03/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
IMD/UFRN
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está selecionando estudantes de Administração ou áreas afins para compor a equipe de apoio administrativo e financeiro da secretaria dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI).
As inscrições acontecem até o dia 8 de abril e podem ser feitas pelo e-mail processosseletivoscursostec@imd.ufrn.br. Devem ser enviados documentos digitalizados em formato PDF, conforme dispõe o Edital nº 001/2024.
O certame oferece uma vaga, além de cadastro reserva. Uma vez selecionado, o novo colaborador deverá atuar no Polo Natal dos cursos técnicos, com atividades semipresenciais e carga horária semanal de 20 horas. As vagas são exclusivas para discentes da UFRN.
A remuneração por hora é de, no máximo, R$ 18, segundo o Manual de Gestão da Rede ETEC Brasil e do Profuncionário, podendo variar de acordo com a disponibilidade orçamentária.
As atividades a serem desempenhadas pelo novo colaborador incluem auxílio na organização de eventos, participação de capacitações, suporte a docentes, oferecimento de informações aos discentes dos cursos técnicos e ao público externo, entre outras.
O processo de seleção consistirá em análise de currículo e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 23 de abril, no site do IMD, aba de Editais.
03/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), em nome da Assembleia Legislativa, parabenizou os gêmeos autistas Ângelo e Augusto, que coincidentemente fazem aniversário nesta data. Protagonistas da campanha sobre Capacitismo, lançada pela casa legislativa em junho de 2024.
“Muito queridos nas mídias digitais”, ressaltou o deputado, enaltecendo o trabalho da professora Dona Luci, mãe dos gêmeos que estão completando 44 anos. “Ela que defende com muita bravura, o autismo no Rio Grande do Norte, através do seu testemunho diário no Instagram”, disse Ubaldo.
Ainda no horário dos deputados, o deputado Coronel Azevedo (PL) comentou sobre a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, nos próximos dias 11 e 12. Segundo o parlamentar, a visita começará pela cidade de Acari. “Às 10h30 a comitiva de Bolsonaro vai visitar a ‘Cidade da Moda’, seguindo para a barragem de Oiticica, em Jucurutu. Obra de extrema importância para o nosso estado”, ressaltou Coronel Azevedo.
De acordo com o parlamentar, a agenda de Jair Bolsonaro continua em Pau dos Ferros, onde haverá um ato do PL, e no dia seguinte, com uma visita ao município de Major Sales, onde está em construção o ramal do Apodi, da transposição do Rio São Francisco.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 2.848 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 51 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
Agência Brasil
03/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Fábio Duarte
O Rio Grande do Norte abriga o segundo maior polo fabricante de bonés do país, ficando atrás apenas da região de Apucarana, no Paraná. Para fortalecer ainda mais esta atividade no Estado a governadora Fátima Bezerra se reuniu nesta terça-feira (01), em Brasília, com o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Décio Nery, em busca de apoio para a realização da Primeira Boné Brasil – Feira Nacional do Boné, no município de Serra Negra do Norte, de 31 de julho a 02 de agosto, como forma de ampliar a visibilidade, fortalecer a cadeia produtiva local e consolidar o Rio Grande do Norte como referência nacional nesse setor.
O Seridó potiguar, destaca-se especialmente na produção de bonés e chapéus, com forte presença nos municípios de Caicó, São José do Seridó e Serra Negra do Norte, onde estão instaladas mais de 100 indústrias, que juntas geram cerca de 1.500 empregos diretos. A região também abriga atividades complementares, como oficinas de costura, produção artesanal em bordado e confecções diversas, o que atrai fornecedores de matéria-prima e equipamentos, reforçando a competitividade dos pequenos negócios inseridos nesse ambiente produtivo. O setor educacional contribui significativamente para o fortalecimento dessa cadeia, com a oferta de cursos técnicos e superiores pelo IFRN – Campus Caicó.
O RN também se destaca como o estado que apresenta a maior VCR (Vantagem Comparativa Revelada) do país, indicador que mede a força relativa e a competitividade de uma região na produção e exportação de determinados produtos, em comparação com outras localidades, segundo informações do Data Sebrae – 2022.
A governadora Fátima Bezerra destacou a realização da Feira Nacional do Boné: “É uma parceria muito importante para fomentar o desenvolvimento do RN. O Sebrae, através do presidente, Décio Nery, mais uma vez chega junto ao governo do RN, assim como fez com a Fiart. Só temos a agradecer a sensibilidade do Sebrae para que possamos concretizar este evento”.
“A Fátima, para nós, não é só a governadora do Rio Grande do Norte. Ela é a representação da luta das mulheres, que nunca se resignaram. É referência nacional. O RN é um estado importante, especialmente agora, em que o Brasil e o mundo vivem a era da sustentabilidade, e o RN está à frente. Todo pedido da governadora é importante, e estamos aqui para atender. O Sebrae Nacional estará ao lado da Feira Nacional do Boné, que é um símbolo de desenvolvimento”, afirmou Nery.
O prefeito de Serra Negra do Norte, Acácio Brito, declarou que “a primeira Boné Brasil vai ser a Feira Nacional da Cadeia Produtiva do Boné. Ela envolve todo o segmento nesse processo como: empresários, fornecedores de máquinas, equipamentos, além de institutos de pesquisa. E vai ser um evento voltado para a troca de conhecimentos, a difusão de tecnologias e muito network para que as pessoas possam ampliar o volume de negócios. Serra Negra do Norte é a capital nacional do boné personalizado. Então nós aguardamos todos no período de 31 de julho a 2 de agosto em Serra Negra do Norte, no sertão do Seridó do estado do Rio Grande do Norte”.
A reunião, que formalizou a parceria, ocorreu na sala da presidência do Sebrae Nacional e contou com a presença de várias autoridades, entre elas: João Hélio, diretor técnico do Sebrae RN; Hugo Fonseca, da Sedec; Guilherme Saldanha, da Sape e Eráclito Marques, Assessor da Presidência da República.
03/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: João Gilberto
A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (02), o projeto de lei do Governo do Estado, da Lei de Transações Tributárias. A lei já existe em 21 estados brasileiros, e cria um canal permanente entre o Estado do RN e empresas inadimplentes que terão condições personalizadas para quitar débitos, de forma a’ limpar’ os nomes na lista de devedores e a aumentar a arrecadação tributária do executivo.
“O projeto está sendo bem entendido e compreendido pelos deputados”, disse o procurador-geral adjunto do Estado, José Duarte Santana, reforçando que a matéria já foi aprovada à unanimidade, nas Comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças. “Sinal de que o assunto foi bem debatido, e com a aprovação e sanção do Governo do Estado, ganham os contribuintes que poderão regularizar a situação fiscal de suas empresas”, afirmou Duarte, depois da aprovação por 5 deputados na Comissão de Administração.
De acordo com o procurador adjunto, a nova lei, que deverá ir a plenário na próxima semana, disponibilizará descontos que chegarão a 80% em casos de empresas fechadas, substituindo o Refis, que só permite descontos lineares. Com a nova lei, o Estado pretende arrecadar, em débitos atrasados, cerca de R$ 800 milhões, a partir de editais que serão divulgados.
A Comissão de Administração também aprovou outros 5 projetos, entre eles o que institui a política estadual de segurança de barragens no Estado do Rio Grande do Norte. Participaram da reunião o presidente da Comissão, Luiz Eduardo (SDD) e os deputados membros Taveira Júnior (União), Francisco do PT, Gustavo Carvalho (PL) e Ubaldo Fernandes (PSDB).
03/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
ASCOM/IGARN
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios que abastecem os municípios potiguares e atendem às suas diversas necessidades. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta segunda-feira (31), aponta que as reservas hídricas superficiais totais do estado acumulam 2.788.453.849 m³, o equivalente a 52,71% da capacidade total, que é de 5.290.307.815 m³.
O açude Riacho da Cruz II, localizado no município de Riacho da Cruz, atingiu 100% da sua capacidade e verteu (sangrou) na última sexta-feira, 28 de março. O reservatório tem capacidade para armazenar 9.604.200 m³. O açude Dinamarca, situado em Serra Negra do Norte, também está com 100% de sua capacidade. A primeira sangria desse reservatório este ano foi registrada no dia 23 de janeiro.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula atualmente 1.516.803.472 m³, correspondentes a 63,92% da sua capacidade total de 2.373.066.000 m³. A barragem Oiticica, segundo maior manancial do RN, acumula 91.766.901 m³, o que representa 12,36% da sua capacidade total de 742.632.840 m³.
A barragem Santa Cruz do Apodi está com 415.993.750 m³, o equivalente a 69,37% da sua capacidade total de 599.712.000 m³. Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 220.419.264 m³, correspondentes a 75,28% da sua capacidade total de 292.813.650 m³.
Além de Riacho da Cruz II, Dinamarca e Umari, outros sete reservatórios monitorados pelo Igarn acumulam mais de 70% da sua capacidade. São eles:
Barragem de Poço Branco (75,60%);
Marechal Dutra (Gargalheiras), localizada em Acari (70,70%);
Trairi, em Tangará (73,56%);
Açude público de Cruzeta (83,28%);
Campo Grande, em São Paulo do Potengi (75,54%);
Riachão, em Rodolfo Fernandes (81,37%);
Pinga, em Cerro Corá (76,34%).
Por outro lado, onze reservatórios estão com menos de 10% de sua capacidade total. São eles:
Itans, em Caicó (0,61%);
Sabugi, em São João do Sabugi (6,55%);
Passagem das Traíras, em São José do Seridó (0,03%);
Esguicho, em Ouro Branco (4,51%);
Carnaúba, em São João do Sabugi (7,91%);
Japi II, em São José do Campestre (9,70%);
Jesus Maria José, em Tenente Ananias (3,45%);
Tourão, em Patu (9,48%);
Brejo, em Olho D’Água do Borges (5,76%);
Gangorra, em Rafael Fernandes (9%);
Mundo Novo, em Caicó (2,67%).
O monitoramento contínuo desses reservatórios é essencial para a gestão dos recursos hídricos do estado, garantindo abastecimento e segurança hídrica para a população potiguar.
IGARN
02/04/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência nas cidades potiguares de Caraúbas, afetada pela estiagem, e Coronel Ezequiel e Luís Gomes, que enfrentam a seca, um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Portaria nº 1.023
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, o Rio Grande do Norte tem 60 reconhecimentos vigentes, dos quais 49 por seca, 10 por estiagem e um por chuvas intensas.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
02/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: João Gilberto
No horário destinado às lideranças partidárias, na sessão desta terça-feira (01), a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) comentou sobre o lançamento, em Natal, do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria entre os governos federal e estadual. “Há mais de 10 anos não tinha um programa tão importante como esse”, afirmou a parlamentar, ressaltando que 400 unidades seriam destinadas para Natal, mas o número de casas aumentou.
“Seriam 400 casas, mas através da governadora Fátima Bezerra, de sua equipe e da Caixa Econômica Federal, o estado vai receber 10 mil casas”, afirmou Eudiane. “É um avanço muito importante”, reforçou a deputada, informando que as unidades habitacionais serão construídas em Parelhas, São José de Mipibu, Santa Cruz e João Câmara.
O deputado Luiz Eduardo (SDD) também se pronunciou no horário e fez um balanço sobre projetos de lei de sua autoria, aprovados pela Assembleia e sancionados pelo Governo do Estado. Ele citou projetos que reconhecem como patrimônio, várias festas de padroeiros de cidades do interior, além da praia de Ponta Negra e do Morro do Careca. Ele ainda comentou sobre a sanção do projeto que cria o sistema de Tax Free no Rio Grande do Norte, uma espécie de cashback que ressarce parte de impostos pagos pelos turistas. “Isso vai ajudar aos hotéis, restaurantes, taxistas e motoristas por aplicativos”, lembrou o parlamentar.
Último orador do horário, o deputado Tomba Farias (PL) chamou atenção do Governo do Estado para a situação das estradas. Ele disse que vai viajar para municípios do interior para registrar a qualidade das rodovias, atendendo solicitação de pessoas que lhe procuram. “Vou mostrar à população do Rio Grande do Norte como essas estradas se encontram”, disse o deputado. Ele também comentou sobre a realização da Festa do Caju, no município de Jaçanã. “Uma festa criada para celebrar a safra do caju”, explicou o deputado, justificando que o evento, por meio de lei aprovada na Assembleia, se tornou patrimônio cultural e religioso do estado.
02/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões. Um estudo de enfoque original, desenvolvido no Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), confirmou que a atividade protege o cérebro de idosos contra demências.

Detalhado em artigo da revista GeroScience, o estudo acompanhou 44 pessoas que já apresentavam um comprometimento cognitivo leve, estágio que fica entre o comprometimento do envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. O que se descobriu foi que praticar musculação duas vezes por semana, com intensidade moderada ou alta, preservou o hipocampo e o pré-cúneo, áreas cerebrais que se alteram quando esse diagnóstico.
Com ineditismo, os 16 pesquisadores também identificaram outro impacto positivo: o de melhora na chamada substância branca, parte do cérebro que opera em conjunto com a massa cinzenta, por meio de axônios, para garantir a conexão entre neurônios, mediante as sinapses. As vantagens chegaram à metade dos participantes, a dos que incorporaram a musculação ao seu cotidiano, já após seis meses e há possibilidade de que o impacto seja ainda mais expressivo, caso o período seja maior.
“No grupo que praticou musculação, todos os indivíduos apresentaram melhoras de memória e na anatomia cerebral. No entanto, cinco deles chegaram ao final do estudo sem o diagnóstico clínico de comprometimento cognitivo leve, tamanha foi a melhora”, ressalta a primeira autora do artigo, a bolsista de doutorado da Fapesp Isadora Ribeiro, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Para analisar os possíveis efeitos da musculação no cérebro dos participantes, a equipe responsável pela pesquisa realizou testes neuropsicológicos e exames de ressonância magnética. Os especialistas buscavam comparar índices e imagens, uma vez que já se sabe que, entre pessoas com perdas cognitivas, há atrofia, isto é, redução do volume de certas regiões do cérebro.
Atualmente, no Brasil, cerca de 2,71 milhões de pessoas com 60 anos ou mais convivem com quadros de demência, o que corresponde a 8,5% desse grupo populacional. De acordo com o Relatório Nacional sobre a Demência, lançado pelo Ministério da Saúde em setembro do ano passado, essa quantidade deve dobrar até 2050, subindo para 5,6 milhões.
O relatório sublinha que praticamente metade (45%) dos casos de demência poderiam ser evitados ou, pelo menos, faz com que chegue mais tarde. Entre os fatores que aumentam as probabilidades de se desenvolver demências estão:
Baixa escolaridade
Perda auditiva
Hipertensão
Diabetes
Obesidade
Tabagismo
Depressão
Inatividade física
Isolamento social.
A professora aposentada, atriz e modelo Shirley de Toro, de 62 anos (na foto de destaque), é vizinha da unidade Sesc Santana, em São Paulo, e há 17 anos bate cartão no local para se exercitar. Passou a frequentá-la desde a inauguração, inicialmente pela programação artístico-cultural e depois para manter o corpo fortalecido.
Com histórico de saúde marcado por episódios de epilepsia e um acidente, ela considera a atividade como fundamental para seu bem-estar no presente e no futuro.
“Há 20 anos, fiz uma cirurgia no cérebro, porque tinha epilepsia, e, antes disso, não fazia nada. Só trabalhava, trabalhava, mas nunca foquei em academia. Depois, percebi a necessidade disso, aí comecei a fazer caminhada”, diz Shirley.
Ela conta também que, após ter sido atropelada, há cerca de 10 anos, descobriu os benefícios da musculação para a melhora das dores.
“Quebrei clavícula, costela, uma parte da coluna e isso foi o desencadeador para o esporte, porque eu fazia fisioterapia e saía chorando de dor. Simplesmente acabaram com meu braço. Tenho uma placa e doía demais. Quando vim para a academia, comecei a fazer exercícios de força e pararam as dores. Melhorou muito. Faço todo tipo de exercício, pego peso”, emenda.
Durante a pandemia de Covid-19, Shirley vivia com a filha mais nova e perdeu sua mãe, que morava no apartamento de baixo. No período, cumprir o ritual de exercícios físicos, ainda que pela internet, todos os dias, foi o que conservou sua saúde mental.
“Eu sinto falta hoje em dia. A gente acha que nunca vai sentir falta, né. Pensa: ‘ah, é chato”. Hoje eu sinto falta. Quando vou trabalhar, subo as escadarias do metrô, para dar um jeito [de me manter em movimento]”, diz a atriz, que pratica ginástica multifuncional.
Agência Brasil
02/04/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Reprodução/Flickr/Alan Santos/PR
O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado da Federação a receber o projeto Rota 22, iniciativa do Partido Liberal (PL) feita em parceria com o Instituto Álvaro Valle, para discutir diretamente com a população brasileira, propostas e soluções para os problemas de todo o país.
A discussão sobre projetos do Rota 22 para o Brasil começa, na sexta-feira (11), com a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro à região do Seridó, onde, inicialmente, passa por Acari, visitando às 11 horas a Cidade da Moda, projeto feito em parceria com o prefeito Fernando Antonio Bezerra (PODE) a fim de impulsionar a indústria têxtil no município e em seguida, por volta das 13 horas, vai estar em Jucurutu, onde visita a barragem de Oiticica.
Pelas redes sociais, o ex-presidente da República publicou um vídeo convocando os potiguares a acompanharem suas atividades, que inclui, a partir das 18 horas do dia 11, a abertura e participação no primeiro Seminário do Rota 22, em Pau dos Ferros, na região Oeste do Estado.
“Nosso objetivo é claro, ouvir o povo, entender as dificuldades de cada região e trabalhar por um desenvolvimento de verdade. Longe de promessas vazias. Faça parte dessa transformação”, disse Bolsonaro, que às 8 horas do sábado (12) estará em Major Sales, visitando as obras do Ramal do Apodi, iniciado em sua gestão e que também integra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. É o quarto trecho interligado com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
A expectativa é que o Rota 22 percorra o país, ouvindo a população e levantando informações na busca por soluções para os principais problemas de cada região.
“O Projeto Rota 22 será implementado em diversos estados. Mas vamos começar pela região Nordeste, aqui no Rio Grande do Norte. Acreditamos que a participação da sociedade é fundamental para a construção de políticas que realmente atendam às necessidades locais”, disse o secretário nacional do PL, senador Rogério Marinho.
Segundo Marinho, o Rota 22 “é uma oportunidade de capacitar lideranças locais, fomentar o engajamento e promover um debate construtivo sobre o futuro das nossas comunidades”, afirma o senador Rogério Marinho”. A Cidade da Moda em Acari foi viabilizada com recursos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e contempla 10 galpões, um centro de eventos, duas praças de convivência e salas multiuso.
Especialistas do setor têxtil acreditam que a Cidade da Moda se consolidará como um importante polo de produção e valorização do segmento, com previsão de movimentar R$ 8 milhões anuais no Seridó. Já a Barragem de Oiticica recebeu grande impulso no governo Bolsonaro, que deixou a obra com 93% de sua execução. A construção do equipamento foi acelerada, especialmente, sob a gestão de Rogério Marinho no Ministério do Desenvolvimento Regional.
Simultaneamente, o Rota 22 estará em abril na região do Alto Oeste, realizando suas primeiras oficinas, no dia 02 em Luís Gomes; dia 3, em Encanto e no dia 4, em Alexandria.
Equipes precursoras do Rota 22 começaram a visitar em março todos os 167 municípios potiguares, período em que ouviram representantes da sociedade em cada local e identificaram ações realizadas pelo PL nos últimos anos.
A agenda do Rota 22 se configura como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Tribuna do Norte
Página 14 de 15« Primeira«...1112131415»