06/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) promoveu, nesta sexta-feira (4), mais uma etapa do curso “Boas Práticas no Ambiente de Trabalho”. A capacitação, dividida em seis etapas e realizada em parceria com diversos órgãos, chegou ao seu 4º módulo, que está sendo reaplicado especialmente para gestores do município.
Ao todo, 40 gestores de diferentes órgãos municipais participaram do encontro, que teve como tema “Segurança Psicológica e Saúde Mental no Trabalho”. A palestra foi conduzida pelos psicólogos Rafael Figueiró e Bárbara Rocha, ambos da Assembleia Legislativa, e abordou técnicas de saúde mental e estratégias de comunicação eficaz no ambiente profissional.
Segundo os especialistas, essas práticas contribuem significativamente para o bem-estar dos servidores e impactam diretamente na produtividade.
A gestora da Semthas, Riane Feitosa, destacou a relevância da iniciativa e o sucesso da parceria. “Em função do sucesso do curso realizado no ano passado, resolvemos chamar novamente a Assembleia Legislativa para compartilhar seus conhecimentos com nossos gestores. Essa troca tem sido muito positiva para fortalecer as equipes e melhorar o serviço público”, afirmou.
06/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Thiago Araújo – ASCOM/IMD
IMD/UFRN
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está participando do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para monitoramento da condução de motoristas. Em parceria com a empresa paulista Aioti, o projeto de telemetria tem como principal objetivo analisar o comportamento dos condutores e oferecer feedbacks personalizados para aprimorar a segurança no trânsito.
A solução permite avaliar diferentes aspectos da condução, como excesso de velocidade, frenagens bruscas, acelerações rápidas e curvas acentuadas. Com base nesses indicadores, a tecnologia atribui uma nota ao motorista e fornece relatórios que podem ser utilizados para aprimorar os hábitos de direção.
“O projeto tem o objetivo de medir o comportamento de um motorista em um determinado veículo, coletando informações dos sensores do celular e processando esses dados para gerar um diagnóstico sobre a condução”, explica Gustavo Leitão, coordenador do projeto e docente do IMD.
A ideia é que o condutor receba feedbacks personalizados, permitindo que ele tenha maior consciência sobre sua forma de dirigir e possa reduzir riscos de acidentes.
Aplicabilidade e mercado
O projeto vai atender diferentes setores do mercado, incluindo seguradoras, gestores de frota e motoristas individuais. Empresas do setor de seguros, por exemplo, podem utilizar os dados gerados pela tecnologia para oferecer planos personalizados e mais justos aos clientes, de acordo com seus perfis de condução.
“Hoje, as seguradoras já podem, do ponto de vista legal, personalizar os valores das apólices com base no comportamento do condutor. No entanto, a tecnologia ainda precisa fornecer essas informações de maneira confiável, e é isso que estamos desenvolvendo”, afirma o coordenador.
Gestores de frota também podem se beneficiar da solução ao monitorar padrões de direção de seus motoristas, minimizando riscos e prevenindo acidentes. “Sabemos que motoristas com um perfil de condução mais agressivo estão mais propensos a acidentes. O objetivo é justamente oferecer uma ferramenta que possibilite a análise desses padrões e promova uma condução mais segura”, destaca Leitão.
Equipe e desenvolvimento
A iniciativa, que teve início em novembro de 2024, está em fase avançada de desenvolvimento e tem previsão de entrega do Produto Mínimo Viável (MVP) em maio de 2025.
O projeto de telemetria conta com a participação de 17 profissionais, entre docentes e pesquisadores de diferentes instituições. Além do IMD, também estão envolvidos professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Pau dos Ferros.
A parceria inicial entre o IMD e a Aioti está prevista para se encerrar em maio de 2025, mas já existem negociações para uma continuidade do projeto. “A empresa demonstrou interesse em seguir com o desenvolvimento da tecnologia e aprimorar soluções auxiliares que possam ampliar ainda mais o impacto da ferramenta”, conta Leitão.
Edição: Marcos Neves Jr.; Revisão: Ana Byatriz Moreira.
06/04/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasA partir do dia 9 de abril, toda quarta-feira nos dois expedientes, haverá atendimento presencial da Caern na cidade de Fernando Pedroza. Oferecer atendimento próprio na cidade é uma iniciativa da Companhia para proporcionar melhor prestação do serviço, oportunizando contato direto com colaborador da Caern.
Nos dias 9 e 23 de abril haverá atendimento pelo Caern Móvel das 8h às 17h. Sempre que a van da Companhia estiver na cidade, ficará estacionada em frente à prefeitura, na rua João Salviano Sobrinho, 41, no Centro. Nos dias 16 e 30 de abril, o atendimento ocorre no escritório que fica localizado na Rua Severino Sérvulo, 299, Centro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. No local já trabalham os colaboradores da operação da Caern que fazem serviço no sistema de água.
ATENDIMENTO VIRTUAL
Além do atendimento presencial nas cidades, a Caern possui canais de atendimento virtuais que funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. São eles: o WhatsApp 98118-8400, a agência virtual, que pode ser acessada no endereço www.caern.com.br, o aplicativo Caern Mobile e o telefone 115.
SERVIÇO:
Atendimento presencial em Fernando Pedroza toda quarta-feira
Dias 9 e 23 de abril
Caern Móvel
8h às 17h
Rua João Salviano Sobrinho, 41, no Centro (em frente à prefeitura)
Dias 16 e 30 de abril
Escritório da Caern
7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Rua Severino Sérvulo, 299, Centro

O ritmo acelerado da venda de ingressos e a saudade do público natalense já dá uma ideia da expectativa para a volta da turnê Sorriso Maroto As Antigas, em Natal.
O show acontece dia 3 de maio, no gramado da Arena das Dunas com organização da Clap Entretenimento e vai trazer sucessos como Vai e chora”, “Futuro Prometido”, “Me Olha Nos Olhos”, “A Primeira Namorada”, e “Sinais” em uma grande estrutura que promete uma viagem nostálgica pelos grandes sucessos da banda.
Com 27 anos de carreira, o Sorriso Maroto é apontado como um dos principais nomes do pagode brasileiro nos anos 2000 e marcou época com músicas em que as letras eram conhecidas pelo romantismo e desilusões amorosas.
Na turnê, o público é provocado pela conhecida pergunta do vocalista Bruno Cardoso: “vocês estão preparados para sofrer?” em referência às letras do grupo.
Por onde tem passado, a turnê tem reunido grandes públicos e Natal não vai ser diferente disso. A festa é uma experiência única, que vai além dos palcos, e inclui algumas ativações que vão criar um momento diferenciado para o público.
A venda de ingressos acontece no site Ingresse.com. Mais informações no perfil oficial @sigaclap e @sorrisoasantigas no Instagram.
06/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A 14ª edição do projeto “Assembleia e Você” já tem data e local definidos: nos dias 7 e 8 de abril, das 8h às 17h, o programa desembarca em João Câmara, região do Litoral Norte Potiguar, oferecendo atividades nas áreas Social, de Educação, Saúde e Direito.
Segundo o diretor de Políticas Complementares da Assembleia Legislativa, Ricardo Fonseca, o projeto é voltado, principalmente, aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. “Daí a importância de os municípios terem uma parceria com o Legislativo, já que oferecemos diversos serviços e temos acesso ao Cadastro Único do Governo Federal. Assim, os moradores podem obter quase todos os documentos e certidões pessoais, e isso faz a diferença para qualquer cidadão”, ressalta ele.
Na edição de João Câmara, o setor de Saúde ofertará atendimentos de Clínica Geral, Neurologia, Cardiologia, Ginecologia, Urologia, Pediatria, Ortopedia, Fonoaudiologia, Farmacêutica, Nutrição e Odontologia, realizando primeiro as triagens, tanto nos adultos quanto nas crianças. Na área da Educação, contará com uma exposição do Corpo de Bombeiros do RN, educação de trânsito (com o Detran-RN e a PRF) e educação ambiental, além de apresentações culturais e atividades recreativas, como pinturas e jogos diversos. Também estará presente o “Projeto Integra”, da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores do município.
No que diz respeito às ações sociais, os moradores receberão os serviços de confecção de Carteira de Identidade e CPF; orientação para Carteira de Trabalho (com o Sistema Nacional de Empregos – SINE/RN); 2ª via de certidões civis (ANOREG/RN – Associação dos Notários e Registradores do RN); tarifa social e outros serviços, com a CAERN; e ainda corte de cabelo, barbearia, designer de sobrancelha e esmaltação.
No campo do Direito, a população poderá realizar consultas ao Serasa e tirar dúvidas sobre Direito do Consumidor. Além disso, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do RN (ProMulher) vai orientar a Câmara Municipal na implementação da ProMulher na cidade.
As atividades acontecerão na Rua João Monteiro de França, em frente à Escola Municipal Professor João Cícero Varela, com entrada gratuita para toda a população.
05/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Zack Stencil/MCom
Nove em cada 10 brasileiros possuem acesso à telefonia móvel, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O índice expressivo marca o Dia das Telecomunicações, celebrado em 5 de abril, e destaca o papel do Ministério das Comunicações na ampliação do acesso e na melhoria dos serviços de telefonia em todo o país. Entre os avanços promovidos, está a expansão da internet banda larga de qualidade, que tem incluído digitalmente milhões de brasileiros.
“O Brasil tem potencial para crescer ainda mais na área das telecomunicações. Os números de expansão da internet mostram que estamos no caminho certo, mas ainda há brasileiros com comunicação precária. Neste dia tão especial, precisamos lembrar dos desafios que ainda precisam ser superados para que, no futuro, possamos comemorar o acesso de todos os brasileiros a uma internet de qualidade”, afirmou Juscelino Filho.
Ainda de acordo com o levantamento, a grande maioria da população com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões metropolitanas. Os dados indicam também que 4.363 municípios brasileiros já possuem infraestrutura de fibra óptica — o que significa mais velocidade, estabilidade e eficiência energética para essas localidades.
O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, destacou a importância da data para celebrar a expansão dos serviços de comunicação no Brasil. Segundo ele, o país possui uma grande extensão territorial e áreas de difícil acesso, o que representa um desafio para os prestadores de serviço. Sobre essas regiões, o secretário declarou que “não falta trabalho para que a conectividade chegue com qualidade”.
“Temos que comemorar, mas conscientes de que ainda existe um percentual de domicílios brasileiros que precisam de acesso. Trabalhamos todos os dias para ampliar a comunicação a todas as pessoas, sem deixar nenhum brasileiro para trás. Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, completou Tercius.
Outro número importante para o setor é a chegada da tecnologia 5G a 1,3 mil municípios brasileiros. O avanço faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a implantação do 5G nos 5,5 mil municípios do país. O Novo PAC também inclui a expansão da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais.
Sobre a data
O Dia das Telecomunicações é celebrado no Brasil em 5 de abril, enquanto a comemoração internacional ocorre em 17 de maio. A data é um lembrete não apenas da importância do setor na vida dos brasileiros, mas também dos desafios para garantir que todas as regiões, especialmente as mais carentes, contem com a estrutura adequada para levar informação com qualidade e de forma democrática.
Telecomunicações não significam apenas levar infraestrutura digital, mas também promover educação e orientação. Ainda há muitos brasileiros com acesso limitado a dispositivos eletrônicos, o que dificulta o consumo pleno de informações e serviços digitais.
Agencia Gov | Via MCom
05/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Arquivo/ASSECOM
O Governo do Estado encaminhou nesta sexta-feira (04) para apreciação da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar que trata do reajuste salarial dos profissionais do magistério público da educação básica do Rio Grande do Norte. A iniciativa, formalizada por meio da Mensagem nº 008/2025, representa mais um passo concreto no compromisso da gestão estadual com a valorização docente e a garantia do piso salarial da categoria.
O reajuste de 6,27% dos vencimentos básicos contempla professores e especialistas em educação ativos, aposentados e pensionistas. A proposta enviada ao Legislativo é fruto do diálogo contínuo com representantes dos professores e especialistas em educação.
“Somos o único Estado da Federação que paga o piso salarial do magistério, preservando a carreira e estendendo o mesmo tratamento aos aposentados”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, em entrevista nesta sexta-feira. Ela também ressaltou que o reajuste do magistério estadual, acumulado desde o início da atual gestão, é de 98%. “Este é um dado concreto de um governo que entende que a valorização do magistério é importante e necessária para avançar na melhoria da qualidade do ensino.”
O envio da matéria à Assembleia reafirma o compromisso da gestão com a Lei Federal nº 11.738/2008, que estabelece o piso salarial nacional da educação básica, e também com a construção de soluções responsáveis e sustentáveis para as demandas da área.
A proposta agora será analisada pelos deputados estaduais. A expectativa é que a matéria avance com celeridade, garantindo a efetivação do reajuste e fortalecendo a política de valorização dos profissionais da educação pública do Rio Grande do Norte.
05/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) participou, em Natal, nesta quinta-feira (3), de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP) para discutir a ampliação da assistência pediátrica na região do Seridó. O encontro também contou com a presença da secretária adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, do deputado estadual Vivaldo Costa, do secretário de Saúde de Caicó, Gedson Santos, e de integrantes da equipe técnica da SESAP.
Na ocasião, Nelter Queiroz cobrou da SESAP um planejamento conjunto entre Ministério da Saúde, Governo do Estado e municípios seridoenses para a implantação de leitos de UTI pediátrica em Caicó. O parlamentar destacou a urgência da medida para garantir atendimento especializado às crianças da região, evitando deslocamentos para outras cidades e melhorando a qualidade do serviço de saúde no Seridó.
“Como parte dos esforços para viabilizar essa demanda, o deputado Vivaldo Costa e eu propomos a destinação de emendas no Orçamento Geral do Estado de 2025. O objetivo é garantirmos recursos suficientes para que a estruturação dos novos leitos se tornem realidade o quanto antes”, destacou Queiroz.
Energia em São José do Seridó
Além da pauta da saúde, Nelter também articulou uma audiência com o Superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, Dr. Júlio Giraldi, para discutir a situação energética das comunidades Catinga Grande e Badaruco, em São José de Seridó.
A reunião contou com a participação dos vereadores Meninin de Chico Gago e Siêne Dantas, além do secretário de Urbanismo e Ambiente do município, Diceu Soares e de técnicos da Companhia. Durante o encontro, a COSERN se comprometeu a enviar, nos próximos 30 dias, uma equipe técnica para avaliar a situação e, posteriormente, realizar uma nova reunião com os vereadores e o secretário para definir uma solução definitiva para o problema.
05/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Humberto Lopes/Assecom
A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta sexta-feira (4) a publicação do edital do concurso da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e a autorização do certame para o Instituto de Previdência dos Servidores do RN (IPERN). Ao todo, serão 106 vagas para cargos de nível médio e superior.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, o edital do concurso da EMPARN será publicado na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ela detalhou que a prova do concurso está agendada para 22 de junho.
“Hoje, temos o anúncio do concurso para o IPERN, que promove um certame para reposição de seu quadro efetivo há 47 anos, e também para a EMPARN, nossa empresa de pesquisa agropecuária, que está há 31 anos sem realizar concurso”, disse a governadora.
O secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, explicou que o processo seletivo terá 16 vagas, além de cadastro de reserva, para os cargos de Pesquisador e Técnico de Nível Superior (Analista).
“O resultado final está previsto para 10 de outubro de 2025, e o concurso terá validade de dois anos para as nomeações. As vagas são de ampla concorrência, mas garantimos a observância das cotas para pessoas com deficiência, negros e pardos, conforme especificado no edital”, pontuou o secretário.
As inscrições começam às 14h do dia 7 de abril e seguem até as 23h59 do dia 8 de maio, pelo site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). O concurso será realizado em três etapas: prova objetiva, prova discursiva (para nível superior) e análise de títulos (para pesquisador).
O edital da EMPARN prevê vagas para diversas áreas, incluindo Meteorologia, Aquicultura, Produção Animal e Vegetal, Contabilidade, Administração, Direito, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Técnico Agrícola ou Agropecuário e Técnico em Laboratório.
O diretor-presidente da EMPARN, Rodrigo Oliveira Maranhão, comemorou o anúncio do concurso. Hoje, o órgão tem 83 servidores ativos, sendo 16 pesquisadores.
“O concurso vai ampliar nossa capacidade operacional. Com certeza, esse apoio é muito importante para o desenvolvimento das nossas pesquisas agropecuárias, como os estudos para a convivência com o semiárido”, reforçou.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O concurso 2.848 da Mega-Sena sorteia, neste sábado (5), o prêmio acumulado de R$ 60 milhões. As seis dezenas serão anunciadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h, em casas lotéricas ou pela internet. O volante com seis dezenas marcadas custa R$ 5, enquanto o bilhete com sete números assinalados sai por R$ 35.
Segundo dados da Caixa, a probabilidade de ganhar o prêmio máximo com uma aposta de seis dezenas é de uma em mais de 50 milhões. Já com uma aposta com 15 dezenas, maior número permitido, as chances sobem para uma a cada pouco mais de 10 mil. A jogada, no entanto, custa mais de R$ 22 mil.
O sorteio pode ser acompanhado no canal da Caixa no YouTube ou na página das Loterias Caixa no Facebook.
SBT News