19/08/2020
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Matriz de Jucurutu reabre para momentos de orações presenciais

https://www.facebook.com/paroquiadejucurutu/videos/249782942668051/?t=11

Seguindo orientação do decreto da Província Eclesiástica de Natal que integra Arquidiocese de Natal – Diocese de Caicó e Diocese de Mossoró, a Paróquia de São Sebastião de Jucurutu/RN, reabriu a Matriz a partir da última segunda-feira, (17/08), para que os fiéis jucurutuenses possam entrar no espaço físico e retomarem suas orações presenciais.

A medida faz parte do plano de reabertura das igrejas com um conjunto de orientações, para os padres e cristãos neste momento de pandemia Covid-19. Inclusive ao entrar no local, use máscara e respeite a sinalização de distância fixada nos bancos.

A Matriz de São Sebastião de Jucurutu seguirá o seguinte horário:

Das 7h às 10h
Das 15 às 17h

Obs: Somente nas segundas, quartas, quintas e sextas. E aos sábados das 7h às 10h da manhã.

19/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Publicada lei que regulamenta a profissão de historiador

O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (18), a Lei 14.038, de 2020, que regulamenta a profissão de historiador. Pelo texto, poderá ser historiador quem tem diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em história; diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com linha de pesquisa dedicada a história; e profissionais diplomados em outras áreas que comprovarem ter exercido a profissão por mais de cinco anos a contar do dia 17 de agosto, data de promulgação da lei.

A regulamentação da profissão só foi possível porque o Congresso derrubou o veto total (VET 10/2020) ao projeto original (PLS 368/2019) na sessão do último dia 12. O Ministério da Economia e a Advocacia-Geral da União recomendaram o veto por acreditar que o projeto, ao disciplinar a profissão de historiador com a imposição de requisitos e condicionantes, restringia “o livre exercício profissional” e feria o princípio constitucional que determina ser livre “a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Atribuições       

Entre as atribuições dos historiadores, o texto prevê o magistério da disciplina de história nas escolas de ensino fundamental e médio, desde que cumprida a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) quanto à obrigatoriedade da licenciatura.

O profissional poderá ainda planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica; assessorar, organizar, implantar e dirigir serviços de documentação e informação histórica; e elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Registro

Para o provimento e exercício de cargos, funções ou empregos de historiador, o projeto exige registro profissional junto à autoridade trabalhista competente. Já as entidades que prestam serviços em história deverão manter historiadores legalmente habilitados em seu quadro de pessoal ou em regime de contrato para prestação de serviços.

O projeto que originou a lei é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Foi modificado pela Câmara, que introduziu a previsão de que o exercício da profissão de historiador deixará de ser privativo dos historiadores para se tornar apenas “assegurado” a esses profissionais, eliminando a possibilidade de reserva de mercado.

Agência Senado

19/08/2020
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Governadora Fátima Bezerra visita as obras da barragem de Oiticica

Em vistoria às obras do Complexo Oiticica, em Jucurutu, nesta terça-feira (18), a governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, do secretário João Maria Cavalcanti e equipe do governo, oficializou o novo projeto urbanístico aplicado na construção da Nova Barra de Santana, comunidade vai abrigar 240 famílias que serão realocadas nas 217 moradias que estão sendo construídas.

A readequação da obra social é uma das principais reivindicações dos moradores. “Estou muito feliz por estar aqui, fiz questão de vir pessoalmente, cumprindo os protocolos sanitários. Essa obra representa a realização de um sonho para quem vive na região e vai garantir segurança hídrica para quase um milhão de pessoas”, disse a governadora, referindo-se aos habitantes do Oeste e do Seridó.

13/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste estão com abastecimento suspenso

As boias de sustentação do conjunto motobomba, que fica na captação da adutora Médio Oeste, foram danificadas, o que suspendeu o abastecimento para as cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Messias Targino, Janduís, Patú e comunidades rurais da Serra de João do Vale.

A captação da adutora Médio Oeste fica dentro da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Jucurutu. A água é captada dentro da barragem e por esse motivo o conjunto motobomba necessita ficar dentro do manancial, suspenso por boias.

A previsão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é que o sistema seja religado no domingo (16), às 17h. O bombeamento de água será feito ainda no domingo para as cidades de Triunfo Potiguar e Paraú, assim como para Messias Targino, Patu e comunidades da Serra de João do Vale. Na quarta-feira (19), o abastecimento será direcionado para Campo Grande e Janduís, conforme sistema de rodízio já adotado.

13/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Calendário 2020 da UERN tem início em 31 de agosto através do ensino remoto

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consepe/UERN) aprovou nesta quinta-feira (13) o calendário acadêmico referente ao ano letivo 2020 do Ensino de Graduação, suspenso desde 31 de março, devido à pandemia de Covid-19.

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) elaborou duas propostas para apreciação do Conselho. A relatora do processo foi a conselheira professora Ana Dantas. O processo contou ainda com voto vista do conselheiro professor Gutemberg Dias. A reunião foi presidida pelo Reitor Pedro Fernandes.

De acordo com o documento aprovado pelo Consepe, o início do ano letivo 2020 da UERN será realizado com a utilização do ensino remoto em caráter excepcional. O início do semestre 2020.1 se dará no dia 31 de agosto, com o Planejamento, e no dia 8 de setembro, têm início as aulas de forma remota.

No semestre letivo 2020.1, não será realizado desligamento de estudantes por abandono de curso ou por decurso de prazo máximo para conclusão do curso. Em caráter excepcional, será permitido o trancamento do curso ou de componentes curriculares por parte dos estudantes, inclusive para ingressantes do primeiro período, até 75% do semestre 2020.1.

Os componentes curriculares de natureza prática ou que possuam uma parte prática poderão ser adaptados ao formato remoto, desde que sejam aprovados pelo NDE do curso e pela plenária do Departamento Acadêmico. Caso as atividades não possam ser realizadas integralmente de forma remota, poderão ser realizadas presencialmente, devendo a Universidade assegurar as condições de biossegurança, atentando para as recomendações das autoridades sanitárias.

Para viabilizar o ensino remoto a todos os estudantes da Instituição, a Universidade deu início a estratégias de inclusão digital para alunos em condições de vulnerabilidade social, bem como professores e servidores técnicos, como o auxílio inclusão digital, cursos de capacitação voltados para os mais diferentes públicos, entre outros. A vice-reitora Fátima Raquel Morais, que estava à frente da Instituição quando houve a suspensão das atividades na UERN, avaliou a aprovação do calendário remoto.

“Desde o início da pandemia, a UERN tem se preocupado cotidianamente com a nossa comunidade e com a sociedade, tanto é que em 15 de março publicamos uma portaria suspendendo as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, na perspectiva de não ser instrumento da disseminação do vírus em nossa região. Ao longo desse tempo, perseguimos estratégias para o retorno das atividades, especialmente acadêmicas. Neste momento, entendendo que já temos maturidade, aprovamos a retomada do nosso calendário universitário de modo remoto”, afirmou.

A Resolução, com todas as orientações para o semestre letivo será publicada no Jornal Oficial da Fuern (JOUERN).

Transparência – A reunião desta quinta-feira entra para a história da Universidade como a primeira reunião de um Conselho Superior transmitida através das redes sociais. A reunião foi transmitida através do Canal UERN Oficial no Youtube, atingindo números impressionantes. O vídeo da transmissão foi reproduzido mais de 4 mil vezes, e atingiu picos simultâneos de mais de 600 expectadores.

De acordo com a Chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia, todas as sessões dos Conselhos Superiores serão transmitidas através das plataformas digitais da UERN, ampliando a transparência dos atos na Instituição.

“A Universidade tem se esforçado em disponibilizar cada vez mais canais de transparência na nossa Instituição. Além da transmissão ao vivo das reuniões dos Conselhos, a UERN tem hoje seu Jornal Oficial, instituído em 2018, além do e-sic, Ouvidoria, Canal Fale com o Reitor, além do Portal UERN.br e os perfis UERN Oficial nas mídias sociais. Tudo isso para proporcionar ao cidadão possa acompanhar mais de perto tudo o que se é construído e discutido na nossa Universidade”, explicou Cicília.

A reunião do Consepe está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=n-Ojic0TCVk

13/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante auxilia pequenos empreendedores durante pandemia

Durante o período de distanciamento social, causado pela Covid-19, as ações da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdet), se intensificaram para apoiar as micro e pequenas empresas da cidade. Os dados mostram que que o município possui 4.185 microempreendedores formalizados. Desses, 150 foram formalizados no período de março a junho, ou seja, durante a pandemia.

A Semdet continua trabalhando por atendimentos remotos no Espaço do Empreendedor e realiza atendimentos presenciais, quando necessário, obedecendo todos os protocolos. Além disso, a prefeitura tem trabalhado auxiliando os microempreendedores nas linhas de crédito, junto aos bancos AGN, BNB, Santander e Banco do Brasil. “Isso tem sido feito para que esses pequenos comerciantes possam continuar funcionando, se reinventando para atender as demandas do chamado ‘novo normal’ e, até mesmo, crescer apesar do período difícil”, observa o secretário municipal Vagner Araújo.

Para qualquer informação, basta entrar em contato através dos números 84 9105-3276 (Semdet) ou 84 98796-0003 (Júlio César – Agente de Desenvolvimento).

13/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

Foto: Arquivo/Instituto Vital Brazil

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil

Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele apresenta os resultados dos estudos hoje (13) à noite, durante simpósio sobre covid-19 na Academia Nacional de Medicina (ANM). Na ocasião, Lima Silva anunciará também o depósito de patente para garantia do processo tecnológico produzido no Brasil e a submissão de publicação no MedRxiv, que é um repositório de resultados preprint, ou seja, pré-publicados. Silva é também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Quando começou, o projeto visava a obter gamaglobulina purificada, material biológico mais elaborado do que soros antiofídicos e antitetânicos. Esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune porque os pesquisadores inocularam o antígeno, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório oficial do governo fluminense.

Os animais foram inoculados com a proteína S recombinante do novo coronavírus, produzida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e, após 70 dias, os plasmas dos equinos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra o novo coronavírus do que os plasmas de pessoas que tiveram covid-19 e estão em convalescência, disse Jerson Lima Silva.

Patente

Os resultados positivos levaram ao pedido de patente, relativo ao processo de produção do soro anti-covid-19, a partir da glicoproteína da espícula (coroa) do vírus com todos os domínios, preparação do antígeno, hiperimunização dos equinos, produção do plasma hiperimune, produção do concentrado de anticorpos específicos e do produto finalizado, após a sua purificação por filtração esterilizante e clarificação, envase e formulação final. O trabalho científico envolve parceria da UFRJ, IVB, Coppe/UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Estamos juntando a expertise de várias pessoas”.

Jerson Lima Silva afirmou que o resultado da inoculação nos cavalos foi uma grande surpresa para os pesquisadores. “Os animais nos deram uma resposta impressionante de produção de anticorpos. Inoculamos em cinco e agora estamos expandindo para mais cavalos”. Quatro dos cinco equinos responderam muito rapidamente. “O quinto (animal), assim como acontece nos humanos, teve uma resposta mais demorada, mas também respondeu produzindo anticorpos”. Os cavalos do Instituto Vital Brazil estão em uma fazenda do laboratório, no município de Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da covid-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. “A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes”. Isso significa que os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus da covid-19 com até 100 vezes mais potência, “mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros”.

Complementaridade

O coordenador do projeto explicou que outra vantagem do estudo é que ele é complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus, cuja maioria se baseia na proteína da coroa. A ideia é que o soro produzido a partir dos plasmas dos equinos inoculados seja usado como tratamento, por meio de uma imunoterapia, ou imunização passiva. A vacina seria complementar.

Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o grupo de pesquisadores vai iniciar os testes clínicos, com foco nos pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva. Os testes vão comparar quem recebeu o tratamento com quem não recebeu. “A gente está bem otimista. Mas essa é uma etapa que tem de ser feita”, disse Silva.

Ele informou que pretende firmar parcerias com outros laboratórios semelhantes que produzem soro no Brasil, localizados em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, “porque será preciso muito material”.

O estudo indica que enquanto não há vacinas aprovadas e diante da dificuldade em atender à grande demanda em todo o mundo, o uso potencial da imunização passiva por terapia com soro deve ser considerado uma opção. A soroterapia é um tratamento bem-sucedido e usado, há décadas, contra doenças como raiva, tétano e picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, como aranha e escorpiões. Os soros produzidos pelo IVB têm excelente resultado de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas. Os estudos clínicos ocorrerão em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

A pesquisa tem apoio financeiro da Faperj, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

13/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN decreta luto oficial de três dias em razão das vítimas da Covid-19

Em solidariedade às famílias dos mais de dois mil potiguares que perderam a vida em razão da Covid-19, o Governo do RN decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (12) em edição extraordinária do Diário Oficial do RN. O documento foi assinado pelos secretários/secretárias e dirigentes que compõem a equipe de Governo.

O Governo do RN lamenta profundamente a perda de tantas vidas e, nesse momento de profundo pesar, presta as condolências a todos àqueles que ainda se recuperam do revés ocasionado pelos óbitos de seus familiares, inesperadamente ocorridos em todo o território potiguar.

A governadora Fátima Bezerra se solidarizou com as famílias e ressaltou o trabalho realizado pelo Governo para preservar a vida do povo potiguar. “Esse é um dia em que queremos expressar mais uma vez nosso pesar e nossa solidariedade às famílias enlutadas no RN. Mais de dois mil potiguares já perderam a vida em decorrência da covid 19. E todo o esforço e o trabalho incansável que temos desenvolvido estão voltados, desde o princípio, para mitigar essa realidade tão dolorosa. Nosso governo tem como missão cuidar do povo potiguar e não temos medido esforços, políticas públicas e ações coordenadas para fazê-lo”, disse a governadora.

Confira o decreto no link:

http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200812&id_doc=692768

12/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministério da Saúde diz que vai adotar vacina que ‘chegar primeiro com eficácia comprovada’

Renata Mariz e Paula Ferreira/O Globo

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou que a pasta pretende usar a primeira vacina que se mostrar eficiente e segura contra o novo coronavírus. Segundo ele, o fato de o governo federal ter fechado parceria com a imunização de Oxford não exclui as outras opções.

—  A preferência de adoção é a que chegar primeiro com eficácia e efetividade comprovada — disse.

—  Se tem 3, 4, 5, 15 opções de vacina, e essas 15 ajudarem o nosso povo, o governo vai atrás das 15. Não há problema nenhum no fato de ter um acordo com um determinado parceiro que nós fechemos acordo com outros. Não há impedimento nesse aspecto.

Nesse caso, o secretário afirmou ainda que será levado em consideração se o laboratório que produz a vacina terá capacidade para fornecer o número necessário para o Brasil e se haverá a possibilidade de transferência de tecnologia, a exemplo do que foi acordado com a AstraZeneca, que produz a vacina de Oxford.

— Nada impede que continue o processo de transferência tecnológica (com Oxford) e que o governo possa buscar outra vacina em paralelo. O que é importante é salvar o maior número de vidas o quanto antes — disse Neto.

O secretário Neto afirmou ainda que, uma vez adquirida uma vacina eficaz, toda a população terá acesso, sem exclusão de determinados estados. Os critérios serão definidos considerando ainda o volume de aquisição. Grupos de risco, por exemplo, podem ter prioridade. Questionado como ficará a vacinação, com estados investindo em vacinas diferentes da de Oxford, Neto destacou que a pasta pretende distribuir para todo o território nacional, sem distinção de áreas geográficas.

— Essa estratégia é nacional, então quando pensamos ‘tal estado produziu a vacina dele’, o que conseguirmos, atestarmos que tem qualidade, conseguir adquirir, vamos disponibilizar a toda a população brasileira. O critério é quem precisa mais, quem tem mais risco e se faz uma priorização, o objetivo é levar a todos que se beneficiariam com a  administração de uma vacina. É preciso ter todo um estudo e  inteligência de fazer isso chegar na ponta de forma mais útil.

Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, afirmou que o Brasil tem um programa reconhecido de vacinação no país, com capilaridade grande, por meio de 37 mil postos, o que garantirá a distribuição de um futuro imunizante. A estimativa é que o produto demore de 12 a 14 dias para chegar aos municípios mais distantes e menos acessíveis do país. Ele citou como exemplo, sem dar nomes, cidades do interior do Amazonas.

Medeiros esclareceu que quando mencionou que a estratégia de vacinação para covid-19 seria semelhante à estratégia para influenza, se referia ao número de doses, na casa dos 100 milhões. Segundo ele, os grupos prioritários para a vacinação ainda serão definidos de acordo com os dados epidemiológicos da covid-19 no Brasil.

12/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Transporte escolar vai receber investimento de R$ 71 milhões

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou a sétima parcela de 2020 do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). O montante de R$ 71,2 milhões permitirá que estados, municípios e o Distrito Federal invistam na manutenção das ações voltadas ao transporte dos estudantes.

“Os recursos devem ser utilizados no custeio de despesas diversas, como consertos mecânicos, compra de combustível ou terceirização do serviço de transporte escolar. Portanto, mesmo nesse período em que as aulas estão suspensas, o FNDE continua transferindo os valores”, explica o presidente do fundo, Marcelo Ponte.

O Pnate repassa recursos em dez parcelas a cada ano. São beneficiados estados e municípios que possuem estudantes da educação pública básica e residentes nas zonas rurais. A transferência é automática, sem necessidade de convênio.

Com informações do Ministério da Educação


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros