com gols dos atletas uruguaios Piquerez e Emiliano Martínez, ainda no primeiro tempo. Vitor Roque chegou a balanças as redes na etapa final, mas o lance foi anulado após análise do árbitro de vídeo.

CNN

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter cobra recuperação de rodovias do RN e conclusão de obras complementares no Complexo Oiticica

Durante a sessão plenária de terça-feira (8), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) voltou a fazer duras críticas à gestão do Governo do Rio Grande do Norte, com foco nas más condições das rodovias estaduais e na lentidão de conclusão de obras complementares na barragem de Oiticica.

Em sua fala, Queiroz voltou a destacar a precariedade de trechos importantes de rodovias como a RN-041, que liga Currais Novos a Lagoa Nova e da RN-203, entre Bodó e Cerro Corá. Segundo o parlamentar, obras de tapa-buraco não fazem mais sentido e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), deve realizar obras de recapeamento asfáltico.

Nelter Queiroz também citou outros trechos críticos de rodovias, a exemplo do trecho da RN-203 entre Santana do Matos e a RN-118 via Barão de Serra Branca; da RN-118, entre Jucurutu, São Rafael e a BR-304; da RN-089, entre Ouro Branco e Jardim do Seridó; e da RN-016, entre Assú e Carnaubais até Areia Branca. Segundo ele, esses trechos refletem o abandono da malha viária do Estado e dificultam o deslocamento da população.

OITICICA

O deputado também voltou a cobrar a conclusão de obras complementares da barragem de Oiticica. Um dos pontos citados por ele foi a falta de pavimentação da estrada de acesso à nova comunidade de Barra de Santana, pela RN-118, na altura da comunidade Aroeira.

“Sou filho de Barra de Santana, sou filho de Jucurutu, sou filho de nossa região Seridó e cobro a conclusão desta importante obra que não é só importante para nossa Jucurutu, mas também para nossa Jardim de Piranhas e para a nossa São Fernando”, afirmou o deputado.

Nelter Queiroz encerrou sua fala com mais críticas ao Governo do Estado, mencionando a dificuldade enfrentada pelos cidadãos para ter acesso aos serviços do Detran.

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Eventos

Com ingressos esgotados, Derradeiro de Maio ganha destaque como abertura do São João no Nordeste

Faltando menos de dois meses, o Derradeiro de Maio já é um sucesso absoluto com ingressos completamente esgotados há 10 dias e pronto para ser a abertura oficial do São João no Nordeste.

Em sua terceira edição, que acontece dia 31 de maio na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges, o evento promete uma noite inesquecível com um line-up de peso: o poeta Dorgival Dantas, Waldonys, Flávio José e Eliane, considerados verdadeiros ícones da música nordestina.

E o sucesso pode ser medido além dos ingressos esgotados. Grupos de pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso e de todos os estados do Nordeste, além de de todo o RN estão se organizando para o show mostrando o alcance nacional do Derradeiro.

A Fazenda Tome Xote, reconhecida como patrimônio material cultural do Rio Grande do Norte, representa um espaço que celebra e preserva a essência do forró e as tradições culturais do interior potiguar.

Para mais informações sobre este grande evento, siga o perfil oficial @fazendatomexote no Instagram.

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern muda local de atendimento em Santana do Matos durante reforma de escritório

O atendimento presencial da Caern, em Santana do Matos, será realizado a partir de segunda-feira (14), em novo endereço. O local de atendimento será no prédio do reservatório da cidade, na rua João Teixeira de Carvalho, número 225, Centro. O funcionamento neste endereço está previsto para ocorrer pelos próximos 60 dias. O horário de atendimento no novo local é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O escritório localizado na rua Manoel Antônio Macêdo, no Centro, passará por reforma para garantir mais conforto aos clientes e aos colaboradores da Companhia. A Caern vem investindo em obras de escritórios em diversas regiões do Estado. No Vale do Assú e na região Central, já foram realizadas reformas em cidades como Assú, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Carnaubais, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael e Paraú.

SERVIÇO
Novo Local de Atendimento da Caern em Santana do Matos
Rua João Teixeira de Carvalho, número 225, Centro (no prédio do reservatório)
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Saúde

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A possibilidade de a gripe aviária se tornar uma pandemia continua preocupando as autoridades de saúde, e, na avaliação da presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, é preciso avançar na criação de vacinas mais eficazes, para evitar que isso aconteça. Uma das grandes esperanças é a vacina universal contra todos os tipos de influenza, que já apresentou resultados positivos.

“É uma vacina de RNA mensageiro, e, na composição dela, foi colocado o sequenciamento genético de todos subtipos de influenza A e B, e se testou em furões e ratos. Primeiro, eles testaram, antígeno por antígeno, isoladamente, e a resposta imune foi muito boa. Então, eles passaram a testar nesses animais, as 20 cepas de uma vez. E o que eles viram foi uma indução de anticorpos para todas as 20 cepas, por pelo menos quatro meses após a vacinação”, explica a especialista.

Vacinas específicas contra o vírus da gripe aviária já foram produzidas e existem estoques de emergência em cerca de 20 países, segundo Mônica. O Brasil aposta no imunizante que está sendo formulado pelo Instituto Butantan e que também já passou pela fase de testes em animais, com bons resultados. No momento, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o instituto está convidando voluntários para os testes em humanos, enquanto aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciá-los.

A presidente da Sbim reforça a importância do Brasil desenvolver uma vacina própria o mais rápido possível, para não precisar contar com a produção de empresas estrangeiras, caso seja necessário. Ela explica que o vírus da gripe aviária consegue desenvolver mutações e se adaptar para infectar organismos diferentes com muita rapidez.

“Já são mais de 350 espécies, que não eram infectadas no começo, incluindo mamíferos, como gatos domésticos, que foram identificados na Polônia. E a mortalidade deste vírus é muito alta, porque nós não temos imunidade prévia contra ele”.

“Se ele adquirir mais alguma mutação que aumente a adesão do vírus à célula do hospedeiro humano, ele vai conseguir ser transmitido de pessoa para pessoa. Esse é o problema. E segundo as evidências, falta muito pouco para esse vírus causar uma pandemia”, alerta Mônica Levi.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2003 até março deste ano, foram registrados 969 casos de infecções por gripe aviária em humanos, causadas pelo Influenza A H5N1, com 457 mortes. O que significa uma letalidade superior a 50%.

No entanto, essa proporção de morte frente aos casos vem caindo desde 2015, e, neste ano, dos 72 casos registrados nas Américas, apenas dois levaram a óbito, um nos Estados Unidos e outro no México. Quase todos os registros de novas infecções estão nos EUA.

A contaminação em humanos ocorre após contato com animais infectados, e o número de surtos em aves e mamíferos não para de crescer. De outubro do ano passado a fevereiro deste ano, um período de cinco meses, foram registrados mais de 900 surtos em aves de criação e 1 mil em aves silvestres. Esses valores são superiores aos registrados durante toda a temporada anterior de circulação do vírus, de outubro de 2023 a setembro de 2024, um período de 12 meses.

O primeiro caso de gripe aviária no Brasil foi confirmado em maio de 2023, e até hoje foram registrados 166 focos da doença, sendo 163 em aves silvestres e três em aves de criação. Diante do cenário mundial, o Ministério da Agricultura e Pecuária prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária por causa da doença.

Agência Brasil

12/04/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Memorial do Legislativo recebe visita de alunos do Colégio Expansivo

Quatro turmas, com cerca de 70 alunos cada, do sexto ano do Colégio Expansivo, de Natal, visitaram o Memorial do Legislativo Potiguar. A visita, realizada na quarta-feira (9), foi guiada pelo servidor e historiador Daniel Veras de Araújo, que acolheu os alunos e iniciou a sua explanação a partir da história sobre o Solar Tavares de Lyra, casarão centenário que abriga o acervo.

Inaugurado em dezembro passado, o Memorial reflete o compromisso do Legislativo em preservar a memória e a cultura do Rio Grande do Norte. O espaço conta com projeções históricas de Natal, acervos legislativos e homenagens a figuras importantes da política potiguar.

Na segunda sala visitada pela turma, que pode ser utilizada como auditório para palestras e debates, o historiador fez uma narrativa sobre a história da democracia e a divisão de poderes.

Corredor Galeria, Sala do Clero, Sala das Personalidades e Sala das Mulheres foram os outros espaços visitados. Primeiras da fila, enquanto aguardavam o início do tour as alunas Letícia Tainá e Maisa Nascimento falaram sobre a expectativa da visita: “Eu acho que vai ser bem legal e vou aprender bastante coisa aqui”, disse Letícia. Maisa afirmou que estava com expectativa e que ainda não havia conhecido antes nenhum memorial.

O diretor da escola, João Maria, avaliou: “Estamos aqui com nossos alunos porque entendemos a importância de uma aula fora dos muros da escola, isso vem agregar bastante e o Memorial, por sua vez, vem agregar valor para a história do Rio Grande do Norte”, disse.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros